x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/06/2012
    Local
    Antonio Carlos/MG
    Idade
    52
    Posts
    9
    Agradecimento: 1

    Problema intermitente aceleração Grand Vitara 2.5 V6




    Pessoal,

    Comprei um GV 2.5 V6 1998/1999. Preciso da ajuda e experiência de vocês, que talvez já tenham passado por problema parecido.

    O que ocorre é que eventualmente o acelerador não responde. Acontece com o veículo frio ou quente, em baixa ou alta velocidade, enfim não pude identificar uma situação particular na qual o defeito ocorre.
    O mais chato é na estrada. Estando a uma determinada velocidade a viatura vai perdendo velocidade aos poucos. Em seguida recupera e segue como se nada tivesse ocorrido. De vez em quando, uma pisada mais funda no acelerador "acorda" o motor, mas nem sempre funciona e o consumo vai subindo. (Dá um cheiro forte no escapamento, quase como combustível sem queimar).

    Infelizmente na minha cidade e nas cidades vizinhas ninguém tem scanner com os parâmetros do GV 2.5.
    Baixei os manuais de serviço e ativei minha veia de "mechânico" de fim-de-semana.
    Regulei o cabo do acelerador e a distância do atuador da marcha lenta em baixa temperatura
    Já verifiquei o seguinte:
    -Sensor de temperatura de entrada do ar (IAT);
    -Sensor de posição da borboleta (TPS); (rodei com multímetro ligado, sem variações quando o problema aparecia)
    -Válvula de controle do ar da marcha lenta (IAC);
    -Pressão da linha de combustível. (rodei com o manômetro ligado, sem variações quando o problema aparecia)
    -Sensor MAF-tirei o conector com o motor ligado e ele apagou.(esta dica li aqui no fórum). Não sei se é o que deveria acontecer.

    Vou comprar um spray limpa-contatos amanhã ou depois, para limpar todas as conexões elétricas.

    Antes de mexer em mais coisas, resolvi postar aqui e esperar. Com sorte alguém já pode ter passado por isso e me ajudar.

    Tenho alguns palpites sobre o que pode estar acontecendo, mas gostaria das opiniões de quem puder ajudar.

    Agradeço qualquer comentário que ajude.

  • #2
    Usuário
    Entrada
    20/06/2012
    Local
    Antonio Carlos/MG
    Idade
    52
    Posts
    9
    Agradecimento: 1
    Poxa pessoal, ninguém??

    Vou ao mecânico amanhã novamente. Talvez ele já tenha comprado o pacote so scanner(rastreador) que tem o GV 2.5.
    Alguém sabe pelo menos algum membro do fórum que eu possa mandar uma mensagem privada e perguntar??

  • #3
    Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    34
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Haratani,

    Difícil alguém que tenha viatura com motor V6 por aqui... Com alma de "mechânico" tem um ou outro!
    Tenho um Sidekick 1.6 16v e também tenho estado as voltas com a eletrônica do carro. Acho q vc esta indo pelo caminho certo, os manuais gringos que se baixa pela net dão uma boa ajuda. Já descobriu se em algum destes manuais existe um self diagnosis (auto-diagnostico) pro seu carro, pode te dar uma luz. Vc já testou quase todos os sensores da injeção eletrônica. Já verificou alguma coisa na ignição? É uma boa limpar e verificar todas as conexões. Já que o problema aparentemente não tem um padrão.

    Acho q não ajudei em nada... Mas boa sorte!!!
    Descobrindo alguma coisa compartilhe no fórum.
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #4
    Usuário
    Entrada
    20/06/2012
    Local
    Antonio Carlos/MG
    Idade
    52
    Posts
    9
    Agradecimento: 1
    Rainer,

    Ajudou sim. Pra quem tá perdido qualquer caminho é válido, rsrsrs.

    Apesar de eu ter gostado *muito* da viatura, parece que existe um preconceito com os V6.
    Tá tudo muito bom no carro, exceto este problema.
    Ainda bem que achei um mecânico que não é "trocador de peças". Pena que o scanner dele não tá ajustado para o 2.5.

    Respondendo às suas perguntas, não vi nada a respeito de self-diagnosis, a não ser uma ligação (jumper) em um conector, que faz piscar a lâmpada do check-engine para dar os códigos de erro que estão gravados na "centralina" (ECM/PCM).

    Ainda não fiz porque não deu pra identificar direito em quais pinos devo ligar o jumper (o conector parece diferente da ilustrção do manual).

    Começo a suspeitar de algum problema na própria "centralina", já que a leitura dos sensores está ok.

    Vou tentar achar alguém que trabalhe com isso por aqui. (por enquanto só um tal de Rhinoman lá da Grã-Bretanha)

    Vamos lá pessoal. Qualquer ajuda é válida. Alguém tem o telefone de um tal de Licharles(acho que é de Botucatu-SP)?
    Parece que ele é o cara quando se fala de Suzuki.

  • #5
    Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    34
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Haratani Ver Post
    ...Respondendo às suas perguntas, não vi nada a respeito de self-diagnosis, a não ser uma ligação (jumper) em um conector, que faz piscar a lâmpada do check-engine para dar os códigos de erro que estão gravados na "centralina" (ECM/PCM).

    Ainda não fiz porque não deu pra identificar direito em quais pinos devo ligar o jumper (o conector parece diferente da ilustrção do manual).

    Começo a suspeitar de algum problema na própria "centralina", já que a leitura dos sensores está ok...
    Essa ligação que é o self-diagnosis... como é o soquete do seu carro, é com 4 ou 6 conectores??
    Se der manda um foto.

    Sobre mecânico, tem uma oficina em Campo Grande, aqui no RJ, chamada Zezuki. Tem uma história que o dono trabalhava na oficina de uma concessionaria Suzuki. Quando a marca saiu do Brasil em 2001 (foi esse ano mesmo?) ele comprou as maquinas da concessionaria e montou a oficina. Talvez esse cara tenha o scaner pro seu carro. Vai o site dele: ZEZUKI Servios Automotivos
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #6
    Usuário
    Entrada
    20/06/2012
    Local
    Antonio Carlos/MG
    Idade
    52
    Posts
    9
    Agradecimento: 1
    Obrigado pela resposta Rainer.

    Valeu a dica da oficina.
    Depois vou tirar uma foto do soquete. Acho que ele tem 4 conectores.
    Ontem fui em uma outra oficina que me indicaram. Ele estava atualizando o aparelho, então não deu pra fazer o diagnóstico, mas o cara garantiu que o scanner dele funciona no GV 2.5.

    Se não funcionar acho que o jeito vai ser dar um pulinho em Big Field...

    De qualquer forma vou postar tudo o que eu fizer aqui. Pode ser que ajude alguém no futuro.

  • #7
    Usuário Avatar de Rainer 89
    Entrada
    15/11/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    34
    Posts
    282
    Agradecimentos: 0
    Se o soquete tem 4 conectores a ligação pro diagnostico deve ser a mesma dos Vitaras mais antigos.
    Descobrindo alguma coisa posta sim... essas informações sempre são úteis!
    Suzuki Sidekick,93, 5D, 1.6, 16v, automatico, +1", pneus Maxxis Radial 751 235/75 R15

  • #8
    Usuário
    Entrada
    10/09/2012
    Local
    Niterói/RJ
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Haratani,

    Sou novo aqui, mas quando aconteceu isso no meu Gran Vitara 2.5 (2000/2001), o problema foi o catalizador e quase dancei no motor... pelo sim pelo não... verifica.
    Abraço.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    20/06/2012
    Local
    Antonio Carlos/MG
    Idade
    52
    Posts
    9
    Agradecimento: 1
    Resolvido !!!

    Estou postando porque talvez possa ajudar alguém com problema similar.
    Pessoal, o problema todo é que montaram os sensores de oxigênio (sonda lambda) invertidos. (ou inverteram as ligações, o que dá no mesmo).
    Os GVs 2.5 V6 possuem um sensor para cada grupo de três cilindros.
    Comprei uma interface que funciona como rastreador (ligada ao notebook). Com ela descobri que as leituras estavam estranhas (muito acima ou muito abaixo do que deveriam). Troquei as sondas por novas, mas o problema continuou. Aí fiz um teste de estrada, com um amigo dirigindo, e percebi os erros.
    (quando a mistura estava pobre, a central mandava MENOS gasolina.)
    Resumindo, foi só inverter os conectores e tudo voltou a funcionar como deveria.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    20/06/2012
    Local
    Antonio Carlos/MG
    Idade
    52
    Posts
    9
    Agradecimento: 1

    Informação extra

    Alguns suzukis (não sei exatamente os modelos e anos) não podem ser rastreados com os rastreadores de oficinas comuns, como aconteceu comigo.

    Eles são ODB-I, usando o protocolo SDL (proprietário da suzuki), apesar de usar o conector OBD-II.

    Existem alguns à venda no MercadoLivre, mas eles NÃO funcionam.

    O único que funciona (além do que existe nas concessionárias e autorizadas) tem à venda na Inglaterra.

    RhinoPower Ltd

    Este foi o que comprei e que me ajudou a resolver o problema.
    Antes que perguntem, o meu não está à venda, ok?

  • #11
    Usuário Avatar de dogmart4x4
    Entrada
    31/01/2012
    Idade
    11
    Posts
    31
    Agradecimentos: 0

    Olá amigo!

    Citação Postado originalmente por Haratani Ver Post
    Alguns suzukis (não sei exatamente os modelos e anos) não podem ser rastreados com os rastreadores de oficinas comuns, como aconteceu comigo.

    Eles são ODB-I, usando o protocolo SDL (proprietário da suzuki), apesar de usar o conector OBD-II.

    Existem alguns à venda no MercadoLivre, mas eles NÃO funcionam.

    O único que funciona (além do que existe nas concessionárias e autorizadas) tem à venda na Inglaterra.

    RhinoPower Ltd

    Este foi o que comprei e que me ajudou a resolver o problema.
    Antes que perguntem, o meu não está à venda, ok?



    Possuo o carro igual ao seu ano 98, gostaria de comprar este leitor que vc conseguiu, pode me dizer como o conseguiu? Abraços!
    A diferença entre homens e garotos está nas lições que cada um aprende....

  • #12
    Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Idade
    42
    Posts
    1,049
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Haratani Ver Post
    Alguns suzukis (não sei exatamente os modelos e anos) não podem ser rastreados com os rastreadores de oficinas comuns, como aconteceu comigo.

    Eles são ODB-I, usando o protocolo SDL (proprietário da suzuki), apesar de usar o conector OBD-II.

    Existem alguns à venda no MercadoLivre, mas eles NÃO funcionam.

    O único que funciona (além do que existe nas concessionárias e autorizadas) tem à venda na Inglaterra.

    RhinoPower Ltd

    Este foi o que comprei e que me ajudou a resolver o problema.
    Antes que perguntem, o meu não está à venda, ok?
    Tua VTR é auto ou manual????

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Grand Vitara com GNV dá problema?
      Por Marcos_mfcm no fórum Suzuki
      Respostas: 18
      Última resposta: 15/04/2020, 10:51
    2. Problema na aceleração da Ranger
      Por Anselmomerces no fórum Ford
      Respostas: 17
      Última resposta: 14/08/2015, 17:37
    3. Pajero Sport diesel Vgt-i problema na aceleração.
      Por Hollier no fórum Mitsubishi
      Respostas: 13
      Última resposta: 14/05/2012, 10:49
    4. Problema câmbio Grand Vitara
      Por koubarghhh no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 09/12/2010, 12:41
    5. Problema elétrico Grand Vitara
      Por Márcio Magalhães no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 25/04/2009, 12:15

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade