x
Convex Datacenter
  • #3637
    Usuário
    Entrada
    30/10/2023
    Local
    Sto Amaro da Imperatriz/SC
    Idade
    37
    Posts
    13
    Agradecimento: 1



    Boa noite pessoal.

    Vou pegar minha Forester essa semana ainda. Tudo já está encaminhado (Já li quase todo o fórum.. da página 200 e pouco pra frente, li tudo..minhas saudações ao Rick, pela sua presença muito ativa e solícita com todos aqui).

    Em todo caso, a pergunta é rápida e rasteira: a única diferença entre as versões S e XT (pelo menos pro modelo 2016) é somente o motor mesmo?

  • #3638
    Usuário Avatar de Rick Morais
    Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    238
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Fellype Ver Post
    Boa noite pessoal.

    Vou pegar minha Forester essa semana ainda. Tudo já está encaminhado (Já li quase todo o fórum.. da página 200 e pouco pra frente, li tudo..minhas saudações ao Rick, pela sua presença muito ativa e solícita com todos aqui).

    Em todo caso, a pergunta é rápida e rasteira: a única diferença entre as versões S e XT (pelo menos pro modelo 2016) é somente o motor mesmo?
    Boas Fellype!

    Seja bem vindo ao fórum e as Foresters.
    É o que sempre digo, essas mais de 300 páginas sobre o assunto tem muita informação importante sobre o carro. Não é tempo perdido maratonar todos os posts desse site.

    E obrigado pelas palavras, eu tento ajudar na medida do possivel com minha pouca experiência nas Foresters.

    Acredito que não diferenças além do motor nas versões. Na versão XT vc tem comandos diferentes do lado direito do volante como Si e S# relativo ao lado esportivo das XTs. Nas aspiradas (como a minha) tem apenas o modo Sport que deixa o giro mais alto e próximo do torque máximo.

    Curta bastante a sua Forester e poste aqui tudo o que acontece com ela, relativo a manutenções preventivas, corretivas e modificações.


    Abraço
    Rick
    -------------------
    Subaru Forester S 2014
    ex- Honda Fit 2007 | ex- GM Celta Energy 2007 | ex- GM Kadett SLE 1990

  • #3639
    Usuário
    Entrada
    30/10/2023
    Local
    Sto Amaro da Imperatriz/SC
    Idade
    37
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Rick Morais Ver Post
    Boas Fellype!

    Seja bem vindo ao fórum e as Foresters.
    É o que sempre digo, essas mais de 300 páginas sobre o assunto tem muita informação importante sobre o carro. Não é tempo perdido maratonar todos os posts desse site.

    E obrigado pelas palavras, eu tento ajudar na medida do possivel com minha pouca experiência nas Foresters.

    Acredito que não diferenças além do motor nas versões. Na versão XT vc tem comandos diferentes do lado direito do volante como Si e S# relativo ao lado esportivo das XTs. Nas aspiradas (como a minha) tem apenas o modo Sport que deixa o giro mais alto e próximo do torque máximo.

    Curta bastante a sua Forester e poste aqui tudo o que acontece com ela, relativo a manutenções preventivas, corretivas e modificações.


    Abraço
    Rick
    Show, Rick!

    A minha é a S também, ano 2016. Estou aguardando os trâmites da concessionária pra poder retirar! Pode deixar que vou atualizando aqui sim. Por ora sigo pesquisando algumas melhorias de acessórios, como tapete emborrachado pro porta-malas, adesivos de proteção pras portas e porta-malas, iluminação interna etc..

  • #3640
    Usuário Avatar de Rick Morais
    Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    238
    Agradecimentos: 15
    Boas...

    Bom, iniciei a temida e cara revisão dos 100.000 km da minha Forester.
    Levei em uma oficina de confiança que já tinha levado anteriormente o carro.
    Apesar deles não trabalharem com Subaru e ainda mais um modelo 2014, como sou cliente antigo ele abriram uma excessão.
    Deixei o carro hoje 01/11/2023 pela manhã para a seguinte revisão:
    - Troca de oleo do motor e filtro
    - Troca do liquido de arrefecimento (nunca foi trocado desde que comprei em 2016 )
    - Troca do fluido de freio que estava com muita água acumulada
    - Troca das velas (adiei aos 90mil para 100mil)
    - Rodizio dos pneus com alinhamento e balanceamento (se necessário).
    - Revisão geral em suspensão, apoios do motor, aperto de abraçadeiras, verificação de mangueiras e principalmente vazamentos ocultos.

    -0b48807f-bf5c-4ff6-b092-3842bbec080d.jpg
    Primeiro problema! A porcaria do manual indica que a vela correta é a SILFR6A11 mas olha a diferença. A que comprei seguindo o manual é outra. A correta é a SILZKAR7B11.
    Perdi a mão de obra e vou ter que correr atrás da vela correta para trocar (segundo o mecânico a vela está boa com o gap dentro da tolerância do fabricante. Iridium é pra 200mil km).

    -0deb2364-907a-4f65-a20b-dbbe5710b3ca.jpg-8ad2a137-38e4-4d82-80b5-7e8118fc5498.jpg
    Amortecedores passaram da meia vida e mecanico já disse para ficar de olho (programar troca antes de ferrarem de vez)

    -203bee88-0500-464d-8d9f-f83f4722e4b1.jpg
    Fluido de freio podre. Vamos trocar pelo Tirreno DOT4

    -9729ba89-d83d-4d3e-8266-556196c7c30b.jpg
    Onde o pai chora e o filho não vê (ou será o contrário?) Leve suor de oleo sem pingar indicando vazamento na tampa lateral do motor. Mecanico vai limpar tudo e verificar onde exatamente está o vazamento. Disse que também está colocando na lista de coisas que por enquanto não é um problema, mas vai ter que mexer nisso aí. Pedi pra ele conferir o torque dos parafusos de fixação.

    -26674bdd-abdd-4c5d-bcbb-df73fb60dece.jpg
    Pastilha de freio Ferodo OK. Troquei recentemente, inclusive mencionei isso a uns posts atrás.

    -934368aa-de3c-41b7-b773-608c50a0fc19.jpg
    Bateria OK. Troquei a cerca de 1 ano atrás.

    -b05d21dd-0bf0-48b6-937d-755edffd9450.jpg
    A famosa bucha da barra estabilizadora. Já tinha trocado elas a tempão atrás. Vou ter que programar trocá-las na proxima revisão.

    -eaa311f8-43eb-447e-8c62-5b8033dc7423.jpg
    As buchas da bandeja também já começaram a ressecar. Já troquei também a uns anos atrás, entra na programação da próxima revisão.

    -ce335af7-7304-410d-82b5-b8d972301d0a.jpg
    Pneus cansados. Já havia trocado dois e faltam mais dois. Não chegaram no twi mas bateram 5 anos de uso e estão bem ressecados. Até dezembro eu troco (haja dinheiro).


    Por enquanto está sendo isso, conforme for aparecendo mais coisas vou editando o post ou fazendo um complemento em outro.
    Por curiosidade, essa revisão está na casa dos 3mil reais. Acho justo pela quantidade de horas técnicas trabalhadas. Eu pedi uma avaliação bem minuciosa em busca de tudo quanto é possivel problema.


    Abraço
    Rick
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -0b48807f-bf5c-4ff6-b092-3842bbec080d.jpg   -0b48807f-bf5c-4ff6-b092-3842bbec080d.jpg  
    4X4 Brasil
    -------------------
    Subaru Forester S 2014
    ex- Honda Fit 2007 | ex- GM Celta Energy 2007 | ex- GM Kadett SLE 1990

  • #3641
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Viatura ficando zerada.
    Pensando bem, uma revisão destas fica muito mais barata do quê comprar outra usada alguns anos mais nova, pois esta também precisará de uma revisão, para ficar dentro da confiança do novo dono.
    Você fez o certo

  • #3642
    Usuário Avatar de Alam Bispo
    Entrada
    07/12/2022
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    35
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal,
    Apenas reforço que aqui é o único lugar que podemos realmente encontrar conteúdo integro, resultado de qualidade e que ajudam realmente os proprietários de Subaru.

    Boa Fellype e Rick!
    Esse carro vale cada investimento, não vejo outro no mercado que pode proporcionar tanto beneficio com custo tão baixo, por isso que no exterior é tão apreciado, respeitado e admirado.
    Recentemente troquei as lampadas de farol alto.


    Kit 2 Lampada Xenon D4r Subaru Forester Legacy 35w 5500k | Frete gratis

    > Óleos lubricantes e filtro

    - Motul 8100 X-cess gen2 5w40 (galão de 4 litros + 1 litro avulso);


    - Filtro de óleo motor genuíno Subaru;


    - Anel genuíno Subaru;


    - Filtro ar motor Japanparts;


    - Filtro ar cabine com carvão ativado Japanparts.

    4X4 Brasil Razão: LINK

  • #3643
    Usuário Avatar de Rick Morais
    Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    238
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Alam Bispo Ver Post
    Olá pessoal,
    Apenas reforço que aqui é o único lugar que podemos realmente encontrar conteúdo integro, resultado de qualidade e que ajudam realmente os proprietários de Subaru.

    Boa Fellype e Rick!
    Esse carro vale cada investimento, não vejo outro no mercado que pode proporcionar tanto beneficio com custo tão baixo, por isso que no exterior é tão apreciado, respeitado e admirado.
    Recentemente troque as lampadas de farol alto
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3269699629-kit-2-lampada-xenon-d4r-subaru-forester-legacy-35w-5500k-_JM?matt_tool=30498494&matt_word=&matt_source=goog le&matt_campaign_id=14303357453&matt_ad_group_id=1 25956121759&matt_match_type=&matt_network=g&matt_d evice=c&matt_creative=542969684325&matt_keyword=&m att_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id =728741355&matt_product_id=MLB3269699629&matt_prod uct_partition_id=1800879907855&matt_target_id=aud-2009166904988la-1800879907855&gclid=CjwKCAjws9ipBhB1EiwAccEi1GuD9c 0r1jG4jqSBQpx3k5z4KGxat5jPm6eQIecbfOEHYYAKlynn5hoC qN8QAvD_BwE

    > Óleos lubricantes e filtro

    - Motul 8100 X-cess gen2 5w40 (galão de 4 litros + 1 litro avulso);


    - Filtro de óleo motor genuíno Subaru;


    - Anel genuíno Subaru;


    - Filtro ar motor Japanparts;


    - Filtro ar cabine com carvão ativado Japanparts.


    Boa Alan.

    Favoritei aqui a lampada que vc indicou. Peço que vc vá a um Centro Automotivo para checar o alinhamento do farol. Quando eu alinhei os meus o tecnicos que falaram que colocar xenon em um conjunto ótico não projetado pra xenon nunca dá certo pq a luz é forte demais, difusa (o espelho em volta da lampada não foi projetado para xenon) e ofusca demais quem vem de frente.
    Eu mantive as lampadas originais, mas tinha colocado led no farol e neblina.
    Desço direto pra Santos e uma madrugada peguei uma neblina forte e o farol de neblina led mais atrapalhou do que ajudou. Aí voltei as lampadas originais amarelas (feias, na minha opinião) mas em outra ocasião, peguei neblina e o farol fez exatamento o seu trabalho em iluminar bem a linha do asfalto.
    Dê uma conferida e post aqui as impressões.

    O oleo eu voltei para o Shell Helix HX8 API SP 5W30. Encontrei com preço melhor que o Falke e como esse Shell é o óleo aplicado desde sempre em concessionária, não vou ficar trocando de marca o tempo todo. Usei o Falke por 20mil km.

    Estou usando os filtros de motor e cabine da Japanparts e gostei muito do resultado e principalmente dos valores. Cerca de 1/3 do valor do original da Denso-Subaru em concessionária.

    Agora estou observando esse suor de óleo na tampa lateral.
    Já pesquisei na net e se precisar abrir a tampa de valvulas, tem um anel de vedação na tampa.
    Também já me falaram de um produto chamado Stop Engine que veda esses pequenos vazamentos, pode ser uma opção antes de abrir a lateral do motor ($$$$. Já penso que não tem espaço para fazer qualquer manutenção nessa tampa com o motor no lugar).

    Com a troca do fluido de freio, percebi que a frenagem ficou mais macia e eficiente.

    Sobre as malditas velas erradas no manual, falei com o mecanico e ele disse que se eu conseguir as velas corretas, ele reaplica em garantia e aproveita pra ver onde está o vazamento de oleo no motor. Mais 700 pica-paus pro vinagre.
    Vou anunciar as velas no Mercado Livre com preço baixo porque não tenho nenhum conhecido que tenha um Impreza.
    Jogo 4 Velas de Ignicao NGK Laser Iridium Premium FB20 - Street Solutions

    Sobre as buchas de bandeja e barra estabilizadora eu troquei e descrevi em várias páginas atrás. Lembro que o valor que pague nas buchas de bandeja eram 250 reais cada uma (2 de cada lado = 4). Mas está só ressecada, então aguentarm mais um pouco....


    Vou postando aqui as coisas conforme forem acontecendo.


    Abraço
    Rick
    -------------------
    Subaru Forester S 2014
    ex- Honda Fit 2007 | ex- GM Celta Energy 2007 | ex- GM Kadett SLE 1990

  • #3644
    Usuário Avatar de Rick Morais
    Entrada
    15/10/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    238
    Agradecimentos: 15
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Viatura ficando zerada.
    Pensando bem, uma revisão destas fica muito mais barata do quê comprar outra usada alguns anos mais nova, pois esta também precisará de uma revisão, para ficar dentro da confiança do novo dono.
    Você fez o certo
    Boas!

    Esse carro desde 2016 não me dá dor de cabeça, só alegrias. É basicamente troca de peças que se desgastam com o uso.
    Então decidi investir em um pente fino no carro e agora já tenho uma lista de coisas a se fazer nas próximas revisões.

    Falei com o mecanico sobre troca do oleo do cambio. Ele me alertou que uma troca com km alto como está (100K) pode ter algumas crostas que podem se soltar com o efeito detergente com o óleo novo e entupir galerias ou trasvar solenóides (acabo de fazer o sinal da cruz) então me disse para quando trocar, observar o comportamento do carro e adiantar a proxima troca de oleo do cambio para 30mil km a frente e pedir para observar o estado desse oleo.

    Várias coisinhas para se pensar.


    Queria muito que vários subaristas como nós aqui contribuisse para aumentar a visibilidade desse forum.
    Infelizmente a economia do país não ajuda, mas seguimos por aqui.... faço questão de interagir em todas as perguntas pq o aprendizado de hoje gera conhecimento a ser compartilhado no futuro.



    Abraço
    Rick
    -------------------
    Subaru Forester S 2014
    ex- Honda Fit 2007 | ex- GM Celta Energy 2007 | ex- GM Kadett SLE 1990

  • #3645
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por Rick Morais Ver Post
    Boas!

    Esse carro desde 2016 não me dá dor de cabeça, só alegrias. É basicamente troca de peças que se desgastam com o uso.
    Então decidi investir em um pente fino no carro e agora já tenho uma lista de coisas a se fazer nas próximas revisões.

    Falei com o mecanico sobre troca do oleo do cambio. Ele me alertou que uma troca com km alto como está (100K) pode ter algumas crostas que podem se soltar com o efeito detergente com o óleo novo e entupir galerias ou trasvar solenóides (acabo de fazer o sinal da cruz) então me disse para quando trocar, observar o comportamento do carro e adiantar a proxima troca de oleo do cambio para 30mil km a frente e pedir para observar o estado desse oleo.
    Várias coisinhas para se pensar.
    Queria muito que vários subaristas como nós aqui contribuisse para aumentar a visibilidade desse forum.
    Infelizmente a economia do país não ajuda, mas seguimos por aqui.... faço questão de interagir em todas as perguntas pq o aprendizado de hoje gera conhecimento a ser compartilhado no futuro.
    Abraço
    Rick
    Se a caixa automática não fôr CVT, pode trocar com tranquilidade.
    Na Mitsubishi o manual manda trocar com 80.000 Km´s.
    Verifique a côr do óleo.
    Deve estar marrom translúcido. Tipo um óleo de motor.
    É a côr normal para óleo usado e em boas condições.
    O seu deve estar dentro da tolerância.
    100.000 Km´s merecem uma troca.

  • #3646
    Usuário
    Entrada
    14/11/2023
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde pessoal, tudo bem?

    Sou novato aqui no forum e estou com uma dúvida sobre o oleo correto para usar na Forester S 2017. Vou fazer fora da CSS. Vejo que por aqui que alguns donos estao usando óleo 5W30, mas consultando o manual do proprietario informa para usar o 0W20 em modelos aspirados. Consultei o manual da Forester desde 2014 até 2017 e é a mesma informação no manual (inglês). Alguem sabe me explicar o correto?


  • #3647
    Usuário
    Entrada
    14/11/2023
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    41
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Oleo Subaru Forester Aspirada

    Citação Postado originalmente por Alam Bispo Ver Post
    Olá pessoal,
    Apenas reforço que aqui é o único lugar que podemos realmente encontrar conteúdo integro, resultado de qualidade e que ajudam realmente os proprietários de Subaru.

    Boa Fellype e Rick!
    Esse carro vale cada investimento, não vejo outro no mercado que pode proporcionar tanto beneficio com custo tão baixo, por isso que no exterior é tão apreciado, respeitado e admirado.
    Recentemente troquei as lampadas de farol alto.


    Kit 2 Lampada Xenon D4r Subaru Forester Legacy 35w 5500k | Frete gratis

    > Óleos lubricantes e filtro

    - Motul 8100 X-cess gen2 5w40 (galão de 4 litros + 1 litro avulso);


    - Filtro de óleo motor genuíno Subaru;


    - Anel genuíno Subaru;


    - Filtro ar motor Japanparts;


    - Filtro ar cabine com carvão ativado Japanparts.


    Boa tarde pessoal, uma dúvida. Eu vou fazer uma revisão fora da CSS (Forester S 2017) e fui consultar o manual do proprietario (versão em ingles) e no manual informa para usar o oleo 0W20 mas vejo aqui que estão usando o 5w40. Alguem sabe me explicar o motivo? Verifiquei o manual de 2014 ate 2017 e é a mesma coisa. Os modelos brasileiros muda o óleo a ser utilizado?

    -screenshot.jpg

    Obrigado!


  • #3648
    Usuário
    Entrada
    30/10/2023
    Local
    Sto Amaro da Imperatriz/SC
    Idade
    37
    Posts
    13
    Agradecimento: 1
    Boa tarde, pessoal!

    Finalmente com a minha Forester S em mãos (de tudo que li aqui e que vi no youtube, nem pretendo dirigir uma XT tão cedo pra não ficar coçando pra trocar.. kkkk)

    Mas falando sério agora, peguei ela na Caoa Morumbi, em São Paulo ontem. Logo nos primeiros exames percebi que o ar condicionado não estava gelando e lá foi ela pra oficina sem eu nem ao menos ter sentado no banco pra dirigir.

    Ao menos foi no melhor sentido da frase "dos males, o menor": em uma análise rápida, o mecânico percebeu que as borrachas de vedação do sistema do ar condicionado já estavam ressecadas e apresentando trincas. Ele trocou todas as borrachas e colocou uma máquina pra fazer um diagnóstico do sistema do ar condicionado, que verificou que restavam apenas 80g de gás. Aí o procedimento foi retirar todo o gás e colocar novamente 460g (a quantia recomendada é de 450 a 500g), e fazer um teste em busca de vazamentos.

    Tudo resolvido, a máquina não detectou nenhum vazamento e o ar estava gelando lindamente (até porque às 8h da manhã em São Paulo já estava fazendo 31ºC).

    Depois de tudo resolvido, às 11h entrei no carro e toquei pra Floripa (minha irmã de carona e porta-malas cheio). De São Paulo até Joinville ela fez 12km/L estando abastecida com gasolina comum (não sou pé pesado, busco dirigir no limite da via). Em Joinville completei o tanque com Podium (mais pra dar uma limpada geral no motor) e de lá até Floripa fez 13,5km/L. Tudo bem que naquele primeiro trecho tem duas serras e exige mais consumo mesmo. Em todo caso, além de melhor economia com a gasolina podium achei que o carro ficou um pouquinho mais responsivo mesmo - talvez seja psicológico ou efeito placebo.

    As impressões sobre a dirigibilidade foram das melhores. É algo bastante semelhante com o que eu experimentava na minha antiga ASX, mas com muito mais visibilidade, um pouco mais de estabilidade e melhor desempenho também - tudo dentro do que eu esperava.

    Agora estou esperando chegar o par de DRL que comprei no Aliexpress pra substituir aquelas partes pretas verticais ao lado dos farois de milha - alguém aqui já fez essa alteração?

    Também estou pesquisando um sistema de automatização de fechamento e abertura dos vidros e dos retrovisores. Alguém indicaria também? (Pra Forester S 15/16).

    Por enquanto era isso. Segunda que vem vou levá-la na autorizada aqui da Gde. Floripa pra uma avaliação geral da mecânica e elétrica do carro, mais pra garantir que está tudo bem mesmo.

    Abraços!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade