x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1

    Rear Steer - Direção para as rodas traseiras.




    Pessoal / Bill,
    Estou pensando em aproveitar a reforma do CJ, e já colocar uma Rear Steer nele...
    Já consegui uma "caixa hidrostática" de maquinas agrícolas, e já sei onde conseguir um cilindro hidráulico para a direção...
    Estou precisando agora, de um esquema para girar com o volante tanto a barra da cx. de DH do opala, quanto a hidrostática... pensei em fazer uma caixinha com 3 engrenagens:
    1 - ligada ao volante, a outra ligada a cx. de dh., e a outra ligada na hisrostática... e todas as 3 engrenagens "engrenadas" entre sí... ou seja, quando eu girar o eixo do volante, sairão + 2 eixos desta caixinha, um pra direção dianteira e um para a rear steer. oque acham?
    Outra dúvida é se a bomba de D.H. da Silverado vai aguentar tocar a caixa de direção + o cilindro traseiro... será que terei que adaptar uma bomba mais féra?
    Estou bolando também algum tipo de trava ou sistema para desabilitar o rear steer quando em deslocamentos e asfalto... além de um pino para segurar as rodas traseiras alinhadas, precisaria desligar a caixa hidrostática de alguma forma... será que aqueles mesmos registros esféricos(com maior diâmetro, claro), utilizados no sistema de freio do giovani, adaptados para desligar o fornecimento de óleo para a hidrostática funcionaria?
    É necessário realizar a inversão dos tubos do diferencial... para realizar este serviço poderiamos apenas cortar os 2 tubos, inverter os lados, e colocar uma "cinta" soldada em cima da emenda... da mesma forma utilizada para girar a bola do diferencial, correto!????
    Bill, você que tem esta intenção também, já tem alguma coisa planejada? pode me ajudar em algo? Tem algum detalhe para acrescentar?

    []´s

  • #2
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Walter,

    Coloque no seu projeto, uma forma de virar as rodas trazeiras no sentido que desejar, já vi na TV uns Big Foot que faziam isto, não sei bem a razão, mas se inventaram deve ter alguma serventia.

    Não sei se ficou claro, por exemplo, quando as rodas da frente estiverem viradas para esquerda, dê opção para as rodas trazeiras ficarem viradas para esquerda ou direita.

    Lembre-se que tem que lembrar de alinhas as rodas trazeiras também.

    Viajando na Maionese.

    Abraços Du.

  • #3
    IMHO, o sistema rear-steer deveria ser totalmente desacoplado à direção dianteira, só entrando em uso quando for necessário e só através de input direto do motorista. Caso contrário, pode ocorrer acidentes graves......

    A minha idéia é bem simples.......

    Instalar um cilindro hidráulica com haste dupla no corpo do eixo, com cada ponta ligada por uma barra ao munhão. Ccontrolado por uma válvula hidráulica 3 posições / 05 vias com a posição central aliviado para tanque, o cilindro vai e volta, sempre retornando ao centro pela mola na válvula.

    Nesse sistema, as rodas ou estão estercidas totalmente para a esquerda, totalmente para a direita ou retas, não há posições intermeditárias. Porém, para o meu uso, isso já basta......
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -rear_steer.gif  

  • #4
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    56
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Bill,

    Na prática, como seria o acionamento ?

    Uma alavanca ? Botoões ? Onde ficaria instalado este acionamento ?

    Abraços Du.

  • #5
    Citação Postado originalmente por du
    Bill,

    Na prática, como seria o acionamento ?

    Uma alavanca ? Botoões ? Onde ficaria instalado este acionamento ?

    Abraços Du.

    Não teria nada de botões, nada elétrica. A válvula de controle ficaria no painel ou do lado do câmbio, acionada por uma alavanca no próprio corpo da válvula. A pressão hidráulica sai da bomba DH, pois a quantidade de óleo é muito pequena......

  • #6
    Citação Postado originalmente por billj
    IMHO, o sistema rear-steer deveria ser totalmente desacoplado à direção dianteira, só entrando em uso quando for necessário e só através de input direto do motorista. Caso contrário, pode ocorrer acidentes graves......
    Bill,
    Porque poderia acontecer graves acidentes??? Eu estava pensando em deixar em conjunto com a direção dianteira mesmo, mas explique melhor isso ae pois já estou mudando de idéia...
    Onde encontra-se essa válvula de 3 posições e 5 vias? Acho que nunca ví uma. Mas poderia ser utilizada uma igual das máquinas agrícolas / pás-carregadeiras, certo? Aquelas que são uma "alavanca", ligadas a uma caixa de controle hidráulico...
    No caso eu não utilizaria a caixa hidrostática... putz! agora que eu já tinha conseguido ela! Será que num lamaçal, a rear steer trabalhando em conjunto com a dianteira não faria uma "boa" diferença?
    O que acha da maneira que eu citei acima, para inverter os tubos do cardãn?

    []´s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Política, políticos e afins...
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 2776
      Última resposta: 15/10/2019, 12:51
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade