Tive hoje o terceiro episódio de "superaquecimento": o marcador de temperatura bate no topo e o carro começa a apitar feito doido, forçando a parada urgente. Não é falta de liquido refrigerante no sistema, nem há sinal de "fervura". Não acontece toda hora, nem nem parece que o motor está mais quente que o normal. Basta desligar e religar o carro para tudo voltar ao normal.
Não me parece um problema com a válvula termostática travando fechada, pois penso que a atuação da válvula não dependeria de desligar e religar o motor.
O sensor de temperatura fica escondido, numa posição bem apertada para se alcançar. Apenas no tato, deu para sentir que o conector e os fios estão firmes.
Pergunto: alguém já teve problema similar? Seria uma falha no sensor ou mal-contato na sua fiação? Alguma sugestão?
Tive hoje o terceiro episódio de "superaquecimento": o marcador de temperatura bate no topo e o carro começa a apitar feito doido, forçando a parada urgente. Não é falta de liquido refrigerante no sistema, nem há sinal de "fervura". Não acontece toda hora, nem nem parece que o motor está mais quente que o normal. Basta desligar e religar o carro para tudo voltar ao normal.
Não me parece um problema com a válvula termostática travando fechada, pois penso que a atuação da válvula não dependeria de desligar e religar o motor.
O sensor de temperatura fica escondido, numa posição bem apertada para se alcançar. Apenas no tato, deu para sentir que o conector e os fios estão firmes.
Pergunto: alguém já teve problema similar? Seria uma falha no sensor ou mal-contato na sua fiação? Alguma sugestão?
Agradeço desde já.
Saudações a todos
A correia e o esticador estão bons?
WRANGLER 07: MUD BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate JIMNY 01: AT BF235/75R15/+3"Procomp
Tive hoje o terceiro episódio de "superaquecimento": o marcador de temperatura bate no topo e o carro começa a apitar feito doido, forçando a parada urgente. Não é falta de liquido refrigerante no sistema, nem há sinal de "fervura". Não acontece toda hora, nem nem parece que o motor está mais quente que o normal. Basta desligar e religar o carro para tudo voltar ao normal.
Não me parece um problema com a válvula termostática travando fechada, pois penso que a atuação da válvula não dependeria de desligar e religar o motor.
O sensor de temperatura fica escondido, numa posição bem apertada para se alcançar. Apenas no tato, deu para sentir que o conector e os fios estão firmes.
Pergunto: alguém já teve problema similar? Seria uma falha no sensor ou mal-contato na sua fiação? Alguma sugestão?
Mauro, chequei a tensão na correia, a polia da bomba d'água, ventoinha. Nada que pareça ser causa de problema.
Seguindo a trilha do fórum espanhol indicado pelo Fertag...
Não acredito que o problema seja com o líquido do radiador que foi trocado recentemente.
Nem penso que seja com a válvula termostática, que foi trocada faz uns 2-3 anos. Essas válvulas ficam fechadas apenas por alguns minutos enquanto o motor ainda está frio, reduzindo a circulação do líquido até o motor atingir a temperatura ideal. E ABREM quando o motor esquenta. Funcionam pela dilatação de um material numa câmera selada, em função apenas da temperatura do líquido no sistema.
Volto ao sensor de temperatura. Nos próximos dias vou lavar o motor para retirar as cracas acumuladas. E tentar limpar os contatos do sensor - haja tempo, haja paciência.
Talvez eu consiga testar a parte elétrica do sensor, se eu descobrir como testar - quem sabe, será o primeiro uso do meu novíssimo scanner xing-ling que estou por receber.
Estou para comprar um Kyron 2010 GLS com 60 mil km por 47 mil.
Minha duvida se o preço esta correto e se quando for vender as lojas aceitam como parte do pagamento.
Desde já agradeço.
Att
Caro Ismael, esse problema ocorreu comigo duas vezes e procedi da mesma forma. Em pesquisa pelos fóruns da internet, constatei que costuma ocorrer mais frequentemente em carros acima dos 70.000 km. O chefe da oficina SSangy, aqui de Brasília, me informou que o mais comum é se tratar de uma eventual falha do indicador e não do sensor. Por isso, se após desligar e religar o carro o problema sumir, não precisa esquentar a cabeça. No entanto, se feito isso, o aviso voltar, é porque, de fato, há sobreaquecimento. Não é uma abordagem muito técnica eu sei, mas é a ajuda que posso oferecer, dentro das minhas limitações mecânicas. Boa sorte, Um abraço.
Ola, Ismael,
Podem existir algumas pistas(dentre outras) no fórum inglês, conforme abaixo, motor 2,7...Abçs.
(acho que precisa ser cadastrado para ver os topicos). Forums - Ssangyong Owners Club
Oi, Ismael,
títulos dos tópicos(dentre outros) com pistas para o que reportaste, no fórum ingles...
removing coolant temp sensor on rexton 27
temp rise check engine light
rexton temp gauge
coolant temp sensor
Ismael, mandei msg em pvt pra vc no zap.
É o seguinte, nao sei se é o teu caso, mas um colega teve problema semelhante com o carro dele um actyon motor 2.0, o problema dele era uma rachadura na junta do cabeçote.
Opa fertag, não perguntei, mas acredito que líquido de arrefeicimento ruim ou fora das especificações, falta de manutenção no caso dele.
Mas posso tentar confirmar.
Oi, Cesar,
Pois e', sendo o problema de manutenção mal feita, para um carro desses(ou para qualquer outro) isso e' uma verdadeira pena ! Gratos pela atenção.