x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 68
  • #1
    Usuário Avatar de rbrunato
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    650
    Agradecimentos: 0

    Funcionamento da Roda Livre




    Pessoal,
    Desculpem-me a absurda ignorância, mas preciso sabver uma coisa?
    O que são e como EXATAMENTE funcionam as tais RODAS LIVRES?
    Já a algum tempo venho perguntando para várias pessoas e sempre acabam me enrolando e quando vejo já estão falando sobre outras coisas.
    É uma dúvida que tenho e que pelo que tenho visto não é só minha.

  • #2
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    ** TENTANDO EXPLICAR SIMPLIFICADO PARA NAUM COMPLICAR **

    Seria mais fácil entender se vc olhasse uma aberta (retirada da roda)... mas vou tentar te esclarecer....

    A alavanca de transferência não aciona as rodas livres ... ela só faz girar o diferencial dianteiro... se sua roda livre for automática (deve ser pois tua viatutra é um vitara) o giro do diferencial é que vai travar o cubo dianteiro no eixo através da roda livre.... naum é exatamente assim, mas tente imaginar um sistema tipo uma catraca com molas... se girar num sentido trava... se for puxado pra trás com a ponta de eixo que vem do diferencial parada, solta.... (até eu to me enrolando pra explicar o que tem dentro daquele "trócio"...)

    Bixo, sinceramente, se vc naum sabe como funciona é porque provavelmente nunca abriu as suas para trocar a graxa .... isso sim é que é um problema ....olhando as "COISA" é bem facinho de entender como elas funcionam...
    Meu conselho:
    Pegue uma Chave Allen, 01 litro de diesel e 1Kg Graxa de primeira e manda brasa.... tira a graxa velha, limpa tudo com diesel, e enche de graxa de novo...
    o único cuidado é encaixar uma orelhinha que tem na arroela mais externa no seu devido lugar e apertar bem... 8) é Molezumbas...

    Vc vai fazer um bem danado pra sua viatura e de quebra vai entender como funciona....

    []s sem conseguir explicar direito...

  • #3
    A grande maioria dos jipes possui tração nas quatro rodas desengatável, ou seja, ela pode ser desconectada quando seu uso não for necessário. No início mesmo com o desengate, alguns componentes da transmissão dianteira continuavam em movimento, gerando desgaste de material e consumo excessivo de combustível. Para solucionar esse problema surgiu na década de 50, um equipamento chamado roda livre, que permite que o eixo dianteiro seja completamente desconectado, bastando, nos modelos equipados com rodas livres manuais, acionar as posições free (4x2) ou lock (4x4) na própria roda antes de escolher a forma de tração da alavanca.

    Em jipes com rodas livres automáticas, basta posicionar a alavanca de tração que o ajuste da roda é imediato. Existem veículos que possuem tração 4x4 integral, caso dos Nivas e da família Land Rover. Isso significa que rodam o tempo todo com tração nas quatro rodas.
    Para compensar o desgaste que seria causado pelas diferentes rotações em cada roda, principalmente quando se anda no asfalto, esses modelos possuem um terceiro diferencial instalado na parte inferior central do carro denominado de Diferencial Central. Não é possível comparar os sistemas de tração 4x4 engatável e 4x4 integral quando se fala em performance off-road. São apenas sistemas diferentes.

    Diferencial

    Diferencial pode ser descrito como um mecanismo que controla a diferença entre o número de voltas dadas pelas rodas de um mesmo eixo durante um determinado percurso. Pode parecer estranho mas nem sempre as ruas rodas de um mesmo eixo irão percorrer a mesma distância. É fácil entender isso quando se observa um carro realizando uma curva. É claro que as rodas externas irão girar mais vezes que as da parte interna, pois o chamado lado de fora dessa curva implica em uma distância maior a ser percorrida pela roda. Se as mesmas fossem montadas em um conjunto fixo, a roda que estivesse dando menos voltas tenderia a patinar ou ainda, dependendo da situação o eixo poderia até estourar. O diferencial surgiu para compensar essa diferença de rodagem. Se o diferencial é uma grande vantagem em terrenos secos, na lama atrapalha. Quando uma das rodas perder tração na lama, ela acaba puxando para si toda a força do eixo, inutilizando o trabalho da roda que poderia tirar o carro de um atoleiro ou outra situação difícil. Para evitar esse problema existe um sistema chamado bloqueio de diferencial ou diferencial auto blocante, que bloqueia parcial ou totalmente o eixo.

    Espero ter ajudado !

    O texto completo esta no site: www.camaradasdoniva.com.br/dicas/niva/tracao.htm

    Abraço

  • #4
    Usuário Avatar de rbrunato
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    650
    Agradecimentos: 0
    Putz, num to entendendo nada!
    kkkkkkkk

  • #5
    Putz, num to entendendo nada!
    kkkkkkkk

    Estes caras estão tentando te enrolar

    e estão conseguindo me confundir

    Lembre-se que nem todos aqui tem noções basicas de mecanica

    Infelizmente com meus poucos conhecimentos, não vou conseguir ajudar muito

    mas tenho certeza que tem muita gente aqui que pode ajudar, vamos aguardar
    Guilherme Bomfim
    Belo Horizonte/MG - glbomfim@gmail.com
    Novo Troller T4 4X4 - 17/17 - Preto

  • #6
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por rbrunato
    Putz, num to entendendo nada!
    kkkkkkkk

    Pra poder tentar te ajudar, preciso que vc me responda :

    O que vc exatamente quer saber ?
    Como é o funcionamento de uma roda livre ? Isso já explicaram.

    Ou vc quer saber pra que serve uma roda livre ?Qual é a função de uma RL ?

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #7
    Usuário Avatar de rbrunato
    Entrada
    07/06/2005
    Local
    sao jose dos campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    650
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sergio Rocha
    Citação Postado originalmente por rbrunato
    Putz, num to entendendo nada!
    kkkkkkkk

    Pra poder tentar te ajudar, preciso que vc me responda :

    O que vc exatamente quer saber ?
    Como é o funcionamento de uma roda livre ? Isso já explicaram.

    Ou vc quer saber pra que serve uma roda livre ?Qual é a função de uma RL ?

    []'
    Ambas as coisas.
    Pela explicação de como é o funcionamento me pareceu que nada mais é do que a tração 4x4. Mas se fosse apenas isso, então o cambio no interior do carro perderia a função.
    Por exemplo...
    Sempre pensei que a roda livre fosse importante para o carro quando um dos pneus saem do chao, aí a tração seria enviada para aquela que está no chão (ao contrário do que aconteceria em um carro normal).
    Mas neste caso, porque o carro fica travado quando leva um "X"?
    Putz, até eu estou me complicando para tentar explicar o que estou querendo saber.

  • #8
    Usuário Avatar de JOSE CANDIDO
    Entrada
    10/06/2005
    Local
    Porto Alegre / Belo Horizonte/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,246
    Agradecimentos: 2
    CAROS COLEGAS ANALFABETOS DE RODA LIVRE, ASSIM COMO EU ERA ATE POUCOS DIAS ATRAS .... CACACC

    BOM, JA QUE NOS TRES TEMOS VITARAS, VAMOS LA ..... VOU TENTAR FAZER MENOS CAGADA QUE A TURMA AI EM CIMA .....

    VAMOS COMEÇAR FALANDO DA TRACAO 4X4, PRA DEPOIS FALARMOS EM RODA LIVRE ....

    TEMOS NOSSA "MINI ALAVANCA DE CAMBIO" NOS VITARAS , QUE SELECIONA O 4X2 E 4X4 ... VAMOS COMECAR POR AQUI, SEM FALAR EM REDUZIDA ... VAMOS ESQUECER ELA ...

    BOM, NO 4X2, É CLARO: SÓ AS TRASEIRAS ESTAO FUNCIONANDO .....

    QUANDO LEVAMOS PRA FRENTE, PARA 4X4, ALGUM PINO, OU MECANISMO PARECIDO, FAZ COM QUE O GIRO DO MOTOR, QUE SO ESTAVA ACOPLADO NAS RODAS TRASEIRAS, ACOPLE TAMBEM NAS DIANTEIRAS .... PASSAMOS POIS, A TER 4X4 ...

    O SISTEMA É IGUAL, PRATICAMENTE, AO DA RODA TRASEIRA: TEMOS UM EIXO CARDÃ, QUE TRAS A FORCA DO MOTOR, QUE SE LIGA A UM DIFERENCIAL, E QUE LEVA A ROTACAO PARA AS RODAS . CERTO? ENTENDIDO ATE AQUI? ... O SISTEMA DO VITARA É UM POUQUINHO DIFERENTE, MAS NAO VOU ENTRAR NESTA QUESTAO ....

    COMO PERCEBEMOS, AS RODAS ESTAO "COLADAS"AO DIFERENCIAL .... E ESTE POR SUA VEZ, ESTA "COLADO"NO EXIO CARDA ... CERTO ??? SE POR ACASO, LEVANTARMOS NOSSO JIPINHO, E RODARMOS COM A MAO A RODA, CONCORDA QUE O DIFERENCIAL E O EIXO CARDA TAMBEM RODAM ?????

    POIS BEM, ERA EXATAMENTE ASSIM QUE ACONTECIA ANTIGAMENTE, ANTES DA RODA LIVRE!! ACONTECIA O SEGUINTE: MESMO EM 4X2, AO COLOCARMOS O JIPE EM MOVIMENTO, AS RODAS DA FRENTE, EMBORA SEM A FORCA DO MOTOR NELAS, RODAVAM, E , JA QUE ESTAVAM "COLADAS"NO DIFERENCIAL E NO CARDÃ, FAZIAM COM QUE TODOS ESSES MECANISMOS DE FERRO E ENGRENAGENS TAMBEM SE MOVIMENTASSEM .....

    IMAGINEM O DESPERDICIO DE FORÇA, ARRASTO, GASOLINA, E DESGASTE DAS PARTES ???

    POR ISSO, ALGUM GENIO INVENTOU UMA COISA: "TENHO QUE FAZER AS RODAS DA FRENTE FICAREM"LIVRES"" !!!! DAI, "RODA LIVRE"....

    NA FERDADE, ESSE TAL CARA ARRANJOU UM JEITO DE BOLAR UM TIPO DE TRAVA NAS RODAS DA FRENTE : SE ESTIVER TRAVADO, AS RODAS VAO SE "COLAR"NO DIFERENCIAL ... SE ESTIVER DESTRAVADO, AS RODAS GIRAM, MAS SEM FAZER GIRAR O DIFERENCIAL E AS OUTRAS PECAS ....

    SIMPLES NÉ ??? PRA NOS DOS VITARAS MAIS NOVOS É MAIS DIFICIL ENXERGAR, PORQUE NOSSA RODA LIVRE É AUTOMATICA !!! O QUE SERIA ISSO:

    VOCES JA VIRAM NAS TOYOTA HILUX, NOS TROLLER, E EM OUTROS JIPES, QUE QUANDO A GALERA VAO ENTRAR NA TERRA, ELES TEM QUE DESCER DO CARRO E GIRAR UMA BORBOLETINHA QUE TEM NA RODA DA FRENTE ??? REPAREM E VEJAM: AQUILO É O ACIONAMENTO DAS RODAS LIVRES DELES !!! SAO MANUAIS .... SE VC "FECHA"O SISTEMA, AS RODAS SE "COLAM" AO DIFERENCIAL ... SE VC ABRE O MECANISMO, AS RODAS LIBERAM O DIFERENCIAL ...

    FICOU MAIS FACIL???? PARA ELES, ELES MESMO TEM QUE ACIONAR O MECANISMO ...ALGUNS JIPES, COMO OS NOSSOS, PRA PRIVILEGIAR O CONFORTO, COLOCAM ESSE FECHAMENTO E "ABRIMENTO" AUTOMATICOS ...

    MAS, TEMOS QUE LEMBRAR: PRECISAMOS DAR MARCHA A RE PRA LIBERAR AS RODAS .....

    ESPERO TER AJUDADO ...

    QQ COISA, COMENTEM O PONTO EXATO ONDE NAO ENTENDERAM, PRA EU ESPECIFICAR MAIS ..

    ABS, CANDIDO ...

    DANDO UMA DE MECANICO EXPERT, MAS TAMBEM MEIO ANALFA .... HEHEHEEHH
    Pajero Full / Szk Grand Vitara

    POA-RS / BHTE-MG

  • #9
    Banido
    Entrada
    29/05/2005
    Idade
    48
    Posts
    660
    Agradecimentos: 2
    Quem quiser entender melhor o que postei acima sem sujar as mãos é só olhar a página abaixo e imaginar o funcionamento das peças quando acopladas....

    http://www.jipepar.com.br/roda-livre.htm

    Mas ainda acho que o mais legal é meter a mão na graxa mesmo....

    All,
    não confundam sentar nos ovos com centavos novos...
    Portanto, sem querer complicar mas já complicando... aí vão alguns esclarescimentos:

    A alavanca da Tcase só aciona o cardã que vai para o diferencial dianteiro com ou sem as engrenagens de redução em seu interior.... Quando desligamos o 4x4 só paralizamos a tração no cardã que vai para o diferencial dianteiro. Andando só para frente as rodas livres continuam travadas e o diferencial dianteiro continua girando sincronizado com o trazeiro empurado pelas rodas (por isso devemos usar pneus iguais na frente e atrás). Também é por este motivo que podemos reengatar o 4x4 com a viatura andando se não tivermos dado ré (nas rodas livres automáticas) ou desligado as rodas livres (no caso da manual).

    Roda livre é para travar o cubo da roda no semi-eixo do diferencial quando do uso do 4x4 e naum para soltar a roda no caso de um salto ou coisa parecida.... se a viatura estiver tracionada, uma das rodas pelo menos fica ligada e é por isso que quando a roda cai no chão acelerada costuma quebrar o diferencial dianteiro com a desaceleração bruca.....

    A menos que algum diferencial esteja blocado, seja LSD, tracção positiva etc... eles estão sempre com apenas uma das duas rodas puxando ou empurando... se as duas rodas puxassem/empurrassem, nunca poderiamos fazer curvas sem arrastar os pneus.... imaginem alguem rodando em circulos, quanto maior a roda, maior o trajeto, então em uma curva a roda externa anda um percurso maior que a interna, portanto uma delas não estará tracionada... Conclusão, para viaturas sem bloqueio, 4x2 na verdade é 4x1 e 4x4 na verdade é 4x2.

    Sempre estará tracionada a roda com menos peso em cada momento e quem "decide" isso é o diferencial...

    Querem testar? levantem uma roda da frente e uma de tras... a viatura naum vai sair do canto.....
    Tá com medo? de arrebentar tudo? então faça isso em um elevador com as 4 rodas no chão... tracione bote para girar em marcha lenta... depois segure gentilmente uma das rodas com a mão... vai ficar girando só a roda do outro lado em cada diferencial.... (É por isso que nois atola que só a po%%@)...

    []s

  • #10
    Todo Suzuki é equipado com sistema de tração tipo PART-TIME, cujo trem dianteiro (eixo e árvore) ficam parados quando a tração não está sendo utilizada. Nesta condição, somente o eixo traseiro traciona. As grandes vantagens deste sistema são: economia de combustível e melhor desempenho pois libera o motor de cargas adicionais, menor desgaste do conjunto. Basicamente, a tração é sempre comandada pelo usuário.

    Nos sistema de tração PART-TIME, a roda-livre tem um papel importantíssimo, pois são elas que permitem que em 2H (tração somente nas rodas-traseiras), o eixo dianteiro seja "desligado" da roda, e desta forma, o mesmo permanecerá parado, mesmo com o veículo em movimento.

    Abraços

  • #11
    muito interessante as explicações , entendi bastante ... valeu

  • #12
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    42
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Só um addendum, falaram para encher de graxa a roda livre! O certo é so umas poucas gotinhas de óleo, senao acaba piorando!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade