x
Convex Datacenter
Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 68
  • #25
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1



    Caros amigos!
    Não deixer de ler o tópico, e postarei algo que possa ser útil a vcs
    O funcionamento da RLA é simples, é igual bicicletas com "freio no pedal".
    a ponta de eixo, conecta com o "castelo" (parece uma estrela com 6 pontas CJ5);
    no "vão baixo", vai roletes de aço que ficam fixo por uma coroa (tipo rolamento cônico);
    esse conjunto fica dentro do "cubo da Roda Livre Automática" (aquele que aparece fora da roda"
    Bem, quando aciona a alavanca dentro do veículo, gira a ponta de eixo, onde desloca o castelo, fazendo os roletes subirem e travar no cubo.
    Portanto, só funciona tracionando, se tirar o pé do acelerado, o castelo recolhe os roletes e o veiculo, possa se dizer volta a "4x2". se girar o cardam com a mão, (quando esta 4x2 e, de preferencia desligado) dará algumas voltas até "travar"; mais se rodar o pneu, isso não acontecerá.
    Basicamente, a RLA é composta por três conjuntos supra citados, e não há segredo na sua manutenção, eu fiz, então vcs podem fazer sem problemas.
    Atte,
    Gentil Filho.

  • #26
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Em tempo!!!
    Existem:
    Roda Livre Automática - RLA - Esta é só engatar dentro do veículo.
    Roda LIvre Manual - RLM - Esta tem que pisar no barro (a mais confiavel-segura na descida).
    Roda Livre a Vácuo - RLC - só vi site da AVM, aciona a alavanca(4x2-4x4) e um comando elétrico dentro do veículo(suponho).
    Atte,
    Gentil Filho.

  • #27
    Usuário Avatar de Teo
    Entrada
    22/10/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    66
    Posts
    2,487
    Agradecimentos: 0
    Todo mundo explicou, todo mundo falou. Porém hoje engatei a Reduzida de meu Samurai, pra vencer uma subida muito ingreme. (estou com a embreagem patinando), e subi na boa, porém percebi que as rodas da frente estavam tracionando.
    Parei e fui verificar a tal Roda Livre, estava em Free.

    Pergunta, se estava em Free porque tracionou???

    Eu sempre acreditei que em Free, mesmo engatando o 4x4 não poderia tracionar, será que estou enganado?

    Agora na garagem, levantei a frente do carro e girei a roda da frente com as mãos, beleza totalmente livres. Entro no carro e engato 4x4 e rodas livres em free. Volto lá nas rodas e não gira. Porque

    []s

  • #28
    Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Idade
    52
    Posts
    10,354
    Agradecimento: 1
    Caro Teo!

    Bem pelo que explicou, quando em 4x2, levantando a frente do veículo, a roda gira livremente, quando em 4x4 não gira.

    Refaça o teste, coloque a alavanca em 4x2, gire a roda novamente, mais observe o cardam, pois este não poderá girar.

    Quando efetuou seu teste, a alavanca em 4x2 a roda girará livremente mesmo, pois não houve acoplamento na t-case, mais provavelmente as RL estavam acionadas.

    A sensação que não estavam engatas é porque quem girou livre foi o cardam, juntamente com o movimento da planetária.

    Se estiverem travadas as RL, terá um consumo de combustível maior pelo arrasto das peças do diferencial dianteiro que esta sendo usado sem necessidade.

    Espero ter sido claro.

    Abraços.

    Kim.

  • #29

    Neutro entre trações

    Ainda falando de roda livre / tração / engate e desengates automáticos, tenho uma duvida que é a seguinte:
    Alguem sabe me explicar para que serve o Neutro entre as trações 4L e 4H ? Tem alguma função já que o carro fica sem ação ? Acredito que deva ter pois quando se tira o pé da embreagem o carro permanece imovel. Qual seria a necessidade e ocasião para se usar este recurso ?

  • #30

    Neutro entre trações

    Ainda falando de roda livre / tração / engate e desengates automáticos, tenho uma duvida que é a seguinte:
    Alguem sabe me explicar para que serve o Neutro entre as trações 4L e 4H ? Tem alguma função já que o carro fica sem ação ? Acredito que deva ter pois quando se tira o pé da embreagem o carro permanece imovel. Qual seria a necessidade e ocasião para se usar este recurso ?

  • #31
    Usuário Avatar de luiztacco
    Entrada
    19/07/2005
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0
    Fernando, posso estar falando besteira mas, a algum tempo atrás a galera criou um confusão danada sobre o assunto como rebocar o vitara usando a towbar. E colocando a caixa de transferencia (4X4) em neutro, e transmissao em segunda marcha. Para automatico, colocar a transmissao em Park (P) e a caixa de transferencia em neutro

    Acredito também que para usar um guincho mecânico que é acionado atráves do câmbio você tem que colocar o câmbio em neutro e usar as marchas da transmição...



    []'s expeculando
    L200 Triton Hpe 2010
    Ex. Tracker 4x4 2008 - Pajerinho 99 GLS-B 3.5 V6 - Suzukis - Vitarinha 97 / Samurai 98 / Grand Vitara 01

  • #32
    Faz sentido Luiz, valeu...nunca soube disto. Vivendo e aprendendo.

  • #33
    Pessoal, hoje aconteceu um fato muito estranho, pelo menos para mim...

    Minha caixa de direção estava com folga acentuada e visível desgaste a um certo tempo. Quando foi no último indoor tive um sacrifício medonho para terminar a volta, pois simplesmente a direção não enrrolava quando eu queria. Pronto, me decidi instalar a direção de opala mecânica já usada em alguns samurais por aqui. Nisso reboquei o carro até a oficina, adaptei tudo beleza. Andei com o carro na cidade, adorei, mais leve e precisa girar menos para esterçar o mesmo. Mas quando liguei a roda livre, peguei uma praia de leve, menos de 10 m andado escuto um "tec" a 4x4 engatou agora, pensei. Já fiquei apreensivo e tinha notado um que uma das roda-livre tava melada de óleo. Mas o que me supreendeu foi tentar enrrolar a direção, NÂO CONSEGUI, mesma sensação da corrida, fica muito dura. então desci desliguei a roda livre e continuei andando normal e caixa de direção ficou beleza de novo.

    Por isso pergunto, Qual a relação entre a roda livre e o sistema de direção? Não noto que esteja travando uma roda... não sei o acontece...

    Desde já agradeço qualquer ajuda..

    obrigado

  • #34
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Idade
    38
    Posts
    6,950
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Henanh Ver Post
    Pessoal, hoje aconteceu um fato muito estranho, pelo menos para mim...

    Minha caixa de direção estava com folga acentuada e visível desgaste a um certo tempo. Quando foi no último indoor tive um sacrifício medonho para terminar a volta, pois simplesmente a direção não enrrolava quando eu queria. Pronto, me decidi instalar a direção de opala mecânica já usada em alguns samurais por aqui. Nisso reboquei o carro até a oficina, adaptei tudo beleza. Andei com o carro na cidade, adorei, mais leve e precisa girar menos para esterçar o mesmo. Mas quando liguei a roda livre, peguei uma praia de leve, menos de 10 m andado escuto um "tec" a 4x4 engatou agora, pensei. Já fiquei apreensivo e tinha notado um que uma das roda-livre tava melada de óleo. Mas o que me supreendeu foi tentar enrrolar a direção, NÂO CONSEGUI, mesma sensação da corrida, fica muito dura. então desci desliguei a roda livre e continuei andando normal e caixa de direção ficou beleza de novo.

    Por isso pergunto, Qual a relação entre a roda livre e o sistema de direção? Não noto que esteja travando uma roda... não sei o acontece...

    Desde já agradeço qualquer ajuda..

    obrigado
    Mt estranho.... Henanh!
    Direção não tem nada haver com a tração!
    Deve estar com problemas com o rl mesmo...
    Desvenda esse mistério!
    4X4 Brasil
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

  • #35
    Usuário Avatar de joão k. chikui
    Entrada
    03/02/2007
    Local
    cotia/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,555
    Agradecimento: 1
    Henanh
    Será que tuas planetárias travaram e , com as RL ligadas teu carro só quer seguir em linha reta??? Sei lá , é muito estranho.
    Levante as duas rodas dianteiras , deixe engatado , ligue as RL e gire um lado , como teu carro não tem bloc , a outra roda deveria girar ao contrario .
    Se travou tuas planetárias , em ponto morto, as duas devem girar solidárias.

  • #36
    Cara,

    Eu pensei nisso também, até porque seria o mais provável, mas acontece que sou chato com nível e qualidade dos óleos e não ouvi nenhum roncado... vou fazer esse teste amanha.

    Estou com medo, pois estou decidindo 3 campeonatos distintos a menos de mês e estou atolado em dívidas...

    obrigado pela resposta

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade