x
Convex Datacenter

Tópico: Kia Sorento

  • #2341
    Usuário
    Entrada
    15/11/2009
    Local
    SALVADOR/BA
    Posts
    346
    Agradecimentos: 13



    Citação Postado originalmente por almir.lemos Ver Post
    Qual a conclusão final de vocês...rsrs podemos usar outro oleo que não seja o Red1...até porque a 4 meses atras fui na concessionaria...e o cara me falou que nem eles tinham mais o Red1...ou seja quem ligar aqui p/ a CCs principal p/ comprar o Red 1 ele vai ter a resposta que a Kia esta usando um substituto...


    Vou escrever aqui algumas considerações sobre o ATF das Sorentos fabricadas até 2009.
    Como já citei em um post anterior, fui informado na própria CCS que por informação da KIA, não era para trocar o ATF, apenas medir, verificar a coloração do ATF e completar quando necessário. Troca do ATF só em caso de reparação da caixa de câmbio.
    Baseado nestes dados e no fato de que devemos apenas completar o nível, eu só uso o Red-1, pois ele custa o mesmo que o MOTUL.
    O ATF da VALVOLINE citado não me parece especificado para as Sorentos.
    Especificado mesmo para as Nossas Sorentos ( fabricadas até 2009 ), descrito nas fichas técnicas, eu só vi até agora os seguintes: APOLOIL RED-1; MOTUL; REVENOIL.
    Como já citei antes, essas caixas de câmbio são bastante confiáveis e dificilmente dão problema, mas a reparação não é barata. Por tanto, prefiro não arriscar.
    Finalizando, como praticamente não há diferença de preço do RED-1 para o MOTUL e apenas devemos completar o nível com 1 ou 2 litros, eu prefiro comprar o RED-1 nas CCS.
    Forte abraço a todos.

  • #2342
    Usuário
    Entrada
    15/11/2009
    Local
    SALVADOR/BA
    Posts
    346
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por PH ABREU Ver Post
    Boa tarde pessoal.
    Fiz o motor da minha vtr e estou a três dias com ela, senti um pouco mais fraca mas achei que seria normal em um motor com menos folgas.
    Hoje me lembrei de verificar se estava "soprando", afinal foi o grande indicador de que havia algo errado... e pra minha surpresa continua soprando muito!

    Alguém com uma vtr 170cv poderia me ajudar fazendo um vídeo para que eu possa comparar?
    Seria um do motor trabalhando sem a tampa do óleo de motor;
    um do motor trabalhando sem a vareta do óleo de motor e verificar se há respingos;
    e por último com a mangueira do suspiro solta, pra verificar se há óleo e fumaça.

    Ficaria muito grato pois vou entrar numa briga com a retífica, que vai acabar dizendo que é tudo normal...

    Muito obrigado!
    As de 170 cv sopram mesmo e é normal, já as de 140 cv não sopram. Fiz o teste nas duas para tirar essa dúvida.

  • #2343
    Usuário
    Entrada
    31/08/2016
    Local
    Mesquita/RJ
    Idade
    40
    Posts
    95
    Agradecimentos: 10
    Olá GENETICO10, o problema é que não está apenas soprando está exatamente como o relato do wferigatto:

    Estimados companheiros de vtr, já início pedindo desculpas pelo "textão"!
    Há 1 ano em uma viagem à Uruguaiana - RS tive a infeliz experiência da quebra do anel no quarto cilindro que me custou uma retifica completa e uma turbina nova. De lá pra cá qualquer anomalia é motivo de susto.
    Dias atrás tive a sensação de perda de potência e carro um pouco acelerado. Notei óleo no pé do intercooler, o que me fez pensar que passaria por toda a incomodação novamente. Retirei a mangueira do respiro e a mesma soprava muito forte, inclusive com fumaça branca e respingo de óleo. Ao enviar o vídeo para meu mecânico tive o diagnóstico de imediato: não era motor. Ufa!!
    O problema era a vedação do bico injetor que estava jogando diesel a vontade e lavando o cilindro. Consequentemente cárter ficava saturado e a pressão era jogada para o respiro que com a ajuda do vácuo da turbina fazia toda a sujeira descrita.
    Me explicou que esse sistema de injeção requer assentamento dos bicos com ferramenta específica para regulagem e que devido aos altos custos quase nenhuma oficina utiliza tal ferramenta.
    Feito o procedimento correto o problema acabou, embora realmente ser normal haver um sopro bem perceptível no respiro do motor.
    Vale a pena conferir essa possibilidade no caso de notarem os sintomas acima. Desejo sucesso a todos! Abç
    Vou levar esses relatos para a oficina pra ver o que descobrimos...
    PH ABREU
    FALECIDA SORENTO 2008/09 EX 2.5 VGT 4x4 Diesel 170cv DESCANSE EM PAZ!

  • #2344
    Usuário
    Entrada
    31/08/2016
    Local
    Mesquita/RJ
    Idade
    40
    Posts
    95
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por almir.lemos Ver Post
    Ph e o almir...me passa o seu contato...
    Te mandei um e-mail!
    Abraço.
    PH ABREU
    FALECIDA SORENTO 2008/09 EX 2.5 VGT 4x4 Diesel 170cv DESCANSE EM PAZ!

  • #2345
    Usuário Avatar de XTerrax
    Entrada
    29/10/2014
    Local
    Blumenau/SC
    Posts
    37
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por GENETICO10 Ver Post
    Vou escrever aqui algumas considerações sobre o ATF das Sorentos fabricadas até 2009.
    Como já citei em um post anterior, fui informado na própria CCS que por informação da KIA, não era para trocar o ATF, apenas medir, verificar a coloração do ATF e completar quando necessário. Troca do ATF só em caso de reparação da caixa de câmbio.
    Baseado nestes dados e no fato de que devemos apenas completar o nível, eu só uso o Red-1, pois ele custa o mesmo que o MOTUL.
    O ATF da VALVOLINE citado não me parece especificado para as Sorentos.
    Especificado mesmo para as Nossas Sorentos ( fabricadas até 2009 ), descrito nas fichas técnicas, eu só vi até agora os seguintes: APOLOIL RED-1; MOTUL; REVENOIL.
    Como já citei antes, essas caixas de câmbio são bastante confiáveis e dificilmente dão problema, mas a reparação não é barata. Por tanto, prefiro não arriscar.
    Finalizando, como praticamente não há diferença de preço do RED-1 para o MOTUL e apenas devemos completar o nível com 1 ou 2 litros, eu prefiro comprar o RED-1 nas CCS.
    Forte abraço a todos.
    Se for só completar, aí não resta dúvida que é melhor tentar achar o RED-1 em alguma CCS, notei que o RAVENOL também tem escrito RED-1. RAVENOL ATF RED-1 - Ravenol
    Agora uma dúvida: no manual de fato não achei previsão de troca, alguns dizem que tem no manual previsão de troca do ATF a cada 80 mil km, acho um tanto estranho não fazer a troca, pois a maioria das Vtr automáticas tem previsão de troca do ATF em manual. Meu pai também adquiriu recentemente uma Sorento 08/09 vgt como a minha, fiz a medição do nível conforme o manual determina, as duas estão OK, mas a minha o ATF está para uma cor mais vermelha e a dele está com uma cor rosa levemente acastanhado, a dele está com 129 mil km e a minha com 155 mil km, a dele não temos informações que o ATF foi trocado, já a minha falei com o antigo proprietário e o ATF foi trocado na CCs aos 98 mil km, ocasião em que foi feita toda uma revisão, pois o motor foi pro espaço, e a KIA colocou um motor novo completo na garantia, isto em 2013 e trocaram todo o ATF na ocasião, mesmo não tendo problema algum no câmbio. Troca ou só completa? Até onde sei, todo e qualquer fluido tem validade para manter-se dentro das especificações recomendadas pelo fabricante, pois creio que não existe fluido vitalício sem previsão de troca, portanto, é uma questão interessante e curiosa.
    4X4 Brasil

  • #2346
    Usuário
    Entrada
    31/08/2016
    Local
    Mesquita/RJ
    Idade
    40
    Posts
    95
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Eu já vi outro tipo de problema, envolvendo os bicos. Eles são refrigerados pelo óleo do motor, e tem um anel de vedação na ponta, que veda a passagem de óleo para a câmara de combustão. Quando este anel não está vedando, a compressão passa para o cárter e também passa óleo lubrificante para a câmara, produzindo fumaça. Acho estranho ele dizer que o assentamento incorreto dos bicos, estava causando excesso de Diesel, já que o bico é um conjunto a parte, reparado e regulado fora do motor. Também já vi relato de calço hidráulico, justamente pelo fato do bico injetor estar mandando muito Diesel. Ele travou aberto e encheu o cilindro. Notem, o funcionamento do bico influencia no combustível, a vedação dele com o cabeçote, na passagem de óleo lubrificante e compressão.
    Fiz a revisão completa de bicos e bomba, portanto vou pedir para verificar esse anel de vedação... quem sabe não preciso abrir novamente o motor...
    PH ABREU
    FALECIDA SORENTO 2008/09 EX 2.5 VGT 4x4 Diesel 170cv DESCANSE EM PAZ!

  • #2347
    Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    993
    Agradecimentos: 85
    Citação Postado originalmente por PH ABREU Ver Post
    Fiz a revisão completa de bicos e bomba, portanto vou pedir para verificar esse anel de vedação... quem sabe não preciso abrir novamente o motor...
    Dá uma olhada, é o item 33801:

    Троссельная заслонка и инджектоор на Киа Соренто (Kia Sorento)

  • #2348
    Usuário Avatar de Carlos4x4
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    SAO JOSE DO RIO PRETO/SP
    Idade
    57
    Posts
    165
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Carlos4x4 Ver Post
    Estou com um problema na sorento, noite passada durante uma chuva pesada estacionei a sorento e fiquei com ela funcionando e o ar condicionado ligado, após uns 10 minutos, e repente ela afogou e não quer mais pegar. Reboquei para uma oficina. Bateria ta ok, filtro de combustivel já troquei, fiz sangria no filtro e nos bicos e nada. Quando dá partida o motor gira e não manda combustivel. Sorento diesel 170hp.
    Achei que podia ser bomba de baixa, mas qual a minha surpresa ao acessar o tanque de combustivel, encontrei tão somente a boia dentro do tanque, a sorento tem a bomba de baixa junto a bomba de alta. Alguém tem alguma sugestão? Obrigado.
    Estou com a Sorento parada até hoje, alguem pode dar uma dica. Vamos lá: Tirei a bomba de alta/baixa testei e tudo ok. Descobri que tinha muita agua debaixo do carpete lado passageiro perto do modulo de injeção, ao retirar este estava oxidado, mandei consertar e após instalado o carro continua não pegando, alias, agora pega funciona 5 segundos e morre. Se injetar wd na linha de combustivel funciona normal. Tecnico que arrumou o módulo diz que era o modulo que não ficou bom, comprei um usado que chegou ontem instalamos e apresentou o mesmo sintoma. Disse o mecanico que testou todos os sensores e tudo ok, não sei mais o que fazer......Helppppppp.
    Obrigado.
    Carlos Sorento Ex 170hp
    Veraneio 4x4 1973 -Tracker 2003 motor peugeot - Fiat Coupe 1996
    Só traia. Amo.

  • #2349
    Usuário Avatar de ffsias
    Entrada
    22/10/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    49
    Posts
    993
    Agradecimentos: 85
    Carlos,

    Certamente já passaram o scanner nela....qual o resultado? É certo que não tem nada obstruindo a linha de combustível do tanque até a bomba?

  • #2350
    Usuário
    Entrada
    22/01/2014
    Local
    juazeiro/BA
    Idade
    47
    Posts
    53
    Agradecimentos: 10
    Minha sugestão pode parecer meio boba, ams considerando que o problema foi depois de uma forte chuva, já verificou se não houve algum tipo de sucção e ficou água acumulada em alguma parte do sistema de admissão de ar, a exemplo da caixa do filtro de ar, intercooler e dutos, que esteja prejudicando a ignição do diesel nos cilindros?

  • #2351
    Usuário Avatar de Carlos4x4
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    SAO JOSE DO RIO PRETO/SP
    Idade
    57
    Posts
    165
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Carlos,

    Certamente já passaram o scanner nela....qual o resultado? É certo que não tem nada obstruindo a linha de combustível do tanque até a bomba?
    Vou verificar qual o erro, mas parece que é alguma coisa no circuito de alimentação do combustivel mesmo, só que quando vc pressiona manualmente o filtro ele manda combustivel.
    Carlos Sorento Ex 170hp
    Veraneio 4x4 1973 -Tracker 2003 motor peugeot - Fiat Coupe 1996
    Só traia. Amo.

  • #2352
    Usuário Avatar de Carlos4x4
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    SAO JOSE DO RIO PRETO/SP
    Idade
    57
    Posts
    165
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por bmarconi Ver Post
    Minha sugestão pode parecer meio boba, ams considerando que o problema foi depois de uma forte chuva, já verificou se não houve algum tipo de sucção e ficou água acumulada em alguma parte do sistema de admissão de ar, a exemplo da caixa do filtro de ar, intercooler e dutos, que esteja prejudicando a ignição do diesel nos cilindros?
    Tudo averiguado, e também se fosse isso poderia ter dado um calço hidraúlico. Outro detalhe, que não havia comentado, quando o mecânico foi recolocar a bomba de alta, adivinhem......, deixou fora do ponto e quebrou alguns balancins do motor. Tive que tirar o cabeçote trocar o estrago e montar de novo, que carma. kkkkkkkk Rir pra não chorar.
    Carlos Sorento Ex 170hp
    Veraneio 4x4 1973 -Tracker 2003 motor peugeot - Fiat Coupe 1996
    Só traia. Amo.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade