x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 43
  • #1
    Usuário Avatar de Almiro Lemos
    Entrada
    17/12/2006
    Idade
    48
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    Dúvida: Sorento nova, compro 4X4 ou 4X2?




    Caros,

    Comprarei uma Sorento nova, mas estou com essa dúvida. A diferença é insignificante para o custo do veículo (R$ 5.000,00). Qual será melhor escolha e qual será que o mercado aceitará melhor e terá melhor revenda no futuro?

    No momento estou escolhendo a 4X2, que, em tese, deve ser mais econômica, podendo ter até uma manutenção mais barata.

    A 4X4 não sei se ofertaria alguma vantagem. Off-road certamente não é o foco do carro, principalmente essa 2.4. Para ser sincero não sei nem em que condições essa tração é acionada e se haveria algum ganho em estabilidade.

    Alguém se habilita a me ajudar?

  • #2
    Banido
    Entrada
    18/04/2008
    Idade
    55
    Posts
    1,557
    Agradecimentos: 0
    Modelo novo ou antigo...

  • #3
    Usuário Avatar de Almiro Lemos
    Entrada
    17/12/2006
    Idade
    48
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Modelo novo.

  • #4
    Almiro

    Como é pequena a diferença, embora la na frente voce tera uma equiparação nos preços entre as duas, na hora da escolha, sempre vão preferir a 4x4 mesmo que o uso seja pouco, a segurança sera maior.
    Boa sorte e depois posta suas experiencias pra gente
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

  • #5
    Ainda não ví o carro. Mas é bom atentar se a versão 4X4 não perde alguns acessórios para que o preço não fique tão diferente em relação a 4X2.

    Na sportege acontecia isso na versão 4X4. A Kia retivara os freios a disco na traseira, ar digital e outras coisas, para compensar o valor do 4X4.

    Não sei se vem com controle de tração integral que se tiver com certeza não tem na 4X2.

    Abraços.

  • #6
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Almiro Lemos Ver Post
    Caros,
    Comprarei uma Sorento nova, mas estou com essa dúvida. A diferença é insignificante para o custo do veículo (R$ 5.000,00). Qual será melhor escolha e qual será que o mercado aceitará melhor e terá melhor revenda no futuro?

    No momento estou escolhendo a 4X2, que, em tese, deve ser mais econômica, podendo ter até uma manutenção mais barata.

    A 4X4 não sei se ofertaria alguma vantagem. Off-road certamente não é o foco do carro, principalmente essa 2.4. Para ser sincero não sei nem em que condições essa tração é acionada e se haveria algum ganho em estabilidade.
    Alguém se habilita a me ajudar?
    Olá Almiro, na minha opinião se fosse comprar um Sorento deste modelo novo, pegaria a versão 4x4, por 3 motivos:

    1º - Segurança; vc terá maior estabilidade com o carro em curvas, principalmente com o chão molhado em caso de chuvas ou por qualquer outro líquido derramado na pista que a deixe escorregadia.

    2º - Revenda; quando fores vender o seu carro lá pra frente, quem for comprar, pela pequena diferença de preço existente entre a versão 4X4 e 4X2, vão preferir pegar a 4X4, logo, vc terá mais facilidade de revende-lo.

    3º - Passeios; apesar deste novo Sorento não ter reduzida, dar p/ brincar com ele em passeios ou trilhas leves, como por exemplo desfrutar um passeio com o seu carro a beira mar, por dunas leves a no max a medianas, pois nesse tipo de terreno, vale mais a força do motor(potência e principalmente torque) do que a opção de redução, e esse motor 2.4 do Sorento, parece ter força suficiente p/ empurrar bem o carro.

    Se a tração dele for sobe demanda(vinher com controle de tração ou ESP), melhor ainda. Veja o Freeland 2, que não tem reduzida, mas se sai muito bem em areia por conta do forte motor e controle de tração. Vale lembrar que, p/ se "andar" bem em areia, deve-se baixar a pressão dos pneus.

    Acho que semana que vem, se der, devo ir fazer um Test Drive no Sorento 4X4 p/ ter uma idéia de como o carro se comporta e depois posto aqui os meus comentários...

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    4X4 Brasil
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #7
    Usuário Avatar de Almiro Lemos
    Entrada
    17/12/2006
    Idade
    48
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Valeu, pessoal. O que mais me deixa em dúvida é realmente a questão da estabilidade, já que devo rodar uns 800 Km por semana em estrada e provavelmente a 4x4 é melhor opção. Digo provavelmente porque ainda não consegui uma informação segura de como esta tração funciona, na loja me disseram que é só em situação off-road, como se não tivesse diferencial central, enquanto no site dá a entender que tem diferencial central.

    Revenda é uma dúvida, já que às vezes o mercado faz escolhas difíceis de explicar. Não duvido da 4X2 acabar preferida, já que até o seguro é mais barato (deu quase R$ 800,00 a menos na cotação que fiz no BB seguro auto).

    Os passeios off-road para mim não tem qualquer peso, já que tenho a minha destemida Land Rover Discovery I, que para isso é insubstituível.

  • #8
    Para mim, a tração da Santa Fé e da Sorento (nova) 4x4, em condições normais, é 100% dianteira, ou seja, terá a mesma estabilidade da 4x2 (pode haver diferenças mínimas somente em razão da distribuição do peso, mas acredito ser desprezível). Em asfalto seco, mesmo acelerando fundo, a 4x4 vai andar igual a 4x2 (claro, desde que você não queira arrancar com o pé no fundo e com o volante todo virado, hipótese que a 4x2 certamente vai destracionar...).

    Agora, se você acionar o "botãozinho" que bloqueia o diferencial, o carro será completamente diferente - mas ele só funciona em velocidade baixíssimas.

    Se falei bobagem, favor corrigir, mas acho que é isso!

  • #9
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por paris Ver Post
    Para mim, a tração da Santa Fé e da Sorento (nova) 4x4, em condições normais, é 100% dianteira, ou seja, terá a mesma estabilidade da 4x2 (pode haver diferenças mínimas somente em razão da distribuição do peso, mas acredito ser desprezível). Em asfalto seco, mesmo acelerando fundo, a 4x4 vai andar igual a 4x2 (claro, desde que você não queira arrancar com o pé no fundo e com o volante todo virado, hipótese que a 4x2 certamente vai destracionar...).

    Agora, se você acionar o "botãozinho" que bloqueia o diferencial, o carro será completamente diferente - mas ele só funciona em velocidade baixíssimas.

    Se falei bobagem, favor corrigir, mas acho que é isso!
    Olá París, carro com diferencial bloqueado vc pode andar em qualquer velocidade, desde é claro que não esteja reduzido. O que não se pode, quando se está com a tração bloqueada, é fazer curvas em pisos de alta aderência, como por exemplo o asfalto seco.

    No caso do novo Sorento, ele possui tração 4X4 Full Time, ou seja está todo o tempo em 4X4, logo, possui diferencial central.

    Almiro Lemos, quem te disse na loja que o 4X4 do Sorento só é em off-road, só pode ter sido um vendedor né ? Esse povo, não conhece nem os próprios carros da marca que vendem... Vc vai conseguir uma informação mais precisa conversando com o chefe da oficina da autorizada Ok

    Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #10
    Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Idade
    45
    Posts
    913
    Agradecimentos: 8
    O Sorento modelo novo possui um sistema de tração sob demanda semelhante ao SantaFé, Veracruz, Ecosport (salvo as devidas proporções...)

    A tração é normalmente dianteira, mas ao menor sinal de perda de tração, um acoplamento (que pode ser multidico ou viscoso) transfere automaticamente torque p/ as rodas traseiras. E pode-se bloquear o acoplamento em 50/50 quando necessário.
    _____________
    Renegade STD

  • #11
    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Olá París, carro com diferencial bloqueado vc pode andar em qualquer velocidade, desde é claro que não esteja reduzido. O que não se pode, quando se está com a tração bloqueada, é fazer curvas em pisos de alta aderência, como por exemplo o asfalto seco.

    No caso do novo Sorento, ele possui tração 4X4 Full Time, ou seja está todo o tempo em 4X4, logo, possui diferencial central.

    Almiro Lemos, quem te disse na loja que o 4X4 do Sorento só é em off-road, só pode ter sido um vendedor né ? Esse povo, não conhece nem os próprios carros da marca que vendem... Vc vai conseguir uma informação mais precisa conversando com o chefe da oficina da autorizada Ok

    Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
    Prezado Freitas,

    Acho que você está equivocado com relação a Santa Fé 4x4. A tração dela é dianteira, a força só é transmitida para as rodas traseiras quando há perda de aderência, conforme o colega acima também informou. Assim são Santa Fé, Vera Cruz, Captiva AWD, Audi S3, Fusion V6, entre outros.

    Com relação ao bloqueio de diferencial, tenho quase certeza que ele é desarmado automaticamente quando o carro atinge certa velocidade - a exemplo dos mega off-road Palio Adventure Locker, rs...

    Abaixo, texto extraído sobre o Fusion V6, que "explica" o funcionamento da tração:
    O sistema de tração integral, ao contrário do que a sigla AWD pode sugerir, não atua o tempo todo. Em condições normais de uso, com acelerações moderadas, pisos de boa aderência e curvas comportadas, a tração é totalmente dirigida às rodas dianteiras. Durante o test-drive isso foi absolutamente suficiente, apesar do aguaceiro que caía sobre a Linha Verde, que margeia o litoral norte baiano.

    Mas, a título de avaliação do Fusion, foram solicitadas arrancadas vigorosas, retomadas de velocidade mais audaciosas e curvas levemente acima do recomendado para um pai de família... O sistema responde prontamente, otimizando a distribuição de torque e tração da melhor forma possível. Segundo Klaus Millo, gerente de engenharia veicular da Ford para a América do Sul, o AWD que a Ford escolheu para o Fusion é capaz, quando necessário (vale dizer, sob demanda), de transferir até 90% da tração para as rodas traseiras.

  • #12
    Usuário Avatar de Almiro Lemos
    Entrada
    17/12/2006
    Idade
    48
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Meus caros, obrigado pela atenção. Acabei comprando a versão 4X2. A questão da liquidez da revenda não pesa tanto. Por razões de segurança/praticidade sempre deixo o carro na concessionária/loja quando troco por outro. Penso que a tendência é o mercado igualar o preço das duas.

    Continuei sem uma certeza sobre como a tração funciona. Se tivesse certeza de que é integral, possivelmente teria comprado a 4X4. Mas penso que não seja, que seja apenas "on demand". Nesse caso não sei se o ganho em estabilidade na estrada compensa.

    O fato é que, como provavelmente não é integral, preferi a 4x2 por ser mais econômica e mais barata (até o seguro saiu R$ 600,00 a menos).

    Ainda é cedo para dizer o que achei do carro de forma definitiva. Por ora, ficam elogios para o conforto e o silêncio, embora faça uma restrição ao sistema de suspensão, que parece ser muito firme para o meu gosto. Talvez sejam as rodas 18". Falta, contudo, conferir a calibragem.

    O consumo ainda não dá para medir, já que oscila bastante o computador de bordo nesses primeiros quilômetros.

    O desempenho achei até surpreendente (embora a Prado tenha me acostumado a andar mais lentamente). De fato o carro no "D" é bem pacato - embora bem mais rápido que a Prado - mas no sequencial não precisa de mais do que ele oferece, é bem ágil.

    Vou mudar o título do tópico para termos um tópico específico sobre a nova Sorento. Embora talvez, em um fórum 4X4 ela devesse ficar no "off". O carro NÃO é um SUV, mas um crossover. Se quem comprar tiver isso em mente vai ficar muito satisfeito, mas quem quiser um carro para usar em trilha/praia/lama deve ficar bem longe.
    Saudações,
    Almiro - Discovery 4 TD6 2011 HSE
    ex Discovery TD4, Discovery 3, Prado, Veracruz, XC60

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade