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Convex Datacenter
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  • #1
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    29/05/2005
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    MANGOTES RADIADOR ESTOURANDO VIATURAS NÃO MARCAM AQUECIMENTO




    Nos ultimos 05 ou 06 anos já tive de abrir 03 motores AP 2.0 de outros carros e um de Corsa 1.6 devido a mangueiras que rasgaram fazendo o carro ferver e o ponteiro de temperatura naum marcou nada anormal .
    As viaturas pararam pois o motor começou a falhar e lá vai...
    Nas minhas visitas as oficinas durante estes anos tenho visto vários relatos idênticos...

    O último incidente foi com meu Vitara 1.6 16V a alguns dias atrás. Rasgou o mangote superior do radiador.. por sorte ví logo a bronca quando parei em um posto e naum deu nada... mas o motor tava meio quente sim e no painel dava temperatura normal...
    A mangueira rasgou de velha... mas agora me preocupei muito com isso...
    Por via das dúvidas troquei todas as mangueiras da Viatura...
    Alguém sabe o pq disso tudo?
    Naum era para o Ponteiro de Temperatura indicar o Aquecimento?
    Naum devia acender alguma coisa?

  • #2
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    Esse ano, minha junta do cabeçote torrou (não ferveu, segundo o mecânico foi por causa do último dono, que tinha feito serviço porco no cabeçote!).
    Ao arrumar tudo, o mecânico trocou ainda duas mangueiras do radiador que, segundo ele, estavam podres e quebraram apeas com a movimentação para a manutenção do motor.
    Ou seja, acho que é importante trocar as mangueiras do radiador de tempos em tempos!!!

    [s]
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #3
    Usuário Avatar de Fabil
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    Gasoso.... o sensor de temperatura da agua, óbvio, marca a temperatura da AGUA... se a mangueira rasgar e vazar toda a agua, o sensor vai medir o QUE???
    neste caso, o ponteiro nao acusa, e nehum luz espia que dependa da AGUA como meio de medicao vai funcionar... o ideal nesses casos era ter um manometro de temperatura do oleo tb ( como tinham nos saudosos PASSAT GTS POINTER)

    o importante é como o Rafael sugeriu, até que nao precisa trocar as mangueiras de tempos em tempos, mas basta um olhada p/ elas de vez em quando e já se percebe sinais de desgaste ( micro rachaduras, "barrigas", quando estao velhas ficam duras, sem flexibilidade)

    T+
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
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  • #4
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    Fabil,
    Gasoso.... o sensor de temperatura da agua, óbvio, marca a temperatura da AGUA... se a mangueira rasgar e vazar toda a agua, o sensor vai medir o QUE???
    Este é o ponto... o Passat GTS pointer já era suficientemente equipado para proterger o carro destas broncas a mais sde 20 anos atrás... 8)
    Hoje em dia, nossos carros com injeção eletrônica... acho um absurdo não ter nenhum sensor de temperatura no carter das viaturas...
    não precisava nem do luxo do ponteiro no painel, bastava acender a luz da injeção
    Estamos dirigindo no escuro ....

  • #5
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    se vc faz tanta questao assim, compra um medidor de temperatura do oleo e instala no seu vitara.... isso independe se o carro é carburado ou injetado...
    Fabiano - Samurai speedporco - BH-MG
    Renegade Sport 2.0TD

  • #6
    Fabil,

    Concordo contigo na importância do termometro de óleo mas neste caso não necessáriamente isso pode ajudar. A falta de água por rompimento de tubulação faz com que a temperatura do cilindro e câmara subam rapidamente e a quantidade de óleo que circulam por estes pontos é muito pequena para influenciar - pelo menos com a rapidez necessária - a temperatura da totalidade do óleo. O resultado disso é que o cabeçote pode empenar muito antes da temperatura do óleo atingir sua temperatura crítica.

    Se o vazamento de água for relativamente pequeno a temperatura indicada pelo termometro chega a subir, mas tão logo o sensor fique sem contato com a água a indicação normalmente volta a baixar. Se ficar sempre de olho na temperatura - ou houver alarme para este tipo de situação - é possivel parar o motor antes que aconteçam maiores inconvenientes, agora, se o vazamento for rapido não tem saída, a não ser instalar indicador de nível no reservatório de expansão, de preferência com alarme.

    Abraços,

  • #7
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    Realmente se a água sumir, não tem indicação no painel mas a luz de check acende por alta temperatura, o compressor do arcondicionado desarma e a ventoinha do ar fica acionada.
    Aditivo na água e em proporção corretas, aumenta a vida útil dos mangotes e tubulações auxiliares. Utilizar só água contamina toda parte metálica incluíndo corrosão no cabeçote.
    Sistema de arrefecimento bom e duradouro tem que ter ao menos 50% de aditivo na água.

  • #8
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    Amigo Periquito
    Só rodo com aditivo para fluido do radiador e para o óleo do motor.
    Só rodo com o ar ligado, pra ser sincero, naum sei nem se o meu desliga :mrgreen
    Quando a mangueira do vitara rasgou a luz do chek naum acendeu naum, nem a luz equivalente de uma saveiro 2.0, nem de uma parati 2.0, nem de um corsa 1.6.
    Cheguei a mesma conclusão que o Fabil, sem agua o sensor naum marca nada, portanto a luz do CHECK naum acende e o compressor do ar naum desarma naum... parei os carros quando escutei o motor vibrando e tremendo....
    Enfrentei este problema com todos estes carros e o que escrevi acima se repetiu sempre...
    Aprendi uma lição da pior maneira possivel ... ao comprar um carro, troco todas as mangueiras... não vou mais pensar "estão tão novinhas por fora... .....não é possivel que aconteça de novo comigo..."

  • #9
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    Concordo também com o SUKIS, menos em um detalhe,
    ...pela minha prática em pregos deste tipo, somada aos comentáriso de meu mecânico , a água do reservatório do vitara naum desce quando o mangote rasga de vez naum, só se o rasgo for pequeno.
    Se rasgar de vez, o carro fica sem pressão no sistema de arrefecimento e naum puxa a água do reservatório e naum é dificil de perceber que por gravidade ela naum vai descer nunca.... logo, para vitaras o medidor de nível no reservatório naum adiantaria muito naum... deveria ser no radiador se fosse possivel instalar....

  • #10
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    Como adoro 4x4's e naum pretendo, pelo menos por hora, andar de Jumentos... o jeito é conviver com isso...

    Se alguem tiver alguma idéia pra resolver este bode... sei lá um sensor que detecte falta de água ou outra jereba... favor postar neste tópico...

    []s gasosos a todos

  • #11
    Citação Postado originalmente por Gasoso
    Concordo também com o SUKIS, menos em um detalhe,
    ...pela minha prática em pregos deste tipo, somada aos comentáriso de meu mecânico , a água do reservatório do vitara naum desce quando o mangote rasga de vez naum, só se o rasgo for pequeno.
    Se rasgar de vez, o carro fica sem pressão no sistema de arrefecimento e naum puxa a água do reservatório e naum é dificil de perceber que por gravidade ela naum vai descer nunca.... logo, para vitaras o medidor de nível no reservatório naum adiantaria muito naum... deveria ser no radiador se fosse possivel instalar....
    Só que tem um detalhe, Gasoso, meu comentário sobre o nível do reservatório de expansão foi genérico e não específico ao Vitara, e fui genérico justamente porque você mesmo comentou sobre 3 ocorrências semelhantes em veículos diferentes.

    Seja lá o que for, solução para monitorar o nível de água no reservatório eu tenho e é através de sensor eletrônico não intrusivo, ou seja, não fica dentro do reservatório e muito menos requer furos ou coisa do tipo, evitando assim qualquer problema de estanqueidade no sistema.
    Agora, este tipo de sensoreamento é inútil para detectar o rompimento SE QUANDO do rompimento o nível do reservatório não diminui, e dificilmente encontrará algo sirva para monitorar este tipo de situação, pelo menos com o grau de confiabilidade que se espera.

    Abraços,

  • #12
    Usuário Avatar de mir000
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    Aditivo na água e em proporção corretas, aumenta a vida útil dos mangotes e tubulações auxiliares. Utilizar só água contamina toda parte metálica incluíndo corrosão no cabeçote.
    Sistema de arrefecimento bom e duradouro tem que ter ao menos 50% de aditivo na água.
    Qual aditivo vcs recomendam???

    O meu radiador, desde comprei a viatura, fica com a água muito suja (parece que gruda poira no aditivo e vira uma gosminha nas paredes do radiador e das mangueiras). No início do ano, o mecânico fez a limpeza e colocou aditivo (quando fez a troca das mangueiras que estavam podres). Mas ontem vi que a água já está suja de novo.
    Ele não está vazando (aparentemente não á furos ou trincas).
    - Isso pode ser aditivo ruim???
    - Como essa sujeira para ali???
    - O que mais pode ser???

    [s] curiosos e receosos
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

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