Minero22,
sou de Sampa, se puder me informe o fone, pois estou precisando trocar os amortecedores traseiros da minha, pois está dando uma batida seca quando passo em lombadas... mesmo bem devagar...
Sabe qual a marca original?
Abraços,
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ffsias,
Legal esta chapa.... a minha tem nadinha.... tudo aberto...!!!
Pensei em mandar fazer uma em aluminio naval, igual a que tenho na Pajero IO, mas me cobraram 800 dilmas... achei salgado...!!
Em outro lugar, tem um modelo de ferro simples por 70 dilmas.... achei muita esmola... (não vi... o contato foi por fone).
Alguém já colocou esta que tem na CCS? pois eles não tem nem foto.... e claro que não é pronta entrega.
Ainda na busca do protetor.....
Celso,
A chapa delas me parece ser original, tem inclusive os parafusos para fixação no chassis. Quem sabe tu procura em algum desmanche?
Sobre o atuador, a de 140cv tem a turbina convencional (WGT). O atuador nesta turbina faz um serviço diferente, mas o acionamento é o mesmo (vácuo). Já a de 170cv tem a turbina VGT que tem as aletas internas móveis e é este atuador que movimenta (na base do vácuo). O maior sintoma é menos força em baixas rotações. Para testar eu observei o trabalho dele (ou a falta, pois estava parado) e para me certificar fiz teste com um vacuômetro. A membrana interna está furada e ele não aciona as aletas.
Abraço!
Kako,
Não lembro se as causas foram esclarecidas na época. Lendo um fórum sobre mecânica diesel, os mecânicos comentaram sobre este tipo de problema, que pode ocorrer se o bico injetor trava aberto. Ele inunda o cilindro com Diesel e também dá o calço hidráulico da mesma maneira.
Olá ffsias, Esta ocorrência, foi a antiga, e no meu caso, foi problema na biela, que nos EUA e Europa, foi motivo de recall, aqui em terras Tupiniquim, eles, revisavam por baixo retirando o Cárter e com uma lanterna, quando era do lote defeituoso, trocavam todo o conjunto de bielas, sem ninguém saber...
No meu atual, o problema foi na bomba de óleo, que parou sem causa aparente e moeu tudo bloco,cabeçote,eixo, pistão ... Hoje 40 dias depois estou aguardando a D. KIA , decidir se vai enviar o motor completo montado ou as peças, para ser montado na CCs.
só tendo progresso após reclamação com os Coreanos, porque por aqui é só empurreichon, embromeichon !!!!!!!!!
Minero22 e Celso,
O código daquela chapa é 291103E210. Número de peça do sistema da Kia.
Obrigado, FFsias. Cara, dei uma olhada no link russo que vc postou, bem interessante. Vc foi mágico de encontrar aquilo (em Russo!!!). Mesmo com o link demorei um pouco para localizar e abrir as imagens...
Respondendo também ao Celso, o tel. da distr. de peças em SP é (11) 2341-0386/2341-0235. Não sei qual é a marca dos amortecedores originais. Abraço a todos.
Pessoal,
Fiz a troca do atuador da turbina. O procedimento é relativamente simples. Não tirei fotos....mãos sujas não combinam com máquina fotográfica, portanto recomendo olharem aquele fórum russo que postei o link. (KIA Sorento ? ???????? ???? - ???????????, ????????, ?????? ? ????????? ????????? ???????)
1) Retirar o filtro de ar inteiro, afim de abrir espaço
2) Medir o batente inferior da alavanca. Mas medir precisamente....eu usei um paquímetro. Anotar esta medida.
3) Soltar a contra porca do batente e rosqueá-lo para baixo.
4) Soltar a contra porca da haste do atuador e separa a haste da parte que vai presa na alavanca.
5) Soltar os parafusos que prendem o atuador na turbina.
O procedimento de colocação é o inverso da retirada, atentando para o parafuso batente, que deve ser colocado na mesma altura (medida antes da desmontagem). A haste do atuador deve ser regulada de modo que com determinada pressão ela encoste no batente. Eu usei um vacuômetro para fazer esta medida que deve ser 60 +/- 1kPa (0,6 kg +/- 0,01 kg / cm 2, 17,4 +/- 0.3inHg).
Uma coisa que ainda estou a procura é como deve funcionar de fato o solenoide de controle do atuador. Até achei, mas não sei se ele deve aliviar o vácuo só subindo o giro do motor ou se é em velocidade... Tirei ele fora e testei (ele funciona em 12v). Está atuando como deve e a bomba de vácuo também está ok, pois testei com o vacuômetro também.
O motor teve nítida melhora no desempenho. Está mais forte nas arrancadas, mais consistente. Até as trocas de marcha melhoraram. Achei só que ele ficou um pouco mais áspero. Estou curioso para ver se o consumo vai melhorar também.
Abraço,
Olá,
Não, é MT diesel. A AT é 2009.
Abraço.