x
Convex Datacenter
Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 72
  • #49
    Usuário
    Entrada
    07/11/2012
    Local
    Queimados/RJ
    Idade
    32
    Posts
    134
    Agradecimentos: 0



    aí galera uma foto que tirei dele em Villatur, Saquarema- RJ
    Suzuki Vitara JLX Metal 1994-2012-11-17-21.13.18gg.jpg

  • #50
    Usuário Avatar de LFC
    Entrada
    22/08/2005
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    60
    Posts
    1,119
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por aryrj Ver Post
    LFC, me tira uma dúvida aqui. No caso do reservatório de expanção, qdo há aumento do volume (além do máx) significa que com o aumento de temperatura em um dado momento do sistema, a tampa (valvula) abriu corretamente. Quando a pressão diminui (temp), o certo seria o líquido retornar do reservatório para o radiador, correto? Ou estou falando besteira?

    Muito bem. Mas e quando não há retorno?

    Ex.: Quando pego transito pesado, dia quente, a temperatura no painel fica dentro do normal; no entanto, qdo verifico, a água do reservatorio está uns dois dedos acima do máx e a água do radiador baixou os mesmos dois dedos. Se tiro o reservatório e retorno manualmente ao nível máx. dele, colocando de volta no radiador, vejo vejo que o volume é exatamente o mesmo.
    O que me parece é que o sistema está funcionando corretamente, mas não há retorno do reservatório para o radiador.
    Imaginando que o certo seria o retorno por diferença de pressão, algo de errado deve estar acontecendo.
    O que poderia ser isso? Uma perda de pressão em algum ponto do sistema?
    O correto é manter o líquido do reservatório no máx ou entre o mínimo e o máx?
    Espero que tenha entendido.
    Acho que vc está correto. Eu acho que o nível deveria voltar ao normal. Experimente ver se a água volta depois de vc ligar o carro. Não sei o que pode ser, mas eventualmente a válvula termostática pode estar com um funcionamento anormal. Confesso quenão entendo bem como esse sistema funciona, mas no meu carro não noto diferença de volume no vaso de expansão (verdade que raramente ando em trânsito pesado). Eu uso a água no nível máximo.
    Abs,
    LFC

  • #51
    Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Posts
    961
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por LFC Ver Post
    Acho que vc está correto. Eu acho que o nível deveria voltar ao normal. Experimente ver se a água volta depois de vc ligar o carro. Não sei o que pode ser, mas eventualmente a válvula termostática pode estar com um funcionamento anormal. Confesso quenão entendo bem como esse sistema funciona, mas no meu carro não noto diferença de volume no vaso de expansão (verdade que raramente ando em trânsito pesado). Eu uso a água no nível máximo.
    Abs,
    LFC
    De qq forma, parei a viatura hoje para regulagem de um tucho que está batendo. Tb ando desconfiado de um daqueles sêlos laterais do bloco: acho que está suando um pouco de líquido de arrefecimento. Talvez por ali esteja alivindo a pressão o que impede o retorno do reservatório. Sei lá... eu também não consigo entender esse sistema " meio aberto, meio fechado " do vitara... Gostaria até que quem entende desse uma explicação a respeito...

    Qdo voltar, vou tirar a mangueira que sai do reservatório para o tanque e dar uma sugada, imitando a pressão, pra ver se está funcionando. Se não estiver o problema pode ser a tampa do reservatório... tampa do radiador e termostática são novíssimos. Se for a tampa do reservatório, aí tô lascado! Não faço a menor idéia de onde conseguir uma nova!!!
    4X4 Brasil
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

  • #52
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    "Muito bem. Mas e quando não há retorno?"

    Xiiiiiiii....

    Diagnóstico: pressão dos cilindros no sistema de arrefecimento. Pode ser confirmada se a mangueira de retorno (mangueira grossa que sai do motor e entra na parte superior do radiador, próximo ao bocal) estiver "estufada" (com pressão elevada) depois de andar com o carro até a temperatura estabilizar. Se isso acontecer, não tem jeito: no mínimo retífica da parte alta do motor (cabeçote; e na retífica tem que pedir o nivelamento do mesmo, pois é quase certo que houve empenamento). No mínimo, pois é comum necessitar da retífica completa.
    Este é o grande mal dos motores da Suzuki: se ferver, vai para a retífica.
    []s.

    Citação Postado originalmente por aryrj Ver Post
    LFC, me tira uma dúvida aqui. No caso do reservatório de expanção, qdo há aumento do volume (além do máx) significa que com o aumento de temperatura em um dado momento do sistema, a tampa (valvula) abriu corretamente. Quando a pressão diminui (temp), o certo seria o líquido retornar do reservatório para o radiador, correto? Ou estou falando besteira?

    Muito bem. Mas e quando não há retorno?

    Ex.: Quando pego transito pesado, dia quente, a temperatura no painel fica dentro do normal; no entanto, qdo verifico, a água do reservatorio está uns dois dedos acima do máx e a água do radiador baixou os mesmos dois dedos. Se tiro o reservatório e retorno manualmente ao nível máx. dele, colocando de volta no radiador, vejo vejo que o volume é exatamente o mesmo.
    O que me parece é que o sistema está funcionando corretamente, mas não há retorno do reservatório para o radiador.
    Imaginando que o certo seria o retorno por diferença de pressão, algo de errado deve estar acontecendo.
    O que poderia ser isso? Uma perda de pressão em algum ponto do sistema?
    O correto é manter o líquido do reservatório no máx ou entre o mínimo e o máx?
    Espero que tenha entendido.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #53
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Olá.

    Se você trocou a válvula termostática, a tampa do radiador, fez exatamente o que eu fiz. Mas tive de fazer retífica (no meu caso, completa) do motor. Estes componentes não dão defeito facilmente.
    Se houver pressão das válvulas vazando pelo tucho, esta não irá para o sistema de arrefecimento. Não acho que seja este o problema, infelizmente...
    []s.


    Citação Postado originalmente por aryrj Ver Post
    De qq forma, parei a viatura hoje para regulagem de um tucho que está batendo. Tb ando desconfiado de um daqueles sêlos laterais do bloco: acho que está suando um pouco de líquido de arrefecimento. Talvez por ali esteja alivindo a pressão o que impede o retorno do reservatório. Sei lá... eu também não consigo entender esse sistema " meio aberto, meio fechado " do vitara... Gostaria até que quem entende desse uma explicação a respeito...

    Qdo voltar, vou tirar a mangueira que sai do reservatório para o tanque e dar uma sugada, imitando a pressão, pra ver se está funcionando. Se não estiver o problema pode ser a tampa do reservatório... tampa do radiador e termostática são novíssimos. Se for a tampa do reservatório, aí tô lascado! Não faço a menor idéia de onde conseguir uma nova!!!
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #54
    Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Posts
    961
    Agradecimentos: 0
    Não houve superaquecimento algum.

    Nem sequer o mais leve borbulhamento so reservatório. Também nunca houve estufamento em mangueira alguma, bem como não há nenhum vazamento de líquido de arrefecimento.

    Não há perda alguma de potência e nem elevação do nível de óleo na vareta do carter; nenhuma borra de cor diferente na tampa de óleo. (03 eventos clássicos de cabeçotes empenados e/ou junta dando passagem)

    Explicando: o nível de água do sistema não diminui; o que ocorre é o não retorno do escesso que vai para o reservatório, vindo do radiador, por conta do aumento de pressão; por isso desconfio da tampa do reservatorio.

    E quando a mangueira estufa é sinal de travamento da tampa do radiador, que quando fecha, impede o líquido, sob muita pressão, de ir para o reservatório e em seguida , para o ladrão.

    E sem considerar que esse motor tem 3500 km rodados e controlados por relógios bem na frente do meu nariz.
    4X4 Brasil
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

  • #55
    Usuário
    Entrada
    07/11/2012
    Local
    Queimados/RJ
    Idade
    32
    Posts
    134
    Agradecimentos: 0
    galera, hoje verifiquei o meu radiador e ele está com pouca água e esse tanque menor também está, e eu coloquei água semana passada, o nível do óleo está baixo, mas não há vazamento algum, vou mandar para a revisão geral bem minuciosa amanhã, eles vão limpar o radiador acho que vai resolver a questão da água e do aquecimento, já o óleo não sei.

    tem um outro compartimento de óleo que fica preso no radiador, o que é? ele também está no minimo.
    ________________________________________
    Suzuki Vitara 1.6 8v Metal 1994 S1" - Voodoo Child
    Mitsubish TR4R 2.0 2006 - Serara

  • #56
    Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Posts
    961
    Agradecimentos: 0
    Deve ser o óleo da cx de direção.
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

  • #57
    Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Posts
    961
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Olá.

    Se você trocou a válvula termostática, a tampa do radiador, fez exatamente o que eu fiz. Mas tive de fazer retífica (no meu caso, completa) do motor. Estes componentes não dão defeito facilmente.
    Se houver pressão das válvulas vazando pelo tucho, esta não irá para o sistema de arrefecimento. Não acho que seja este o problema, infelizmente...
    []s.
    Não ache que naõ é... não é mesmo.
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

  • #58
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Olá.

    Tomara que você esteja certo. Nunca é bom ter de abrir o motor. Mas se está havendo fuga de pressão dos cilindros para o sistema de arrefecimento, ai não tem muita alternativa. E, numa situação de fuga de pressão, nem sempre há contaminação do óleo. O que ocorreu comigo foi uma micro fissura na junta do cabeçote. Não contaminava o óleo, mas gerava pressão no sistema de arrefecimento. A água ia para o vaso de expansão e não voltava para o radiador. Resultado: o motor trabalhava numa temperatura mais alta que a recomendada. Não fervia e nem o marcador de temperatura apontava para o final da escala. Porém, fazia barulho quando a água ia para o vaso de expansão depois do carro parado. No meu caso, foi o suficiente para gerar uma retífica.
    É claro, foi um problema que foi se agravando, pois não o identifiquei corretamente e a tempo. Chegou ao ponto da pressão ser tanta que estourou uma mangueira do circuito de água. Ai, a junta de cabeçote já havia "ido para o espaço".
    O mecânico que levei o carro disse que era comum os motores da Suzuki apresentarem problemas deste tipo. Muitas vezes segundo ele, para evitar de aplainar o cabeçote (que costuma empenar se houver um aquecimento maior do motor), alguns "mecânicos" colocam duas ou mais juntas. Esta "gambiarra" torna o motor uma "bomba relógio". Com o tempo pode haver vazamento de pressão para o radiador, mesmo sem que o carro tenha sofrido um superaquecimento. Em outra palavras, uma manutenção mal feita por um proprietário anterior pode gerar um problema sem que haja uma razão evidente aparente.
    Foi exatamente o que aconteceu comigo.
    E, sinceramente, torço para que não seja este o problema do seu carro. De qualquer forma, fica o alerta: cuidado com o sistema de arrefecimento da Suzuki. O prejuízo pode ser grande.
    []s.

    Citação Postado originalmente por aryrj Ver Post
    Não ache que naõ é... não é mesmo.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #59
    Usuário Avatar de roberson.rs
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    Gravataí/
    Idade
    43
    Posts
    91
    Agradecimentos: 0
    Ae Tche;com o porta malas o vitarinha tem sim, é pequeno mas tem, se recuar os bancos fica um um porta malas maior, digamos de uns 200 a 250 litros. Todos vitaras são completos, com exceção dos que não tem o ar ou a direção funcionando. Cuide muito da parte mecânica e lataria, verifica também se não existe muitas adaptações.

  • #60
    Usuário Avatar de aryrj
    Entrada
    04/02/2011
    Local
    RJ/RJ
    Posts
    961
    Agradecimentos: 0
    Após a troca do selo danificado do bloco, o problema do retorno foi resolvido.

    Era apenas perda de pressão.

    CQD.
    4X4 Brasil
    Vitara 1,6 8v-"Pequeno&Abusado"
    Susp+2"(Fabil)|Dif. rebaixado(RC4X4)|Amort.Doestch-Tech(X)|Papabarro Genius 235/75-15|PX Cobra 19DXIII

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 7
      Última resposta: 18/08/2017, 12:21
    2. VENDO SUZUKI VITARA 4X4 JLXi 8v 2p 1994
      Por joab no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 18/03/2012, 20:22
    3. Vitara JLXI Metal Top 1994 Branco
      Por thiago.giberti no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 19
      Última resposta: 14/11/2011, 21:57
    4. Venda de Suzuki Vitara 1994 Metal Top
      Por marcelo.giovanini no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 0
      Última resposta: 22/10/2008, 22:44
    5. Respostas: 1
      Última resposta: 29/03/2004, 18:54

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade