x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 29
  • #1

    Turbinando o OM314 sem kit (fotos do turbinamento)




    Estou turbinando a minha band sem comprar kit.
    A idéia começou quando fiz um upgrade em meu eclipse e a turbina original dele ficou sobrando aqui em casa então pensei: vou usar essa turbina em minha band, após uns calculos descobri que era a turbina perfeita para meus objetivos com a band, nem pequena nem grande demais com aproximadamente um fluxo de 40lb/min
    Peguei o coletor original e levei ao torneiro, que fez um flange igual ao da turbina e soldou ao coletor original na posição que eu queria.






    Como vcs podem ver na foto eu inverti a posição do coletor, colocando para cima, o que me obriga a modificar a passagem daqua do motor pois a tubulação original bateria no coletor.
    A boa noticia é que sobra espaço para futuros upgrades, no meu caso já tem um alternador de vectra ali roubando espaço e em breve uma bomba de DH, e depois se viesse um compressor provavelmente o turbo atrapalharia ali.

    Com essa posição do turbo a tubulação vai ficar com um tamanho minimo, minimo mesmo pois não vai ter tubulação: o turbo vai ser parafusado no coletor. O turbo comprime o ar diretamente no coletor de admissão, então praticamente não terá volume de tubulação para o turbo pressurizar, indo diretamente para os cilindros.

    Para isso serão feitas algumas modificações na tampa de aluminio do motor, será desbastada a entrada original de ar e com uma chapa ela será tampada rente a tampa, e será aberta uma nova entrada onde o turbo é parafusado a tampa.

    O coletor já foi feito e o resto está tudo já pensado porém o fornecimento de oleo pressurizado ainda não sei da onde eu tiraria, alguem tem alguma dica ou sabe de algum lugar perto do coletor de escape onde tenha uma fonte de oleo pressurizado? ou melhor ainda> alguem tem o esquema do oleo desse motor?

    O segundo problema é que este é um turbo mitsubishi 14B e ele além do oleo trabalha refrigerado a agua, logicamente já que irei moficiar o cano de agua superior já proveitarei pra fazer as adaptações necessarias para o fornecimento de agua para o turbo, porém não tenho a minima ideia de como o sistema de agua do om314 funciona então se alguem souber o sentido de fluxo de agua e retonro ou tiver algum esquema do sistema de agua do motor eu agradeceria muito.

    Para ver as imagens em alta resolução:
    http://rboos.megahospedagem.com.br/i...o314%20001.jpg
    http://rboos.megahospedagem.com.br/i...o314%20002.jpg
    http://rboos.megahospedagem.com.br/i...o314%20003.jpg
    http://rboos.megahospedagem.com.br/i...o314%20004.jpg


    Grato,
    Luiz Diefenbach (Havoc)

  • #2
    Niguem sabe de onde tirar oleo pro turbo? e a agua pro turbo?
    ajudem por favor galera

  • #3
    Ae Luiz

    Em http://www.atinet.com.br/manuais-toy...cedes-Benz.pdf tem os esquemas do OM314 .

    Que pira essa turbina prá cima, espero que tenha considerado a temperatura do escape passando colado no sistema de freio hehehe

    Abração

    Marco Antonio

  • #4
    Marco realmente olhando as fotos parece que está bem perto do sistema mas não fica não
    A primeira foto mostra melhor qual é q real distancia do turbo pro sistema de freio.
    Ela fica mesmo perto é do capo. Bem perto mesmo, com o motor funcioando e o jogo do motor é capaz de pegar de leve no capo...

    Ah e obrigado pelo link do manual, porém não resolveu meu problema...
    Da parte de lubrificação tem apenas as peças , porém nenhum esquema de fluxo de oleo... mas pelo que eu entendi o melhor lugar é na saida do filtro de oleo, porém qual é a saida de oleo filtrado?

  • #5
    Luiz

    Falei com meu mechânico e é o seguinte, a água o mais fácil é vc tirar e devolver no próprio radiador, tem que confirmar que a turbina gera pressão prá fazer a água circular....
    Qto ao óleo tem um parafuso próprio, embaixo do parafuso do tirante que regula o alternador, parece que o parafuso vazado do diesel cabe certinho ali, prá devolver o óleo é no cárter, prá um serviço bom tem que sacar o carter fora prá soldar...
    Ainda segundo o mecânico a tua turbina pode não dar certo pq foi desenhada para alta rotação, pode ser que ela nunca encha mas isso é só uma suposição....

    Abração

    Marco Antonio
    Band 85
    Curitiba

  • #6
    Havoc,

    Nas Hilux tem no bloco uma tomada de óleo de alta pressão com retorno. Será que não tem nada parecido na Band???
    As mangueiras próximas a parte quente vale a pena proteger para evitar ressecamento.
    Coisa simples aluminio grosso e braçadeira de naylon.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbinando o OM314 sem kit (fotos do turbinamento)-dsc00123_936.jpg  
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #7
    Havoc,

    A tomada de óleo dos Mercedes é onde o The Dog mencionou e o retorno é feito para o carter, na minha tem uma flange parafusada na parte de cima dele.
    Pelo que vi na foto o escape vai passar colado no freio e na parede corta-fogo. Isso deve esquentar bastante a viatura. Não dá (ops!) para inverter ela e fazer o escape sair pela frente?

  • #8
    Não dá (ops!) para inverter ela e fazer o escape sair pela frente?

    Adica é boa
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #9
    de novo agradeço a todos pela enorme ajuda.
    Que bom que o om314 já tem o lugar certo pra pegar o oleo.
    agora não estou perto da band mas pelas fotos (olhando em alta resolução) não deu pra identificar nenhum parafuso abaixo do parafuso que fixa o alternador...
    fica logo abaixo dele ou bem abaixo dele??

    alguem tem uma foto que mostre o tal parafuso?

    Sobre a agua é o seguinte: não é a turbina que empurra a agua não, a agua tem que ser empurrada pela bomba deagua do motor ou seja se tem que ligar onde tem pressão de agua (perto da saida da bomba) e no retorno de agua (perto da entrada da bomba)

    Já sobre o calor não estou muito preocupado não pois não está tão perto assim, é só que o angulo das fotos fizeram parecer que está muito perto.
    Mesmo assim vou fazer a cobretura com aluminio que o pessoal sugeriu e vou enrolar o coletor, o turbo e uma parte do escapamento com aquelas fitas de amianto.

  • #10
    Havoc,

    Sei que se palpite fosse bom a gente vendia, mas vc não tem espaço para montar ao contrário????
    A saida da parte quente vai ficar apertada para montar com a flange do escapamento.
    É mais fácil trabalhar com mangueira do que com metal para fazer as curvas de 90º.
    Existe uma tubulação flexivel na saida do coletor em carros de passeio que poderia fazer essa curva indo para parte horizontal do escapamento.

    PS: Desculpe por "brincar" com a foto
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Turbinando o OM314 sem kit (fotos do turbinamento)-sugestao_142.jpg  
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #11
    Realmente não tem como posicionar o turbo assim, teria que ser feito um novo coletor, tubulação da turbina até a tampa, nova tubulação, efim daria quase o dorbo de trabalho pra botar o turbo assim e ainda tiraria um pouco das vantagens da posição que está agora. Eu tentei de várias maneiras maneiras e acreditem, de longe esta que está agora é a melhor, o turbo pressuriza diretamente na admissão, foi usado o coletor original e nessa posição se tu imaginares a curva do escapamento feita tem no minimo uns 15cm de distancia de qualquer coisa, lata, mangueiras do freio, etc....
    A unica desvantagem seria essa do escazpamento muito perto do freio ou algo assim, mas isso não procede, realmente tem espaço de sobra pra fazer o escapamento novo.
    Nesta quinta enviarei mais fotos focalizando bem o espaço do escapamento e tentando identificar o tal parafuso fornecedor de oleo

  • #12
    Realmente dependendo do angulo da foto fica a impressão de pouco espaço.


    PS: O turbo esquenta mas nada fora do comum que vá derreter ferro ou lata
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit lift p/ Cherokee Sport
      Por Dirceu D.Jr. no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 785
      Última resposta: 08/02/2020, 19:31

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade