x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    Qual a forma correta de tracionar o vitara cambio automatico rodas livres automaticas




    - Mantem se a alavanca no D com o carro parado e faz a mudanca para 4x4? Ou passa a alavanca do cambio para N?
    - Para desengatar o 4x4, é sempre necessario dar uma ré? (esses dias desengatei e nao dei a re, parece que o carro continuou meio preso e ainda de brinde deu um solavanco). Dai parei e dei a re para desativar completamente o sistema. Ja troquei as rodas livres no comeco do mes.
    Mit TR4 aut. 2010

  • #2
    Usuário Avatar de roberson.rs
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    Gravataí/
    Idade
    43
    Posts
    91
    Agradecimentos: 0
    Ola Gomes, o meu vitara é automatico tambem, eu nunca tive problemas com desengatar ou continuar engatado. Eu sempre para o carro coloco em Neutro e engato. Para desengatar faço a mesma coisa, coloco em Neutro e desengato. nunca precisei dar a marcha ré.

  • #3
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por roberson.rs Ver Post
    Ola Gomes, o meu vitara é automatico tambem, eu nunca tive problemas com desengatar ou continuar engatado. Eu sempre para o carro coloco em Neutro e engato. Para desengatar faço a mesma coisa, coloco em Neutro e desengato. nunca precisei dar a marcha ré.
    Amigo Roberson, os Vitaras com roda-livre automática precisam dar a marcha a ré até dar uma pequeno "click" pra desligar a roda livre, se não tu vais rodar com ela acionada à toa e isso não é uma boa...
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #4
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    Amigo Roberson, os Vitaras com roda-livre automática precisam dar a marcha a ré até dar uma pequeno "click" pra desligar a roda livre, se não tu vais rodar com ela acionada à toa e isso não é uma boa...

    Aaaaaaaaacho que não...
    Veja, a roda livre automática é acionada por sistema pneumático. Se ele estiver com problema, não vai desengatar de jeito nenhum. Dar marcha a ré na viatura era (é) uma técnica usada pelos jipeiros (Ford, Willys e Niva, principalmente) para desengatar a tração (no caso dos 4x4 part time) ou o bloqueio de diferencial (nos 4x4 full time). Uma pequena marcha a ré alivia a tensão mecânica do sistema de câmbio/caixa de transferência, facilitando o desengate. Mas para a roda livre... acho que não faz diferença. Até porque a roda livre, quando acionada, funciona da mesma forma com a viatura indo para frente ou para trás.
    Você tem certeza disso, nanito? É uma informação nova para mim.
    Abraços.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #5
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post

    Aaaaaaaaacho que não...
    Veja, a roda livre automática é acionada por sistema pneumático. Se ele estiver com problema, não vai desengatar de jeito nenhum. Dar marcha a ré na viatura era (é) uma técnica usada pelos jipeiros (Ford, Willys e Niva, principalmente) para desengatar a tração (no caso dos 4x4 part time) ou o bloqueio de diferencial (nos 4x4 full time). Uma pequena marcha a ré alivia a tensão mecânica do sistema de câmbio/caixa de transferência, facilitando o desengate. Mas para a roda livre... acho que não faz diferença. Até porque a roda livre, quando acionada, funciona da mesma forma com a viatura indo para frente ou para trás.
    Você tem certeza disso, nanito? É uma informação nova para mim.
    Abraços.
    A informação que tenho é que a roda livre age como uma catraca: com o 4x4 engatado e andando pra frente ela aciona, se desengatar o 4x4 e andar pra trás ela se desliga. Com o 4x4 se andar pra trás ela aciona, se desengatar o 4x4 e andar pra frente ela desliga. Com o 4x4 engatado ela fica sempre acionada indo pra frente ou pra trás, dá pra ouvir um pequeno "click" quando andamos pra frente e pra trás com o 4x4 engatado.

    No manual do Vitara também consta esta informação de andar alguns metros em marcha ré ou pra frente (depende do sentido em que estava andando em 4x4) pra desligar a roda livre.

    Sistema pneumático é nas GV/Tracker.
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #6
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por nanito Ver Post
    A informação que tenho é que a roda livre age como uma catraca: com o 4x4 engatado e andando pra frente ela aciona, se desengatar o 4x4 e andar pra trás ela se desliga. Com o 4x4 se andar pra trás ela aciona, se desengatar o 4x4 e andar pra frente ela desliga. Com o 4x4 engatado ela fica sempre acionada indo pra frente ou pra trás, dá pra ouvir um pequeno "click" quando andamos pra frente e pra trás com o 4x4 engatado.

    No manual do Vitara também consta esta informação de andar alguns metros em marcha ré ou pra frente (depende do sentido em que estava andando em 4x4) pra desligar a roda livre.

    Sistema pneumático é nas GV/Tracker.
    Olá nanito, tudo bem?

    Achei esta informação:
    http://suzukioffroad.com.br/index2.p...do_pdf=1&id=27

    E tem este tutorial sobre roda livre:
    http://www.facatrilha.com.br/curiosi...eature=related

    Você tem razão quanto a necessiade da ré (ver no tutorial o modelo de roda livre automática por cames) para destravar a roda livre. Mas o funcionamento não é como de uma catraca (que trava numa direção e libera o movimento na outra). É por acoplamento mesmo.
    É, vivendo e aprendendo. Aprendi mais uma hoje! Valeu!!
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #7
    Usuário Avatar de roberson.rs
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    Gravataí/
    Idade
    43
    Posts
    91
    Agradecimentos: 0
    Opa, a minha viatura e automática e roda livre automática. Quando desengato, tenho certeza que desengata, mas nunca precisei dar marcha ré. A única coisa que eu faço e engatar e desengatar em N.

    Eu percebo quando estou andando engatado.
    Derrepente pode ser um defeito.

    Pode ser também que na maioria das vezes que desengatei foi perto de casa, pois saio da praia já estou quase dentro da garagem

    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Olá nanito, tudo bem?

    Achei esta informação:
    http://suzukioffroad.com.br/index2.p...do_pdf=1&id=27

    E tem este tutorial sobre roda livre:
    http://www.facatrilha.com.br/curiosi...eature=related

    Você tem razão quanto a necessiade da ré (ver no tutorial o modelo de roda livre automática por cames) para destravar a roda livre. Mas o funcionamento não é como de uma catraca (que trava numa direção e libera o movimento na outra). É por acoplamento mesmo.
    É, vivendo e aprendendo. Aprendi mais uma hoje! Valeu!!

  • #8
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por roberson.rs Ver Post
    Opa, a minha viatura e automática e roda livre automática. Quando desengato, tenho certeza que desengata, mas nunca precisei dar marcha ré. A única coisa que eu faço e engatar e desengatar em N.

    Eu percebo quando estou andando engatado.
    Derrepente pode ser um defeito.

    Pode ser também que na maioria das vezes que desengatei foi perto de casa, pois saio da praia já estou quase dentro da garagem
    Já tive Vitara automático com RL automática e te garanto que o funcionamento é o mesmo: tem que andar de ré alguns metros pra desengatar a RL.
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #9
    Usuário Avatar de Daniel Bila
    Entrada
    04/07/2011
    Local
    São Gonçalo/RJ
    Posts
    58
    Agradecimentos: 0
    Esta no manual, tem q dar ré sim.
    Vitara 97 1.6 8v
    snorkel+parachoques de ferro RC 4x4+ prot. infer. RC 4x4+pneus mud BF 2"+2"espaçador de rodas+bloq. tras. kaiser+freio a disco nas 4

  • #10
    Usuário Avatar de roberson.rs
    Entrada
    16/02/2011
    Local
    Gravataí/
    Idade
    43
    Posts
    91
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Daniel Bila Ver Post
    Esta no manual, tem q dar ré sim.
    Voce costuma engatar o 4x4 em movimento?

  • #11
    Usuário Avatar de nanito
    Entrada
    24/05/2007
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,455
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por roberson.rs Ver Post
    Voce costuma engatar o 4x4 em movimento?
    Não, pra engatar só parado!

    Pra desengatar tem gente que desengata em movimento de baixa velocidade, mas eu só engato e desengato com a viatura parada.
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #12
    Usuário Avatar de mairo
    Entrada
    19/03/2010
    Local
    Pedro Osório/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,403
    Agradecimento: 1
    se nao der uma ré depois de posicionar a alavanca do 4x4 em 4x2 o diferencial dianteiro vai continuar sem acionado pelas rodas dianteiras, o cardan dianteiro vai continuar rodando, etc! realmente um desgaste desnecessário, além do provavel aumento do consumo de combustível! é a mesma coisa que um jeep com roda livre manual, desengatar a traçao 4x4 na alavanca e não ir la nas rodas e desligar as rodas livres, o diferencial vai continuar trabalhando pois as rodas dianteiras vão aciona-lo! faz o teste e pede pra alguém andar pra frente com o carro e olhe suas homocinéticas, estarão andando, depois de um ré e veja as homocinéticas!
    Willys Cj5
    Tracker 2008

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 10
      Última resposta: 10/02/2016, 09:02
    2. Respostas: 45
      Última resposta: 04/08/2015, 10:08
    3. Respostas: 4
      Última resposta: 28/02/2012, 13:09
    4. câmbio automatico ou manual?? Qual o melhor?
      Por edu barreto no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 08/02/2008, 22:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade