Contato anotado. Ainda não passei na CSS, marquei amanhã - sexta feira - de deixar o carro lá. vamos ver o que vão dizer.
Versão Imprimível
Bem senhores, relatei o barulho nas rodas no começo do tópico. Pois bem, procurei a CSS e deixei o carro para avaliação. Pedi que dessem uma boa olhada na roda livre como sugerido pelo amigo lá em cima. Bom, a CSS me disse que não detectou problema nenhum; que fizeram vários testes com o carro, inclusive rodando com ele no asfalto e não apresentou barulho.
Também narraram que fizeram a checagem na roda livre e fizeram vários reapertos nas peças ali existentes.
De fato, depois da ida à Sazaki, o barulho não apareceu mais. Rodei bem com o carro no asfalto e fiz alguns trechos de terra, com uso da 4x4. O carro estava normal, como saído de fábrica.
O que ocorreu? Bem, tenho minhas hipóteses: 1- A CSS detectou o problema e resolveu, sem, contudo, me informar do ocorrido por receio de medidas judiciais ou reclamações com base no Código de Defesa do Consumidor. Não fiz nem um tipo observação nesse sentido e nem tinha essa pretensão, mas, devido ao aumento de demandas envolvendo danos morais e coisas do tipo, é até compreensível a posição da CSS, desde que resolva o problema;
2 - De fato, eles não detectaram o problema, mas, como fizeram o reaperto (segundo me disseram) das peças componentes da roda livre, o barulho e o consequente problema, mesmo que por acaso, foi resolvido.
Eu ia dar um palpite quando li o que vc escreveu, mas achei pouco crível. No entanto, como nada foi encontrado, podia ser falta de aperto nos prisioneiros. Quando vc aplicava mais torque nas rodas dianteiras (uso do 4x4 e velocidade) o barulho parava, correto? Fique de olho. Se voltar o barulho, faça a checagem. Inclusive é bom ter atenção com isso, pq os prisioneiros da Suzuki tem uma certa fragilidade.
Abs,
LFC
Valeu pela dica LFC. A hipótese dos prisioneiros não é de ser descartada, pois depois do reaperto, como disse anteriormente, o barulho parou. De fato, quando aplicava mais torque o barulho parava, tornando a aparecer quando reduzia a velocidade.
Ah, claro, demorei para descobrir que tipo de peça eram os prisioneiros, mas nada que uma boa pesquisada no forum não resolva. Nunca me interessei muito por mecanica nem por acessórios no carro. Só agora que estou com o jipinho tenho tido vontade de aprender sobre motor, suspensão e tração e tenho namorado bagageiros de teto, faróis de longa distância e outras coisas do genero.. To adorando ter um jipe. Tenho prazer em dirigí-lo, principalmente no barro.
Abraço.
O meu é um 4street 2012/12, comprado em agosto do ano passado e apresentou o mesmo problema: barulho na roda dianteira esquerda...mas nem sempre em alta velocidade.
Aos seis meses de uso, fiz a primeira revisão e relatei o problema. Eles disseram que não encontraram nada de anormal e me deram a sugestão de que se voltasse a acontecer, acionasse a tração Hi. aconteceu mais uma vez e o conselho resolveu o problema. De lá pra cá não aconteceu novamente.
Não me arrependo de tê-lo comprado, pois atende as minhas necessidades fora da estrada e aconselho a todos que estão interessados comprarem. não notei outro problema no meu jimny e a questão da prota da mala, já tinha ouvido falar antes de comprar...é um problema que existe em todos os exemplares...
Valeu pelo relato Tiagomorais. Pelo visto, teu problema era bem parecido com o meu. No meu caso também, quando acionava a tração, o problema sumia, mas, posteriormente, voltava a aparecer. Até o momento, depois dos apertos na roda, o problema não voltou a aparecer, mas também não cheguei a pegar um trecho mais longo de estrada.
No teu caso, Tiago, você chegou a pegar longos trechos de estrada com o jipe depois que cessou o problema?
Abraço.
Se as curvas não forem muito fechadas, é uma boa prática, pois aumenta a segurança na condução. Em geral em estradões anda-se mais rápido e tem as "costelas de vaca" ou trechos com terra fina que desestabilizam o carro. Se o piso estiver molhado, vc pode andar em 4x4H direto. O que importa saber é que com os dois eixos tracionando por igual e sem um diferencial central, não se deve andar em piso com boa aderência. Não sei bem, mas acho que é o caso do Jimny (não tem diferencial central correto?).
Abs,
LFC
Sim é o caso do Samurai / Jimny, não tem diferencial central, o trauma é ter ambos os eixos tracionando a mesma força, MAS, o entre eixos curtos minimiza isso um pouco. O que alivia o Cardã.
Mas por via de regra, se o local tiver boa aderencia, use 4x2.
Eu tenho uma dúvida, já quem meu samuca tinha os engates manuais, quando você passa de 4x2 para 4x4h as rodas tem que estar alinhadas certo? ou seja você pode estar andando, mas tem que estar na reta.
Outra dúvida é se o 4x4h engata parado.
Sim, perfeitamente alinhadas.
Engata parado sim, às vezes demora um pouco mais ou é necessário movimentar um pouco o jipinho.
4x4 somente em pisos com pouca aderência. Eu só engato quando extremamente necessário, afinal é mais divertido andar em 4x2..rsrsrs