x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 38
  • #1

    atenção, potencia das SUV`S é pura ilusão




    Tenho observado a preocupação que as pessoas(até as revistas especializadas) tem dado a "potencia " de motor das SUVS e cross-overs. Para ranquea-los, tudo bem...vale qualquer ítem , mas o que vejo é quase uma neurose pela procura da maior "cavalaria" , mas , pelo menos no caso das suvs mais comercializadas (até 130k , por exemplo), esta diferença de potência(teórica) , não se reflete, na pratica, em melhora de desempenho. Coincidentemente , motores mais potentes equipam suvs com relação de marcha pior , ou com coeficiente aerodinamico ruim , ou com peso muito maior. a unica matemática que obedece a logica nesta conta é que maior potência = maior consumo. vejamos ...
    honda CR-V 150 cv. cons. estrada 13km/l faz de 0 a 100km em 10.5s
    toyota RAV4 170 cv. cons. estrada 11km/l faz de 0 a 100km em 10.5s
    kia sorento 268 cv. cons. estrada 09km/l faz de 0 a 100km em 10.3s
    estes dados podem ser extrapolados para outros indices de performance como por exemplo , os 3 carros acima giram na faixa de 2.300 a 2.500 rpm a 120km(se naum me engano) .
    Talvez a grande diferença só se faça sentir com o carro muito pesado em subidas ou quem leva um trailer no reboque , aonde o maior torque dos motores mais potentes aí sim apareça

  • #2
    ja ia me esquecendo...
    Honda CR-V 1450 kg.
    Toyota RAV4 1550 kg.
    kia sorento 2000 kg.
    Talvez uma das poucas excessões nesta lista seja a do chevrolet captiva v-6 com desempenho melhor , mas ao custo quase impagavel de fazer na estrada media de 06 km/l!!!!
    observação: não considerei SUVs de luxo como grand cherokee ou porsche cayenne esta regra que observei vale para SUVS ditas "médias"

  • #3
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    pois é,

    sabe que a tempos eu gostaria de conversar e levantar essa questão de potencia relativa aqui no forum.

    Parei para analisar alguns fatores, e notei que pra se chegar a potencia nominal do veiculo, é analisado somente motor. (ou no maximo, motor e transmissão) rapidamente vi que existem parametros e tabelas diferentes, segundo normas internacionais que regulamentam os testes.

    O peso do veiculo nunca é levado em questão, nem mesmo a relação peso x potencia. É pelo menos, a dedução que cheguei ao avaliar a relação peso potencia de um GM Celta, espantado como ele anda tão bem com miseros 70cv.

    Acho que os experts aqui do forum, podem explicar e comprovar melhor o que "tentei" justificar aqui.
    Abraços

  • #4
    Pois é pessoal, Acho que alem do pesox potencia......... Olhando msn postadas anteriormente aqui no forum, eu não lembro agora em que seção estava mas alguem aqui do forum escreveu o que o Carrol Shelby disse a anos atras: "horsepowers sells cars, Torque wins race" e realmente é verdade!! hoje Não me preocupo mais somente com potencia e sim procuro examinar também o torque. Geralmente motor de grande cilindrada vem acompanhado de torque grande. Claro que ai vem aquela conta peso x potencia.

  • #5
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
    Entrada
    21/05/2008
    Local
    Belém/PA
    Idade
    45
    Posts
    1,940
    Agradecimento: 1
    Alem da relação peso/potencia, temos tambem peso/torque. Ambas influem no desempenho. Tanto que a Lotus é famosa por seus carros nem tao potententes assim mas tao leves que acabam se tornando verdadeiras balas.
    Entao na verdade nao é quanto força ou potencia voce tem, mas sim a relação entre o peso e o conjunto motriz do veiculo. Tanto que motos sao muito mais rapidas do que carros e usam motores que produzem muito menos potencia que os carros.

    []´s
    Rafael

    []´s
    Rafael

  • #6
    Usuário Avatar de lcdalzoc
    Entrada
    01/06/2009
    Local
    Farroupilha/RS
    Idade
    45
    Posts
    913
    Agradecimentos: 8
    Influem em desempenho e consumo, principalmente, relação peso/potência e peso/torque, como comentado anteriormente. Porém, outras variáveis entram na pizza, como eficiência do motor, casamento entre motor e câmbio (lembram dos motores excelentes da L200 Triton com o câmbio burro?), relações de marcha, aerodinâmica, largura dos pneus...

    Lembrando que o peso dos veículos vem aumentando de geração em geração, visto as exigências em relação à segurança em colisões. No caso do novo Sorento, o peso diminui algo em torno de 200kg, mas é monobloco (o anterior é chassi de longarinas) e não possui mais reduzida.
    _____________
    Renegade STD

  • #7
    Usuário Avatar de SAPO-BOMBA
    Entrada
    02/06/2008
    Local
    Juazeiro do Norte/CE
    Idade
    44
    Posts
    3,398
    Agradecimentos: 4
    Relação de marchas/diferencial/motor é tudo... Pode ser o peso que for, se estiver tudo "casado" orientado pro veículo em questão, não há do que reclamar.

    Potência não é nada, veja quantas pessoas tem Tucson V6 com 180/200cv e reclamam que o carro é lerdo e/ou não tem velocidade compatível com a potência.

    Nos carros citados, pode ter certeza que em uns privilegiaram o rodar confortável com baixo giro do motor pra quem gosta de viajar e quer autonomia, logo é impossível querer que um carro desses tenha "arrancada de esportivo", mas dependendo pode desenvolver uma boa velocidade em estradas.

    E há carros que privilegiam a esperteza em trechos urbanos ou força em trechos de terra, lama, subidas, etc... E não se pode esperar velocidade de um carro desses, já que o conjunto câmbio/motor foi casado levando em conta a natureza do veículo.

    Não adianta querer velocidade em motores desenvolvidos pra ter torque sem perder em algum lugar. Da mesma forma que não existe alto desempenho com baixo consumo.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #8
    Usuário Avatar de Jambu
    Entrada
    27/11/2008
    Local
    Natal/RN
    Idade
    57
    Posts
    227
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, alguém teria uma fórmula, no papel ou, preferencialmente, no excell, onde a gente colocasse os dados e como resultado saísse um coeficiente que indicasse essa potência REAL. Da mesma forma, se colocados outros dados, a gente encontrasse outras variáveis?

  • #9

    Thumbs down

    Citação Postado originalmente por alexandre nunes marreiros Ver Post
    Talvez uma das poucas excessões nesta lista seja a do chevrolet captiva v-6 com desempenho melhor , mas ao custo quase impagavel de fazer na estrada media de 06 km/l!!!!
    Captiva... Corre... Dela e da GM !!! Leia isso: http://www.reclameaqui.com.br/239101...seus-defeitos/
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário
    Entrada
    13/03/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    54
    Posts
    68
    Agradecimento: 1
    Alexandre, nunca nem entrei num CRV, mas tenho quase certeza que a 120 Km/h o giro desse carro não deve ser menor do que 3.000 rpm.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Alberto Henrique Da Costa Ver Post
    Alexandre, nunca nem entrei num CRV, mas tenho quase certeza que a 120 Km/h o giro desse carro não deve ser menor do que 3.000 rpm.
    Alberto , pesquisei no yahoo e google e achei uma reportagem da 4 rodas que cita o giro do motor do honda CRV a 100km/h na casa dos apenas 1.950rpm( talvez pelo excelente cambio automatico de 5 marchas) , e a titulo de comparação ele mesmo diz que um C-4 picasso aos mesmos 100km/h tem o giro de seu motor em 2.500Rpm.
    pelo que vi , acho que não chega perto dos 3.000rpm aos 120km/h , mas vou procurar outras informações

  • #12
    Citação Postado originalmente por alexandre nunes marreiros Ver Post
    Alberto , pesquisei no yahoo e google e achei uma reportagem da 4 rodas que cita o giro do motor do honda CRV a 100km/h na casa dos apenas 1.950rpm( talvez pelo excelente cambio automatico de 5 marchas) , e a titulo de comparação ele mesmo diz que um C-4 picasso aos mesmos 100km/h tem o giro de seu motor em 2.500Rpm.
    pelo que vi , acho que não chega perto dos 3.000rpm aos 120km/h , mas vou procurar outras informações
    acabei de achar um forum americano com tabela de giro de motores de alguns carros. o CRV consta como a 110km/h girando na casa dos 2.100rpm( dado bem compativel ao anterior)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade