Postado originalmente por
Marconi MBW
Outras dicas interessantes conhecidos por muitos:
1- Quando o ponteiro da temperatura começar a subir, ligue o Ar Condicionado ou o Ar quente. Com o Ar condicionado Ligado, a ventoinha elétrica que fica na frente do radiador começa a funcionar aumentado um pouco o resfriamento do Radiador. Ao ligar o Ar Quente, você libera a água para passar pelo sistema de aquecimento, que possui mais 2 litros de água, aumentando a quantidade de água em circulação.
2- Use SEMPRE aditivos em seu radiador, "Dos Bons", porém não use puro aditivo, escolha os diluídos em água, se passar direto para puro, soltará toda sugeira e acaba entupindo as colmeias.
3- Troque a tampa do radiador 1 vez ao ano, essa peça é muito importante e custa muito barato, em torno de R$10, ela mantem o bom funcionamento do sistema.
4- Troque a válvula termostática 1 vez ao ano, não deixa muito tempo, é barato e pode detonar o motor, use sempre a de 82º
5ª e mais importante: conheça os limites de seu carro, a Galloper pode ferver assim como várias outras que também tem esse problema. Não exagere no pé, vá com calma nas subidas. Os caminhoneiros antigos sabem bem o que é isso, todos tinham problemas com aquecimento, e encaravam serras de caminhão carregado só olhando o ponteiro, mas sem exagerar no pé andavam em qualquer serra pelo Brasil afora. A Galloper é da categoria Jipe, tem muita força mas tem pouca velocidade final, uma boa velocidade de cruzeiro é de 90 a 100 km/hora.
6ª- Nunca caia na conversa de tirar a válvula termostática e andar sem ela, isso resolve qualquer problema de aquecimento de imediado, vc até não vai notar diferença na máquina, mas diminui MUITO a vida útil do motor.
7ª: O motor 4D56 permite apenas 2 passes de plaina no cabeçote (sem problemas), depois disso só comprando um cabeçote novo.
Espero ter ajudado com minhas dicas, não sou o dono da verdade, apenas um feliz proprietário de Galloper a 7 anos e não tenho coragem de trocar ela por outra caminhoneta, uso no meu dia-a-dia, viajo com a família, faço trilhas e já percorri outros países como Uruguai, Chile e Argentina, uma das viagens foi de 13 mil Km em 32 dias, sem encomodação. As vezes sinto a falta de maior potência, ainda mais quando uso o Ar, mas é só baixar a ansiedade e respeitar o limite da máquina que ela te leva para qualquer lugar, com conforto e segurança.
Grande Abraço a todos