x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1

    Samurai - marcha lenta irregular




    Meu samuca ta com a marcha lenta baixa.
    Ela fica na faixa de 400/500 rpm.
    Ja regulei ali no parafuso da borboleta e resolve no dia depois volta a ficar baixa.
    Luz check engine não acusa nada.

    Isso é normal?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #2
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Nava, a faixa de baixa pro samuca é proximo a 800rpm, não abaixo disso.
    Essa semana estava com um problema parecido com o seu, porém um pouco oposto. Esses dias meu samurai apresentou problema de oscilação na lenta, porém com rpm em alta, variando de 1000 a 2000 rpm repentinamente.... Na busca por algumas ajudas encontrei mais infos para problemas com marcha lenta que com oscilação em alta, e os indicados foram o seguinte:

    - Entupimento de bico ou cano de alimentação do mesmo,
    - Entupimento ou rompimento de algum canister de borracha (caso do meu, tinha um canister de feltro quebrado... Era um canister que se liga numa peça cilindrica que fica logo na frente da TBI - não sei o nome dessa peça mas deve ser algum regulador);
    - Mal funcionamento da MAP (pode ser trocada pela de UNO/Premio 3 fios, porém o esquema de ligação é diferente);
    - Mal funcionamento da IAC (uma valvulinha azul que fica próximo ao radiador porém fixada numa aste no motor. Tem uma canister que sai da caixa do filtro de ar para essa peça);

    Caso nenhuma das opções acima funcione, caso seja somente regulagem veja se a TPS (sensor da borboleta) não esta com problemas de mal contato.

    Ainda, se não resolver tem um parafuso na TBI que controla o fluxo da agua quente nessa região. Uma vez tive que regular junto a uma amigo mecanico a rotação em baixa do meu samuca nesse parafuso... Ele fica meio escondido. Se olhar a TBI de frente, verá no canto esquerdo dela um furo com um parafuso dentro, foi nele que ajustamos!

    Espero que ajude as dicas...

    Abs
    4X4 Brasil
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #3
    Marvin, outra coisa que notei é uma breve hesitação de acelerar logo que se pisa no acelerador numa saida de semaforo por ex.
    Vc pisa ele não dá retorno, tipo uma engasdada e depois vai...em retomada nao faz esse efeito. Só na saida.

    Eu mexi no ajuste do cabo do acelerador e na hora ficou ok a lenta mas parace que a injeção corrige e abaixa novamente.

    Quando eu to em alta e piso na embreagem por ex caido o giro todo, ele vai quase a zero, chega a dar sinal que apagou e depois volta na lenta, 500rpm.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #4
    Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    34
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Pode ser a TBI Suja... Tem uns Videos no YouTube que ensinam como limpar a TBI de alguns carros nacionais, o procedimento pros suzukis é parecido.
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #5
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post

    Quando eu to em alta e piso na embreagem por ex caido o giro todo, ele vai quase a zero, chega a dar sinal que apagou e depois volta na lenta, 500rpm.
    Sintoma de problema no sensor de rotação.............
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #6
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Nava,
    Pensei que meu problema tinha resolvido, mas fiquei com um proximo ao seu....

    Agora meu samurai tah apresentando os sintomas:
    - Hora ele fica acelerado próximo a 2000rpm msm o motor estando quente;
    - Hora qdo vc ta andando e solta a marcha, a rotação cai a 500rpm ou menos;
    - Hora não apresenta nda!

    Acho que realmente pode ser a TBI entupida com alguma coisa!

    "Vc pisa ele não dá retorno, tipo uma engasdada e depois vai...em retomada nao faz esse efeito. Só na saida."
    O meu tb ta apresentando o msm sintoma na saida... Por esse motivo acho mais ainda que tenha entrada alguma sujeira na TBI qdo arrebentou a mangueira que era aquela de pano....

    "Eu mexi no ajuste do cabo do acelerador e na hora ficou ok a lenta mas parace que a injeção corrige e abaixa novamente."
    Tb fiz a msm coisa e não tive exito... Pode ser q a injeção corrija msm a rotação!

    Vou analisar melhor o meu...
    4X4 Brasil
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #7
    Nao tive tempo de ver nada ainda...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #8
    Usuário Avatar de chuvinho4x4
    Entrada
    20/10/2008
    Local
    Nova Petropolis/RS
    Idade
    41
    Posts
    208
    Agradecimentos: 0
    meu samurai esta com problemas na marcha lenta a meses e tb nao consigo dar uma soluçao...vou acompanhando o topico...qualquer novidade posto para vcs...

  • #9
    Usuário Avatar de gustavo 4x4
    Entrada
    17/07/2012
    Local
    NH/RS
    Idade
    33
    Posts
    227
    Agradecimentos: 0
    Pessoal!
    nossos samurais, sao com injeçao, entanto a lenta só é regulavel pelo modulo de injeçao.
    tambem aconselho a passarem ele no Scanner, ai pode se ter todo o controle do sistema.

    podem haver varios casos, como problema no corpo da borboleta é um bem tipico. deve abrir e averiguar.

    tambem, o meu oscilava a rotaçao loucamente quando parado ligado, sozinho. Entao tirei o sensor MAP, limpei, passei um limpa contato e ok, parou. (deve ter entrado areia ou oxidado, algo parecido)

    dou uma dica a todos voces fazerem, bem simples, que é, Reiniciar o Modulo:
    -desconecte os cabos da bateria
    -toque um no outro, positivo contra negativo ( isso irá tirar a carga deles)
    -e deixe jogado, ( desconectado ainda) por no minimo 1 hora.
    -depois conecte novamente os cabos
    -entre no carro, ligue a chave igniçao até os primeiros estagios, ( sem tocar arranque), OBSERVEM ouvir um baixo barulinho da ingeçao, deixe passar o barulinho, e desligue a chave denovo (REPITAM ISSO 6 (seis) VEZES)
    - e na setima vez toquem arranque.
    pronto, esta reiniciado o modulo.

    abraço
    Samurai 95-SPOA-Xcrowler5.00

  • #10
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Fala Gustavo,
    Realmente o modulo controla a injeção, porém existem alguns ajustes fora do modulo que são mecânicos!
    Exemplo a regulagem do Throttle Opener (aceleração do motor qdo a frio ate esquentar), a entrada de ar quente na TBI (que no caso regula a aceleração em marcha lenta qdo se esta rodando, etc.).

    O reset da ECM é uma boa tb, mas não é necessário deixar o carro desligado da bateria 1h.... Basta alguns minutos e tudo da certo do msm jeito...


    Nava,
    Eu consegui ajustar meu samuca esse fds!
    Aqueles sintomas de falta de rpm qdo sem marcha com o carro andando e engasgada na saida melhoraram.... Ainda existe algumas engasgadas na saida mas qdo estou fazendo prova de morro... Mas ai eu acho que conta o peso do carro+pneus grandes e alguma sujeira pela TBI.

    A regulagem foi feita no parafuso da TBI que controla o fluxo de ar quente. Falei dele mais pra cima no post #2, mas çá saiu como se fosse de água, rs.s... Se quiser tiro uma foto pra achar o mesmo...
    Foi so abrir um pouco mais o parafuso que a rotação ficou na casa do 800/900rpm qdo tiro a marcha do carro em deslocamento! Antes caia abaixo dos 400rpm como no seu caso.

    Tb ajustei o Throttle Opener.... Ajudou bem....
    Se precisar - Vitara Cabrito

    Abs
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #11
    Então, o meu check engine acusa erro 44, valvula de marcha lenta aberta....agora o manual mostra uma foto que não é de samurai 95...o meu é diferente, ou foi mudado e nao tem como eu saber que valvula é.
    Eu achei um par de valvulas ali na frente do motor e testei uma ok, outra aberta. Peguei o par de valvulas do vitara e coloquei la, nao mudou nada, continua o erro.
    Como fazer?
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #12
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
    Entrada
    30/03/2009
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    42
    Posts
    688
    Agradecimentos: 0
    Nava,
    O meu samuca deu problema exatamente na mangueira (uma de pano trançado no meu caso) que entra nesse regulador de pressão da marcha lenta.

    Achei um manual interessante aqui nos meus arquivos.
    A regulagem que tinha falado era no parafuso de ajuste da marcha lenta (Idle Speed Adjusting Screw).
    Procure na página 6 do manual que vc verá onde fica.
    Tem varias outras regulagens do motor do samuca nesse manual!

    Achei ai no sul uma loja que vende esse regulador - REGULADOR PRESSÃO SUZUKI VITARA 1.6 8V/ JYMNY 1.3/ SAMURAI 1.3 8 - ::. Net Injection .::

    O meu ta redondo agora... So com algumas falhas em provas de moro, como disse....
    Se bem q não passei Check-Engenir no meu samuca... Vou dar uma olhada pra ver se ele não acusa mais nada além do que estou achando!

    Abs,
    Samurai - marcha lenta irregular Arquivos Anexos
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problemas na Parejo IO na 1º marcha e marcha lenta
      Por rafaeTuca4x4 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 2
      Última resposta: 10/04/2012, 11:43
    2. Marcha lenta - 4.0 V6
      Por sandersondf no fórum Ford
      Respostas: 5
      Última resposta: 07/03/2012, 00:10
    3. Remover Solenoide Marcha lenta - Samurai
      Por tpidealli no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 29/09/2008, 14:29
    4. Falha na marcha lenta do Samurai
      Por Teo no fórum Suzuki
      Respostas: 23
      Última resposta: 27/07/2006, 16:15

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade