x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1
    Usuário
    Entrada
    10/02/2008
    Idade
    27
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0

    Rodizio de pneus 4 x 5, qual o ideal?




    Srs.

    Sempre tive essa duvida e sempre me apresentaram diversas explicações.
    Para fazer o rodizio de pneus radiais devemos deixar o estepe de fora? já que dizem que a inversão da direção da rodagem estraga o pneu, ou podemos incluir e fazer o rodizio com os 5 pneus sem dó nem piedade?

    Abraços

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/08/2010
    Local
    Manaus/AM
    Posts
    101
    Agradecimentos: 0
    Saudações, sempre faço o rodizio de pneus sem usar o estepe. E quando faço a troca de pneus (2 ou 4) faço uso deste (importante salientar que pneu tem validade...5 anos).....ficarei de olho no tópico buscando mais informações.
    JIMNY HR 11/11 Chumbo - "CAROÇO"
    https://www.flickr.com/photos/fabioerosegeo/sets/

  • #3
    Usuário Avatar de Giu Bernardon
    Entrada
    01/12/2011
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    46
    Posts
    266
    Agradecimentos: 6
    Pelo que me foi dito, o ideal seria que todos os 5 pneus entrassem no rodizio, principalmente para veículos 4x4. Assim, quando for necessário usar o estepe, todos os pneus terão o mesmo perímetro. Caso contrário (uma roda com pneu novo e outra com pneu gasto), essa diferença no perímetro poderia causar esforços e desgaste desnecessários ao diferencial e outras partes da transmissão, já que um dos pneus estaria completando uma volta antes do outro...

  • #4
    Usuário
    Entrada
    10/02/2008
    Idade
    27
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Eu vi os outros topicos sobre isso e nenhum é conclusivo, o rodizio de 5 pneus recomendado pelo fabricante é sempre tres pneus de um lado e dois do outro, o que provoca desgaste desigual, obvio.

    Entao me parece que não ha rodizio de 5 pneus se eles forem radiais, e apesar de não ter visto como uma proibição explicita em nenhum lugar, não se pode inverter o sentido de rotação de um pneu radial.

    Era essa minha duvida, não ha essa proibição, mas ninguem faz....e ai, mito ou realidade?

  • #5
    Usuário
    Entrada
    10/02/2008
    Idade
    27
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Olha como é interessante:

    "Um antigo mito condenava a inversão do sentido de rotação dos pneus radiais. Hoje se sabe que não há qualquer risco nessa alteração. Ainda assim há marcas, como a BMW, que não recomendam o rodízio para carros utilizados com mais vigor. Alegam que os pneus se acomodam à posição de trabalho (sobretudo em relação à cambagem -- clique aqui para saber mais), sofrendo maior desgaste e oferecendo menor aderência se assumirem nova posição. O ideal, assim, seria substituir os pneus aos pares, mantendo-os no lugar durante toda a vida útil."
    fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/ct-rodiz.htm



    Quer dizer: Pode mas ... tem gente que diz que não pode, ou seja não tem uma resposta certa...


    Dureza, mas eu vou fazer o rodizio usando os 5 pneus radiais, sem desenho unidirecional....um dia eu conto o que aconteceu.

    Abraços


    Obrigado pela ajuda!!!

  • #6
    Usuário Avatar de Elisson
    Entrada
    08/01/2008
    Local
    Arapiraca/AL
    Idade
    42
    Posts
    1,049
    Agradecimentos: 5
    Bahh.....no "manuel" do meu GV diz que é opcional. Caso queria fazer o rodizio com 5 pode ser feito, e com 4 somente do mesmo jeito que os da frente vem em X pra trás e os de trás seguem do mesmo lado para frente. Já colocando o estepe o pneu traseiro esquerdo vai pra o estepe e restante gira em sentido anti-horário. Portanto facultativo no "manuel".

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Rodízio pneus GVIII
      Por Annibal no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 17/03/2011, 09:06
    2. Rodízio de Pneus
      Por Imperador! no fórum Ford
      Respostas: 6
      Última resposta: 26/11/2010, 22:56
    3. Rodízio de pneus na TR4
      Por heliosilva77 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 13
      Última resposta: 23/11/2010, 10:48
    4. Rodízio pneus BF Mud x Defender
      Por Joao Paulo no fórum Land Rover
      Respostas: 22
      Última resposta: 01/08/2009, 22:31
    5. rodizio de pneus BF Goodrich
      Por Mulambo no fórum Picapes
      Respostas: 4
      Última resposta: 18/02/2008, 11:53

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade