Olá a todos. Em uma "inocente" trilha aqui pelos Lençóis Maranhenses, enfiei minha ZJ em um atoleiro (mais lagoa do que atoleiro). Depois de quase duas horas com caixa e diferenciais submersos, constatei pela vareta, a presença de água misturada ao fluido. Sem recursos no local, rodei mais de 200 km até a capital, assim mesmo. A 50 km de São Luis, a caixa começou um ruido estranho e a patinar.
Ao chegar, removemos o carter e constatamos que alé de água, havia bastante areia depositada no fundo. Trocado o fluido (Texamatic Dexron III), conseguimos acrescentar +- 5 litros, e o ruido parou. Não troquei o filtro por falta do mesmo aqui no mercado, só foi possível "lavar". Rodando com o carro, o único problema que notei é que a primeira de vez em quando não engatava. A idéia era rodar uns dois,três dias e fazer nova troca. Ontem, ao pegar um engarrafamento, o câmbio começou a falhar até que a VT parou totalmente (detalhe: ao remover a vareta, a temperatura do fluido dava pra fritar um bife). Após esfriar, no dia seguinte, o câmbio voltou ao "normal".
As perguntas: O mal-funcionamento seria em consequência somente do novo fluido ? A falta de um filtro novo pode causar o mal-funcionamento ? Por quê o óleo está superaquecendo ?
Vale lembrar que antes do incidente, o câmbio funcionava perfeitamente.