x
Convex Datacenter
Página 61 de 69 PrimeiroPrimeiro ... 1151525354555657585960616263646566676869 ÚltimoÚltimo
Resultados 721 a 732 de 822
  • #721
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30



    Chuva, se eu não comprar aquele lift usado ou as do opala 69 s/ ar, s/ nada, estou ''projetando'' molas especificas em parceria com uma fabrica em SP, as traseiras já tenho 99% encaminhado, será um meio termo, lift/estabilidade/conforto/carga, somado a resistência maior vai dar 2,5'' dando uma sobrinha ao fim de curso do amortecedor, se for fazer em uma escala maior, será preciso alguém com cnpj em SP dando suporte/logística/distribuição.

    fio 13,50 mm
    altura 39 cm
    com 11,5 elos
    fechamento do elo superior interno 6,2 mm/ externo 8,9 mm
    base elo inferior interno 7,9 mm/ externo 10,6 mm

    As dianteiras estão mais embrionarias (65%) preciso que alguém post fotos ou as medidas da original de altura, diâmetro interno/externo/superior/inferior, preciso destas pra calcular o aumento necessário pra alcançar o objetivo final levando em consideração o projeto/característica da suspensão dianteira, o fio original é 15 mm, vai pra 15,9 mm, planejo-a com + 2'' (é o máximo que as bieletas, homocinética, terminais podem resistir), se for usar guincho + para-choque de ferro talvez seda um pouco, mas diferente da traseira não sei exatamente como ficara, precisará cobaia, mas no seu caso Chuva pra subir mais que 2'' vai ter que mudar tudo na dianteira ou começara a moer tudo, melhor baixar a bunda, rsrsrs, cortar ao menos 1 elo ou tira 1,1/2 elo e faz o calço superior em nylon com assentamento/alojamento externo/interno na base superior, mas e ai abro tópico sobre isso, deixo pra lá, consigo ajuda dos universitários/placa/auditório ???????
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #722
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Oi Arildo,

    O que precisar aqui de sp se eu puder ajudar, pode contar sim!! Mas não tenho CNPJ. Fechei a empresa em 2003, ufa! Sócio é foda kkk

    Onde que é essa fabrica de molas em sp? Q bairro? Pra despachar pra paulista acho q é tranquilo, endereço perto da minha irmã, meio q centro de sp e frete barato. Dai pego e te redespacho sem problemas.

    No meu caso pensei nisso tb: há o desgaste maior das peças se subir muito a dianteira. O mais fácil vai ser uma hora brincar no sábado de novo e cortar uma volta da mola, já deve abaixar uma polegada, né?

    Ahhh.. e tb por uma mangueira no começo da mola. As vezes ao fazer um X muito punk parece q a mola dá uma andada na base e faz um rangidinho. Ouvi isso ontem só e não consegui replicar, mas já era esperado.

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #723
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Vila nova, cumbica, guarulhos, acho que eles enviam pra mim blz, mas se alguém mais quiser, pra mim receber e redespachar fica salgado só um frete pac até aqui, do par fica em media 70,00

    O primeiro elo é reto e chanfrado, vai baixar 1,5 cm eu acho, teria que ser 1,1/2 elo pra baixar 1'' se colocar só a mangueira, mas acho que ela continua sambando na base superior e se confeccionar o calço pra centralizar a mola definitivamente, ele vai retomar boa parte da altura novamente.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #724
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Ok Arildo, se precisar tamos aqui.]

    Quanto q sai o par da mola nova dianteira nesse seu contato? Se for uma mola maior pra abolir o calço, subir mais uns 2cm no máximo, nas características de maciez, altura e robustez que mencionou, dependendo do valor até topo.

    Sobre as molas traseiras, o primeiro elo amassado chanfrado com base perfeita fica no batente de cima, e ficou depois com o carro no chão ate que bem encaixado e não acredito que esteja sambando em cima, mas sim em baixo. De qquer forma vou calçar em cima tb.

    O corte vai ser no pé da mola, ou seja, na base da bandeja, já que a bandeja tem o encaixe já para a mola em seu formato de "acabar derrepente"/espiral, sem chanfro algum.

    E é nessa base da bandeja que parece andar o pé da mola. Há um outro aspecto que vi hj tb é que com a mola quase q totalmente pressionada numa situação cretina de X (acredite, ela afunda inteirinha e o outro lado do carro fica altíssimo, ai meu cabo de freio..) parece que os elos da mola super comprida se encostam e arranham.. tipo um arranhar de dentes (bruxismo), entende? Mas barulho alto não consigo mais fazer

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #725
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por Chuva Ver Post
    Ok Arildo, se precisar tamos aqui.]
    Perto ou longe?
    Quanto q sai o par da mola nova dianteira nesse seu contato? Se for uma mola maior pra abolir o calço, subir mais uns 2cm no máximo, nas características de maciez, altura e robustez que mencionou, dependendo do valor até topo.
    Não sei, como disse anteriormente, não tenho nem as medidas, etc., que pedi sobre a original dianteira, estou iniciando os contatos com eles, trocando ideia pra ver se não interessam em vender direto ou online,chuto minimo 120,00 cada de custo na industria, não tenho como precisar exatamente como vai ficar o primeiro protótipo, estou liso não tenho como bancar a perca do frete ou produto, como disse antes alguém vai ter que ser cobaia, se der tudo certo iria fazer 02 traseiras e testar, o que achou das medidas que passei sobre as traseiras? na minha visão é aquilo 99% pra acertar de primeira, mas alguém se tiver algo a acrescentar a hora é agora, as dianteiras também gostaria de acertar na primeira tacada, se alguém tiver as medidas posta ai, sou matuto aqui do mato, mas quase tudo que aprendi até hoje foi como autodidata ou aprendendo com quem sabe, as molas envolvem muitas variáveis aço/liga/tempera/espessura/+ ou - elos na espira altera a dureza, etc.
    Sobre as molas traseiras, o primeiro elo amassado chanfrado com base perfeita fica no batente de cima, e ficou depois com o carro no chão ate que bem encaixado e não acredito que esteja sambando em cima, mas sim em baixo. De quer forma vou calçar em cima tb
    Entendi, quando a mola comprime/solta vai mexendo se não estiver bem apoiada lateralmente interna/externamente.
    O corte vai ser no pé da mola, ou seja, na base da bandeja, já que a bandeja tem o encaixe já para a mola em seu formato de "acabar derrepente"/espiral, sem chanfro algum.
    Certo, mas o primeiro elo é reto sem angulo/espiral, cortando vai ficar num angulo mais aberto a espiral, mas não tem problema, quando pressionada ela vai assentar, usam um calço do opala em baixo,


    Em cima outro desse dentro deste outro,

    mas sei como ficam pois nunca usei-os
    E é nessa base da bandeja que parece andar o pé da mola. Há um outro aspecto que vi hj tb é que com a mola quase q totalmente pressionada numa situação cretina de X (acredite, ela afunda inteirinha e o outro lado do carro fica altíssimo, ai meu cabo de freio..) parece que os elos da mola super comprida se encostam e arranham.. tipo um arranhar de dentes (bruxismo), entende? Mas barulho alto não consigo mais fazer,
    se estive sem alongador, iria bater todos os elos antes de pegar no batente/base, deve estas sobrando só o tamanho do espaçador de batente, aonde ele encostam mais, no meio ou nas pontas? se for nas pontas tente envolver 2, 3 elos com mangueira em cada ponta, se diminuir a mola, vai ter mais espaço entre os elos, permitindo chegar ao batente antes de todos os elos de encontrarem.
    [ ]s
    Imagens ilustrativas da internet, não é propaganda Xibiu.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #726
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Arildo,

    Guarulhos pra mim é bem longe.. mas se eles despacharem pra paulista deve ficar bem barato, uns 20 reais amigo.

    Sobre as molas traseiras suas medidas estão boas, mas se vc quiser compensar a medida da altura como vou fazer, talvez menos elos tb..

    Mas cara, com exceção da adição dos calços de borracha de 10 dilmas adicionais, não vale a pena pelo preço e simplicidade vc fazer tb apenas o corte e colocar as molas do opala tb?

    Se for pra mandar fazer, seriam apenas as dianteiras.. as traseiras realmente não vejo necessidade, já que temos a opção quase perfeita do opala..

    Ja as dianteiras tb gostaria um dia de caçar as do santana numa autopeças e tirar as medidas, pra ver se o ajuste tb é simples.. acho q sai mais barato do que ficar projetando Arildo,, mas vc que sabe. As dianteiras mais pra frent um pouco eu topo.

    Sobre o corte da minha mola, como tem muito elo e ela é bem simetrica, estou achando q vai ficar acabada quase como está hj, sem problemas amigo. Ela parece amassar bem e encostar umas 2 voltas antes da bandeja, ou seja, na parte debaixo..

    Vou tentar tirar umas fotos e te mostro..

    Assim q der tb vou cortar e coloco as impressoes..

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #727
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    [QUOTE=Chuva;2380765]Arildo,

    Guarulhos pra mim é bem longe.. mas se eles despacharem pra paulista deve ficar bem barato, uns 20 reais amigo.
    Estava pensando nisso sobre as suas dianteiras.
    Sobre as molas traseiras suas medidas estão boas, mas se vc quiser compensar a medida da altura como vou fazer, talvez menos elos tb..
    Já vai dar 3 cm a menos que a sua, e usara os assentamentos originais s/ acrescentar calços e numa eventualidade de ter errado na teoria, me sobrar um 5% pra reduzir se precisar acertar os 100% na mosca, se reduzir a quantidade de elos ficando-os mais espaçados e mantendo a altura ficaram mais dura.
    Mas cara, com exceção da adição dos calços de borracha de 10 dilmas adicionais, não vale a pena pelo preço e simplicidade vc fazer tb apenas o corte e colocar as molas do opala tb?
    Com certeza aquela recondicionadas a 100,00 o par é legal, tranquilo pra mim, mas não estava pensando em mim, mas no coletivo de colegas que não tem tempo ou disposição de fazer os ajustes, acabando com essa novela que já tem 18 anos das GV, um kit de molas famosas de lift 2'' estão na media de 1500,00 a 3.000,00 só as 04 molas, poder adquiri-las por uma fração disso seria muito bom, por um produto pronto realmente plug and play.
    Se for pra mandar fazer, seriam apenas as dianteiras.. as traseiras realmente não vejo necessidade, já que temos a opção quase perfeita do opala.
    Pois é, a dianteira é uma zica, da diesel ou v6 fica dura, as traseiras da besta 16 lugares também, seria muito bom ter um fornecedor e só pedir o que vc precisa pra resolver fácil, estou vendo se eles não anunciam no ML, já que ninguém se habilitou a representar ai em SP facilitando recebimento e despacho.
    Ja as dianteiras tb gostaria um dia de caçar as do santana numa autopeças e tirar as medidas, pra ver se o ajuste tb é simples.. acho q sai mais barato do que ficar projetando Arildo,, mas vc que sabe. As dianteiras mais pra frent um pouco eu topo.
    Do santana dianteira, na dianteira, nada haver ao que parece, o que daria é usar as traseiras do santana/quantum gnv na traseira da tracker/gv, só fica o 1° elo que é muito fechado 4,5, teria que abrir 2 cm, aquecimento minimo e mareta na bigorna, 39 cm de altura, na base fica ok e como tem 12,5 mm o fio e apenas 09 elos ficaria mais dura que a original e mais alta, mas acho que ninguém nunca testou e continua na ''gambiarra''.
    Sobre o corte da minha mola, como tem muito elo e ela é bem simetrica, estou achando q vai ficar acabada quase como está hj, sem problemas amigo. Ela parece amassar bem e encostar umas 2 voltas antes da bandeja, ou seja, na parte debaixo..
    Sim quanto mais elos/mas macia/''progressiva'', cada elo a menos vai baixar 1,5/2 cm no primeiro e + 2,5/3 cm a a partir do 2°, se contar 1 desse 1,5/2cm, se cortar 2 desse + ou - 4,5 no chute se for colocar calço pra assentar eu começaria cortando 1 elo por precaução, mas acho que vai ter que cortar no minimo 1,5 elo.
    Vou tentar tirar umas fotos e te mostro..

    Assim q der tb vou cortar e coloco as impressoes..

    [ ]s[/QUOTE

    Blz, estou tentando ajudar outros, mas se aparecer muitos obstáculos ficando com todo ônus deixo pra lá e resolvo de outra forma.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #728
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    Olá galera,

    Bom, tentando finalizar a saga da adaptação do amortecedor dianteiro do opala na traseira da tracker, vou dar meu parecer:

    Como havia ficado muito alta a traseira em ambos os lados, estava medindo 16cm de distância entre a caixa de roda e o pneu 235x70x16 e roda original, a meta era diminuir essa medida para uns 12cm pelo menos, medida da dianteira com lift de 2" e prox. a medida do outro carro tb com lift de 2". Ou seja, a meta eram 12cm!

    Comprei outros compressores de mola com haste mais grossa e parafusos maiores. A haste era muito comprida e acabei cortando as duas em uns 6cm. Tb "ajustei"/cortei as pontas prendedoras na mola pois há muitas posições dificultadas pelo fato desse gancho ter uns 5 cm. Já que a mola tem 13mm de diametro, deixei essa ponta de ganho com 2cm pra mola não escapulir. FACILITOU MUITO a brincadeira!

    Detalhe: dessa vez, com mais know-how da brincadeira, quase não fiquei apertando parafuso de compressor de mola. Coloquei o carro nos cavaletes, tirei os dois pneus e comprimi o eixo apertando as duas molas até que começaram a levantar o carro (cavaletes x longarinas). Assim coloquei os compressores de mola, dois em cada mola e apertei com a mão. Abaixando o macaco do eixo as molas comprimidas em 30cm (originalmente tem 41cm) saem muito facilmente.

    Seguem fotos da brincadeira:

    Posição da mola do opala antes do corte e 4 os calços originais dos amortecedores dianteiros do opala (3 reais cada):
    -mola-opala-antes-de-tirar-para-cortar.jpg -calcos-originais-superior-e-inferior-para-mola-dianteira-do-opala.jpg

    Corte de mola (inicialmente tirei 1,5voltas), batente superior, batente inferior e superior pressionados:
    -corte-de-1-5-voltas-da-base-da-mola-do-opala.jpg -calco-de-borracha-do-opala-na-base-superior-da-tracker.jpg -mola-apertando-calco-inferior.jpg -mola-apertando-calco-superior.jpg

    Comportamento da suspensão - grande curso de mola tanto na folga como pressionada = normal:
    -comportamento-da-mola-do-opala-com-1-5-voltas-menos-lado-alto.jpg -comportamento-da-mola-do-opala-com-1-5-voltas-menos-lado-baixo.jpg

    Comportamento do lado pressionado e raspagem de mola na base superior do carro:
    -comportamento-da-mola-do-opala-com-1-5-voltas-menos-lado-baixo-raspando.jpg -comportamento-da-mola-do-opala-com-1-5-voltas-menos-lado-baixo-detalhe-do-tipo-de-rangido.jpg

    Depois de testar o carro o barulho de raspagem apareceu e percebi que ambas as molas qdo muito pressionadas rangiam. Olhando sob o carro foi fácil perceber que o alinhamento superior não ficou bom e mesmo se montando a mola centralizada, como andar do carro ela pode se deslocar.

    A altura da caixa de roda até o pneu diminuiu dos dois lados de 16cm para 13cm. Mas tenho que considerar o batente de borracha inferior (+ aprox. 0,5cm) e a troca do batente superior (mais largo que o antigo do kadett :. + 0,5cm tb). Isso quer dizer que a mola cortada em 1,5 voltas atingiram os 12 cm de meta, mas os calços de borracha para melhorar os barulhos acrescentaram 1cm.

    Desmontei tudo de novo e tirei mais MEIA VOLTA, perfazendo de final um corte total em cada mola de 2 VOLTAS.

    Aproveitei e tentei montar os conjuntos de forma mais centralizada no batente superior. Para isso coloquei os batentes de borracha originais superiores (que ficam acomodados numa casamata e não influenciam quase nada na altura) para usar o corpo do centro para encaixar no batente do opala mais largo. Persiste uma pequena folga mas não muito significante.

    Dessa forma a altura total ficou em 12,5cm da cx de roda até o pneu. O funcionamento das molas está igual e o rangido melhorou 95%. Ainda persiste um pouco que acontece qdo a mola comprimida raspa na parte de trás do batente superior do carro, já que o topo dessa mola não é afinalado como a original. Ou seja, não vejo possibilidade de eliminar esse ruído com essa mola de diâmetro igual em todo seu curso. O calço de borracha melhor superior da mola do opala centralizou tão bem a mola no batente superior do carro que agora a mola encosta de fundo e range.

    É um rangido leve e acho q um pouco de GRAXA pode eliminar (ainda não coloquei), já que uma mangueira na mola só iria alargar o fio piorar a posição da mola e a médio prazo rasgar.

    RESUMINDO: apesar de caberem de certa forma e demandar diversos ajustes, as molas do opala deixam a desejar na questão do encaixe do batente superior, mesmo usando calços mais interessantes.

    Acho que o caminho de fabricar uma mola com a mescla das características dessas molas. Calculei algo conforme a sugestão do Arildo e considerando essas experiências nas seguintes medidas:

    Mola a se fabricar:
    - Altura: 37cm
    - Diametro 1o. elo: externo 8,9cm / interno 6,2cm
    - Diametro demais elos: externo 10,6cm / interno 7,9cm
    - Largura do fio: 13,5mm
    - Numero de voltas (anéis/elos): 10,5

    Arildo, se passar essas medidas pro seu contato na fábrica de molas, quanto será que sairia?
    4X4 Brasil
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #729
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Agora o Sr' chegou na conclusão do meu pensamento, por isso perseguia uma solução definitiva para a maioria dos usuário não precisar passar por este martírio e chegar como vc nos 95% e sobrar aqueles 5% vagabundo que tira o sono, assim como a dianteira ou poe calço ou mola do v6/diesel que fica um cabrito se não tiver guincho e para-choque de ferro pra amenizar a dureza, mas tinha dado uma desencanada, pois parecia ser o único lobo desgarrado com ideia adversa, nem liguei mais pro fabricante, lhe adianto que uma encomenda de 01 par de molas é demorada (média 60 dias), imagina que tem que parar, mudar ferramental, matrizes pra fabricar miseras 02 molas, isso gera um custo maior que uma produção em série, o pedido minimo deles pra desenvolver uma mola é de 10 pares, convenci-os a fazer um par pra teste, creio que nessas medias vai ficar 80,00/100,00 cada peça na industria, preço normal em media de uma mola nova no mercado, se houvesse demanda poderia reduzir o preço e alguém de SP poderia comprar/revender/distribuir com algum lucro, por isso estava tentando chegar em um meio termo das medidas que atendesse a maioria, fiz o calculo na minha caxola mirrabolante imaginatoria de picão agrícola com uns 10% a mais de sobra no primeiro par pra permitir ajuste/corte se necessário, estou bem atarefado e como parecia não haver mais interessados nem incomodei mais o pessoal da fabrica.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #730
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Assim que possível vou retomar o contato com a fabrica, nos mantenha a par e também me confirme se quiser as molas novas, em ultimo caso o pessoal usa esse calços de forma diferente, como tinha lhe dito antes, o que colocou em cima vai em baixo, em cima vai os 02 um dentro do outro, mas se quiser resolver definitivamente como eu e o LFC falamos antes, precisa gastar mais uma boa grana em um par calço sob medida em cima.




    Podem ser mais finos pra não pegar tanto na base, ou assim,
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #731
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    VGP/SP
    Idade
    49
    Posts
    2,574
    Agradecimentos: 102
    kkkk boa Arildo,

    Mas não é martírio não.. cansa um pouco brincar no carro mas é uma diversão..

    A dianteira realmente acho mais complicado pois tendo a opinião que deveria ser uma mola meio termo em dureza, para tanto o usuário com parachoques de aço ou não. Essa vai ser difícil.

    Sobre o custo de produção de um par teste traseiro acho bastante interessante. Mas esperamos por adeptos é um caminho complicado. Pedi para contatos trackerianos de grupo de celular entrar aqui e que se interessados se manifestem para fazermos número frente ao fabricante. Mas numero com reais intenções, né galera?

    Se quiser podemos rachar o custo desse par teste e testo aqui em sp, onde vou buscar essas molas nesse prazo longo de ate 60 dias. Ficando bom ou te mando ou eles fazem outro par. Mas isso inicialmente na questão traseira ainda. A dianteira eu ainda preciso comprar o par dos amortecedores kyb, então vai demorar e um test drive no fabricante com uma coisa mais simples seria bem vinda.

    Sobre pegar e revender em SP acho muito improvável, já que na RC4x4 haviam muitos pares a venda novas paradas.. só quem tiver real interesse e se deparou com esse impasse é que compraria. As cegas, nem todo mundo percebe isso tudo que estamos discutindo. Por isso detalho bem, pra facilitar o entendimento e parcerias.

    Sobre os CALÇOS meu amigo, de ferro ou nylon, apesar de serem plug an play, altura reversível, etc, eu acho q para a Tracker (totalmente diferente da GV no quesito suspensão) q tem uma suspensão mais ajustável e interessante para maior curso, não gosto da idéia de limitação de curso. Veja nas fotos dos meus pneus o nivel de curso que uma mola sem calço proporciona. melhora muito o atrito, mesmo pra quem não vai fazer trilha ou passeio mais compleso. A idéia da mola mantem o calço de borracha superior apenas original.

    Sobre detalhes adicionais do comportamento das molas eu reporto sim!!

    Tenho interesse no par traseiro, como disse, posso testar aqui ou vc testa ai, mas ai o frete mata.. posso passar um dia passeando em guarulhos com a dona da pensão e tá td bem. kkkk

    Agora sobre as medidas que passei, o q achou?

    O fio, td bem , 13,5 de opala mais grosso pra não ficar mole a traseira, confere?

    os diametros do primeiro elo e dos demais tb ok para imitar as dimensões de tamanho da mola original.


    Agora o que pega são a qtdade de voltas e a altura.

    A mola do opala e a original tem 8cm aprox. de diferença de altura. Considerando o esmagamento de um material com fio mais grosso, e desconsiderando a altura dos diversos calços de borracha q usei, cheguei em 37cm de altura. Isso considerando paralelamente o numero de voltas com certa folga para possivel mas não provável corte de meia volta caso seja necessário.

    Essas medidas estão diferentes das que sugeriu a um tempo atras.

    Vc as homologue por favor? kkk

    [ ]s
    GVIII 10 3.2 AT 4x4 Lift 2", Maxxis At 255/60/18

  • #732
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Alem da diversão, diria que é uma terapia, mas nem todos compartilham deste pensamento, o pessoal da industria se move a passos lentos pouco motivados pelo trabalho/retorno neste caso mas quando posso vou cutucando como formiga no calcanhar de um tiranossauro, as ultimas fotos dos calços são somente pra centralizar a mola do opala, como ficou o a capacidade de carga/conforto/estabilidade agora?

    Muitas coisas influenciam realmente, como as molas que esta usando já estão ''amaciadas'' pois eram usadas e foram apenas repintadas, uma mola nova vai ter comportamento inicial ligeiramente diferente, e com tempo vai assentar em menos 1 ou 2 cm, até a posição que terminam as pontas encontradas/desencontradas influenciam no comportamento, assim como se mantermos as mesma altura da mola mas com menos espiras ela fica mais dura, se manter a altura e aumentar as espirras ela fica mais macia.

    Joguei uma sobra naquelas medidas na ideia de ajustar se precisar, creio que o minimo seria 10,5 voltas e 37 cm seria o minimo depois dela assentada, pois se ela fica folgada quando a suspensão abre, a mola acaba por ''mastigar'' o apoio de borracha assim como aconteceu com seus calços originais, se fosse aproximar ao máximo, diria que 10,3/4 de espiras e 39 cm, pra depois que ceder chegue próximo aos 37 cm, espessura 13,5, pois 12,7 acho pouco e 14,3 muito.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Preparando uma V6 - Aos poucos...
      Por Guilherme A. Araújo no fórum Ford
      Respostas: 98
      Última resposta: 15/08/2013, 09:32
    2. Compro 4 x 4 a DIESEL na casa dos R$ 20000,00 e poucos
      Por Rodolfo Caldeira no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 29
      Última resposta: 17/01/2012, 13:37
    3. Como melhorar o som no seu carro em poucos passos!!
      Por samukanvas no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2
      Última resposta: 14/08/2009, 00:25
    4. QUERO COMEÇAR NUM 4x4...
      Por RBETTIN no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 0
      Última resposta: 06/02/2008, 01:55

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade