x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 5 de 5
  • #1
    Usuário Avatar de Alex Sandro de Moraes
    Entrada
    03/06/2013
    Local
    são paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0

    Post Problema acionamento 4x4 Suzuki Problema resolvido!




    Boa tarde amigos! Hoje estou Feliz, enfim consegui acionar a tração 4x4 do meu Suzuki, postei semana passada sobre o problema na minha viatura, comprei um suzuki Grand Vitara 99/00 com a lampada da tração não funcionando, como não conhecia o veículo e nunca tive um 4x4 me deixei levar na conversa do antigo dono que me informou que ele já havia pego o carro desta forma, a lampada 4x4 não acendia porém a reduzida funcionava e foi desta forma que eu comprei com este problema, pesquisei em diversos fóruns onde aprendi muito e com a minha persistência consegui chegar a solução.

    1- Se a lampada não acende pode ser alguns fatores vamos por partes.
    - Primeiro verifique se a lampada não esta queimada, para isso retire o painel e veja atrás, é fácil retirar, caso esteja boa vamos para a outra etapa.
    - Embaixo da manopla do cambio da tração existe um interruptor é este interruptor que habilita o módulo da 4x4, Tire a carcaça de plástico onde fica as manoplas, são 2 parafusos do lado, puxe a carcaça então vai sair a primeira carcaça de plástico onde você terá a visão dos parafusos que prendem um arco da manopla 4x4, levante a borracha da manopla e ao olhar em baixo você vai ver um interruptor com 2 fios, não é difícil tirar mas a principio verifique se não existe algum fio solto ou com mal contato, caso esteja ok retire a cebolinha é bem fácil uma chave 23 se eu não me engano, como o contato ligado e o carro tracionado em 4x4 feche o curto nos dois fios para que ligue direto e verifique se a lampada da 4x4 acendeu caso não tenha acendido vamos tente observar se ao fechar o curto nos fios se você escuta um tec que vem de trás do painel do carro perto da caixa de fuziveis, caso escute estamos próximo do problema.
    2-Caso esteja tudo ok desconecte o chicote do motor atras do parachoque, ligue o contato e a tração 4x4, pegue um multímetro e verifique se esta chegando corrente até o chicote, la você vai encontrar 3 fios no chicote, 1 preto, 1 vermelho e 1 verde, teste os 3 fios se verifique se existe energia chegando, caso não esteja chegando 1 dos problemas é na energia que não chega até o compressor, isso seria bom poque o problema pode não ser o motor de vácuo, caso esteja o problema está no motor, porque é o motor que habilita o sinal para a lampada do painel, caso esteja chegando faça o teste da bomba de vácuo.

    5-Testando o compressor, ligue o veículo e tracione o carro, como eu estava sozinho fiz sem a ajuda de ninguém, verifique se o motor esta funcionando, caso esteja você sentirá ele vibrando, se estiver vibrando é porque esta funcionando, caso esteja ok verifique a posição das mangueiras as vezes elas podem ter sido trocadas por alguém, um mecânico ou você mesmo, na ponta da bomba existe 2 canos, um tem a ponta maior que a outra, a mangueira que sai do respiro é colocada no pino maior, a outra menor vai para o cano do diferencial, se mesmo assim não estiver acionando é porque algo no diferencia a válvula que engrena as engrenagens dentro do diferencial esta com problema, ai então é preciso levar no mecânico e eu já ouvi falar que não é barato.
    Caso a lampada não estiver acendendo da 4x4 no painel vamos para a solução que eu consegui junto com o meu amigo que trabalha com eletrônica.
    Embaixo do volante na parte esquerda existe a caixa de fuziveis, mais acima tem um modulo de lata e em cima deste módulo tem uma caixa tamanho media de plástico preto, este e o modulo da 4x4 vou explicar como funciona.

    Solução.

    Interruptor no t-case (aquele que você fechou o curto e esta estalando o rele, caso não estale o relê troque o interruptor para continuar nos próximos passos.) OK
    Mangueiras na saída da bomba de vácuo (sem rachaduras tudo certo) se tiver rachaduras, furos troque-as ok.
    Teste do chicote que liga a bomba de vácuo (está chegando energia, verifique o motor da bomba ou reparos faça o teste, caso não esteja chegando o problema esta do chicote para trás, fio partido ou rele do módulo da 4x4.
    Posição das mangueiras ( a ponta maior conecta o cabo que sai do respiro ao lado do radiador, ponta menor vai para a mangueira do diferencial dianteiro)

    vamos lá, antes quero mostrar como funciona, quando você aciona a manopla da 4x4 aquele interruptor embaixo ele liga o módulo da 4x4, este módulo manda a energia para a Bomba de vácuo, ao ligar a bomba é emitido um sinal que volta ao mesmo módulo e liga as lampadas, assim a 4x4 funcina corretamente, o meu problema foi o seguinte, depois de todos estes testes eu procurei este tec no painel e chamei meu amigo, ele me informou que em alguns casos o rele faz o tec mas não manda energia ele apenas aciona, então procurei este rele pelo som do tec, ele fica acima da caixa de fuziveis, é uma caixa preta de tamanho médio, ele é de plástico e tem um chicote, retire o chicote e abra a caixinha é bem facil abrir tem duas garras, ao abrir existe um circuito eletrônico onde tem este rele e outros componentes, ao virar para ver as trilhas uma delas estava partido, ao movimentar o veiculo os fios que ligam a bomba de vácuo ficou em atrito com o parachoque, de tanto vibrar os fios se descascaram e encostou na la (esta foi minha teoria porque os fios estavam realmente descascados e preto, sinal de curto) então queimou esta trilha, meu amigo fez um juper na trilha rompida e ligamos novamente, foi instantâneo a lampada acendeu e a tração acionou, se as mangueiras estiverem erradas a lampada da tração não funciona.
    É só ir por partes que logo se chegará ao problema, espero ter ajudado e qualquer duvida estou as ordens.

    Suzuki Grand Vitara 99/00 2.0 16V

  • #2
    Já passei por algo semelhante, e no meu caso foi o compressor, então eu resolvi partir para colocar roda livre manual e retirar aquele compressor caro e deixar todo o processo mecânico.
    Ex-GV 98/99 Branco 3P 2.0 (KLF-0506)Vendido:16/07/13 185.000Km
    Ex-Jimny 01/02 Verde(KKW-7324)Vendido:21/07/11 148.000Km


  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/09/2016
    Local
    sao paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    bom dia Pessoal.


    Sou carlos Eduardo, pois bem estou com um problema no meu vitara 4x4, ele não esta tracionando , verifiquei os sensores na alavanca de cambio e elas estão ok verifiquei que a bomba de ar que aciona o 4x4 não esta funcionado porem não esta chegando tensão para funcionar.


    então o problema esta no rele, mas eu não sei onde fica esse rele.


    será que voce saberia onde fica o rele que aciona a bomba de ar ?


    um forte abraço.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    02/01/2019
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    56
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Olá estou com.problema parecido. Já levei em quatro caras dois eletricistas, dois mecânicos, e ninguém resolveu, cada um com diagnóstico diferente, única certeza é que o compreensões funciona, mas corrente não está chegando para acionar, um dos caras fez eu comprar interruptor da tração e não era o problema, apesar que o garfo não está acionando ele, o q pode ser, como faço para fazer com esse interruptor funcione e verificar o restante da corrente? 067984111967 watss

  • #5
    Usuário Avatar de Arlei RS
    Entrada
    14/05/2009
    Local
    Gravataí - RS/RS
    Idade
    58
    Posts
    713
    Agradecimentos: 0
    Estou com um problema semelhante no meu, ao acionar o 4x4 liga o compressor e acende a luz, ate a ai tudo bem , o problema é que ele fica acionando e desligando o tempo todo.
    Arlei RS
    Pajero Ful 3.2 2006 3D
    Pajero Sport 2.5 2007 AT
    PU3AMW - 147550

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 50
      Última resposta: 04/10/2016, 11:20
    2. Respostas: 11
      Última resposta: 04/05/2016, 13:23
    3. Respostas: 21
      Última resposta: 16/11/2015, 19:07
    4. Motor com problema -> resolvido
      Por aavr1010 no fórum Suzuki
      Respostas: 15
      Última resposta: 26/12/2011, 00:02
    5. Resolvido o problema de ferrugem da Rural
      Por leandro_favero no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 5
      Última resposta: 20/01/2009, 00:06

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade