x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    60
    Posts
    623
    Agradecimento: 1

    Smile De grand vitara - agora faço parte desse grupo !!




    Olá pessoal,


    Agora faço parte desse grupo. Comprei ontem um Grand Vitara, 98/99, 2.0, 4 cilindros, automatico.

    O carro está com 133 mil km rodados, mas parece ter sido bem cuidado pelo ex dono.

    Peguei o carro no Rio e fui até Miguel Pereira (região serrana) onde moro. Andei 120km, sem nunca ter dirigido um carro automatico, e gostei muito.

    Agora vamos as dúvidas :

    1 - Toda vez que ligo o carro a luz "power" fica acesa. É assim mesmo ?

    2 - As luzes traseiras acendem em duas lanternas pequenas que ficam no parachoque. As lanternas mais altas, junto a carroceria, não ascendem. Posso deixar assim mesmo ?

    3 - notei que a coifa da homocinética da roda dianteira esquerda está rasgada. Qual coifa devo comprar ? de qual carro serve ?

    4 - Com relação ao cambio automático: Para que servem as 2 últimas posições do câmbio ( acho que está escrito "f" e "2") ????

    5 - Reparei que no motor tem uma vareta de óleo que fica mais acima, por acaso ela serve para vrf o nível de óleo do cambio automático ????

    6 - O último dono, ficou com o carro mais de 6 anos e nunca usou a tração e me disse que nem sabe usa-la Sendo assim, devo apenas vrf o nível dos óleos de caixa, ou seria melhor troca-los ???

    7 - O ex dono colocava no motor, óleo mineral, mas não sabe as especificações. Que óleo devo colocar ?

    8 - Com relação a velas, filtro de óleo, filtro de combustível etc... tem uma lista aqui no site, certo ? Essa lista, relacionada aos Grand Vitara, serve para carro desse modelo de qualquer ano ?

    9 - Se eu quiser suspender o carro, existe o kit pronto para ser vendido, certo ? ALém do kit vou precisar também comprar outras peças, como amortecedores por exemplo ? Quando se suspende o carro (colocando por exemplo lift "2") o carro consome mais ?


    Agradeço a todos que me ajudaram a comprar o carro, dando conselhos e dicas.

    Como ex proprietário de JPX, Sportage, Band, CJ e Niva, espero ter sorte daqui por diante com o Grand Vitara, que não será usado em trilhas, mas sim por caminhos mais difíceis .


    abs

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Olá Angelo,

    Primeiro, parabéns pela viatura!!

    vou responder apenas o que sei, mas pelo que li vc encontra todas essas respostas detalhadas aqui no forum dando uma boa pesquisada. Já li tudo isso em algum lugar.

    1 - Não sei;
    2 - Os GVs são assim originalmente. As Tracker a GM mudou. Dá para mudar tb se quiser, mas pode deixar assim que é original;
    3 - Não sei, mas tem como adaptar de outro carro sim, já li isso em algum lugar por aqui;
    4 - todo cambio automático, além do D(rive) tem duas ou tres posiçoes adicionais de marcha. Essa F (se for a última) deve ser para limitar o cambio a usar apenas a primeira marcha. A posição 2 serve para limitar até a segunda marcha, ou seja o carro so anda trocando entre primeira e segunda. Isso serve para ladeiras muito ingrimes tanto para subir qto para descer. Alguns carros tem a posição 3 tb, que tem a mesma lógica até a terceira marcha. Sobre o cambio automático, mais detalhes: nunca use o N(eutro) ponto morto para andar na banguela achando q vai economizar combustível - vc prejudica a lubrificação do cambio. Sempre engate o carro em D ou P(ark) com o freio de mão puxado - isso alivia o tranco em qquer cambio e aumenta sua vida util. Geralmente o carro só dá a partida virando a chave na posição P ou N, nas outras vai achar q o carro está com algum problema e estranhar, mas é assim mesmo. Isso tudo é genérico e varia um pouco de carro/marca para carro/marca.
    5 - exatamente. Verifique se o óleo está no nivel (tem q estar) e se não está muito marrom. Esse óleo é geralmente bem clarinho e deve parecer um vinho qdo novo. Como ninguem nunca troca o ideal é trocar. É caro mas vale a pena. por tabela vc vai precisar trocar o filtro de oleo do cambio automatico e a junta. Veja esse video q fiz de um carro em casa:
    6 - Nao sei, verifique o nivel e a cor. se estiver muito sujo melhor trocar. se tiver o manual ajuda muito com os detalhes
    7 - o que o pessoal geramente coloca é o 20w50. mas certifique-se de que é mineral ou semi-sintético. deve ser mineral mesmo. nao esqueça de trocar o filtro de óleo tb. alias, troque todos os filtros, de ar, combustivel, cabine e velas, para melhorar o desempenho / rendimento.
    8 - Acredito que sim, troque mesmo que vale a pena e não são itens tao caros. O filtro de ar acho q foi o mais caro pq so consegui por original na ocasiao (parece que um modelo do palio tb serve). O filtro de óleo é do fiesta, mas o original em alguns lugares tb custam 15 conto, 2 filtros de cabine custam em torno de 15 reais, filtro de combustivel é o da montana velha 1.8 (puz o do tipo 2.0 e tá de boa tb). As velas seria ótimo realmente trocar. Cuidado com as bobinas e apenas limpe os parafusos onde ocorre o contato (raspando chave de fenda), não tente tirar para lixar limpar que eles quebram e ai vc tera q comprar uma bobina nova (80 pilas).
    9 - Fiz o lift recentemente e há detalhes lá para vc se divertir o tópico se chama "aos poucos mas vou começar". O lift em si não faz o consumo aumentar, mas os pneus maiores sim. Ainda estou medindo mas de 600km por tanque em média percebo que agora não passo mais dos 500km.

    Espero que ajude e pesquise bem que aqui tem tudo que precisa.

    [ ]
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #3
    Usuário Avatar de RMORELLI
    Entrada
    22/06/2011
    Local
    Porto Alegre/
    Idade
    49
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0
    Angelo,

    Parabéns...

    sobre a luz power, tem um botão ao lado da alavanca do câmbio que desliga ele. Tem o manual do proprietário ?

    função power: troca as marchas em rotação mais alta, tipo esportivo, porém gasta mais combustível.

  • #4
    Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Idade
    42
    Posts
    1,049
    Agradecimentos: 5
    1 - Toda vez que ligo o carro a luz "power" fica acesa. É assim mesmo ?
    R - A luz power tem que apagar assim que o motor funciona, alguma coisa está errada.

    2 - As luzes traseiras acendem em duas lanternas pequenas que ficam no parachoque. As lanternas mais altas, junto a carroceria, não ascendem. Posso deixar assim mesmo ?
    R - Pode deixar assim mesmo, mas se quiser pode-se adaptar as superiores como fiz no meu.

    3 - notei que a coifa da homocinética da roda dianteira esquerda está rasgada. Qual coifa devo comprar ? de qual carro serve ?
    R - Coifa do Del-Rey ou da Pampa 4x4

    4 - Com relação ao cambio automático: Para que servem as 2 últimas posições do câmbio ( acho que está escrito "f" e "2") ????
    R - Não sei.

    5 - Reparei que no motor tem uma vareta de óleo que fica mais acima, por acaso ela serve para vrf o nível de óleo do cambio automático ????
    R - Perfeitamente. É essencial mantê-lo sempre novo para que o câmbio funcione perfeitamente. Para saber como e quando trocá-lo essencial verificar o manual ou, se fosse você já o teria feito.

    6 - O último dono, ficou com o carro mais de 6 anos e nunca usou a tração e me disse que nem sabe usa-la Sendo assim, devo apenas vrf o nível dos óleos de caixa, ou seria melhor troca-los ???
    R - Troque-os, e inclusive os óleos de diferenciais também.

    7 - O ex dono colocava no motor, óleo mineral, mas não sabe as especificações. Que óleo devo colocar ?
    R - 20w50 para este motor pode colocar tranquilo.

    8 - Com relação a velas, filtro de óleo, filtro de combustível etc... tem uma lista aqui no site, certo ? Essa lista, relacionada aos Grand Vitara, serve para carro desse modelo de qualquer ano ?
    R - Verifique o tópico fixo de Adaptações e peças para Grands Vitara e se o seu motor é 2.0 ou 1.6.

    9 - Se eu quiser suspender o carro, existe o kit pronto para ser vendido, certo ? ALém do kit vou precisar também comprar outras peças, como amortecedores por exemplo ? Quando se suspende o carro (colocando por exemplo lift "2") o carro consome mais ?
    R - Cara te aconselho ler bastante os tópicos aqui existente, pois existem vários kits e outras formas pra se levantar o veículo.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    60
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Obrigado pessoal.

    a propósito, não tenho o manual do carro.

    Acabei esquecendo:

    1 - As luzes das duas lanternas dianteiras não estão ascendendo (ascende apenas o farol) , talvez possa ser fusível, né ?

  • #6
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Deve ser as duas lampadas do tipo "pingão" de cada lado queimadas. Não acho q tenha fusivel só pra essas duas lampadas.

    A minha veio com um lado queimado. E só consegui trocar tirando a grade e o farol de cada lado.. Talvez a GV seja assim chato tb pra trocar essa lampadinha..

    [ ]
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #7
    Usuário Avatar de Augusto Braga
    Entrada
    20/02/2005
    Local
    Itaguai/RJ
    Idade
    66
    Posts
    1,132
    Agradecimentos: 0

    Luz Power

    Citação Postado originalmente por Elisson Ver Post
    1 - Toda vez que ligo o carro a luz "power" fica acesa. É assim mesmo ?
    R - A luz power tem que apagar assim que o motor funciona, alguma coisa está errada.

    2 - As luzes traseiras acendem em duas lanternas pequenas que ficam no parachoque. As lanternas mais altas, junto a carroceria, não ascendem. Posso deixar assim mesmo ?
    R - Pode deixar assim mesmo, mas se quiser pode-se adaptar as superiores como fiz no meu.

    3 - notei que a coifa da homocinética da roda dianteira esquerda está rasgada. Qual coifa devo comprar ? de qual carro serve ?
    R - Coifa do Del-Rey ou da Pampa 4x4

    4 - Com relação ao cambio automático: Para que servem as 2 últimas posições do câmbio ( acho que está escrito "f" e "2") ????
    R - Não sei.

    5 - Reparei que no motor tem uma vareta de óleo que fica mais acima, por acaso ela serve para vrf o nível de óleo do cambio automático ????
    R - Perfeitamente. É essencial mantê-lo sempre novo para que o câmbio funcione perfeitamente. Para saber como e quando trocá-lo essencial verificar o manual ou, se fosse você já o teria feito.

    6 - O último dono, ficou com o carro mais de 6 anos e nunca usou a tração e me disse que nem sabe usa-la Sendo assim, devo apenas vrf o nível dos óleos de caixa, ou seria melhor troca-los ???
    R - Troque-os, e inclusive os óleos de diferenciais também.

    7 - O ex dono colocava no motor, óleo mineral, mas não sabe as especificações. Que óleo devo colocar ?
    R - 20w50 para este motor pode colocar tranquilo.

    8 - Com relação a velas, filtro de óleo, filtro de combustível etc... tem uma lista aqui no site, certo ? Essa lista, relacionada aos Grand Vitara, serve para carro desse modelo de qualquer ano ?
    R - Verifique o tópico fixo de Adaptações e peças para Grands Vitara e se o seu motor é 2.0 ou 1.6.

    9 - Se eu quiser suspender o carro, existe o kit pronto para ser vendido, certo ? ALém do kit vou precisar também comprar outras peças, como amortecedores por exemplo ? Quando se suspende o carro (colocando por exemplo lift "2") o carro consome mais ?
    R - Cara te aconselho ler bastante os tópicos aqui existente, pois existem vários kits e outras formas pra se levantar o veículo.
    A Luz POWER acende quando se aciona uma tecla ao lado esquerdo da manopla de mudança e indica que esta no modo esportivo, onde as marchas trocam com o giro mais alto deixando o Jipe mais esperto;quando esta luz estiver acesa e a manopla estiver em 2ª marcha,o Jipe sai de 2ª , serve para andar na neve .

    Tem também na própria manete um botão onde se desliga a 4ª marcha,acendendo no painel OD/OFF ,serve para subidas ou descidas de serra .

    A luz que tem que apagar assim que o motor comece a funcionar é CHECK ENGINE . QQ duvida grita que tenho um igual ao seu .

    Abrs

    Augusto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -407088_560585433961838_1541731802_n-1-.jpg  
    Augusto Braga - - ​GV 98 - XT 03 - GV 12

  • #8
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    60
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Deve ser as duas lampadas do tipo "pingão" de cada lado queimadas. Não acho q tenha fusivel só pra essas duas lampadas.

    A minha veio com um lado queimado. E só consegui trocar tirando a grade e o farol de cada lado.. Talvez a GV seja assim chato tb pra trocar essa lampadinha..

    [ ]
    Pois é Chuva, semana que vem vou vrf isso, devem ser as lâmpadas mesmo. Augusto, consegui apagar a luz power através do botão, ficou ok agora, obrigado. Preciso saber quais os óleos que devo colocar no cambio automático e também no diferencial e reduzida. Os mecânicos devem saber, né ? Com relação a água do radiador, basta eu verificar o nível pelo reservatório ou é bom abrir a tampa do radiador (com o motor frio, é lógico) para ver o nível também ? Estou colocando gasolina aditivada, melhor para o motor, certo ? valeu gente !

  • #9
    Usuário
    Entrada
    15/03/2013
    Local
    MIGUEL PEREIRA/RJ
    Idade
    51
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Parabéns, Ângelo !!! em breve subiremos a serra do Tinguá com ela e o Tig.

    Um forte abraço.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post


    4 - Com relação ao cambio automático: Para que servem as 2 últimas posições do câmbio ( acho que está escrito "f" e "2") ????




    abs
    Automatic transmission - Wikipedia, the free encyclopedia

    Tenho um Honda em que na posição 1 o carro só anda em primeira, na posição 2 o carro só anda em segunda (arranca em segunda inclusive). Segundo o manual é o ideal para dirigir, devagar, na neve ! Depois as posições são D2 onde ele vai de primeira até segunda apenas, D3 e D4 que seguem essa mesma idéia.

    A sequencia exata é P N R D4 D3 D2 2 1

    O ideal é tu arrumar um manual desse carro Angelo.
    | Jimny Sierra |
    | Ex: | Ranger 4x4 CS 3.2 Diesel | Ranger 2008 4x2 CS 2.3 | Samurai Canvas 98 | Samurai Metal 98 |

  • #11
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Local
    Miguel Pereira/RJ
    Idade
    60
    Posts
    623
    Agradecimento: 1
    Olá pessoal,

    Andei 30km de estrada de terra nesse final de semana, só alegria. Incrível como o GV é bom em estrada de terra, nota 10 !

    O caro vai pra revisão, já anotei algumas peças que posso usar de outros carros, como filtros e a coifa.

    Estou precisando agora saber (não achei naquele tópico sobre peças substitutas):

    1 - qual o tipo de Velas que devo colocar e quantas são .

    2 - Qual o tipo e a quantidade do óleo do cambio automático

    3 - Qual o filtro do óleo do cambio automatico

    4 - Qual o tipo de óleo que devo colocar na parte referente a tração 4x4 ( caixa, reduzida, diferencial)


    Obrigado pela ajuda de sempre .

  • #12
    Usuário
    Entrada
    25/03/2012
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    47
    Posts
    441
    Agradecimentos: 0

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. GANHEI CJ5!! e agora.. uqq eu faço??
      Por Cezar. no fórum Jeep Willys
      Respostas: 29
      Última resposta: 26/10/2009, 09:45
    2. Respostas: 2
      Última resposta: 19/03/2009, 17:52
    3. novato no grupo...grand cherokee v8...duvidas
      Por carlos gayer no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 6
      Última resposta: 17/05/2008, 17:27
    4. O cara morreu. E agora o que é que eu faço?
      Por Luiz Marcos no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 14
      Última resposta: 01/05/2007, 12:18

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade