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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de davidss6
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    Ranger 2001 X roda livre




    Saudações Pessoal,

    uma ajuda.. tenho uma ranger 4x4 2001 euro II... voltando do feriadão, depois de algumas estradas de terra, buracos e erosões, notei uma trepidação estranha vindo da parte inferior dianteira da viatura. Essa trepidação ocorre com o carro em movimento, engatado ou não..

    Resolvi levantar a frente da pickup pra tentar achar a causa do problema e notei algumas coisas:

    1 - O sistema de tração ligado direto... Rodando as rodas dianteiras com a mão, movimenta também o cardã. A Ranger não tem roda livre?? Andei pesquisando aqui no forum e parece que as mais novas não.. Isso procede?? e ai?? o sistema fica ligado direto, gerando desgate dos componentes e gasto de combustível??

    2 - Parece que o cardã diantteiro esta desbalanceado. Quando ele roda, roda desalinhado..

    3 - Barulho estranho vindo do cardã.

    4 - A roda ta um pouco dura pra girar, parece que tem algo gerando algum atrito no sistema...

    Alguem pode dar alguma ajuda?? Pensei a principio em desconectar a tração pra ver se a trepidação para... é uma tentativa..

    Abs

    David

  • #2
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    1- O sistema fica ligado direto, e basicamente dá manutenção na coifa do cardan dianteiro, saliento que cardan sem girar também estraga.

    Se a dica é um problema no cardan dianteiro leva ela em uma oficina especializada em eixos cardan, teoricamente os mecânicos vão ter mais habilidade e estão mais acostumados a estes tipos de problema.

  • #3
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    Pode estar com desgaste na homocinética do cardam, que no caso vai gerar uma vibração em velocidades mais altas.
    Mas o sistema sem RL é melhor que com RL. Pode ficar tranquilo que é assim mesmo, o consumo de combustível é algo desprezível, e o desgaste imperceptível pois o sistema roda sem carga alguma.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário Avatar de davidss6
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    Edintruder e TylerNTL , obrigado pelas informações!!

    Hoje desconectei a tração dianteira, tirando o cardã pra ver se o problema persistia... aparentemente parou. Eita trem doido!!

    Verifiquei que a cruzeta que liga o cardã na caixa ta com uma folga brava. To achando que pode ser isso viu...

    enquanto isso, so no 4x2

  • #5
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Se a "caixa" que você está falando for a caixa de transferência, sinto informar que o seu cardan está adaptado.

    No lugar dessa cruzeta deveria existir uma junta homocinética.

  • #6
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    A tua foi trocado então. Coloca a cruzeta nova e veja se a vibração pára, mas sempre existirá uma pequena ressonância. O ideal é usar a homocinética, no caso tens que trocar o cardam inteiro, se a ressonância te incomodar depois de trocar a cruzeta.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
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    é a caixa de transferencia sim.. segue a foto da peça:



    essa cruzeta ai que ta com folga (ou melho, férias)


    essa ai num eh a original da ranger então não??

  • #8
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Não.

    A academia não recomenda o uso de cruzetas nessa conexão o ângulo de trabalho coisa&tal...

    O meu deu problema na coifa uns dias atrás, resolvi com uma adaptação igual a essa sua (luva estriada+cruzeta) rodei não sei quantos kms e cismei que ela estava vibrando. Comprei um cardan original novo e quando substituí descobri que a vibração era psicossomática (viatura ficou a mesma coisa e o cardan retirado tinha folga -> 0, detalhe que eu tinha a maior frescura com a lubrificação que era gratuita na ofincina onde eu fiz a adaptação nunca passei mais de 4k km sem passar por lá para engraxar a luva e a cruzeta) .
    4X4 Brasil

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