crossover = roberta close :mrgreen:
Versão Imprimível
Achei isso aqui na net, é mais ou menos o que o nosso amigo Fagundes falou:
"A palavra jipe é um aportuguesamento do termo em inglês jeep, derivado da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou "uso geral".
ronaldo
a rural e considerado por mutios experts o primeiro suv do mundo
mas aonde entra a tracker nessa historia pramim ela nao e crossver e 4x4 e tem reduzida e tbm nae um suv e muito menos um jipe
crossovers são veículos com tração 4x4 integral, projetados para rodar em países que neva, devido a baixa tração sobre o gelo que forma na pista. Exemplo: RAV4, MIT Airtrack, etc. Possuem tração 4x4 integral e não tem reduzida. usam pneus de asfalto. Não servem para trilha.
Conforto conforto o Tracker não tem, por isso acho que não é SUV. Por outro lado, se ele tivessa a altura do Niva, diria que é jipe com certeza. Mas como não tem, não sei direito em qual categoria se encaixa.
Ele está ali, no meio termo...
Tracker é Grand Vitara. Grand Vitara 2 portas é JIPE.
Grand Vitara 4 portas (tracker) é SUV
Um conhecido meu diz que SUV é sigla de "Stupid User Vehicle" hehe...
All,
SUV, por definição, é um termo de marketing para veículos similares a peruas, mas construídos sobre chassis de caminhonete.
Se observar pelo lado estético, esquecendo um pouco conforto e capacidade offroad, percebe-se que um SUV acompanha as linhas de design e tecnologia utilizadas nos carros de passeio comuns, como sedãs, por exemplo (basta ver imagens e acessórios de um sedã e um SUV da Mercedes ou BMW). Se continuarmos observando pelo lado estético, nota-se ainda que os SUV's tem altura maior que a de carros comuns e oferecem aparatos eletrônicos que proporcionam conforto e segurança, e aliados à maior altura do chão, permitem seu uso em outros tipo de terreno, que não só asfalto. Mas embora altura seja um dos pré-requisito para veículos todo terreno, não faz dos SUV's os melhores carros para uso offroad (pelo ângulo de entrada e saída limitados, por virem com pneus para uso onroad , possuirem ou não reduzida e etc.). Já os jipes, com estética mais antiquada (nem por isso menos bonitos), mantiveram a mecânica, em vez de eletrônica, pela facilidade de conserto em lugares inóspitos. Em modelos mais novos, com mais recursos de segurança (ABS, controle de tração e etc.) Esses sim, com caractísticas óbvias e marcantes de um veículo offroad.
Em meio a tudo isso, há também uma coisinha chamada desejo de consumo. Os SUV's viraram tendência. As fábricas e montadoras perceberam que os consumidores procuravam um carro com cara offroad. Que desse o status de liberdade, poder ir e vir, para onde e quando quisessem. E é essa imagem que algumas fábricas vendem para seus consumidores. Consumidores esses, que em muitos casos, nada mais querem além de possuir um carro com altura superior, seja para passar em buracos com menos medo, para desfilar pelas ruas mostrando seu 'carrão', porque acham o carro bonito, ou mesmo para enfrentar uma estrada de terra, onde um carro mais baixo sofreria um pouco para passar.
Mas aí vem a VW e lança o Crossover (primeiro a Parati, e depois o Fox), cuja definição, acredito eu, foi bem explicada pelo colega Márcio Rahal. Depois vem a FIAT e lança um Adventure, o SUV Light. Que eu entendo ser um SUV montado sobre chassis de uma perua (se é reforçado ou não, desconheço, mas é um chassi de perua). Mas gosto do termo SUV Light, apesar de confundir, acho que descreve a capacidade do carro (nada mais que um Crossover). Portanto, acredito que Eco e Tracker sejam SUV's, pelo conjunto: altura, por passarem imagem mais agressiva e 4x4 (no caso do Tracker 4x4 com reduzida).
Foi só a maneira (um pouco longa e confusa) que encontrei para diferenciar jipe de SUV.
Fica a contribuição! Espero que ajude.
Abs
SUV= Shopping Utility Vehicle
:mrgreen: