x
Convex Datacenter
Página 44 de 349 PrimeiroPrimeiro ... 34353637383940414243444546474849505152535494144 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 517 a 528 de 4188

Tópico: Kia Sorento

  • #517
    Usuário
    Entrada
    20/07/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    72
    Posts
    148
    Agradecimentos: 2



    Citação Postado originalmente por Audi80 Ver Post
    Cezar,

    Sou do Rio tambem, tenho uma TGV 09, poste umas fotos da sua maquina para nós!

    Estou na minha 2a Sorento, e acho um carro muito bom no dia a dia e em viagens.

    Abs,
    Fabio
    Olá Fabio,
    Estou preparando alguns upgrades na minha Sorento e enviarei fotos do veículo e das modificações assim que finalizadas.
    Quanto a sua afirmativa que esta é a sua 2ª sorento, onde comprei a minha (Recreio Veículos na Barra), o nome do dono anterior era Fábio e trocou a antiga 2008/2008 EX 2.5 /170cv(que comprei) por uma outra 2009.
    Talvez eu esteja hj com sua antiga sorento. Será ?
    A placa é E_A 07_2 ...
    Abs,
    Cezar

  • #518
    Usuário
    Entrada
    20/07/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    72
    Posts
    148
    Agradecimentos: 2
    Olá a todos,

    Gostaria de comentar sobre alguns detalhes técnicos relacionados ao óleo empregado em nossas Sorento nas revisões da CSS, em desacordo com o que está citado no Manual Original:

    Originalmente é recomendado o óleo multiviscoso 5W30 para trocas de 5000 em 5000 Km e a KIA atualmente, nas concessionárias do Rio,RJ, tem feito a troca por 10W40 ou 5W40, conforme alguns relatos.

    Como nossos motores são turbinados via turbina de geometria variável (TGV ou ainda VNT (variable nozzle turbo) , veja vídeo anexado :

    Como ia dizendo, nos veículos turbo, o óleo do motor também é utilizado para lubrificar e resfriar o conjunto eixo/mancal da turbina que pode atingir rotações altíssimas, da ordem de 100K RPM.
    Nesse regime de altíssimas rotações, a lubrificação é essencial e, nesse caso, devemos utilizar criteriosamente o óleo adequado, respeitando, especialmente alguns parâmetros:

    Resfriamento do mancal do turbo: O óleo é posto em circulação pela bomba de óleo mecanicamente acionada pelo motor do carro e gera uma pressão positiva da ordem de 2 a 3,5 bares que impele o óleo a circular e penetrar nas frestas e canaletas do motor, sendo que em cada um desses caminhos haverá uma vazão capaz de atender os objetivos de lubrificação e/ou resfriamento.
    No caso do eixo e mancais da turbina, o calor gerado tanto pelo cizalhamento do filme de lubrificação durante as elevadas rotações, como o calor proveniente da parte quente da turbina (caracol dos gases de escape) que atinge o eixo único da turbina, esse calor deve ser dissipado mas os gases mais frios do lado do caracol frio (lado do ar de admissão), não é suficiente para dissipar esse calor e, por outro lado, enquanto os gases e o caracol quente atinge temperaturas da ordem de 850 ºC, sabemos que o óleo lubrificante, apresenta o ponto de fulgor ou queima na faixa de 220 a 235 ºC, ou seja, o óleo deve estar presente para garantir a película lubrificante (filme de óleo) mas deve circular com uma vazão tal que não se aqueça a ponto de queimar e produzir partículas de carbono e resíduos carboníferos altamente abrasivos, que, em poucos minutos “acabariam” com a turbina.
    Por outro lado o canal onde esse óleo deve circular é composto pelo canal central de distribuição, no eixo da turbina e a folga mancal/eixo, com dimensões mínimas que implicam grande perda de carga e dificuldade de circulação do óleo.

    Sabemos que a circulação do óleo depende, basicamente da pressão da bomba de óleo (quanto maior a pressão, maior o fluxo lubrificante e arrefecedor do eixo/mancal); viscosidade do óleo (quanto mais baixa a viscosidade do óleo, mais facilmente o mesmo circula e apresenta maior vazão (volume/seg ou troca/seg) garantindo o fluxo de resfriamento necessário (troca térmica), ainda que o óleo esteja a temperaturas quase sempre acima de 100ºC (muito mais frio que os 850 graus citados) e, no entanto, sua viscosidade não deve ser tão baixa capaz de permitir vazamentos nas folgas existentes no motor e seus retentores.
    Portanto, quando passamos a utilizar um óleo que aquecido apresenta uma viscosidade 48% maior ( Índice de viscoridade do 10w40 a 100ºC = 14,8 mm2/s X índice de viscosidade do 5W30 a 100ºC = 10 mm2/s), certamente que a vazão de óleo no circuito de lubrificação da turbina será reduzida e, consequentemente haverá maior possibilidade do óleo atingir temperaturas bem mais elevadas ao circular no eixo/mancal da turbina, ocasionando maior queima do mesmo, acentuado escurecimento e maior formação de contaminantes abrasivos.
    Esses parâmetros citados podem ser facilmente encontrados no site da Total , óleo usado pela KIA:
    Restitution.aspx

    Claro que também não podemos usar um óleo muito pouco viscoso a 100º C, pois o mesmo poderia apresentar excessivos vazamentos e, se as folgas entre os elementos a lubrificar forem muito elevadas (motores mais rodados (acima de 100.000/150.000KM) há maior facilidade de vazamentos e de perda do filme dlubrificante ente as partes pelo escorrimento excessivo e perda da eventual doa espessura mínima do filme de óleo, acarretando desgastes e maior barulho no motor.

    Na minha opinião, de quem não tem acesso aos valores das folgas de fábrica, a KIA deveria se manter na viscosidade inicialmente apregoada, de 5W30 e somente utilizar 5w40 ou 10w40 em veículos bem mais “rodados”.

    Voltando ao meu caso, e tentando não sair da garantia, já estou adotando o seguinte:

    a) Lutando para que a KIA use 5W30, semi sintético, nas minhas próximas revisões;
    b) Já adicionei MOLYKOTE A-2 ( 1 frasco de 150 ml para até 5lts, ou seja, no nosso caso, adicionei 2 frascos , pois usamos 9 litros na Sorento).
    No caso de eventual falha de lubrificação, seja no momento da partida, quando não há óleo nas partes móveis ou caso desligue com o eixo em alta rotação (esquecimento) ou falha na bomba de óleo ou filtro de óleo parcialmente obstruído, o MOLYKOTE garantirá uma lubrificação satisfatória, “mesmo sem óleo” – veja na Internet vários casos e comprovações.
    Também acho muito bom o uso do Militec (cerca de 2 frascos), tavez até melhor que o Molykote, mas como é bem mais caro, usei o MOLYKOTE A2 que tenho e uso desde há muito.

    Já tendo feito isso há quase 2.000 KM, vejam os resultados obtidos:

    a) Redução do Turbo Lag pela diminuição do atrito na turbina:
    A aceleração da turbina após a injeção de mais diesel numa acelerada ocorre da seguinte forma:
    A maior pressão dos gases de descarga cria um torque maior na parte quente da turbina, gerando a força impulsora para que a turbina cresça de giro. Por outro lado, o momento de inércia das massas girantes (cujos valores não temos como alterar sem que se troque a turbina) associado às perdas decorrentes do atrito ou cizalhamento das camadas do filme de ar (agravado, inclusive, pela maior viscosidade do lubrificante) atuam freiando a turbina , de forma que a força resultante faz com que a turbina acelere e cresça de rotação mais lentamente, ocasionando um retardo no crescimento da pressão de ar no coletor de admissão, o famoso TURBO LAG ou demora de resposta da turbina.

    Na minha SORENTO observei que, originalmente o turbo atuava mais intensamente na faixa de 2100 a 2200 rpms.

    Com a adição dos 2 frascos do MOLYKOTE e após +/- 200Km, já deu para ver que a turbina gradativamente acelerava bem mais rápido e em rotações na faixa de 2000/2100 rpms.

    Hoje, após quase 1.500 Kms rodados com o Molykote A2, a atuação mais intensa da turbina ocorre logo após 1800 rpms, tendo isso impactado positivamente a dirigibilidade e quase não se notando mais o buraco de aceleração que originalmente se sentia quando a segunda e terceira marcha são acionadas, onde a rotação cai de cerca de 2200 rpm para coisa de 1800 rpms.
    (buraco de aceleração devido ao mal casamento da relação da caixa versus curva de torque e turbo lag do motor)...

    Desculpem pelo post longuíssimo e posteriormente volto com a complementação (item B) e descrição dos upgrades que já tenho planejado:

    Abraços,

    Cezar

  • #519
    Usuário
    Entrada
    24/10/2009
    Idade
    42
    Posts
    28
    Agradecimentos: 0
    Bom dia Foristas;
    Apenas para contribuir:
    Revisão dos 70k km, em Santa Maria, com filtro do diesel comprado em Rivera (R$ 35,00)= R$ 660,00.
    Valor do seguro, com a Mapfre, sem frescuras com idade de motorista e etc= R$ 2.850,00.
    Até agora, sem qualquer reclamação e/ou problema observado com o carro ou o atendimento da ccs aqui em Santa Maria.
    Abraços.
    --
    Ricardo
    Sorento EX 08/09 - VGT 170 cv - estava à venda, mas estou desistindo da idéia: onde diabos irei encontrar outra igual???

  • #520
    Usuário
    Entrada
    20/07/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    72
    Posts
    148
    Agradecimentos: 2
    Boa noite, pessoALL,

    Sobre a questão da qualidade do diesel, gostaria de comentar sobre uma medida protetiva muito interessante relacionada aos aditivos a serem adicionados após o abastecimento nos postos:

    Ainda que os aditivos ao diesel mais comuns focalizem sua ação na melhoria da lubrificação dos componentes do sistema de injeção diesel, notadamente dos bicos injetores e bomba de alta pressão, como por exemplo o Bardahl Max Diesel e outros, há uma outra gama de aditivos, especialmente o Bardahl Power Diesel que apresenta um conceito mais amplo em proteção do motor e seus componentes, além de aumento da quantidades de cetonas no diesel que tem grande influencia no aumento da velocidade de queima, oferecendo, portanto, uma maior eficiência termomecânica e daí maior potencia do motor e menor consumo.

    Além disso, nesse produto existem agentes que atuam na tensão superficial da água contaminante e que aumentam a solubilidade da mesma no óleo diesel, dispersando as gotículas de água e permitindo uma queima do diesel contaminado desde que essa contaminação não seja por demais intensa, efeito benéfico e protetivo para o sistema, muito mais eficiente que os aditivos usuais.

    Soube que os caminhoneiros têm se valido deste recurso e tive a oportunidade de adquirir e usar este aditivo com ótimos resultados.

    Benefícios:a) A elevação do conteúdo de cetonas no diesel aumenta consideravelmente a velocidade da queima dentro da câmara de combustão, ocasionando efeitos benéficos na redução do ruído característico do diesel (batidas de detonação), aumento de cerca de 5% na potencia gerada e, consequentemente, redução do consumo nas mesmas proporções (desde que o motorista não fique muito animadinho com o maior torque do veículo), além da redução da carga térmica a ser dissipada pelo sistema de arrefecimento (carro fica mais frio).
    b) Os aditivos empregados para a dispersão dos contaminantes aquosos realmente funcionam, pois fiz o teste adicionando num copo de vidro um pouco de água e o diesel sem o Power Diesel e num outro copo, a água mais o diesel devidamente aditivado com o Bardahl power Diesel e, agitando os copos dá para evidenciar que a água que fica no fundo do copo do diesel aditivado é menor e o diesel fica mais leitoso, resultado da dispersão parcial da água, o que não ocorre no diesel sem este aditivo.

    Nos testes que realizei, pude perceber uma economia de cerca de 5% no consumo e mais torque no motor (testes realizados na SORENTO 2008 / 2.5 CRDi 170 hp).

    Rodando cerca de 500 Km, 20% cidade +80% estrada (120 a 150 Km/h), o consumo foi de 9,5 para 10 KM/l.
    Já tinha usado antes o Bardahl Max Diesel para proteger o sistema e com ele não detectei melhora de desempenho ou consumo, tampouco redução do barulho do motor, coisa que agora consegui.

    Apenas como referência, após pesquisar em vários trabalhos a influencia do nível de cetonas e dos compostos parafínicos no incremento da velocidade da chama no motor diesel, é que descobri que a Bardahl tinha já lançado há anos esse aditivo que não conhecia.

    Inicialmente comprei na loja da Bardahl e paguei R$ 38+frete, o que deu aprox. R$ 41,00 por unidade (embalagem com 500ml, suficiente para 80 litros)... (proporção de aprox. 6ml por litro de diesel).

    Após receber o material e ter testado 3 frascos, achava que tinha feito um ótimo negócio, quando me deparei numa loja aqui em Jacarepagua, Rio,RJ, onde cada frasco custava R$ 25,00 ... comprei mais 8 unidades !

    Creio que, pela proteção adicional ao veículo + maior desempenho do motor + menor consumo + menor barulho+ maior proteção contra água e maior lubrificação dos componentes do sistema de injeção, vale à pena gastar R$ 25,00 para colocar num tanque de 80 litros e rodar 800KM mais tranquilo !

    Também já estou providenciando a colocação de apenas 1 pré filtro (tipo racor, porosidade de 50 a 60 microns, com drenagem de água, e que será colocado antes do filtro original do carro, protegendo-o e aumentando sua vida útil e, especialmente, dando mais tranquilidade nas viagens mais longas onde temos que fazer abastecimento "fora de casa".

    Acho que talvez a colocação de 2 filtros antes do original seja redundante além de ocasionar maior perda de carga no circuito primário de baixa pressão de alimentação do diesel.

    Abraços a todos,

    Cezar

  • #521
    Prezado Cesar.
    Sem ter como contribuir na técnica mas somente comentando.
    As informações fornecidas elevam bastante o nível deste fórum. São excelentes.
    Parabéns.
    Uso o PowerDiesel a muito tempo e nem sei quanto paguei no último lote de frascos que comprei. Não sei precisar o aumento da autonomia na rodagem que este procedimento me dá, mas, fico mais tranquilo ao rodar. Nota-se claramente que o motor gosta. Aqueles relatos de parada total por falha na qualidade do diesel me assustam.
    O uso do Poduim realmente faz a diferença na autonomia porém somente uso na estrada - de São Paulo para o Sul - porque infelismente não temos como abastecer de Podium aqui em BH.
    No manual do carro, especifica-se óleo API SJ / API CH ou superior. A letra S é aplicada a motores à gasolina e a letra C é aplicada a diesel.
    Isto é possível ou se trata de uma falha do manual?
    Especifica-se também SAE 5W-30 ou 5W-40. SAE 10W não aparece descrito no manual.
    Na última revisão usaram o 5W-40. Concordo e vou solicitar na próxima o uso do 5W-30. Todos nós deveriamos fazer o mesmo.
    Att.
    Roberto

  • #522
    Usuário
    Entrada
    22/02/2010
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    RALMACA e demais forista.
    Desculpe a demora, férias, o problemas estava no sistema de ar, simplesmente parou tudo, sem ventilação ou ar, todas as luzes se apagaram. Fui em duas elétricas e nada, acabei procurando ajuda em loja especializada em AR para Veículos. O problemas estava no chicote, derreteu, próximo a central de ar, não precisou desmontar o painel, ainda bem, só o painel R$ 80. Acabaram trocando o chicote, mas mão de obra ficou em R$ 400,00, fazer oque é o preço do conforto.
    abraços a todos.

    Giovani
    SORENTO PRATA EX.2.5 COMPLETA

  • #523

    Oleo 5w30 5w40 e 10w40

    Pessoal

    Não acho que pode estar havendo algum mal entendido com relação ao óleo utilizado em nossos carro e gostaria de esclarecer a nomenclatura independente dele ser sintético ou de uso para diesel gasolina ou álcool.
    A primeira parte ou seja o 5w ou 10w onde o w vem do inglês winnter de inverno quer dizer apenas que o óleo que você esta utilizando caso o motor seja ligado e trabalhe a temperatura de ate 5 graus terá uma viscosidade que permita o motor trabalhar sem nenhum dano ao mesmo.
    Isto entendido o segundo numero tem a ver com o calor o 30 ou 40 quer dizer que caso o motor trabalhe nas temperaturas marcadas eles também terão as mesmas propriedades de trabalho que protegerão o motor de qualquer dano em relação a viscosidade.
    Portanto quando se diz que tem um óleo 5w40 pode ter CERTEZA que este óleo é mais caro (ou pelo menos deveria ser) que um óleo 5w30 ou um 10w30 pois ele tem uma faixa de trabalho maior isto é de 5 graus a 40 graus e não quer dizer que ele seja melhor que o 10w30 por exemplo, os dois óleos terão a mesma característica de proteger o motor em sua faixa de trabalho, quando isto não acontecer mais ai o óleo perde suas características levando a um desgaste maior das peças internas do motor.
    Assim caso sua CSS esteja utilizando o óleo adequado a diesel com as características de maior faixa como expliquei acima você estará melhor causado, preparado para as mais diversas condições.

    Espero ter acrescentado
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

  • #524
    Usuário
    Entrada
    20/07/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    72
    Posts
    148
    Agradecimentos: 2
    Boa Noite,
    MarBO, creio que vc esteja enganado quanto a isso:
    Os óleos multiviscosos apresentam viscosidade variável conforme a temperatura de trabalho e foram desenvolvidos para atender à questão da modificação das folgas das partes mecânicas que variam conforme a temperatura a que o óleo é submetido. Desta forma, num motor frio, as folgas entre as partes girantes são bem menores que quando quente, sendo, portanto, adequado que o óleo que as lubrifique seja menos viscoso, mais "liquefeito", ou seja, no limite inferior da faixa de operação dos multiviscosos, isso porque, caso usemos um óleo monoviscoso, o fluxo do óleo entre as folgas será reduzido pelas perdas de carga decorrentes da viscosidade maior deste óleo, sendo desejável que, quando frio, o óleo tenha menor viscosidade para que possa fluir com maior facilidade e rapidez de modo que haja a rápida formação do filme de óleo entre as partes evitando o desgaste (cerca de 80% do desgaste num motor ocorre na fase de aquecimento deste, especialmente devido ao excesso de viscosidade dos óleos).
    Então um óleo 5W40 e um 5W30 se comportarão de forma muito parecida durante a "fase fria " do motor, dado que sua viscosidade nessa faixa termica será semelhante.
    A diferença maior ocorrerá quando o motor estiver aquecido, com folgas maiores, normalmente a bomba de óleo também já afetada por folgas, terá sua pressão reduzida nas baixas rpms, quando então o 5W40 terá viscosidade bem maior que o 5w30 ( à 100º C , temos: 5w40 = 13,6; 10w40=14,81 e 5w30= 10,0), quando então, nas pequenas folgas (especialmente veículos mais novos) a dificuldade de fluição sera maior para o óleo 5w40 ou 10w40, pois a sua viscosidade na temperatura de 100º C será entre 36% e 48% maior que o 5w30.
    Em veículos mais rodados, acima de 100/150.000Km, existe até a oferta de óleos com a viscosidade maior,5w50, etc, visto que nesses veículos, as folgas são maiores que as nominais.
    Acreditando naquilo que vem no Manual da KIA, a especificação para nosso clima é 5W30 e além disso a grande maioria de nossas SORENTOs não tem ainda 100.000 Km para ter folgas àcima dos limites pré estabelecidos.
    Claro que nos veículos com problemas de retentores, folgas exageradas, etc, o uso de um óleo menos viscoso apresentará problemas decorrente de vazamentos de óleo e maior barulho do motor decorrente das oscilações dos eixos girantes nas folgas exageradas e que o óleo menos viscoso apenas estabilizará um filme de óleo mais fino que um óleo mais viscoso, mas esses casos normalmente serão encontrados em veículos mais "rodados".
    Com relação ao comentário sobre o preço, normalmente os óleos com limite inferior de viscosidade mais baixo são mais caros que os demais... 5w30 é mais caro que o 10w40 ; 0w20 , muito mais caro ainda e, normalmente, só sintéticos.

    Abraços,
    Cezar

  • #525
    Usuário
    Entrada
    05/09/2009
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Caros Amigos,

    TB acredito que a Kia não utilizaria um óleo inadequado, já que a Sorento Diesel tem garantia sem limite de kilometragem e o diesel brasileiro é uma merda. Eu não abasteço em postos BR, evito biodiesel, já tive por duas vezes que trocar o filtro de combustível. Mas gostaria de saber se mais alguém tem experiencia com o Bardahl power Diesel ?
    Eu adoro minha Sorento VGT 08/09, adiquiri um Mohave - Diesel tem duas semanas (brinquedo fascinante), mas não penso em desfazer da Sorento.
    Digo que ela vai apodrecer comigo daqui uns trinta anos!
    Tive boas experiencias com o carro em praias, muita lama e chuva (trajeto Brasília-DF=>Maraú-Ba)

  • #526
    Marcelo,

    Concordo plenamente.
    Outra dúvida um pouco fora do aspecto do óleo, no seu modelo tambem tiraram do computador de bordo o ALTÍMETRO e a TEMP. EXTERNA? Ouvi falar que nas versoes de 170cv foi "capado".

    Tive uma de 140 que possuía esses itens. Pode confirmar se a sua tem?

    Obrigado

  • #527
    Citação Postado originalmente por demalagutti Ver Post
    Marcelo,

    Concordo plenamente.
    Outra dúvida um pouco fora do aspecto do óleo, no seu modelo tambem tiraram do computador de bordo o ALTÍMETRO e a TEMP. EXTERNA? Ouvi falar que nas versoes de 170cv foi "capado".

    Tive uma de 140 que possuía esses itens. Pode confirmar se a sua tem?

    Obrigado
    Demalagutti

    Desculpe a demora em responder mas realmente pelo menos nesta versão fomos capado.
    Abraços
    Marcelo
    Kia Sorento 2.5 crdi tgv 170 cv

  • #528
    Usuário
    Entrada
    01/01/2011
    Idade
    45
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GENETICO10 Ver Post
    Comprei um jogo de pstilhas de freio dianteiro e traseiro para o meu kia da marca mcs no mercado livre, vendedor "free imports". Paguei r$ 85,00 por cada jogo( isso mesmo: 85 conto cada jogo + 24 conto de frete = 200 conto. Vou gastar + 35 conto para trocar. Total 235 contos.
    Ola GENETICO10 e demais foristas
    Estou procurando pastilhas de freio pra Sorento EX 2008 diesel, o que vc achou das MCS, tem boa durabilidade, segurança, ruido?
    Mais alguem teria sugestao de marca?
    Qual o tamanho exato pra sorento 2008 170cv diesel aut?
    E as pastilhas de ceramica? alguem tem experiencia?
    Já ouviram falar na ASUMI? TK?
    Valeu
    Até mais.
    Cacio

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade