E ai lcdalzoc, tudo bem?
Parabéns pela MB!
A melhor parte é E como que fica o custo de manutençao comparado com a explorer?
Abraço!
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Ola, Icdalzoc,
Novamente, gratos pelas infos ! Quanto ao estepe temporário, verificar se por acaso ainda esta na validade, pois alguns outros, de Kyron 2007/08, o pessoal andou descobrindo, em 2014, que esses pneus se esfarelaram sem sequer terem sido utilizados( o prazo de validade geralmente e’ de cinco anos ); no caso de teu ML talvez exista essa informação no manual do carro ! Significativa a info sobre a gasolina nitro da shell...tenho lido por ai opiniões similares...alguma coisa de bom deve ter essa gasolina ! Bom proveito de teu novo ‘brinquedo’ ! Vão faltar estradas bem rapido ! Abraços !
Leodbc,
custo de manutenção, só o tempo dirá. Pelo menos não "vive" no mecânico.
Após a revisão inicial, apenas gastos com gasolina (procuro usar Shell Nitro sempre que possível). Média geral agora, após 19.800km rodados: 9,3km/l.
Estou sentindo um leve cheiro de gasolina após encher o tanque, que persiste até rodar uns 50km, talvez seja o filtro de vapores (canister) que está sem eficiência...
Fertag, ainda não analisei a data de validade do estepe, mas suponho que ainda seja original (1998!). Mas sempre carrego junto um vedante de pneus e um compressorzinho portátil. E tenho que achar um jeito de apertar melhor aquela bandeja, pois fica fazendo uns barulhinhos em piso ruim...
Icdalzoc, quanto ao cheiro de gasolina, estás enchendo o tanque até a boca ou parando de abastecer ao tal primeiro clique ? O tanque bem cheio pode vir a ocasionar esse tipo de ocorrência. E quanto ao estepe, se usas viajar por estradas de chão e/ou com muitas pedras, para prevenir-te(e não ficares na mão) de cortes nos pneus ou mesmo estouros, seria bom pensares em certificar-te de que teu estepe está, realmente, em bom estado, visto ser original...não sei se é fácil de encontrar esse tipo de peça; dificilmente as lojas de pneus têm esses estepes; talvez somente em ccs...E já rodaste um bocado, hein, 19.800km ? Mais um que gosta de estrada ! Abçs.
Caros, possuo uma Mercedes ML320 há praticamente 5 anos, ela está atualmente com 118.00 Km, passou por 3 recalls recentes realizados na Concessionária Minasmaquinas, a minha é ano/modelo 2000 com algumas diferenças no câmbio (c/ tiptronic) e no acabamento em relação às primeiras 98/99, o motor V6 3.2 apresenta a mesma média de consumo em estradas conforme já informado no post, média geral em torno de 9,5 a 10,4 conforme o trecho e a tocada.
No meu modo de ver, é um Jipão realmente muito resistente até pela estrutura da carroceria/chassis montada sobre longarinas com ótimo nível de torsionamento do conjunto (2006 adiante já W164 passa a ser monobloco), a função reduzida "low range" atrelada eletronicamente ao ESP todo terreno para off-road, é um SUV que apresenta poucos problemas, consumo elétrico considerado baixo, a unica dificuldade na manutenção ao meu ver é que requer mecânico especializado na marca e frequentar oficina que tenha StarDiagnózis Mercedes, no geral se bem cuidado é só revisões de rotina mesmo.
Na eletrônica nesse tempo todo de quase 5 anos de uso diário incluindo viagens, só precisei trocar o sensor de aceleração transversal que acende as luzes de advertência de avaria nos sistemas ESP/BAS; na parte mecânica precisei substituir aos 100.000 Km o conjunto de amortecedores Sachs, esse SUV não usa molas na dianteira e a altura pode ser regulada pela barra de torsão, mais recentemente troquei o reservatório de expansão que tem problema considerado crônico nesse modelo e em todas elas costuma rachar naqueles bicos de conexões com mangueiras do arrefecimento, algumas buchas da suspensão trocadas por desgaste normal e/ou tempo de uso, fora isso somente as revisões normais com atenção especial à troca do óleo do câmbio eletrônico 722.6 a cada 4 anos e as pastilhas de freio que genuínas não são baratas, considero um SUV de excelente custo x benefício, quando boa difícil de ser substituída.
Abraços a todos,
Antonio Elias,
Excelente relato. Vc é membro do forum portal Mercedes também certo?
Domingo de madrugada, chegando de viagem após 1.600km direto e sem paradas, e puxando um reboque com um Land Rover Series 1 1954 em cima, faltando 10km pra chegar em casa e quase no final da subida de serra, percebo o ponteiro de temperatura se aproximar de 100 ºC (nunca passa dos 90ºC) e uma nuvem de vapores que saia por trás... Encostei no posto que ficava 200m adiante, abri o capô, e nuvem de vapores aí sim que aumentou! Pensei, putz... o motor superaqueceu e foi pro espaço... Abri a tampa do reservatório calmamente, peguei um litrão de água e adicionei devagarinho no reservatório, que parecia quase seco... Aí percebi que o bendito reservatório estava com a solda plastica ao meio dele toda aberta.
Deixei tudo lá. Ontem fui buscar tudo com a plataforma do mecânico. Removemos o reservatório, Orçamos em várias distribuidoras. Nem vou citar os preços. R$ 1.300,00 pra cima. Vão tomar no orifício corrugado!.. Pesquisamos modelos de reservatórios que coubessem no local e tivesse as mesmas saídas...e achamos: um de Fiesta 1.4 16v ano 98 que o mecânico estava desmanchando nos fundos da oficina. Custo: R$ 35,00. Após 200km rodados, tudo perfeito.
Buenas pessoal.
Após 35.000km em minhas mãos (beirando os 185.000km agora), sendo abusada em nossas estradas lunares da serra gaúcha, a ML continua espetacular.
Problemas zero.
Só abastecer, e trocar óleo e filtro a cada 5.000km. E militec a cada 2 trocas de óleo.
Sobre o combustível, parece que ela se sente bem melhor com Shell V-Power Nitro.
Põe aí umas fotos da barca, por fora, por dentro mostrando os bancos, o porta malas, o motorzão, etc! Não tenho uma dessas e sinceramente não está nos planos, mas é sempre legal admirar as viaturas!
Ola, Icdalzoc !
Conte-nos a respeito de como esta’ andando o teu ML !
E poderias esclarecer-me uma duvida a respeito da suspensão de teu carro ?
Existem batidas secas de fim de curso dos amortecedores(traseiros) ao andar em estradas muito irregulares ? Pergunto isso pois o Rexton 2,7 AWD, que e’ baseado no MB ML, tem essa característica(bastante chata, diga-se de passagem!). SE existiam e as tiraste, como foi que o fizeste ? Gratos e Abraços.
Fertag,
Desculpe, só vi hoje seu post. Estou com pouco tempo e acabo acessando pouco o forum.
Na ML não ocorrem batidas secas. Tem pouco curso de suspensão, mas o controle de tração se vira quando alguma roda perde o contato com o chão. Cansei de andar em 3 rodas nas "estradas" (que mais parecem leitos de rio) de Jaquirana, Cambará, Passo do S, Josafaz, Ausentes, serra da rocinha...
A ML está "internada" desde o final de ano no mecânico. Uma carreta enroscou o para-choque na lateral dianteira (bem no pisca) e prensou a lateral do radiador, e fugiu! Eu não percebi na hora o estrago pq não consegui abrir o capô (prensou a trava que libera) e andei mais 80km serra acima até chegar em casa. Vazou todo o fluído do radiador, o ponteiro da temperatura não acusou nada e derreteu 2 bielas. Mas percebi isso somente quando fui dar a partida 2 dias depois e não pegou mais. Como consegui pegar a placa do "fujão", entrei com ação e vamos ver no que vai dar. Arrumar o motor custa R$ 20 mil, mas consigo motor usado em excelente estado por R$ 4,5 a 5 mil, mais R$ 1,5 mil de mão de obra.
Por enquanto estou tentando me virar com uma carroça que comprei de um primo (um Gol 1.0 16v ano 2000, impecável), que com 2 meses nas minhas mãos já está caindo aos pedaços. De bom tem só o motor, um pouco de câmbio e um consumo espetacular (média de 18 km/l em modo wot).
Ola’, Icdalzoc !
Mas que lastima o que aconteceu com o teu carro...pelo menos não te feriste ! e o MB ML foi valente por ter conseguido te levar para casa antes de dar o ‘ultimo suspiro’ ! A carreta deve ter feito de proposito, pelo tipo do teu carro, infelizmente...!Que trabalheira, correr atras agora das peças para recompor o ML! Agora, quanto ao teu Gol, naõ esqueças que nossas estradas e ruas, ruins e mal-conservadas como costumam ser, em especial por aqui no RS, ajudam e muito, a desmontar com qualquer carro...e por isso costumamos usar nossos 4x4s, que são mais robustos e podem demandar oficina com menor frequencia !
Desejo-te sorte para recuperares teu carro e tambem na ação movida contra o irresponsavel que te causou isso e todos esses transtornos .
De meu lado, levei o carro(Rex) num especialista em suspensões, na Av. Sertorio, em PoA, e ele modificou alguma coisa que já’ ajudou bastante a ‘isolar’ as pancadas para os ocupantes(batentes de molas traseiras, novos batentes internos de amortecedores traseiros, bem como nova regulagem para estes quanto ao curso) .
Abração.
Olá amigo. Que lástima esse estrago em sua ML. Eu tenho uma e sei bem que danos dessa monta podem ficar uma facada pra arrumar. Espero que o serviço fique bom.
Se precisar de qualquer dica sobre a ML é só me perguntar. De tanto mexer com ela fique expert em lidar com os melindres desse carro. São poucos, mas às vezes surgem pequenos defeitinhos chatos, que um mecânico inexperiente pode não saber diagnosticar e acabar trocando o que não precisa e no fim não resolve o problema. Por isso para 99% das necessidades, eu mesmo mexo no carro. Só passo a bola para o mecânico se precisa de alguma ferramenta especial ou coisa parecida.
É um excelente carro, se bem cuidado vai longe. A minha já está com quase 300 mil km, motor e câmbio originais, firmes e fortes.
Probleminhas simples, mas que se não cuidados podem virar grande dor de cabeça. Normalmente são aquelas coisas que se deterioram com o tempo, como borrachas, vedações, etc. Mas se consertar logo e não deixar acumular problemas, fica fácil e barato manter.
Coisas praticamente inevitáveis de ter que trocar eventualmente: Filtro de combustível integrado a regulador de pressão (caro), o-rings dos injetores, um ou outro cabo de vela, bomba d'água, polia-louca, coxins do motor, corrente da caixa de tração (depois dos 200 mil km), sensor de rotação (CPS).
Uma coisa importante. Não acredite na história de que o óleo da caixa de tração (transfer case) e dos diferenciais são "para vida toda". Se você nunca trocou, faça isso. É fácil, rápido, barato e pode te poupar de estourar um desses componentes caríssimos. E esses óleos tem que ser específicos, se for trocar me pergunte.
Mesma coisa para o óleo do câmbio. Esse tem que ser trocado por quem entende mesmo do carro, pois o procedimento errado pode estragar tudo.
Abraços!
Ricardo