x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário Avatar de Anderson SAMURAI
    Entrada
    28/01/2010
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    48
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0

    Adaptação Completa - Radiador do Chevette no SAMURAI (Radiador, tampa e mangueiras)




    Colegas, estava preparando o carro para viajar para Salvador (saindo do Sul da Bahia). Fui testar o carro (pois havia desmontado inteiro para reformar e pintar) e, no dia anterior à viagem, uma mangueira estourou. Voltei rebocado para casa e troquei a mangueira. Saí novamente e, outros 14km adiante OUTRA mangueira estourou. Voltei de guincho e não insisti na viagem (certeza de que ia dar merda!!!).

    Fomos olhar o radiador do carro. Estava imundo. Três dias antes eu tinha colocado PARAFLU + Água para Bateria (água desmineralizada). Acho que o aditivo fez o serviço dele e limpou o sistema, terminando por entupir meu radiador. Lembrando que o radiador do Samurai tem as colmeias muito finas e pode entupor com facilidade. Devido à dificuldade de revisar o radiador (e porque ele já tinha sido "varetado" há um ano), resolvi partir para a adaptação de outro radiador. O novo do Samurai custa muito caro e difícil de achar. O do Chevette NOVO eu achei por 135 reais em Salvador, mas como estava no Sul da Bahia (Una-BA), terminei por comprar por 200 reais.

    Usei o do CHEVETTE (dica do fórum) que, inclusive, tem colmeias (local por onde a água circula dentro do radiador) mais larga (em formato de furo) e difícil de entupir. Não é difícil adaptar. Basta um pouco de expertise, ferramentas e vontade.

    Material usado:
    - Radiador de Chevette
    - Tampa da Toyota Bandeirantes (essa tem 1bar de pressão, quase igual à do radiador do Samuca que é de 0.9bar). Não usem a do Passat, pois essa precisa de 2bar de pressão, ou seja, o carro vai precisar estar com uma mega pressão para que a tampa libera líquido para o tanque de expansão. Entretanto, a melhor tampa é a da S-10 motor 4.3, pois essa tem 0.9 bar e tem dupla vedação (permitindo que o líquido de arrefecimento vá e volta do tanque de expansão - o que é importantíssimo). Não achei, ainda, a tampa da S-10.
    - Mangueira inferior do GOL CHT. Não serve a mangueira de outro modelo de GOL. Vi uma mangueira de GOL (usada por outro colega e mostrada em outro tópico) que fica com uma curvatura para cima, o que pode forçar a bomba d'água. Use a do GOL CHT que fica perfeita. Soube que a mangueira do radiador do Lada Laika é PERFEITA para o Samuca com radiador de Chevette, mas essa mangueira é mais difícil de achar que Samurai 2013.
    - Mangueira de injeção eletrônica (alta pressão, com trama no meio da borracha), usada para levar o líquido para o tanque de expansão. Usei, também, para substituir as outras mangueiras finas por onde a água quente passa.
    - 2 litros de PARAFLU + 2 litros de água desmineralizada (água para bateria)


    1 - Comecei pegando uma chapa e fazendo um suporte em formato de "U" (veja foto). Fiz um furo na parte de baixo desse suporte. Em seguida encaixei o radiador do chevette no suporte. Em seguida, usei um parafuso para grudar o suporte no radiador pelo furo que fiz na parte inferior do suporte (na parte inferior do radiador já tem uma porca) (veja foto).
    2 -Fizemos os furos na lateral do suporte para poder parafusá-lo nos suportes originais do Samurai.
    3 - Em seguida soldei (solda oxiacetilênica) o suporte na lateral do radiador. Antes disso foi preciso cortar um encaixe que existia na lateral do radiador do Chevette (o excesso eu dobrei para poder soldar o suporte em "U"). Veja na foto como ficou o corte. Muito cuidado na hora da solda para não derreter a colmeia do radiador que é de alumínio (rs). O cara soldava e eu jogava água de 10 em 10 segundos. (veja foto) da solda.
    4 -Parafusamos o radiador no carro. Ficou bem firme.
    5 - Peguei uma chapa fina e fiz dois suportes em formato "L" que serviram para colocar aquela peça plástica que protege as hélices da ventuinha (alguém completa o post com o nome dessa peça -rs). Fiz um furo em cada lateral do suporte (veja foto).
    6 - Parafusei um lado do suporte "L" no mesmo parafuso que prende o radiador ao carro. O outro furo serviu para parafusar a peça que protege a ventuinha. A peça ficou perfeitamente encaixada.
    7 - Usei a mangueira inferior do GOL CHT na parte superior do Radiador do Chevette. É preciso cortar um pedaço. Não pode ser a mangueira de qualquer GOL, tem que ser a do CHT. Para ligar a mangueira do CHT na entrada da água no Samurai (onde fica a válvula termostática. A propósito: modelo WAHLER 4091.82) é preciso usar um pedaço da mangueira antiga por dentro da mangueira nova (do CHT), pois o diâmetro da mangueira do CHT é maior que o bocal onde ela se ajustará. Depois, não esqueça da abraçadeira.
    8 - Na parte inferior usei uma outra mangueira que já tinha adaptado no Samurai (não lembro de qual carro, mas parece muito com a mangueira original inferior do Samurai).
    9 - Peguei um pedaço grande da mangueira (fina) de injeção eletrônica (GATES) e liguei o radiador ao tanque de expansão. Saindo do radiador, dobrei para baixo fazendo-a passar sobre o radiador do ar-condicionado (ficou muito legal). (veja foto).
    10 - Usei a tampa da Toyota Bandeirantes. 1 bar de pressão.

    Do jeito que adaptei, consegui prender o radiador no suporte original do Samurai em 4 pontos com parafusos, além de um parafuso na parte inferior fixando o radiador no suporte em formato "U". Consegui, ainda, encaixar perfeitamente a peça que protege a ventuinha e que direciona o ar para o radiador. A mangueira do suspiro ficou também em lugar excelente.

    Para quem achar, melhor usar a tampa da S-10, motor 4.3, como já dito acima. Quando o carro esquentar o líquido sairá do radiador e irá para o tanque de expansão. Quando o líquido esfriar formará um vácuo dentro do radiador e "puxará" o líquido do tanque de expansão de volta para o radiador.

    Rodei 40km e o carro esquentou apenas o suficiente.

    Adaptação PERFEITA. Parece até melhor que o original Suzuki (rs).

    DETALHE: Quem estiver procurando a Válvula Termostática do Samurai, muito cuidado. O pessoal costuma usar do UNO, mas não é de qualquer UNO. Tem válvula de UNO que fica grande no Samurai e não encaixa direito (embora encaixe). A válvula correta é a WAHLER 4091.82 ou MTE 208.82 (Uno Mille ou 1.0 a gasolina, 147, Elba 1.3 e 1.5 etc). Se vc pedir Válvula para UNO o cara pode te dar um dos 3 ou 4 modelos que existem. Prefira a da marca Wahler que não tem erro. Não achei nenhuma das duas na cidade onde estou. Daí, recoloquei a válvula antiga que está boa (ia trocar por prevenção). A borracha de vedação da válvula quebrou e nós pegamos um o'ring, fizemos um rasgo no meio dele pela parte interna (com um estilete) e encaixamos a válvula. Essa borracha faz a vedação superior e inferior da lateral da válvula. Ficou legal, vedou bem e está em funcionamento no carro.

    A foto do radiador preto é o antigo (original do Samurai). Quem quiser fazer proposta de compra... manda mensagem para mim.
    A foto na qual aparecem duas tampas de radiador é para mostrar como é a tampa de dupla vedação e a tampa do Chevette que não veda a saída da água pelo suspiro (a água que passa pelo suspiro vai embora). Quem quiser comprar essa tampa que inclusive tem válvula de suspiro... email-me.

    .-img_0439-640x480-.jpg-img_0441-640x480-.jpg-img_0442-640x480-.jpg-img_0443-640x480-.jpg-img_0444-640x480-.jpg-img_0445-640x480-.jpg-img_0446-640x480-.jpg-img_0447-640x480-.jpg-img_0448-640x480-.jpg-img_0449-640x480-.jpg-img_0450-640x480-.jpg-img_0451-640x480-.jpg-img_0452-640x480-.jpg-img_0455-640x480-.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_0437-640x480-.jpg   -img_0438-640x480-.jpg   -img_0440-640x480-.jpg   -img_0456-640x480-.jpg   -img_0462-640x480-.jpg   -img_0465-640x480-.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Anderson SAMURAI
    Entrada
    28/01/2010
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    48
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Abaixo mais algumas fotos da adaptação.

    O radiador encaixou muito bem. A ventuinha não pega em nada. A proteção da ventuinha também não pega em nada e está bem fixa e colada no radiador. A mangueira do suspiro (que no radiador do chevette sai para o lado errado em relação ao Samurai) ficou escondida passando por cima do radiador do ar-condicionado.-img_0893-640x480-.jpg-img_0987-640x480-.jpg

    Peguei a estrada por meia hora e o marcador não passou do meio (foto).

    Por fim, duas fotos do meu Samurai.

    -img_0468-640x480-.jpg-img_0469-640x480-.jpg-img_0470-640x480-.jpg-img_0472-640x480-.jpg-img_0473-640x480-.jpg-img_0474-640x480-.jpg-img_0475-640x480-.jpg-img_0478-640x480-.jpg-img_0479-640x480-.jpg-img_0480-640x480-.jpg-img_0481-640x480-.jpg-img_0483-640x480-.jpg-img_0484-640x480-.jpg

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/07/2011
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    52
    Posts
    252
    Agradecimento: 1
    Belo serviço. E belo tutorial. O meu radiador só fiz uma adaptação diferente: as laterais do radiador original foram retiradas com esmerilhadeira (disco bem fino de 1,6mm) e soldadas no radiador do chevette. Assim utilizei os mesmos suportes originais e a fixação ficou basicamente a mesma. As mangueiras não ficaram tão boas quanto às suas. Um amigo tem um 98 e colocou um radiador de civic. Muito menos adaptação mas muito mais caro. Algo em torno de R$ 600,00 (radiador+mecânico). Mas também ficou mais eficiente que o meu de chevete....não passa do normal da temperatura em condição alguma.
    Samurai 95 Metal Top - Tétano (já foi)
    Samurai 94 Metal Top - Michael Jackson

  • #4
    Usuário Avatar de Anderson SAMURAI
    Entrada
    28/01/2010
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    48
    Posts
    39
    Agradecimentos: 0
    Valeu Lucas. Se não me falha a memória tem post seu no fórum sobre a adaptação que vc fez, né?? Acredito que usei várias de suas dicas (estou lembrando de seu nome).

    No dia seguinte à adaptação eu viajei 400 km (Canavieiras para Salvador-BA) e o radiador se comportou de forma excelente. Não passou do meio no mostrador. Ao chegar em Salvador, medi a quantidade do líquido de arrefecimento e não abaixou nada. Muito bom.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/07/2011
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    52
    Posts
    252
    Agradecimento: 1
    No meu caso, com ar ligado, transito normal, fica sempre no meio. Como nunca estou em transito normal, sempre na trilha, o radiador de chevette não dá conta. Aí tem que desligar o ar condicionado que tudo fica beleza.
    Samurai 95 Metal Top - Tétano (já foi)
    Samurai 94 Metal Top - Michael Jackson

  • #6
    Usuário
    Entrada
    17/07/2011
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    52
    Posts
    252
    Agradecimento: 1
    Pessoal, sexta fomos fazer uma trilha noturna. Olha o que descobri...

    Há duas semanas atrás participei de uma prova de Trial aqui perto de Salvador organizada pelo Terrible 4x4 (tá curioso, procure no youtube que tem uns filmes muito bem feitos) e nessa prova o radiador ficou muito sujo. Além disso, o alternador e o bendix deram problema (troquei o alternador por outro de corsa, agora 90amp R$ 300 usado mas bem novo - o bendix custou 115,00 da marca zen (nacional)) e não deu tempo para lavar o radiador do jeito que deveria (fora do carro). Resultado: toda hora a temperatura passava do que seria o normal (o meio). Daí um mecânico que estava na trilha (Luis da Lukar) deu uma olhada no carro e notou uma coisa que estava feito de forma errada: o ar quente estava isolado, mas não de forma "by-pass", estava com duas tampas, que ele condenou e me disse que teria que ser feito um desvio (em forma de U) e não uma interrupção. Fizemos o desvio e para minha surpresa a temperatura passou a trabalhar realmente mais baixa, o que permitiu fazer a trilha. Mandei lavar o carro a assim que puder vou tirar o radiador fora e lavar.

    Fica a dica: se tirar o ar quente do seu carro, lembre-se de fazer um desvio e não simplesmente vedar as duas saídas.
    Samurai 95 Metal Top - Tétano (já foi)
    Samurai 94 Metal Top - Michael Jackson

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Radiador de Chevette no Samurai
      Por C. Roberto no fórum Suzuki
      Respostas: 160
      Última resposta: 11/08/2016, 13:45
    2. Respostas: 11
      Última resposta: 01/09/2011, 23:21
    3. Mangueiras do radiador Cherokee Sport
      Por nelio84 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 31/10/2006, 16:05
    4. cuidado com a tampa do radiador do samurai
      Por losninjas no fórum Suzuki
      Respostas: 5
      Última resposta: 19/08/2006, 17:45
    5. Tampa Radiador do Samurai
      Por alex_floripa no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 23/05/2005, 08:21

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade