Parâmetros corretos do alternador
Olá, sou novo no forum e gastei o ultimo dia lendo todos os comentários deste tópico. Muito esclarecedor por sinal, estão de parabéns.
Minha CRV é 2009 e está com 103 mil km. Há duas semanas ela deu luz de bateria, andou um pouco e parou (esposa sozinha com as nossas três filhas pequenas, indo viajar, imaginem só). Um alternador novo na Honda, Denso 104210 - 5370 saí pela bagatela de 5.180,00 e só tem na cc, por isso coloquei um novo Mitsubishi ahga67 a2tc1391zc 9821 que custou R$ 900,00 fora da cc e eletricista disse que tem os mesmos parâmetros e, inclusive, dá menos problemas. Problema resolvido, luz de bateria apagada, porém fiquei com uma questão: carro ligado com os equipamentos desligados, tensão fica acima de 14v, porém se eu ligar tudo ela vem para perto de 12v quando as ventoinhas estão ativas, e 12,4 com as ventoinhas desligadas. Sei que é impossível usar tudo ao mesmo tempo, farol alto, luzes internas, ar, som, etc, em marcha lenta, como estou testando, mas fiquei preocupado se o funcionamento está adequado, pois a queda é de quase 2v.
Fui em três profissionais e dois me disseram que não está normal, mas não conseguiram resolver o problema. Um terceiro disse que é normal, que o alternador deste carro é pilotado pelo módulo e que este por sua vez só da o comando para carregar quando identifica que é necessário.
Os testes de ligar o alternador direto na bateria, terra direto no bloco, etc, todos indicaram que há uma perda 0,10, insignificante. Scanner identificou sujeira no TBI, que foi limpo e não mudou nada. A bateria é de 50a, nova e os testes indicaram que ela está ok. A loja que vendeu o alternador diz que como a tensão chega a 14,4v com os equipamentos desligados, o alternador está ok e o problema é na minha parte elétrica.
Ontem deixei o carro funcionando em marcha lenta, com todos os equipamentos ligados por 30 minutos e a bateria não arriou. Hoje trafeguei em transito pesado por aproximadamente 01:40, com ar, radio e faróis, sem problemas.
Alguém já passou por isso? Já testaram a tensão em marcha lenta? Já ouviram falar deste negócio de alternador offline para economizar combustível?
Nesse meio tempo cheguei a ver algo do tipo e um fórum americano, mas meu inglês não é lá essas coisas e não estou achando mais.