Pessoal

Acompanho as conversas aqui diariamente, embora não poste. Sei que esse tema já foi discutido antes, mas acredito que minha dúvida seja mais ampla.

Recentemente eu e minha esposa tivemos nosso primeiro filho, somado ao fato de que minha família resolveu comprar um sitio. Isso significa que o número de pessoas e bagagem aumentou (ando sempre com lotação máxima no meu sedan e porta mala cheio). Ele atende muito bem e permaneceria com ele, se não fosse por um detalhe: estrada de terra. São cerca de 12 kilometros de estrada de terra cascalhada, que fazem meu carro sofrer muito. Se eu fosse nesse lugar 1 vez por mes eu manteria o veículo. Mas eu sinto que, como faço esse percurso todo final de semana, se mantiver esse ritmo a suspensão irá para o espaço em questão de meses. Até mesmo o Honda Civic do meu pai, que tem uma suspensão mais macia que o meu carro (Kia Cerato) sofre barbaridade. Isso sem falar nas pedras e eventuais raspadas.

Assim sendo, estou interessado em passar o cerato para frente e pegar um SUV/crossover (me confundo nos termos, não entendo a diferença) com até 3 anos de uso. A minha dúvida na realidade começa aqui.

Nunca tive esse tipo de carro e tenho medo de duas coisas: capacidade de fazer curva e espaço de frenagem. Sempre ouvi dizer que é mais difícil frear por conta da massa maior e a rolagem da carroceria é maior. Lógico que vou dirigir como um chefe de família, mas gostaria de um veículo que tivesse todos os itens possíveis de segurança ativa e passiva (Um rav 4 já estaria fora da lista, por exemplo, até onde eu entendo do modelo).

Assim sendo, quais opções de SUV/Crossover os amigos recomendam que possuam esses itens, até 3 anos de uso, e preferencialmente 4x4 no valor de até 100 mil reais - mas se possível gastando menos? Desculpe se estou pedindo um milagre heheh!

Abs