x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 39
  • #1
    Usuário Avatar de Trabage
    Entrada
    09/01/2007
    Idade
    65
    Posts
    43
    Agradecimentos: 0

    Pneus mais largos, mesmo atrito!?




    Estou para trocar os pneus 195/80 15 do meu GV para 215/75 15.

    Tenho lido que o aumento da largura do pneu pode aumentar o consumo, a possibilidade de aquaplanagem, etc.

    Mas como os pneus 195 são bem "on road" e estou pensando em colocar os 215 AT, que tem menos borracha em contato com o solo (já que tem sulcos maiores) andei pensando se não daria na mesma em termos de atrito com o solo (e portanto consumo, aquaplanagem...) já que e quantidade de borracha no chão seria aproximadamente a mesma.

    É isso mesmo ou estou viajando?

  • #2
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    quanto mais borracha em contato com o solo maior o atrito..

    a efeito aqualplanagem nao esta dirtamente ligado a largura do pneus, mas sim a capacidade do pneus de drenar algua pelos seus sulcos.. obvio, um pneu mais largo possui uma capacidade maior de drenagem de agua ( mais sulcos) do que um mais fino, portando esse mito de que pneu largo aquaplana mais facil p/ mim é balela

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #3
    Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    59
    Posts
    787
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    quanto mais borracha em contato com o solo maior o atrito..

    a efeito aqualplanagem nao esta dirtamente ligado a largura do pneus, mas sim a capacidade do pneus de drenar algua pelos seus sulcos.. obvio, um pneu mais largo possui uma capacidade maior de drenagem de agua ( mais sulcos) do que um mais fino, portando esse mito de que pneu largo aquaplana mais facil p/ mim é balela

    T+
    Pelas leis da física eu diria que pode não ser balela! Pois a área de contato dos pneus (maior no caso dos pneus mais largos) dividido pelo peso em kg da viatura vai ser menor...

    []
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #4
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    aahhh entao quer dizer que quando chove o carro fica mais leve??heheeh

    o correto é que a pressao exercida pelo peso do carro sobre os pneus, quanto mais largo eles forem menor sera a pressao por cm quadrado, mas o peso do veiculo em sí continua o mesmo, apenas será distribuido de melhor maneira na superficie.

    porem vcs estao se esquecendo que se o pneu é mais largo, obviamente ele possuirá mais sulcos de drenagem de agua..

    essa terioria dos pneus largos aquaplanarem só teria sentido em pneus slick.. dai sim..

    basta dar uma olhada em carros de F1, por acaso os pneus de chuva sao mais finos que os de pista seca???

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #5
    Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    59
    Posts
    787
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    aahhh entao quer dizer que quando chove o carro fica mais leve??heheeh

    o correto é que a pressao exercida pelo peso do carro sobre os pneus, quanto mais largo eles forem menor sera a pressao por cm quadrado, mas o peso do veiculo em sí continua o mesmo, apenas será distribuido de melhor maneira na superficie.

    porem vcs estao se esquecendo que se o pneu é mais largo, obviamente ele possuirá mais sulcos de drenagem de agua..

    essa terioria dos pneus largos aquaplanarem só teria sentido em pneus slick.. dai sim..

    basta dar uma olhada em carros de F1, por acaso os pneus de chuva sao mais finos que os de pista seca???

    T+
    Fabil,

    Leia com mais atenção e verás que o que eu disse foi exatamente a tua conclusão do segundo parágrafo: menor pressão por cm2. Em realidade, o carro, molhado, fica um pouco mais pesado!

    Na realidade, o que importa é a relação sulco/borracha. No caso de F1, os pneus de pista seca não têm sulco nenhum e os de chuva têm!

    []
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #6
    Usuário Avatar de Fabil
    Entrada
    23/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    7,446
    Agradecimentos: 6
    to zoando kra..heheeh

    a questao é que nós nao temos nehum aparelho p/ medir essa equacacao.. mas eu penso o seguinte...

    vou chutar aqui numeros quaisquer só p/ exemplificar..

    vamos supor que um pneu com 10cm de largura possua 3 linhas de sucos capazes de drenar 1L de agua por segundo

    e um pneu de igual diametro, porem com 20cm de largura e com 6 linhas de sulco nao seria obviamente capaz de drena o dobro de agua da superfice??

    ou seja, o que vai influenciar diretamente na aquaplanegem é a capacidade de drenar agua do pneu e nao a sua largura?? obvio que se um pneu tiver um projeto de desenho dos sulcos nao muito bom p/ chuva ele tenterá a aquaplanar mais facilmente nao? mas dai tanto faz se ele é estreito ou largo... acho que o que vale é o coeficiente de drenagem de algua de cada pneu..

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #7
    Usuário Avatar de iwakura
    Entrada
    22/09/2007
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    59
    Posts
    787
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Fabil Ver Post
    to zoando kra..heheeh

    a questao é que nós nao temos nehum aparelho p/ medir essa equacacao.. mas eu penso o seguinte...

    vou chutar aqui numeros quaisquer só p/ exemplificar..

    vamos supor que um pneu com 10cm de largura possua 3 linhas de sucos capazes de drenar 1L de agua por segundo

    e um pneu de igual diametro, porem com 20cm de largura e com 6 linhas de sulco nao seria obviamente capaz de drena o dobro de agua da superfice??

    ou seja, o que vai influenciar diretamente na aquaplanegem é a capacidade de drenar agua do pneu e nao a sua largura?? obvio que se um pneu tiver um projeto de desenho dos sulcos nao muito bom p/ chuva ele tenterá a aquaplanar mais facilmente nao? mas dai tanto faz se ele é estreito ou largo... acho que o que vale é o coeficiente de drenagem de algua de cada pneu..

    T+
    Aparelhos não temos, mas se quiser testar num dia de chuva, fique à vontade!

    Vejamos os teus exemplos: estás certo, o segundo drena o dobro da água, mas também plana em cima do dobro da água também! Então, na questão da drenagem de água, os dois se equivalem. Mas o segundo ainda têm aproximadamente o dobro da área para surfar!

    []
    Tracker 2008 - Lift 2" + Yokohama 235 70 R16 + XCrawler + Amort. by Beto Paraná

  • #8
    Usuário Avatar de Pedrinha
    Entrada
    12/02/2008
    Local
    Niterói/RJ
    Idade
    59
    Posts
    896
    Agradecimentos: 0
    Nesta relação citada sulco/borracha, vcs esqueceram de um pequeno detalhe: a velocidade. Se o malandro estiver correndo muito, vai aquaplanar de qq jeito.
    Jeep Cherokee/Liberty Limited KK 2012 com lift kit de 2" Daystar, espaçadores e pneus 245/65R17 Yokohama Geolandar A/T-S G012 - Dona Branca.

  • #9
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    38
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Olha fabil, me desculpe mas vc viajou agora...
    Analise um BF Mud por exemplo, tamanho 31"x10,5" e o mesmo BF Mud no tamanho 35"x12,5".
    Me diga quantos sulcos a mais tem o pneu 35"x12,5"... nenhum, certo?
    O mesmo desenho de pneu, mais largo ou mais estreito, não tem acréscimo de sulcos. Portanto, no seu exemplo, um pneu de 10 cm de largura, ou de 20 cm de largura, se for o mesmo desenho de pneu, terá a mesma quantidade de sulcos. Se tiverem quantidade de sulcos diferentes, você está comparando dois desenhos diferentes de pneu, aí não tem cabimento, né.
    Portanto, por terem maior área em contato com o solo, os mais largos têm menor pressão sobre eles e aquaplanam mais facilmente SIM.

    Abraços
    Rafael Maurici

  • #10
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    38
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Trabage, acredito que a sua mudança de pneus de 195 p/ os 215 não deve fazer muita diferença, não. O seu raciocínio faz bastante sentido, os 215 mais agressivos devem ser comparáveis aos 195 originais.
    Faz uma comparação do consumo antes e depois da troca e posta aqui p/ gente ver depois, blz?

    Abraço
    Rafael Maurici

  • #11
    A quantidade de borracha em contato com o solo pode até ser a mesma.... mas o diâmetro do pneu é outro... vai beber mais sim...(na minha humilde opinião.. )

  • #12
    Usuário
    Entrada
    03/08/2006
    Idade
    49
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Só de curiosiddade...

    Tempos atrás, numa reportagem da revista 4rodas, saiu essa comparação numa saveiro.
    Trocaram sua roda aro 15 por uma aro 17, mas de perfil mais baixo, fazendo com que o tamanho do conjunto da 17 não fosse maior que o original de 15.
    E o resultado da aquaplagem foi que mais ou menos esse. Com a roda 15 na medida 195, a aquaplanagem ocorreu a 90km/hora. Com a roda 17 pneu 215, a aquaplanagem ocorreu a 88km/hora (não me lembro o nºS exatos, mas a diferença foi muito pequena).


    Tvz essa comparação não sirva de parâmentro para 4x4 também, pois nos 4x4 normalmente coloca-se uma roda com pneus mais largos e mais altos...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade