x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário
    Entrada
    27/05/2013
    Local
    Xinguara/PA
    Idade
    42
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Suzuki Gran Vitara 4x4 2008/2009 por R$ 41.900,00. Vale?




    Pretendo, por necessidade, trocar meu carro por um SUV. Atualmente possuo um Megane GT 2011. É um carro excepcional, que me apresentou alguns mimos que depois que você conhece não quer mais perder, como sensores de chuva e crepuscular, ar digital e automático, piloto automático e controlador de velocidade, porta-luvas refrigerado,.... Mas o problema é que ele é baixo em relação ao solo, e, pelas estradas que trafego, isso não é nada bom.

    Bem, o Suzuki Grand Vitara não estava entre minhas opções, pois possui apenas airbag duplo (nada de lateral e/ou cortina) e não tem ESP. Seria uma carta fora do baralho, minha preferia era o CRV-EXL, que tem 6 airbags e ESP, seria....
    Até que hoje apareceu essa oportunidade: Um Grand Vitara 4x4 automático, com banco de couro, 2008/2009, com 39.000km, por R$ 41.900,00!!!

    A carro está a venda em uma CSS, e por telefone o vender me falou que o carro não tem nenhuma avaria ou problema, que era de único dono, com todas as revisões feitas em CSS.
    Questionei o preço tão baixo, pois pela tabela Fipe, esse carro vale R$ 52.000; o menor preço que encontrei na WebMotors foi R$ 49,000.00. Ele disse que CSS está querendo limpar o pátio dos seminovos e está fazendo algumas promoções.
    O que acham, como saber se o carro não era de algum trilheiro e está todo arrebentado (sem ofensas), e só foi camuflado pela CSS?
    O consumo, seguro, e peças de reposição são caros?
    Quais os problemas crônicos desse modelo que tenho que observar na hora da avaliação?
    Pretendo usar para uso civil, portanto, será carro de família

  • #2
    Usuário Avatar de mrlang71
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    Barueri/SP
    Idade
    52
    Posts
    163
    Agradecimento: 1
    Vale muito a pena, eu tive um 2009 e troquei ano passado por um 2012. Ele não vai ter os mimos que você tem no Megane, mas é outro tipo de carro. o Grand Vitara é um Jeep, offroad em sua concepção, dito isso, ele é mais alto, o 4X4 funciona muito bem. No 2009 o único problema que vinha de fábrica era a mangueira da direção hidraulica que neste ano vinha solta e dependendo da manobra ela batia dando a impressão de ser alguma coisa na suspenção. Mas se esse carro que você está interessado fez todas as revisões na concessionária, deve ter substituido a mangueira.
    O carro é 4X4 permantente, se não me engano 70%/30% e quando você aciona o 4X4 ele muda a caixa de transferência para 50%/50%, no modo H você pode trafegar até 100 km/h e no L (reduzido) até 40 km/h. O único inconveniente de andar com o 4X4 acionado é que o volante perde o giro, fica limitado, então não dá para manobrar no meio do mato com ele, mas para contornar isso é só desligar o 4X4 no final da trilha e religar quando for voltar.
    Internamente, tem ar condicionado digital (nenhum outro 4X4 ou SUV nesta faixa tem), porta copos nas portas, no console central para os ocupantes da frente e para os de trás. Tem um porta óculos escuros no teto, vidros e retrovisores elétricos, e o CD original lê cds gravados com mp3.
    O carro não vem com alarme e nem com o módulo para subir os vidros automaticamente, se ele não tem, vale a pena colocar. São fáceis de instalar, mas na concessionária cobram caro. Se não me engano, quem vende é Golden Eye, mas não sei se eles vendem direto. No mercado livre costuma aparecer gente vendendo. Como o carro já vem pre-peparado para isso, esses itens são pequenas caixas que encaixam no lugar embaixo do painel.
    As reviões não são caras se você não deixar a concessionária te enganar. O motor desse carro não requer muita manutenção, troca óleo e filtros a cada 10 mil km. Usa óleo sintético mobil 1, um pouco caro já que vão 5 litros de oleo no carro, mas vale a pena. Os filtros do carro já tem pra vender fora da concessionária, então dá pra fazer a revisão por menos do que os R$ 460, 00 da concessionária.
    Consumo: Depende muito de como você dirige, se tiver o pé pesado, vai fazer 5,5 na cidade, se pisar leve 8,5. Na estrada a 100 de média faz até 14 km/l, se pisar mais, uns 8 a 120 de média e 5,5 a 140 de média. Velocidade máxima 160 km por hora, não passa disso. O Carro é bem estável, a 120 parece estar a 80. No modelo de 2009 a fábrica recomendava andar com 35 libras no pneu, o carro pulava feito cabrito, tem que tomar cuidado na estrada, principalmente em curvas, mas nos modelos de hoje eles recomendam menos acho que 28, ai o carro roda mais macio.
    O Suzuki, diferente de outros SUVs, tem regulagem de cambagem na frente e atrás, tem que se atentar para isso, o meu primeiro veio desregulado e comeu os pneus precocemente por dentro. Os pneus são caros, não são fabricados no Brasil, os preços variam de R$800 a R$ 1200 cada, e a durabilidade depende de como você anda. Se viajar muito em alfalto quente do norte do Brasil o pneu original vai durar no máximo 30 mil km, como não viajei para o Maranhão ainda com o carro novo, os pneus ainda estão bons com 40 mil KM (esse pode ser um dos motivos que está abaixo da tabela no concessionária, você vai gastar 4.000,00 de pneus logo logo). O pessoal que tem carro grande no Maranhão me disse que os pneus da michelin aguentam mais o calor de lá, mas alem de serem bem mais caros, uns 1200 cada, são difíceis de achar, não é sempre que tem na medida original do carro.
    Com o 2009 eu peguei estrada de terra, areião, lama, e asfalto, claro. Fiz 2 viagens de SP para o MA e não tive dó de entrar em lugar nenhum com ele. Antes de usar o 4X4 pela primeira vez, confesso que fiquei com medo, achei que o cambio automático não ia dar conta do areião. Depois que encarei a areia, e foi um passeio com ar condicionado e som ligados, a 40 km/h na reduzida, eu não tenho do que reclamar.
    Na primeira viagem, eu não tinha o peito de aço, me arrisquei, voltei com uma das proteções embaixo do carro penduradas, deve ter pego em algum toco. Isso é muito importante, se você vai andar em terreno acidentado, compre o peito de aço e a proteção da caixa de transmissão, vai te custar algo em torno de R$500,00 a R$800,00 reais, mas evita de você ter um radiador furado, que custa original algo em torno de R$ 2000,00.
    No 2012, o único problema que tive foi uma pane elétrica que fez o modulo dos vidros parar de funcionar e a luz do check engine ascender, motivo, fuzível queimado. Provavelmente a central multimedia fez o sistema sobrecarregar, nunca tive esse problema no anterior.
    As pastilhas de freio são caras na concessionária, mas li aqui que já tem paralela pra vender no Brasil, eu trouxe para meu carro anterior dos EUA, mas em 80 mil KM eu só troquei uma vez. Tudo depende de como você anda.
    No geral, é um carro muito gostoso de dirigir, o pessoal reclama que o motor é fraco, mas não tem como comparar esse carro com outros da mesma faixa de preço, tirando a TR4, ele é o único 4X4 de verdade, o resto é adaptação que se pega uma estrada mais acidentada vão depender mais da habilidade do condutor do que do carro em si. O Grand Vitara faz a trilha parecer diversão. Só tome cuidado com a altura dele, as vezes ele é um pouco baixo, quando o areião tem muitos galhos no meio das bitolas pegam embaixo do carro, se você não tiver o peito de aço pode quebrar alguma coisa. Os pneus originais são mais apropriados para o asfalto, eu fiquei preso no areião uma vez, tive que murchar os pneus para sair, então se anda muito na lama, ou muito na areia, tem que trocar os pneus originais pelos mais apropriados, ou faz igual a um conhecido meu que tem um jogo de rodas de aço com pneus de lama para o final de semana e usas os originais para rodar na cidade durante a semana!
    Um último comentário, nos EUA esse carro tem garantia de 7 anos ou 100.000 milhas, ou seja, pode comprar tranquilo que dificilmente terá problemas de motor e cambio.
    Grand Vitara 2012 - parachoque de impulsão de aço inoxidável, aerofólio da edição limitada, molduras de farol e lanterna e retrovisores cromadas

  • #3
    Usuário Avatar de mrlang71
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    Barueri/SP
    Idade
    52
    Posts
    163
    Agradecimento: 1
    Faltou dizer mais uma coisa, os modelos Suzuki no Brasil são vendidos com um ano de atraso, então este 2008/2009 é um carro de 2009. Diz o vendedor de uma das concessionárias aqui em SP que os 2013 disponíveis hoje são todos de 2013, mas eu duvido. O 2009 que comprei no inicio de 2009 era um 2008, e o 2012 que comprei quase no meio de 2012 é um 2011.
    Grand Vitara 2012 - parachoque de impulsão de aço inoxidável, aerofólio da edição limitada, molduras de farol e lanterna e retrovisores cromadas

  • #4
    Usuário
    Entrada
    27/05/2013
    Local
    Xinguara/PA
    Idade
    42
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pelo relatório.
    Mas quanto ao uso em trilha, como identificar se o carro foi muito surrado nesse uso?
    Vi umas dicas para levantar os tapetes e observar a existência de eventuais marcas de solda, que poderiam indicar a instalação de gaiolas/santo antonio em usos mais radicais.
    Alguem tem outras dicas?

  • #5
    Usuário Avatar de mrlang71
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    Barueri/SP
    Idade
    52
    Posts
    163
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por lagcarvalho Ver Post
    Obrigado pelo relatório.
    Mas quanto ao uso em trilha, como identificar se o carro foi muito surrado nesse uso?
    Vi umas dicas para levantar os tapetes e observar a existência de eventuais marcas de solda, que poderiam indicar a instalação de gaiolas/santo antonio em usos mais radicais.
    Alguem tem outras dicas?
    Dificilmente alguem instalou gaiola ou santo antonio dentro do carro, não cabe e nunca vi fazer, e vai ser um pouco dificil você levantar o carpete do carro, do porta malas é mais fácil, tira as borrachas da porta traseira e levanta, mas da frente não sei como faz. Para ver se está judiado por baixo basta levantar o carro e olhar, se estiver arranhado nas proteções dá para notar, elas são todas de plástico, se o carro tem peito de aço, o fato dele estar arranhado não significa muito, o meu está, mas eu tirei do carro anterior e coloquei nesse. Eu pediria para dar uma volta no carro, se ele foi muito judiado em trilha com certeza vai fazer algum barulho ao manobrar. Mas o Grand Vitara é um carro que aguenta bem, e se foram feitas todas as revisões na concessionária (com 40 mil foram 4 ou 5 se fizer pela kilometragem) é bem provavel que não tenha nada de errado com o carro. Esta carro está pouco rodado, o meu eu comprei ano passado e esta hoje com 39600 km, já vai fazer a revisão na segunda feira!!!
    Peça para abrir o capô do carro e veja se tem marcas de solda, faça o mesmo no porta malas, abre a portinha aonde fica o triangulo e veja se está enferrujado ou com marcas de solda.
    Grand Vitara 2012 - parachoque de impulsão de aço inoxidável, aerofólio da edição limitada, molduras de farol e lanterna e retrovisores cromadas

  • #6
    Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Idade
    42
    Posts
    1,049
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por lagcarvalho Ver Post
    Obrigado pelo relatório.
    Mas quanto ao uso em trilha, como identificar se o carro foi muito surrado nesse uso?
    Vi umas dicas para levantar os tapetes e observar a existência de eventuais marcas de solda, que poderiam indicar a instalação de gaiolas/santo antonio em usos mais radicais.
    Alguem tem outras dicas?
    Pode ter plena certeza que quem instala gaiola em um carro jamais a tira, pois o veículo será somente destinado ao uso de rallys. Pra detectar se o carro foi de trilhas não tem mistério, é só deitar embaixo do veículo e ver a situação embaixo. Vestigios de barros e ralões indicam que a viatura fez passeios e trilhas. No mais, boa sorte.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    LagCarvalho, tenho uma Tracker e pensava como vc no sentido de "estragar" o carro nas trilhas. Se forçar muito alguma coisa mecânica pode estragar sim, mas esses carros da Suzuki são muito robustos. E se quebrar alguma coisa não são como os carros de mais "plástico" como os de hoje, vc troca a peça e tudo bem, tudo original de novo! O carro não fica todo torto como eu imaginava e reparei com outros carros (astra, Peugeot, fiesta e fox), carros mais simples, uns q tem até versão off-roda, mas que não podem ver barro! Depois do lift achei o carro muito melhor do que era antes e acho q todo carro 4x4 já deveria vir assim de fábrica, principalmente a GV3 q é muito baixo. Vendo por esse ângulo para saber se o carro já fez trilha o ideal e dar uma boa volta com o rádio desligado, vidros fechados e um esparadrapo na boca do vendedor. Se ouvir muitos (disse muitos) rangidos dos bancos e portas (o que dá para arrumar) já é de se suspeitar e o mais importante: em baixa velocidade dê umas freadas boas e tente escutar ondas de barulho de água acumulada dentro do carro. Tente de qquer forma ver o piso do lado do motorista. Por baixo do carro dá para se ter a impressão se o carro fez trilha ou não, mas hj com tanto produto pra lavar fica meio difícil. Eu mesmo lavo em casa por baixo de vez em quando com bomba vap e solupan, não fica um pinguinho de barro e não dá para saber dos 15 kilos de barro que saíram debaixo do carro. Uma outra forma é tentar achar barro acumulado em alguma parte mais escondida, como debaixo de alguma borracha de vedação da parte inferior das portas, sob os faróis, grade, partes difíceis de passar a bucha. Na lataria vc tb com segue ver arranhões talvez polidos que não saíram totalmente se o antigo proprietário fez trilhas mais nervosas (eu envelopei os parachoques e saias e não vejo mais risco algum! kkk). Amassados de 'shopping' em partes mais altas do carro onde uma porta de carro baixo não pegaria, etc. Mas tudo isso é meio frescura pra esse tipo de carro e o importante mesmo é vc ver a parte mecânica: se o carro anda bem em linha reta em velocidade, se não fuma, se o motor não falha, se os freios estão ok. Se puder tente dar uma avaliada no óleo e tipo de óleo que está no motor. Óleos mais grossos fora dos originais tentem a mascarar problemas. Outra dica simples pela quilometragem é ver a marca dos itens de manutenção periódica como os filtros de ar e óleo. Peguei meu carro com 50kkm e o filtro de ar ainda era original, todo sujo de pó preto escuro, nada de marrom.. (isso pq o antigo proprietário comprou e fez revisões em css...). Com tudo isso, vendo o carro direitinho não teria medo de pegar um carro desse nível por um valor abaixo da tabela. Dá medo, eu sei, mas as vezes os caras estão desovando estoque de um mico que pegaram pra região e não conseguem vender. De qquer forma, se puder, o mais importante de tudo isso, acho q é sequestrar um mecânico bom e honesto de sua confiança para ele ir junto com vc. Só de acelerar o carro e ouvir o barulho do motor ele já mata vários possíveis problemas de um carro mal tratado, o que não acho ser o caso. Outra coisa tb que lembrei é a documentação, se não foi carro recuperado de sinistro mas está tudo ok, pelo preço baixo. Boa sorte e espero que ajude [ ]
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Subaru Forester 2009 ou Suzuki Gran Vitara 2009?
      Por PRBrasil no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 624
      Última resposta: 11/02/2021, 11:23
    2. Gran vitara v6 2009
      Por rodrigo vieira no fórum Suzuki
      Respostas: 6
      Última resposta: 22/04/2009, 14:55
    3. Peças novas e usadas para Suzuki Vitara e Gran Vitara
      Por Rick Suzuki no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 24/05/2006, 04:58
    4. QUANTO VALE GRAN VITARA 02?
      Por Cristina PI no fórum Suzuki
      Respostas: 13
      Última resposta: 28/01/2006, 13:44

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade