Amigos, neste mês troquei uma picape ranger num jipão Willys amarelo. Posso apresenta-lo aqui?
É um Willys, 1967 com motor 6cc BF161, a traćão está funcionando, a lataria está +/-, não tem capota (vou comprar uma). Freios a tambor e direćão hidráulica, aparentemente da F1000.
Ele veio com algumas "maravilhas" mecânicas, pelo antigo dono. Além dos pneus "fronteira", que embora criticados, manterei...
Algumas coisas nem estressam, são até "normais" em carros mais velhos, tais como ausência da válvula termostática, nem tudo no painel funciona, carburador vazando gasolina, ...
Mas algumas coisas me intrigaram: estava sem o filtro de óleo do motor (o mecânico dizia que o motor era bruto!! ha ha). A tomada de óleo (saída) próximo a bomba, estava ligada direto à entrada, próximo a polia do virabrequim, maravilha não é? Por que será que os engenheiros não fizeram isto em 1967? Mas graćas a este fórum, adaptei o sistema da filtragem da turbina da Scania (ainda falta medir a pressão no sistema e talvez - acho - obstruir um pouco a passagem de óleo). Outra coisa intrigante é como engatar a reduzida, ainda não descobrimos...
Agora, ainda tenho uma dúvida séria: alguém sabe onde fica o bulbo de óleo do BF161? No meu tem uma "tampa" (parecido com um parafuso pequeno - rosca aprox. 9mm) próximo a parede corta-fogo (apontando p/ o lado do motorista), de boca pequena, alguém sabe se é naquela rosca que fica o bulbo de óleo? (não tirei ainda porque está espanado)
Será que foi um bom negócio? Troquei numa ranger 2002 cab. dupla quitada com 4 pneus bons, só que... só que... só que com motor de opala 4cc, elétrica toda desligada, sem o eixo dianteiro (4x4), sem a cx de marchas original dela, com IPVA 2011 a vencer neste mês de junho, com problema no cabo de embreagem que sempre quebra, vidros elétricos que não abaixam (imagina o calor lá dentro aqui em Manaus??), parabrisa trincado, teto amassado, parachoque traseiro batido, rodas dianteiras que não pegam cambagem, sem estepe, sem macaco, sem a/c e sem direćão hidráulica, aliás, a caixa de direćão dela estava quebrada (com uma trinca de +/- 1cm por 25cm em diagonal). Além do jipe, peguei um motor v8 completo 5.9 de dodge ram e ele (que é mecânico) vai retificar um motor diesel para mim (mão-de-obra grátis).
Sobre o negócio, não acho que foi mal, pois num determinado dia fiquei no prego (a ranger quebrou) por causa do cabo de cabo de embreagem.... Como estava mordido (


Segue algumas fotos dele e do cofre do motor.
Alguém sabe onde fica o bulbo de óleo no motor? É no cabećote, próximo a parede corta-fogo, lado motorista?
Obrigado a todos
Daniel