Postado originalmente por
M.Puoci
Salve, salve meu caro!
Tenho uma Tracker 2007, que salvo engano tem o mesmo motor da Gold Edition (ela é 2.0 a gasolina, correto?) e vou te dizer; o carro é um show! Obviamente, tem as suas desvantagens, mas considero uma ótima aquisição, ainda mais se tratando do Gold Edition, que tem uma estética muito bonita (gosto demais daquelas rodas...). Vamos ver se consigo te dar um panorama:
1 - Conforto: Os bancos são razoáveis e o GV pula um pouco... Por outro lado, é mt mais confortável que a L200 ou que a Band que vc teve...hehe.
Isso é PROVAVELMENTE é verdade, rsrs... mais "osso" que a Band mesmo é mto dificil, com certeza...
2 - Consumo: No trânsito apocalíptico do Rio de Janeiro, com ar ligado 80% do tempo, meu carro (COM CÂMBIO MECANICO) faz média de 8 km/l (sempre com gasolina aditivada). Na estrada, o consumo fica na casa dos 9 km/l e se manerar no pé, ele chega a fazer quase 10... Meus pais tem um Grand Vitara automático (da atual geração), que faz entre 7 e 7,5 km/l na cidade (mesmas condições acima citadas) e na estrada melhora um pouco, mas não passa muito de 8 km/l...
Aqui em Florianópolis o transito tb nao AQUEELAA maravilha, mas transito Rio de Janeiro deve causar "alguma" diferença no resultado final do consumo... acredito que a média, para um veiculo com esse peso e 4x4, esta de bom tamanho... pergunta pra outro tópico... sera q esse veiculo se adapta vem com GNV?!? Vou pesquisar assim que possivel...
3 - Manutenção: Se o carro que você comprar estiver em bom, ou ao menos razoável estado, não vai ter muitos problemas. O bichinho é incrivelmente resistente. Já conversei com vários donos de GVs ou Trackers e a "sabedoria popular" é de que o carro não quebra. Tenho minha Tracker desde os 27 mil km (agora ela está chegando aos 80 mil km) e o único, SIM, O ÚNICO defeito apresentado foi na regulagem dos espelhos elétricos. Como só eu uso o carro e os espelhos não são regulados nunca, ainda nem vi do que se trata, mas tem uma grande chance de ser besteira... O grande problema a respeito da manutenção é que não dá para levar o carro a "mexânicos". Apesar de ter uma mecanica simples, o GV tem muitos "macetes", então o que as vezes parece um problemão, pode ser uma simples regulagem.
4 - Reposição de Peças: Sabe quanto custa um botão (isso mesmo, um simples B-O-T-Ã-O) de acionamento do farol de neblina na CSS Suzuki? R$ 340,00. Deu para entender, né? As concessionárias Suzuki metem bem a faca, tenho percebido bem isso com o GV novo que meus pais compraram. Como o carro ainda está na garantia, as revisões são assustadoramente caras. O lado bom é que você consegue achar praticamente tudo a venda em determinados sites ou auto-peças. Sabe o tal botão que citei antes? Queria comprar pq instalei faróis de longo alcance no carro e não queria colocar um botão que não combinasse com o painel (odeio gambiarra), então dei uma rodada pela internet e achei o mesmo botão por R$ 25,00 - já está instalado e operante, uma perfeição! Há quem mande comprar peças no exterior (rockauto ou ebay, principalmente), mas ainda não fiz tal empreitada. Costumo comprar peças para o meu no Mercado Livre, na Alternativa 4x4 ou, principalmente, na Suzucar. Mesmo nessas fontes, as peças não são baratas como as de um popular, mas juro que acho (em regra) bastante razoáveis para a proposta e padrão do carro.
Essa questão de manutenção e peças de reposição tb ja pesquisei... tem até comparação entre peças Tracker e Ecsport em revista de automóveis...
Se for lembrando, vou falando mais...
Qualquer dúvida, é só perguntar!
Grande Abraço