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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Andre.Conrad
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    Problema na Caixa




    Bom pessoal, nao é minha praia mas tenho um amigo que tem um jeep 72 e ta com problema na caixa engata e desengata normal porem na 3 marcha voce engata e tudo bem se tirar o pe do acelerador ela pula para traz.
    Alguem tem uma ideia.

  • #2
    Usuário Avatar de Paulo Limão
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    André, boa tarde.

    dá uma olhada nos sincronizadores, o dá 3º pode está desgastado.

    []'s
    Jeep Willys 1966

  • #3
    Usuário Avatar de Flaibam
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    Citação Postado originalmente por Andre.Conrad Ver Post
    Bom pessoal, nao é minha praia mas tenho um amigo que tem um jeep 72 e ta com problema na caixa engata e desengata normal porem na 3 marcha voce engata e tudo bem se tirar o pe do acelerador ela pula para traz.
    Alguem tem uma ideia.
    Pode ser dente quebrado ou desgastado.
    Se estiver quebrado, tem de trocar a engrenagem da terceira.
    Se estiver só com desgaste acentuado, talvez dê para frezar.
    E aproveita e troca os sincronizados.
    Mas pela dificuldade e ferramentas adequadas, é aconselhável levar a um mecânico que pode avaliar se vale a pena frezar ou trocar a peça.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #4
    Usuário Avatar de Andre.Conrad
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    Estranho que os sincronizados estao novos. Faz 3 meses esta caixa passou por um avaliação e nao fez mais trilhas. Porem vamos tirar esta caixa amanha para ver o que esta acontecendo.
    Todas as ideias sao bem vindas.

  • #5
    Usuário Avatar de Flaibam
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    Citação Postado originalmente por Andre.Conrad Ver Post
    Estranho que os sincronizados estao novos. Faz 3 meses esta caixa passou por um avaliação e nao fez mais trilhas. Porem vamos tirar esta caixa amanha para ver o que esta acontecendo.
    Todas as ideias sao bem vindas.
    O fabricante de sincronizado está pisando na bola. Os novos não duram um mês. O aço não tem resistência. É uma verdadeira porcaria. Fiz o câmbio inteiro no meio do ano passado e o sincronizado, justamente da terceira, já era. Tem que trocar a marcha no tempo do motor pra não raspar.
    Reclamei com o mecânico e ele me apresentou meia dúzia de gente com o mesmo problema.
    Infelizmente somos reféns de uma só fábrica e o fabricante achou a mina de ouro: vender peças descartáveis que não duram nada.
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #6
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Citação Postado originalmente por Flaibam Ver Post
    O fabricante de sincronizado está pisando na bola. Os novos não duram um mês. O aço não tem resistência. É uma verdadeira porcaria. Fiz o câmbio inteiro no meio do ano passado e o sincronizado, justamente da terceira, já era. Tem que trocar a marcha no tempo do motor pra não raspar.
    Reclamei com o mecânico e ele me apresentou meia dúzia de gente com o mesmo problema.
    Infelizmente somos reféns de uma só fábrica e o fabricante achou a mina de ouro: vender peças descartáveis que não duram nada.
    Posso estar enganado mas me parece que seu problema e do Andre são distintos. O dele deve ser problema no sincronizador, nos dentes da engrenagem que engata no sincronizador ou em ambos. Seja por desgaste, ajuste de folgas ou má qualidade das peças. Já no seu caso seria problema no anel sincronizador (que não é feito de aço!) e as grandes causas para sua falha precoce, na minha opinião, são: ajuste incorreto de folgas, má qualidade e uso de óleo hipoidal EP GL-5.
    Homero Hermida
    Troller 2016
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  • #7
    Usuário Avatar de Flaibam
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    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Posso estar enganado mas me parece que seu problema e do Andre são distintos. O dele deve ser problema no sincronizador, nos dentes da engrenagem que engata no sincronizador ou em ambos. Seja por desgaste, ajuste de folgas ou má qualidade das peças. Já no seu caso seria problema no anel sincronizador (que não é feito de aço!) e as grandes causas para sua falha precoce, na minha opinião, são: ajuste incorreto de folgas, má qualidade e uso de óleo hipoidal EP GL-5.
    Homero, você pode estar certo. Realmente o anel sincronizador é feito daquele metal amarelo. Quanto ao óleo, não me lembro qual comprei, mas foi em loja 4x4 especializada, acredito que estava correto.
    Sobram má qualidade e ajuste incorreto de folgas. Mas não vou abrir agora pra ver. Vai ter de aguentar mais um tempo assim e já me acostumei a trocar a marcha no tempo certo, menos mal. Abs.!
    TR4 2009 Flex - Bebe tanto quanto o dono!

  • #8
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Aneis sincronizados são uma especie de freio para as engrenagens.. A unica função deles e fazer a troca das marchas sem trancos, ja que o conjunto das engrenagens não fica parada.. Sendo assim esse problema de escapar marchas nao tem nada a ver com eles..

    Nosso amigo Homero tb deu uma dica importante.. Os óleos 90 GL-5 tem aditivos qie atacam componentes de bronze (aneis sincronizados) e por isso não são recomendados para nossas cxs de marchas (originais).. No Diferencial e T-case não tem problema pois nao possuem componentes desse tipo..

    Não me lembro corretamente o óleo, mas me recordo de ter lido no forum que o mais indicado era usar um oleo para motores a diesel (marca Texaco) que a viscosidade era bem proxima ao 90 mas sem os aditivos prejudicias

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • #9
    Usuário Avatar de Robertux
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    Segundo o manual do Jeep Ford CJ5 1976 o óleo usado na caixa de mudanças com caixa de transmissão múltipla é o SAE 80 EP.

    Pesquisando no Google achei essa informação:

    Produto
    Oleo Universal EP SAE 80W

    Universal EP SAE 80W

    Óleo lubrificante para engrenagens automotivas, com propriedade de extrema pressão (EP). Atende aos requisitos da classificação API GL-4. Recomendado para diversos tipos de transmissões manuais automotivas, juntas universais e engrenagens, conforme especificações dos fabricantes. Apresenta boa capacidade de carga, oferece proteção contra o desgaste e tem estabbilidade à oxidação, além de possuir características antiespumante, antiferrugem e anticorrosivas.



    4X4 Brasil
    Abraços Roberto
    Pajero GLS-B V6 3.0 AT - 3 Portas - Cinza - 1998
    Pajero TR4 AT 2013 - Prata

  • #10
    Usuário Avatar de antonio umino
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    O óleo do cambio recomendado é o gl 4. mas hoje não fabricam mais este produto, então todos usam o GL 5 que é um oleo proprio para diferenciais,. No site da Rural tripod. tem algum relato de usar oleo de motor no cambio, justamente por o oleo GL5 corroer o metal do cambio. Tambem uso o GL 5 mas acho que não é recomendado. Usei o oleo de motor de caminhão sae 40 no cambio por uns tempos, escapou a trava do rolamento do piloto. e consequentemente o piloto foi para dentro do cambio, fazendo com que não engatasse a quarta velocidade e a terceira. e como tinha colocado o tal oleo e no contraditorio mudei para o gl 5 que acho que para o cambio não é o recomendado. mas tem muitas ideias a respeito.. cada um faz o que quer.

  • #11
    Usuário Avatar de Robertux
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    Antonio umino, desculpe-me por discordar de você, mas consultei o site da Texaco http://www.texaco.com.br/produtos_se...xml/my_mc1.swf e lá ainda aparece, na linha de produtos, o óleo Universal EP SAE 80W API GL4. Talvez por ser um óleo pouco usado seja dificil de ser encontrado, mas aparentemente ainda é fabricado.
    Abraços Roberto
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  • #12
    Usuário Avatar de homerohermida
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    Citação Postado originalmente por Robertux Ver Post
    Antonio umino, desculpe-me por discordar de você, mas consultei o site da Texaco http://www.texaco.com.br/produtos_se...xml/my_mc1.swf e lá ainda aparece, na linha de produtos, o óleo Universal EP SAE 80W API GL4. Talvez por ser um óleo pouco usado seja dificil de ser encontrado, mas aparentemente ainda é fabricado.
    E além deste, ainda há o TGF da Texaco também, que é API GL 3. Fabricado e vendido normalmente. Mais recomendado ainda, pois não é EP.
    Homero Hermida
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    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

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