Estou com um problema meio que grave no meu Samurai 97.
A mais ou menos dois meses atrás tive que trocar os amortecedores dianteiros porque um deles tinha estourado e estava vazando óleo. Como isso ocorreu na véspera de uma expedição, no "de$e$pero" tive que colocar dois amortecedores originais novos. O problema é que agora um dos amortecedores novos acabou de perder totalmente a ação, só que sem sinal de vazamento de óleo. Daí vem as minha dúvidas:
Os amortecedores originas do Samurai agüentam o serviço pesado de uma viatura modificada? o meu samurai está com calços de 1" nas molas (traseiras de Voyage na frente), Body Lift e pneus 30"x9,5" em rodas 15"x7" (sendo que costumo andar "forte" em estradas de terra...).
Como comprei os mesmos há dois meses, vale a pena correr atrás da Garantia da GM? Na concessionária onde comprei os mesmos fui informado que eles serão enviados para a análise e após TRÊS MESES teria uma reposta (na conversa o cara foi logo peguntando: "estavam instalados com as molas originais?")
E enfim, insisto com esses amortecedores ou parto logo para uma reforma na suspensão com molas especiais e amortecedores HDS em todas as rodas? (se é para entrar em falência comprando peças novas prefiro falir construindo um monstrinho para as trilhas... ).
O meu Samurai tem jumelo mais alto e pneu 225/75-R15 e os amortecedores originais (que eram novos em agosto/04) ja estão ruins. Encomendei um jogo de HDS que deve chegar no começo da semana se esperar eu montar eu te digo como são. Na teoria eles devem aguentar bem mais que os originais e espero não ter problemas tão cedo.
Obs.: Ja tentei adaptar os nacionais e ficou uma m@#$%.
Tive Samuca 97 durante muito tempo, e também fuçei muito esses amortecedores. Acho que seu problema não está nos pneus, pois os amortecedores originais, na minha opinião, são mesmo uma M...!
Dos nacionais de testei na dianteira, os que melhor se adaptaram foram os traseiros da Chevy e os traseiros do Corsa novo, sendo que estes últimos deixam o carro com o comportamento mais parecido com o original, e os da Chevy um pouquinho mais duro.
Lógico que você terá que fazer a adaptação do suporte inferior da mola, mas devo dizer que os da Chevy, por exemplo, foram utilizados por quase 2 anos, sendo que eu usava o carro no dia-a-dia e ainda "maltratava" nos fins de semana!
Dê uma fuçada aqui no fórum, pois foram muitas as trocas de experiências sobre amortecedores e molas dos samurais (tanto feixe como helicoidal), e temos relatos de diversas "receitas" que funcionam!
Só não temos elogios aos amortecedores originais!
...Dos nacionais de testei na dianteira, os que melhor se adaptaram foram os traseiros da Chevy e os traseiros do Corsa novo, sendo que estes últimos deixam o carro com o comportamento mais parecido com o original, e os da Chevy um pouquinho mais duro...
Cláudio,
Já vi essa solução (amortecedor de Chevy) aqui no forum, como é mostrado na foto abaixo:
Só que, pessoalmente, não me agrada a idéia de ficar fazendo solda em amortecedor (que, muito ou pouco, é um produto sob pressão!).
Tenho que admitir que cada vez mais estou tentado em partir logo para a reforma da suspensão do CJ, fazendo algo parecido com uma das etapas do Spider do Bill, como na foto:
Alguém da lista (além do Bill, é claro) já fez algo parecido?
Estou voltando ao tópico para contar o que resolvi desde então.
Os amortecedores originais ainda estão na GM para ver a respeito da garantia, mas em uma análise prévia na concessionária onde os tinha comprado, parece que rompeu algum retentor interno, pois ao balançar o amortecedor o mesmo fazia barulho de metal solto dentro ( ). Parece que vou conseguir a troca dos mesmos, é só esperar para ver o que dá...
Nesse meio tempo, decidi por reformar a suspensão do Samurai e instalando 4 amortecedores HDS 9102, sendo que na frente instalei o amortecedor por fora da mola, como mostra as fotos abaixo:
Ainda não testei a viatura em trilhas, mas na cidade posso afirmar que a estabilidade continuou igual, apesar da viatura ter ficado 5" maior do que antes e em um teste em uma rampa aqui perto a viatura conseguiu "torcer" muito mais do que antes também
[]'s pensando em colocar pneus 31" para tampar o "buração" que ficou...
Legal esta modificação que fez, depois se puder enviar mais detalhes da modificaçao ficaria grato.
Teve que mexer nos braços de suspensão ?
[]´s
Mauricio
Samurai 98 MT
Maurício,
Tive que mexer nos braços de suspensão sim, entre outras coisas.
Assim que tiver algumas fotos da viatura em ação, vou abrir um tópico para ele na "frota 4x4 Brasil", mostrando essas modificações e outras coisinhas a mais... 8)
P.S.: no meu site tem passo-a-passo (ou quase isso) a reforma que eu fiz na suspensão do Samurai.