Valeu Barros!!
Versão Imprimível
Pessoal, ainda sou novato aqui no forum, porém lí uma boa notícia e segue abaixo. Talvez deveria ser publicada em outro "tópico", para que os demais participantes possam tomar conhecimento. Caso alguém possa fazer isso, agradeço !
Bom final de semana a todos !
MPF-MG pede suspensão do aumento do percentual de álcool na gasolina
Recomendação encaminhada ao MME adverte que a alteração do percentual de 25% para 27% só pode ocorrer se ficar provado que não haverá danos aos automóveis.
MPF-MG pede suspensão do aumento do percentual de álcool na gasolina
Recomendação encaminhada ao MME adverte que a alteração do percentual de 25% para 27% só pode ocorrer se ficar provado que não haverá danos aos automóveis
postado em 18/03/2015 14:53 / atualizado em 18/03/2015 16:42
Estado de Minas
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia que somente permita alteração no percentual de etanol na gasolina, dos atuais 25 para 27%, caso os testes que estão sendo conduzidos pelo próprio MME concluam, de forma cabal, que tal aumento não danificará os automóveis movidos a gasolina, com eventuais prejuízos aos seus proprietários. Caso o aumento já tenha ocorrido, o MPF pede que ele seja suspenso imediatamente até a conclusão dos testes.
O aumento do percentual de álcool na gasolina pode afetar os veículos, especialmente os modelos mais antigos. Além disso, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a medida não traria grandes benefícios ambientais, já que, “se por um lado ocorre a diminuição do monóxido de carbono, por outro aumenta a emissão de aldeídos”.
Também a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetes, Bicicletas e similares (Abraciclo) manifestou-se dizendo ser necessário realizar testes para detectar eventual desgaste de peças e componentes das motocicletas em função do uso maior do etanol na mistura.
“É evidente que estamos falando de possibilidades. Mas a legislação brasileira também é clara no sentido de que o consumidor tem direito a informações claras e completas sobre o produto que irá adquirir. Ou seja, sem o resultado dos testes para detectar possíveis efeitos sobre os componentes dos veículos, resultantes do aumento da quantidade de álcool na gasolina, não se poderia colocar tal mistura à venda”, afirma o procurador da República Fernando Almeida Martins, autor da recomendação.
Ele lembra também que “o artigo 39, IV, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) considera prática abusiva o fornecedor aproveitar-se da fraqueza ou ignorância do consumidor para impingir-lhe seus produtos ou serviços, que é exatamente o que pode vir a ocorrer ou já está ocorrendo nesse tipo de situação”.
Outras regras do CDC citadas pelo MPF são as contidas no artigo 6º, II, segundo o qual é direito básico do consumidor “o acesso a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”, e no artigo 37, § 1º, que define como publicidade enganosa “qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário,inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedade, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços’.
De acordo com o procurador Fernando Martins, “além dos direitos dos consumidores, na prática, a recomendação visa defender o próprio patrimônio público. Imagine se, após a colocação do produto no mercado, os testes venham a concluir que a mistura tem potencial para causar danos aos veículos. A União ficaria sujeita a inúmeras ações de ressarcimento, o que pode ser definitivamente evitado se o Ministério das Minas e Energia aguardar a conclusão dos testes”. A Secretaria Executiva do MME terá prazo de 10 dias para informar o acatamento da recomendação.
Moçada,
Eu passei por problema semelhante qdo troquei os pneus originais pelos BF/AT 275x75 R15. A loja que troquei os pneus fez o balanceamento rotineiro e me largou para rodar. Em certas velocidades próximo 80 km/h a coisa vibrava demais. Desconfiei do balanceamento e levei o carro num borracheiro que sabia ter uma máquina de maior precisão para balancear. Observei que o cuidado e o tempo para fazer o balanceamento aumentaram bastante. Resultado: ZERO VIBRAÇÃO!! A viatura toda roda lisinho em qualquer velocidade.
Aconselho buscar um bom e cuidadoso profissional para o balanceamento. Simples assim!!
Abs
Estava contando os dias pra pegar meu Jimny mas por 61000 o 4All não dá :(
Pessoal boa noite!
Já venho lendo os fóruns aqui da 4x4 brasil há algum tempo e agradeço todos os bons comentários que me ajudaram a optar pelo meu primeiro 4x4, o JIMNY. Preciso de um ajuda, estou com dois negócios em vista, os dois são 4sport, um é 2012 (japa) e o outro é 2015 (nacional). Há alguma vantagem do japa (no caso 2012) em relação ao nacional (2015)? Outro ponto que gostaria de perguntar é se todos os modelos 4sport saem de fábrica com snorkel, pois o 2012 que estou negociando não tem, vejam: http://www.webmotors.com.br/comprar/.../2012/13506494. Me ajudem nessa ai que quero ver se fecho com um dos dois amanhã. Obrigado e até breve!
Jakson... existem algumas diferenças em relação ao acabamento, mas nada estrutural... me parece que o Snorkel era opcional em alguns anos...
manda também o link do 2015, fica complicado analisar o carro apenas pelo anúncio, mas alguns detalhes dá para perceber, no caso desse 2012 ele parece estar usando pneus remold, que não são bons para rodar no dia a dia, não que seja impossível utiliza-los, mas já tive um jogo de pneu com esse mesmo desenho em um Vitara e no uso urbano o pneu era bem ruim, ruidoso, pesado e não davam muito balanceamento. Outra coisa, parece que o banco do passageiro está meio rasgado / desgastado no parte de trás, o que pode ser coisa de dono meio desleixado, tendo em vista a Km do carro. De qualquer forma, como disse, são apenas impressões vendo as fotos... Dá uma olhada mais criteriosa e análise qual será o melhor custo / benefício para você, já que o 2015 terá um custo mais elevado, porém é mais novo e ainda na garantia.
abs!
[QUOTE=Jacksonjf; Há alguma vantagem do japa (no caso 2012) em relação ao nacional (2015)? [/QUOTE]
Na minha opinião o Japonês é um pouco melhor no que diz respeito às peças que são feitas aqui, por exemplo, o volante do japonês é bem mais macio do que o do brasileiro.
Já o brasileiro tem airbag e ABS, e os japoneses que vieram para cá não.
No principal, motor e transmissão (vem prontos do Japão), são iguais.
Jorgeffn e osmangioia, obrigado pelo retorno.
jorgeffn segue o link do 2015: http://mg.olx.com.br/regiao-de-juiz-...&xtnp=1&xtcr=1
O problema de avaliar esse 2012 e que está um pouco longe de JF, ele está em vitória-es. Estou avaliando a possibilidade de ir lá, mas e chão pra perder viagem. Achei estranho não vim com snorkel. Abs!
Jackson, realmente o 2015 está bem novo... é uma compra bem mais segura, sem contar a distância, agora tem a questão da grana né... a diferença é considerável... Mas isso vai também do que você está disposto a pagar..
achei esse outro aí na região também... http://mg.olx.com.br/regiao-de-juiz-...jimny-69425978 chegou a olhar ele?
abs!!
Prezado,
Comprei recentemente o meu JIMNY 4ALL 2015 e também estou querendo comprar o APOIO DE BRAÇO da ARTEFACTUM, porém estou com a mesma dúvida. Qual cor comprar que combine melhor com a cor do console onde ele vai ser fixado, bem como, se compro em couro, courvim ou em tecido..
Quem puder me ajudar eu agradeço.
Abs
Eu comprei esse apoio de braço da Artefactum em couro na cor cinza para o meu Jimny. Só que sua tonalidade de cinza é mais clara que a do console e dos revestimentos internos do carro. Acho que a cor preta teria combinado mais com o interior e os bancos do meu Jimny. Apesar disso, gostei do produto, que é bem acabado, muito prático e de fácil instalação.