x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
  • #1
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0

    Vitara: Guia para (Novos) Compradores




    Salve pessoal.

    Bom, já freqüento o Fórum há algum tempo. Estou no meu segundo 4x4, que está em reforma geral no momento: uma F75 1974. É o carro que estou preparando para trilhas e passeios.

    Meu outro carro é uma Parati, que estou vendendo. Ai coincidentemente pintou a oportunidade de pegar um Vitara 1997 4 portas manual, exatamente do jeito que eu queria: um carro grande, pra família. A F75 vai para o barro forte, portanto o Vitara ficaria apenas para terrenos levemente acidentados (como por exemplo as ruas aqui da minha cidade... )

    Diversos fatores estão me deixando inseguros na compra: não conheço nada de Suzuki, sídrome do importado, não sei como está o mercado de peças e manutenção, não conheço mecânicos especializados...

    Já lí quase tudo aqui no Fórum Suzuki. Encontrei várias mensagens sobre o assunto, mas de uma forma espalhada, às vezes a pergunta sem resposta, às vezes uma resposta para o que não foi perguntado...

    Estou abrindo este tópico então para ver se os companheiros podem ajudar a sanar algumas dúvidas e, de quebra, ajudar outros compradores iniciantes em Vitara, como eu. Pelo que ví, muitos outros companheiros já tiveram as mesmas dúvidas e concentrando as respostas neste tópico a gente pode ajudar os futuros compradores também!

    Antes disso, pra já dar um valor ao tópico, listo abaixo alguns outros tópicos que achei interessante e que podem ser úteis às próximas gerações:

    Vitara 98 - Diferenca para os anos anteriores (97,96,95)
    Peças para Suzuki?
    Suzuki antigo ou novo? Qual ganha?
    Novato
    Grand Vitara 3p - pesquisei muito e escolhi - depoimento
    Ajudem um possivel novato !!!
    Vitara JLXi
    Usado do Mês - Suzuki Vitara (Quatro Rodas)
    Correia Dentada do Vitara
    Correia Dentada Suzuki - Vitara 94

    Bom, aqui vão minhas perguntas:

    Em geral, quanto % mais ou menos se gasta em manutenção de um Vitara a mais que um veículo médio nacional, por exemplo, um Astra ou Focus?

    Quanto vocês estão pagando de manutenção periódica, tipo:
    • Amortecedores
    • Disco + pastilhas de freio
    • Embreagem
    • Correia dentada
    • Filtros (ar, combustível etc.)
    • Suspensão (buchas, coifas, coxins etc.)
    • Ar condicionado


    O Vitara requer um mecânico especializado em Suzuki para mexer nos itens abaixo, ou um mecânico "genérico" se safa bem? (Claro que um mecânico especializado é melhor... O que quero saber é se um bom mecânico mexe sem problemas, ou se sem experiência com Vitara o risco de fazer m***a é grande...)
    • Motor
    • Caixa
    • Tcase
    • Diferenciais
    • Suspensão


    Algum item do carro que você diria "olha, pra mexer nisso não leve em qualquer mecânico, mesmo que seja bom... leve em alguém com experiência em Vitara"?

    Supondo que O Pior se faça presente (toc... toc... toc...): quebra do motor, caixa ou diferenciais. Acha-se no mercado peças para conserto (anéis de segmento, pistões, engrenagens, rolamentos etc.)?

    Quais itens específicos do Vitara você diria que devem ser dados mais atenção na hora da compra?

    p.s.: O Vitara que estou de olho é câmbio manual, mas pra deixar o tópico completo, se tiver dicas sobre o automático... manda!

    Desde já, obrigado!

  • #2
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    A propósito, para os Suzukeiros do RJ:

    Alguma oficina a recomendar por estas bandas?

    Algum lugar para comprar peças que não seja nas concessionárias GM?

    Alguém é o dono ou conhece o Vitara azul que está no Troque de Carro na Barra?

  • #3
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
    Entrada
    06/08/2005
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    44
    Posts
    989
    Agradecimento: 1
    Posso falar um pouco a respeito de Samurai. Creio que seja mais ou menos a mesma coisa.

    Em geral, quanto % mais ou menos se gasta em manutenção de um Vitara a mais que um veículo médio nacional, por exemplo, um Astra ou Focus?
    Em termos de valor de peças gasta-se mais ou menos a mesma coisa, falando-se em manutenção periódica básica. Algumas peças são adaptáveis de veículos como chevette e brasília e, por isso, bem baratas. Outras dá para conseguir de importadores por preços razoáveis e algumas só original e aí o bicho pega. Fazendo a média sai algo parecido com o de um carro de porte médio nacional. Lembre-se apenas que quanto mais trilha, mais manutenção e mais dinheiro gasto.

    Quanto vocês estão pagando de manutenção periódica, tipo:



    Amortecedores

    Disco + pastilhas de freio

    Embreagem

    Correia dentada

    Filtros (ar, combustível etc.)

    Suspensão (buchas, coifas, coxins etc.)

    Ar condicionado

    Amoretecedores eu usei de brasília e towner, ou seja, preço normal.
    Pastilha de freio serviu de corcel - barato.
    Embreagem consegui com importador um modelo italiano, mesmo preço de carro nacional.
    Correia tem nacional que serve, é só ver a especificação.
    Filtros - acho caros, mas são nacionais.
    Suspensão - só troquei feixe de mola, coisa que o Vitara não tem.
    Ar condicionado - no caso do Samurai é o mesmo do gol 1.0. A manutenção eu acho cara, mas não tem saída.

    Algum item do carro que você diria "olha, pra mexer nisso não leve em qualquer mecânico, mesmo que seja bom... leve em alguém com experiência em Vitara"?
    O ideal é ter um mecânico especializado em 4x4 e de preferência com conhecimento de suzuki. Assim vai ser mais fácil de fazer adaptações e provavelmente ele vai ter contato de importadores, para não ter que depender da GM. Eu só levo em mecânico comum quando é besteira, tipo limpeza de radiador, parte elétrica etc, que é tudo igual.

    Supondo que O Pior se faça presente (toc... toc... toc...): quebra do motor, caixa ou diferenciais. Acha-se no mercado peças para conserto (anéis de segmento, pistões, engrenagens, rolamentos etc.)?
    Acho que não. Mas talvez alguém mais experiente possa falar.

    Enfim, a situação de proprietários de samurai e vitara é semelhante. Mas é claro que donos de vitara poderão dar depoimentos melhores. Quanto à oficina, levo na Araucária 4x4, que fica na Rua Aristides Lobo, no Rio Comprido. Especializada em Niva, mas atende muito suzuki.

  • #4
    Usuário Avatar de flaviovs
    Entrada
    02/08/2004
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Idade
    52
    Posts
    237
    Agradecimentos: 0
    Daniel, obrigado pela resposta. Ajudou bastante!

    A propósito, o Vitara que estou de olho está com 100.000Km rodados. Qual a quilometragem que o motor 1.6 16V original Suzuki começa a "dar boca"?

    Sei que isso depende da manutenção, do modo de dirigir dos donos anteriores etc., mas queria saber uma média.

    Estou meio escaldado: comprei minha Parati com 50.000Km, pego super-leve com ela, faço todas as manutenções e agora com 70.000Km o motor está começando a apresentar sinais fortes de desgaste. Meu mecânico me falou que é isso mesmo para os motores AT da VW! Que eca!

    Queria saber se há algum valor de quilometragem assim para o motor Suzuki.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade