
Postado originalmente por
aryrj
Mas.marco...antes de mais nada:
Toda opinião que expresso aqui no fórum são baseadas em minha experiência pessoal e de nenhuma forma busca denegrir ou desmerecer esse ou aquele profissional. Minha intenção não é "aparecer" e nem mostrar ter um conhecimento que, na realidade, não tenho. Já passei sim, por apuros, tanto em viagem, qto a trabalho, que me credenciam a pelo menos opinar...
Não sou mecânico, não trabalho e nunca trabalhei em oficinas, "especialistas" ou não. Sou engenheiro, construo (ou tento

) estradas.
Eu não busco trilhas...elas me acham! E são trilhas e situações que fariam metade dos "trilheiros" desse fórum desistir só de olhar!
Vc tem razão. Existem pessoas que, de fato, falam demais e mostram de menos.
Mas...vamos aos fatos:
Eu não me considero um proprietário de um "Suzuki"... me considero dono de um 4X4, por acaso japonês, motor 1,6l, 8válvulas, injetado, mono-ponto, sistema de tração com dois eixos, reduzido e etc, etc e etc; bom carrinho...

Mas, não tem nada demais.
Não levo nenhum carro meu a mecânico nenhum, há muito tempo. Eu mesmo faço toda a manutenção (vide minha assinatura). Pra mim, faz parte. Os veículos da empresa que uso são mantidos e consertados na oficina de campo, no meio do nada, por mecânicos de máquinas de terraplenagem e caminhões pesados. Dão um show!!!
Tudo em mecânica, mas.marco, se define em conhecer conceitos. O velho "HOWTO" americano. Se vc entender como funciona, vc saberá dar um jeito. Detecta-se o problema, pesquisa-se, pesquisa-se e...pesquisa-se. Qualquer um pode fazer isso.
Dou um exemplo: no caso do kit para 2".
No caso do VRODRIGUES. Eu buscaria no Google uma foto de um kit pronto. Várias, de vários fornecedores, e tentaria identificar as peças... Pra quê elas servem?
Vejamos...
-4 peças redondas, na maioria das vezes, brancas. Devem ser os calços! Eles devem ir na parte de cima das molas (visto que são "calços de mola"! Blz. Menos um.
-2 peças metálicas, parecendo um cilindro com um pino rosqueado por cima...que diabos é isso? Supondo-se que o kit é para suspensão, não só as molas merecem atenção, mas também os amortecedores... Ah! esses cilindrinhos devem servir pra prolongar os amortecedores dianteiros! Os de trás, é só conseguir uns maiores, para acompanhar a "subida" das molas! Legal Menos outro.
-E esse troço que parece um tijolinho com um furo maior no meio? Que pô... é essa? Peraí...lendo um tópico aqui no fórum "Preparando um vitara para trilhas pesadas", o pessoal estava falando que qdo a gente faz um lift de 2", o pivô da balança central (
que eu conheço porque deitei debaixo do carro, pra ver se havia vazamentos nos diferenciais) sofre com a diferença de inclinação...É isso! Esse deve ser o "famoso" wishbone! Ele vai acertar a tal inclinação, me ajudando a preservar o pivô! Valeu! Menos outra.
-Putz...tem essa bolacha metálica com 8 furos aqui...agora me enrolei. Deixa eu voltar naquele tópico "Preparando um..." Ah! um tal de Fabil está falando que um lift de 2" descobre as estrias do eixo cardã...o famoso "flutuante"! Então, essa bolacha é um espaçador de cardã!!!
Pronto tudo identificado! Agora vou levar o kit pro meu mecânico de confiança...As minhas deduções e pesquisa, mais a experiência dele até com caminhões, vão fazer com que tudo dê certo!
mas.marco, parece brincadeira... mas pra mim, faz parte. Foi assim que sempre fiz, desde meu primeiro fusca 68, até hoje. Sem internet e foruns, era na base do papo, cartas (não e-mail), pedidos de catálogos via correio, as vezes até do exterior...
Acredite...era bem mais difícil que hoje... e sem especialistas.
Abraços.
P.S.: VRODRIGUES, espero que te ajude. Se precisar e se estiver ao meu alcance, é só gritar.
