x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 43
  • #13
    Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    59
    Posts
    1,718
    Agradecimentos: 0



    Até agora não entendi como vc olhou o carro na concessionária e não conseguiu descobrir se a tração é ou não sob demanda...
    Putz, não entendo como o vendedor NÃO teve capacidade de tirar suas dúvidas. O sujeito tá vendendo um produto que não conhece...
    Boa sorte com o novo carrão.
    abç

  • #14
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2

    Tração do Kia Sorento

    Olá París, ao reler a minha postagem, verá que quando falei de tração, me referir ao novo Kia Sorento e Não ao Santa Fé.

    As pessoas geralmente confundem tração integral, com tração permanente, com tração sob-demanda e tração Full Time.

    Segundo o site da Kia, a tração do Sorento é Full Time. Esse Full Time pode ser sob-demanda OU permannente, porém, ambas são integrais.

    * Tração permenente, é o caso do Grand Vitara, do Defender, as Pajeros TR4 e Full pode-se selecionar esta opção na alavanca, etc...

    * Tração sob-demanda, foi como vc postou o exemplo do Fusion e o que o forista lcdalzoc, a princípio o carro anda a 4X2, porém ao menor sinal de perda ou necessidade de tração, um sistema de aclopamento viscoso transfere a tração p/ o outro eixo, podendo chegar em certos casos a até 90% ou mais.
    Isso não quer dizer que ela seja menos eficiente que a permanente. É tão boa quanto.

    Sobre o bloqueio do diferencial central, vc está confundindo, bloqueio das rodas em um mesmo eixo(Pálio Locker) e bloqueio do diferencial central(eixos diferentes).

    Este último, quando se bloqueia, ele transfere o torque de 50% para cada eixo, e se pode andar a qualquer velocidade. E o ato de bloquear e desbloquear é feito pelo usuário do carro(através de uma alavanca ou botão) e não a cargo automático do sistema eletrônico do carro.

    Sobre o Kia Sorento segundo o forista "lcdalzoc" a tração dela é sob-demanda e tem-se a opção de se bloquear em 50% eixo dianteiro e 50% eixo traseiro(manualmente é claro), ou seja, tem bloqueio de diferencial central. Final de semana vou a uma revenda Kia, confirmar isso.

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...


    Citação Postado originalmente por paris Ver Post
    Prezado Freitas,

    Acho que você está equivocado com relação a Santa Fé 4x4. A tração dela é dianteira, a força só é transmitida para as rodas traseiras quando há perda de aderência, conforme o colega acima também informou. Assim são Santa Fé, Vera Cruz, Captiva AWD, Audi S3, Fusion V6, entre outros.

    Com relação ao bloqueio de diferencial, tenho quase certeza que ele é desarmado automaticamente quando o carro atinge certa velocidade - a exemplo dos mega off-road Palio Adventure Locker, rs...

    Abaixo, texto extraído sobre o Fusion V6, que "explica" o funcionamento da tração:
    O sistema de tração integral, ao contrário do que a sigla AWD pode sugerir, não atua o tempo todo. Em condições normais de uso, com acelerações moderadas, pisos de boa aderência e curvas comportadas, a tração é totalmente dirigida às rodas dianteiras. Durante o test-drive isso foi absolutamente suficiente, apesar do aguaceiro que caía sobre a Linha Verde, que margeia o litoral norte baiano.

    Mas, a título de avaliação do Fusion, foram solicitadas arrancadas vigorosas, retomadas de velocidade mais audaciosas e curvas levemente acima do recomendado para um pai de família... O sistema responde prontamente, otimizando a distribuição de torque e tração da melhor forma possível. Segundo Klaus Millo, gerente de engenharia veicular da Ford para a América do Sul, o AWD que a Ford escolheu para o Fusion é capaz, quando necessário (vale dizer, sob demanda), de transferir até 90% da tração para as rodas traseiras.
    4X4 Brasil Razão: complementar resposta
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #15
    Usuário Avatar de Almiro Lemos
    Entrada
    17/12/2006
    Idade
    48
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Fernando, eu não acredito em nada que nenhum vendedor diz, por isso permaneço em dúvida. No mais das vezes nossos vendedores são, na melhor das hipóteses, pouco informados. Prefiro os foruns de discussão e análises de revistas especializadas (estas últimas cada vez mais difíceis no Brasil). Para você ter idéia, a chave da Sorento é "inteligente" não vai ao quadro, a partida é por meio de um botão. Perguntei lá como eu fazia para ligar o rádio e as luzes sem virar o motor e ninguém soube me responder (uma lida rápida no manual explica que basta apertar o botão de partida sem pisar no freio).

    A informação que tive na Kia foi de que o carro é 4X2 90% do tempo e que só em caso de destracionamento para entrar em ação o 4X4. Não sabia que esse tipo de tração também podia ser chamado "full time". Full time em inglês deveria ser traduzido aqui como "tração integral" para designar os carros como as Land Rover, SW4 e Prado, em que a tração é sempre 4x4. "On demand" ou "sob demanda" fica muito melhor para designar veículos como possivelmente é esta Sorento, ou como Santa Fe, Ecosport, Fusion, etc. em que apenas em circunstância excepcional a tração passa a ser 4X4.

    Agora com certeza o bloqueio da sorento não pode ser usado em qualquer velocidade, apenas até 30 ou 40 Km/h (não lembro exatamente) e é justamente por isso que a 4X4 tem pouca serventia para usar em areia. Acho 4X4 sem bloqueio central em areia pior que 4X2.
    4X4 Brasil
    Saudações,
    Almiro - Discovery 4 TD6 2011 HSE
    ex Discovery TD4, Discovery 3, Prado, Veracruz, XC60

  • #16
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Almiro Lemos Ver Post
    ...A informação que tive na Kia foi de que o carro é 4X2 90% do tempo e que só em caso de destracionamento para entrar em ação o 4X4. Não sabia que esse tipo de tração também podia ser chamado "full time". Full time em inglês deveria ser traduzido aqui como "tração integral" para designar os carros como as Land Rover, SW4 e Prado, em que a tração é sempre 4x4. "On demand" ou "sob demanda" fica muito melhor para designar veículos como possivelmente é esta Sorento, ou como Santa Fe, Ecosport, Fusion, etc. em que apenas em circunstância excepcional a tração passa a ser 4X4.
    Esses vendedores dessa concessionária que vc foi e nada, parecem ser a mesma coisa. Se ele disse que a tração do Sorento é sob-demanda, ou seja, entra em ação quando há o mínimo sinal de destracionamento do carro, como ele pode afirmar que em 90% do tempo fica em 4X2 Ele levantou algum dado estatístico p/ saber que no tipo de terreno andado pelo carro(que varia de acordo com o trajeto de cada motorista) não destraciona em 90% dos casos... oh vendedor de m#$da esse...

    Agora com certeza o bloqueio da sorento não pode ser usado em qualquer velocidade, apenas até 30 ou 40 Km/h (não lembro exatamente) e é justamente por isso que a 4X4 tem pouca serventia para usar em areia. Acho 4X4 sem bloqueio central em areia pior que 4X2.
    Almiro, que raio de bloqueio é esse que não se pode ultrapassar os 40 Km/h ? É bloqueio das rodas de um mesmo eixo(se for esse ainda vai lá ter limite de veloc) ou bloqueio entre os eixos diant. e tras.(neste aqui não existe limite de velocidade).
    Foi o mesmo vendedor dos 90% que te passou essa informação ?

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    4X4 Brasil
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #17
    Valeu Freitas, acabamos falando coisas parecidas de formas diferentes, rs...
    Só faço as seguintes considerações: falei da Santa Fé porque a mecânica é a mesma da Sorento; não falei que o diferencial do Palio Locker que bloqueia é o mesmo da Sorento, usei o palio somente para exemplificar que o bloqueio desliga automaticamente... Um carro 4x2 nunca terá diferencial central...

    Quanto a estabilidade, discordo de você. Há uma diferença GRANDE no quesito estabilidade de um carro que traciona permanentemente nas 4 rodas em relação a um carro que joga tração para o eixo traseiro só quando as rodas dianteiras patinam...

  • #18
    Usuário Avatar de Almiro Lemos
    Entrada
    17/12/2006
    Idade
    48
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0
    Freitas, essa informação dos 40Km, que é verdadeira, não me passaram na concessionária não, descobri na net. É uma característica em comum com os Hyundai. Só reforça a conclusão de que o carro é um crossover, não um SUV.

    Também penso que o tracionamento permanente nas 4 rodas, sim, faria diferença significativa na estabilidade, a ponto de compensar os gastos extras. Essa tração on demand me parece mais adequada para a neve lá nos estrangeiros do que para as nossas estradas.

    Agora, pessoal, imagine em que dá vendedor desinformado com comprador menos ainda. Acho que vou ver umas sorento dessas atoladas aqui pelas praias do RN, já que tem gente que compra 4x4 achando que pode por na praia.
    Saudações,
    Almiro - Discovery 4 TD6 2011 HSE
    ex Discovery TD4, Discovery 3, Prado, Veracruz, XC60

  • #19
    Usuário
    Entrada
    16/06/2010
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Sobre o bloqueio do diferencial central, vc está confundindo, bloqueio das rodas em um mesmo eixo(Pálio Locker) e bloqueio do diferencial central(eixos diferentes).

    Este último, quando se bloqueia, ele transfere o torque de 50% para cada eixo, e se pode andar a qualquer velocidade. E o ato de bloquear e desbloquear é feito pelo usuário do carro(através de uma alavanca ou botão) e não a cargo automático do sistema eletrônico do carro.
    nãonão!o sistema locker desativa em +- 36 kmp/h,tem isso no manual do carro e meu pai já testou,minha mãe tem uma doblo adventure locker 2009.

  • #20
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por brun0tk Ver Post
    nãonão!o sistema locker desativa em +- 36 kmp/h,tem isso no manual do carro e meu pai já testou,minha mãe tem uma doblo adventure locker 2009.
    E por acaso eu disse o contrário ? O que eu falei foi que o sistema Locker da Fiat bloqueia as rodas de um mesmo eixo, e o bloqueio de diferencial central(existentes em alguns 4X4) faz o bloqueio de entre eixos, dividindo o torque de 50% p/ cada eixo.

    Segundo informações na internet o bloqueio Locker presente nos carros da Fiat, é desativado ao passar da velocidade de 20 Km/h.

    Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #21
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por paris Ver Post
    Quanto a estabilidade, discordo de você. Há uma diferença GRANDE no quesito estabilidade de um carro que traciona permanentemente nas 4 rodas em relação a um carro que joga tração para o eixo traseiro só quando as rodas dianteiras patinam...
    Olá Paris, concordo em parte com vc. Diferenças entre as trações permanente(com aclopamento viscoso) e on demand(sob demanda) realmente existe, porém, na minha opinião não é tão GRANDE assim como vc acha.
    Afinal, quando a central detecta que o carro vai destracionar ele envia o torque necessário p/ o outro eixo, e isso é feito em milésimos de segundos, vc nem chega a perceber isso. A vantagem desse sistema é a economia de combustível, é claro que a tração permanente(com acoplam. viscoso) também tem as suas vantagens.

    Hoje fiz o test drive no Sorento e realmente, não é um 4X4 puro sangue, tá mais p/ Crossover.

    Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...


    Bem, cada um tem suas vantagens e desvantagens
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #22
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    50
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Almiro Lemos Ver Post
    Freitas, essa informação dos 40Km, que é verdadeira, não me passaram na concessionária não, descobri na net. É uma característica em comum com os Hyundai. Só reforça a conclusão de que o carro é um crossover, não um SUV.

    Também penso que o tracionamento permanente nas 4 rodas, sim, faria diferença significativa na estabilidade, a ponto de compensar os gastos extras. Essa tração on demand me parece mais adequada para a neve lá nos estrangeiros do que para as nossas estradas.

    Agora, pessoal, imagine em que dá vendedor desinformado com comprador menos ainda. Acho que vou ver umas sorento dessas atoladas aqui pelas praias do RN, já que tem gente que compra 4x4 achando que pode por na praia.
    Almiro rapaz tu és também daqui de Natal/RN... agora é que fui ver. Hoje fui lá na Kia da Prudente fazer o Test Drive no Sorento.

    Realmente, a tração como comentado aqui é sob demanda e o sistema Lock, de bloqueio do diferencial central, que envia o torque de 50% para os eixos dian. e tras. infelizmente só funciona a até 35 Km/h.

    NUNCA tinha visto isso em nenhum 4X4 no mercado até hoje P/ que raios vai servir essa birosca... quando o carro começar a pegar embalo p/ subir uma duna ou passar em um lamaçal mais longo o bloqueio se desativa que cabecinha desse engenheiro em projetar algo assim. Só vai servir p/ ajudar o carro a sair de algum enrosco simples como um pequeno atoleiro simplezinho....

    O carro está mais p/ um Crossover do que p/ um 4X4 de verdade, mas esquecendo-se desse detalhe da tração, é um CARRÃO - silencioso, excelente acabamento, teto solar, muito bom espaço interno e o motor empurra bem o carro. Parabéns pela aquisição.

    Já que vc tem a Discovery p/ as brincadeiras 4X4, vc fez uma boa escolha em pegar a versão 4X2. Optou pela de 5 ou 7 lugares ?

    Por falar em Discovery, costuma fazer trilhas com ela pelas bandas daqui de Natal/RN ?

    Um abraço, cordialmente, Francisco de FReitas...
    4X4 Brasil Razão: correção.
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

  • #23
    Olá amigos,
    Pelo que entendí a Sorento 4X4 tem a tração on demand. Mas tem a possibilidade de travar o diferencial 4X4 permanente.
    Abs.

  • #24
    Caro Freitas,
    Sendo assim o carro não vai ser bom para areia.
    Imagina perder o 4X4 aos 35km/h.
    Seria mais um uso indicado para 4X4 urbano em situações de alagamento, neve, etc.
    Com esse detalhes que agora são esclarecidos não é o perfil do carro que estou querendo.
    Obrigado pelas dicas.
    Abs.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade