x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 67
  • #1
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0

    O que é Jipe o que é SUV?




    Ontem, voltando de viagem para casa, minha mulher viu um Tracker ao lado e elogiou o carro. Eu disse que é muito bom, muito melhor que o EcoSport.
    Aí ela perguntou: É jipe ou SUV?
    Eu falei: jipe é o que nós temos em casa, aliás o autêntico Jeep. Também é jipe a Defender, o Troller. SUV é a SW4, o Tuckson, o CRV.
    Mas e o Traker e o EcoSport, pergunta ela.
    Bom, disse eu, o EcoSport não é nada, é um carrinho bem sem vergonha. O Tracker não tenho bem certeza, mas "acho" que é jipe, pois tem reduzida. .

    Não fiquei satisfeito com a resposta, e gostaria de saber dos amigos:
    O que é Jipe e o que é SUV?
    Ter ou não reduzida é um bom critério para diferenciá-los?

    []s

  • #2
    Para mim, não basta ter reduzida p/ ser considerado um Jipe. Há outras características que devem ser levado em conta como, por exemplo, altura do solo, angulos de ataque e saída, utilização em meio civil/militar, entre outras.

    Jipes são: Willys/Ford, Bandeirante, Engesa, Defender, Troller, Marruá, Javali, Niva, Cross Lander, entre outros.

    Tracker, Hillux, Pathfinder, Pajero, Discovery, Blazer, X-Terra, Rodeo, Cayenne, X-5, Range Rover, Tourareg são, no máximo, SUVs.

    Isso é o que eu acho.

  • #3
    Teu critério "ter reduzida ou não" acho que não foi convincente! rsrs

    Pois a SW4, a Rexton e outras caminhonetas têm reduzida. E a gente sabe que elas não são "jipes".

    Segundo a Wikipedia:
    O termo SUV abreviatura "Sport Utility Vehicle" (Utilitário Desportivo em português) usado pelos norte-americanos designando veículos fabricados a partir de chassis de caminhonetes.
    É um tipo de veículo especialmente popular nos Estados Unidos que combina bom espaço interno para passageiros com a versatilidade de carga de uma Pickup. São objetos de desejo pelo status aos quais são associados.
    Caracteristicamente, são veículos de porte avantajado, normalmente derivados de caminhonetes, e apresentam uma configuração de design e interior em alusão aos veículos familiares conhecidos por "peruas" ou SW (station wagons). Ou seja, a capota estende-se até o fim do veículo, e internamente dispõem de banco traseiro e porta-malas. São carros tamanho família e uma boa parte deles é portado de uma terceira fileira de bancos, podendo totalizar até nove assentos para passageiros.
    Bom, então já sabemos que SW4, CR-V, Rexton e outras caminhonetas são SUVs.

    Agora quanto à Ecosport?

    Pois ela não é construida a partir do chassis de uma caminhoneta. Então o que seria ela?! Dando uma pesquisada achei várias definições, mas nada que realmente fosse 100%. SUV(mas e o chassis de caminhoneta?), pseudo-utilitário(acho que é a mais adequada) e carro de passeio(até pode ser, mas ela é maior que os outros carros de passeio e tem algumas características offroad, mesmo que só pra enfeite).

    Bom quanto ao que é jipe, segue a minha definição:

    - Aerodinâmica zero, de preferência o mais parecido possível com um tijolo!
    - De preferência o mais curto possível, mas com algumas excessões vide CJ6 ou Defender 110.
    - Normalmente estrutura bem reforçada, para aguentar o serviço pesado e as trilhas.
    - Ângulos de ataque, saída e demais muito melhores do que de caminhonetas ou carros.
    - Lindo pro dono(por mais que esteja em fim de carreira) e feio pra quem não tem.
    - Quanto mais sujo melhor.

    Esqueci uma ou outra coisa, mas não dá nada.

    Abraço!

  • #4
    Ia esquecendo.....Mercedes classe G e o Hummer também são jipes...

  • #5
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    44
    Posts
    693
    Agradecimentos: 0
    E o que vocês acham de Rural?

    A McLaren, pelo menos para mim é as 3 coisas: jipe, caminhoneta e SUV....rs....mas acho que devido ao uso, tá mais para jipe.

  • #6
    Usuário Avatar de RHL
    Entrada
    27/06/2007
    Local
    norte/MT
    Idade
    44
    Posts
    1,242
    Agradecimentos: 0
    "Bom quanto ao que é jipe, segue a minha definição:

    - Aerodinâmica zero, de preferência o mais parecido possível com um tijolo!
    - De preferência o mais curto possível, mas com algumas excessões vide CJ6 ou Defender 110.
    - Normalmente estrutura bem reforçada, para aguentar o serviço pesado e as trilhas.
    - Ângulos de ataque, saída e demais muito melhores do que de caminhonetas ou carros.
    - Lindo pro dono(por mais que esteja em fim de carreira) e feio pra quem não tem.
    - Quanto mais sujo melhor."



    hahahahahhhah Perfeita definição Arthur!
    4X4 Brasil Razão: aspas

  • #7
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por folgado
    o EcoSport não é nada, é um carrinho bem sem vergonha
    Boa descrição.

    É um projeto de jipinho e um projeto de suv...

    []'s

  • #8
    acho q tem 4 tipos;
    jipe, suv, crossover e 171

    jipe - cj's wrangler, samurai
    suv - explorer, cheroka, pathfinder, sw4
    crossover - niva, vitara/tracker
    171 - ecosport, fox

  • #9
    Usuário Avatar de Edgar Fabre
    Entrada
    05/01/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    54
    Posts
    136
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Boa descrição.

    É um projeto de jipinho e um projeto de suv...

    []'s
    Complementando as duas definições ......."sobre uma plataforma de Fiesta !!!"
    Edgar Fabre
    Jeep CJ3A 1952
    F75 Pirate Spider

  • #10

    Jeep

    Tem uma história de anos atraz que diz q "jeep" eh uma sigla que significa "todo terreno", isto eh..... carro que suporta e enfrenta qualquer tipo de chão. Quando surgio a marca jeep, batizaram com este nome devido ao significado desta palavra. Hoje em dia, do risada vendo as propaganda dos palio adventure, eco esport, cross fox.... O nego Compra e acha q tem jeep.
    Então ao meu ver, os carros que realmente aguentam "todo terreno" e que são robustos pra isso... podem ser considerados jeep. Do restante....

    Abraço,
    Fagundes.

  • #11
    Banido
    Entrada
    29/07/2006
    Posts
    3,001
    Agradecimentos: 0
    Quanto ao Palio Adventure Locker, eu gosto da propaganda: Adoro Bob Marley e meu filho adora os bichinhos...

    Cross over é o meio termo entre Jipe e SUV?

    []s tá ficando complicado...

  • #12
    Usuário Avatar de WOT
    Entrada
    30/05/2005
    Local
    Brusque/SC
    Idade
    38
    Posts
    411
    Agradecimentos: 4
    Crossover eu acho q é aquilo de "parece mas não é". Tipo Crossfox, os fiat adventure, ecosport. Carros q têm cara mais agressiva mas não têm 4x4 selecionável.
    SUV é um conceito complicado, porque "Veículo Utilitário Esportivo" não define muito bem o q vem a ser, mas acho que 4x4 em geral.
    E pelo certo Jeep é marca, e marca é única. Jeeps são CJ, Wrangler, Cherokee, etc.
    Assim como Bombril é Bombril, o resto é lã de aço. Gillete é Gillete, o resto é lâmina de barbear e assim vai.
    Sei lá, o importante é o que você faz com ele, e não como você o chama.
    Rafael Maurici

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Rapaziada do Ceará, apresentem-se.
      Por JEFFCATUNDA no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 11215
      Última resposta: 11/04/2022, 16:32
    2. Jipe EDRA??? ou Engesa
      Por Luiz Paulo Brasizza no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 84
      Última resposta: 12/08/2014, 14:57
    3. Jipe Willys 1966 - novas fotos!!!
      Por RegisCandeia no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 9
      Última resposta: 16/02/2011, 03:26
    4. JOGO: O que eu levo no meu jipe?
      Por ojaneri no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 75
      Última resposta: 09/03/2005, 23:23
    5. Dúvidas sobre gás natural em Jipe.
      Por marcus no fórum Jeep Willys
      Respostas: 12
      Última resposta: 15/04/2004, 13:53

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade