"Qdo o pessoal vai para os EUA não compra um monte de coisas por lá pq é muito mais barato que aqui ???"
Não é bem assim. Não é que lá é mais barato. Lá é praticado o preço internacional, o preço próximo do real que vale determinado produto no mundo todo. Lembre-se que as nações desenvolvidas usa TRIBUTAÇÂO SOBRE A RENDA. Aqui a tributação é sobre a renda, sobre produção, sobre comercialização, sobre tudo... O que faz tudo aqui ser muito, muito caro; ainda temos o risco-brasil, algo que subentende-se como risco alto de perdas, entendeu?
Os preços dos USA são os mesmos do Paraguay, Panamá, HongKong, Venezuela, Colombia, ... Outra coisa, rapidinho, os produtos do paraguay são os MESMÍSSIMOS de Miami.
Resumindo, não é lá que é barato, aqui que é caro!
"o salário médio deles não é bem maior que o nosso ???"
Sim. Os trabalhadores de lá são muito mais eficazes, capacitados.
"então pq raios eles estão em crise"
Veja as notícias e literatura que se encontra disponível. Basicamente, o problema surgiu com hipotecas bancárias, onde as pessoas financiavam os imóveis a juros baixos. Ocorre que isto ocorreu aos milhões, inflando os preços dos imóveis. Então os índices de calote começaram a ser superior ao previsto e os leilões derrubaram muito os preços dos imóveis. Ocorreu com isto o seguinte, imagine a casa do seu vizinho sendo vendida por U$ 100 mil dólares, e a casa dele é muito melhor que sua. Pense também que sua casa tem uma dívida de U$ 300 mil dóletas, e aí? Entendeu? Ficou melhor comprar casa de leilões que pagar a dívida. Perceberam isto e começaram a dar colote em massa, despencando ainda mais os preços das casas (os leilões baixaram o preço de avaliação). Pesquise por "subprime".
"Então se eu fosse pros EUA e ganhasse menos de U$ 4.000,00 teria que morar numa barraca de camping , como vi no noticiário ??"
Com uns 4k dá para viver +/- bem lá.
Daniel