Postado originalmente por
mauricio_silva
Olá aleilario!
O motor não chega a ferver, nem a temperatura sobe (no indicador do painel) no primeiro instante. É como se o radiador ficasse mandando a água constantemente para o reservatório de expansão. Ai, quando fica pouca água no radiador, a temperatura sobe. Hoje rodei 80 km em estradas vicinais, subida de serra (Serra da Paulista; é puxadinha) e um pouco de off road (nada demais, nem precisei engatar a tração). A temperatura ficou estável, abaixo da metade do percurso do medidor. Mas o vaso de expansão terminou cheio até a boca, já vazando. Quando coloquei a água de volta no radiador, percebi que não havia perdido muita coisa, pois o vazo de expansão ficou com água até seu limite máximo (bem abaixo do bocal, óbvio). De repente, eu posso estar pondo muita água no radiador ("gato escaldado tem medo de água fria"). Mas não tenho dúvida que o radiador precisa de manutenção.
Sim, o carro do meu avatar é o meu GV. É branco, com três portas e câmbio automático. Modelo 1.6 16V ano 1998. O que me deixou "cabreiro" hoje foi o frentista do posto onde troquei o óleo do carro. Ele pois muito óleo, 4,65l para um máximo de 4,2l, segundo o manual. Tudo bem que eu troquei o filtro de óleo. Mas mesmo assim, com o carro parado nivelado há mais de meia hora, o nível de óleo na vareta estava acima (uns 2mm) do limite máximo. Vou tentar drenar o óleo excedente pelo bocal da vareta. Senão, vai dar problema na certa.
[]s.