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  • #1
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    LR Def 90 - Revisão Suspensão




    Olá Pessoal,

    Vou começar a comprar aos poucos os componentes para a revisão completa da suspensão da minha 90tinha, aproveitando algumas viagens que devo fazer ao longo do ano.

    Em relação aos amortecedores, vou de OME Nitrocharger (inclusive direção).

    Perguntas:

    1) Molas

    Minha utilização é basicamente, cidade, estradas (asfaltadas ou não) e trilhas leves.

    Quais OME devo comprar? Normal Duty, correto?


    2) Buchas

    Qual o melhor kit? Polybushes ou SuperPro?

    No caso das Polybushes, Performance, Dynamic ou Confort?

    Para a minha utilização, haveria alguma melhoria em instalar barras panhard / anti-rolling?

    E em relação aos batentes de suspensão da Discovery? Quais e qtos são?

    Um gde abraço e agradeço a todos pela ajuda.



    Agradeço a todos pela ajuda

    No caso das
    Bruno Amorim (brunocda@gmail.com)
    Land Rover Defender 110 SW 2002
    Subaru Outback 3.6R 2010

  • #2
    Usuário Avatar de ka2
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    Nao sei responder mas fiquei interessado... Onde voce vai comprar?
    Poste detalhes sobre o modelo, etc

    Abraço

  • #3
    Usuário Avatar de rafaelfernandez
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    21/05/2008
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    Posso dar um pitaco com relacao as molas. Se gostas do comportamento atual da suspencao, va com as Normal ou Light Duty, nao sei como sao chamadas.
    Eu optei pelas Medium Duty pois me incomodo um pouco com o roll da carroceria em curvas. Alem de que costumo viajar bem carregado e as medium duty dao uma capacidade extra de carga sem comprometer demais o conforto.



    []'s
    Rafael

  • #4
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    Exclamation Atenção aos tensores !!!

    Aproveitando o assunto, gostaria de alertar a todos para dar especial atenção, durante a revisão da suspensão, aos tensores e os suportes de aço em "A" que seguram o eixo traseiro ao chassi.

    A seguir fato relatado no fórum Land Rover Argentina, onde nosso companheiro teve a infelicidade de perder seus dois filhos durante o acidente ;

    " Estimado, soy quien conducia el Defender que el 11 de julio capoto en la ruta 3 cerca de Carmen de Patagones.

    A causa de dicho accidente fallecieron mi hijo menor, Francisco, de cuatro años y medio y 9 dias después mi hija mayor, Clara, de 13..

    Mi esposa, ha quedado gravemente herida.

    Queria aclararle y por su amable intermedio a todos los foristas, algunas dudas vinculadas con el accidente. Me parece importante para intentar evitar que pueda volver a ocurrir algo similar.

    Debo indicar tambien que los puntos que le voy a señalar son los que las pericias de la policia cientifica ya han definido.

    El accidente ocurrio en el km 941 de la ruta nacional 3. La ruta alli es una recta interminable con excelente visibilidad en ambas direcciones. Tanto mi familia como yo habiamos dormido en nuestra casa en el campo cerca de alli y nos dirigiamos al pueblo a "hacer las compras" para un fin de semana largo. Es decir que no venia manejando desde lejos ni toda la noche.

    Ambas banquinas en ese lugar son mas que razonables (de tierra, obvio, pero razonables)

    Mi velocidad rondaba los 110/120 km/hora (el velocimetro de la defender siempre marco un poco de mas)

    Las cubiertas eran nuevas (compradas en enero de este año en reemplazo de las originales de fabrica)

    La defender tenia 100.000 km todos de ruta y todos hechos por mi. Todos sus services fueron realizados y no se escatimo ni un peso en su mantenimiento.

    En el momento del accidente yo pense que se habia reventado la cubierta trasera derecha.

    Solte el acelerador y como no venia nadie en ninguna direccion, lleve lentamente la camioneta hacia el medio de la ruta. Ha quedado comprobado (por las huellas) que mantuve la camioneta más de 70 metros en el medio de la calzada.

    Luego, inexplicablemente para mi, la camioneta "capoto", es decir que la cola me paso por arriba, golpeando primero el capot y el techo en su parte delantera, especialmente del lado izquierdo.

    Patas para arriba nos deslizamos por la ruta hasta que se desprendio el portaequipaje que llevabamos y a partir de alli, dimos tres vueltas cortas, quedando el vehiculo en posicion normal mirando para el lado contrario hacia el que viajabamos.

    Le comento que las puertas traseras permanecieron cerradas, (asi estan todavia), y todos los vidrios, repito TODOS los vidrios (ventanas de pasajeros, ventanas corredizas de atras y vidrio del porton trasero) se encuentran intactos.

    Se rompieron el parabrisas y las dos ventas delanteras (conductor y acompañante) atento a que el techo alli se hundio hasta la altura del volante.

    Toda mi familia (que no estaba atada obviamente) salio volando por el techo que exploto de adentro hacia afuera por la linea de remaches.

    Lo importante para revisar: NO revento la cubierta trasera derecha en primer lugar, como yo torpemente crei en aquel momento: se corto uno de los tensores que sostienen el tren trasero vinculado al chasis. Es decir que se soltó el tren trasero ANTES de empezar el despelote. Ese desalineamiento del tren llevo a la cubierta trasera derecha a trabajar casi de costado, por lo que la llanta la fue "mordiendo" y destalonando en su cara externa. Finalmente, ese tensor que es mas largo que el alto de la cubierta y que habia quedado suelto por delante y rayando el pavimento, se clavo en una grieta funcionando como una palanca o catapulta.

    La Defender dio todos los tumbos SIN su tren trasero y por ello giro sobre su parte delantera que conservaba todo su peso, y nunca toco el pavimento con el techo en su parte trasera. Giro medio como un trompo sobre su parte delantera.

    Eso es todo. Asi fue el fin. Nunca baje a la banquina. La velocidad al momento del capotamiento era de aprox 70 km/hora, calculados por medio de las huellas que quedaron en la ruta.

    Revisen esos tensores, y revisen tambien unos soportes de fierro en angulo que tambien llevan el chasis en su parte trasera, que antes venian remachados y desde hace un tiempo vienen soldados y traen problemas de este tipo.


  • #5
    Usuário Avatar de scadufax
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    Segue minha experiência - eu comprei na Paddock o laranja.
    SDLR05PWA Defender from XA159807 chassis number (all TD5) Deflex Polyurethane Bush Kit - front and rear suspen
    Coloquei faz uns 3 anos e já rodou uns 30mkm. O único problema que deu foi o Panhard Rod Bushing - peça nro ANR3410, depois de uns 8 meses de uso. Meu conselho é colocar o kit mas comprar os 2 Panhard Rod Bushing novos e não utilizar o que vem no kit laranja.
    Veja como está o "Upper Ball Joint A-Frame", pode valer a pena trocá-lo também ... tive que trocar o meu e como não podia esperar a peça da Inglaterra saiu um pouco salgada aqui no Brasil.
    Coloquei o nome em inglês pois não sei como são chamadas "oficialmente" pelos mecânicos.

    abraços

  • #6
    Usuário Avatar de ka2
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    O kit para a tdi é o mesmo?

  • #7
    Usuário Avatar de luiz ccosta
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    Bruno minha experiencia foi instalar as barras estabilizadoras dianteiras e trazeiras, a mudança foi algo absurdo a 90tinha com quatro pessoas e bagagem numa estrada sinuosa passava uma impressão de muita insegurança ( molas originais e amortecedor moroe a gás ) porem lembro que é só sensação porque nos foruns de portugal todo mundo retira as barras para uma melhor performace em erosão porem confesso que me desagradava comparando com uma picape 110 que tenho. após colocar o kit das barras +- R$1200,00 pratas o carro mudou inclusive atualmente to usando amortecedor britpart R$ 440,00 os quatros convencionais( vão tacar pedra ) mas o preço é muito em conta e o carro tá perfeito. ha tambem tenho o Kit de isoladores nas molas, com as barras o carro fica confortavel !!!! e não aderna nas curvas, outra opção é colocar amortecedores mais duros e molas idem tem varios kits inclusive tem um que tá sendo muito falado nos foruns é o terrafirma, um dia compro um destes
    link do kit mola amortecedor
    http://www.motormaquina.com/main.php...fun=136&sub=27

    abraços

    Luiz

  • #8
    Amigo Bruno, tambem tenho uma noventinha e fiz uma pesquisa sobre o assunto um tempo atras.

    1-As molas dianteiras depende do que voce tem instalado de acessorios, se tiver parachoque tipo ARB aconselho colocar as heavy duty, s tiver guincho entao nem pensa heavy duty nela, vale ressaltar que o peso da dianteira e igual em todos os tdi, entao so muda os acessorios.
    2-Na trazeira, por o 90 ser consideravelmente mais leve nao se aconselha a colocar heavy duty, pois raramente voce conseguiria carregar a viatura com tanto peso.
    E ainda, a viatura ficaria com aparencia de dragster alta na trazeira, entao o indicado seria a medium duty.
    3-As discovery usam um suporte (prato) de mola original de fabrica em borracha, nao sao caros no 90 da pra colocar nas quatro molas, voce pode optar por colocar somente em um lado da mola ou nos dois lados ,8 calcos dois em cada mola( foi o que eu fiz), o veiculo ficou um pouquinho mais alto 0,5 a 1,0cm e muito mais confortavel e silnciosa pois absorve melhor as irregularidades do piso.
    4-sempre soube que as Polybushes sao as melhores, mas as amarelas sao mais duras que as de borracha originais,sendo assim passam mais barulho e vibracao para dentro da cabine, tem as azuis que sao confort, se durarem como as originais talves seja uma boa opcao.

    Para voce ter maiores informacoes ,inclusive os part numbers(numero codigo da peca), e as utilizacoes com fotos do resultado te indico entrar no site da espedition exchange, e nos eua mas tem o Ho Chung, que morou em SP varios anos e fala portugues corretamente e respond sempre os seus mails.
    procura no google expedition exchange.
    e isso, espero ter ajudado.
    Abraco
    4X4 Brasil

  • #9
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    Citação Postado originalmente por lulaquintella Ver Post
    Amigo Bruno, tambem tenho uma noventinha e fiz uma pesquisa sobre o assunto um tempo atras.

    1-As molas dianteiras depende do que voce tem instalado de acessorios, se tiver parachoque tipo ARB aconselho colocar as heavy duty, s tiver guincho entao nem pensa heavy duty nela, vale ressaltar que o peso da dianteira e igual em todos os tdi, entao so muda os acessorios.
    2-Na trazeira, por o 90 ser consideravelmente mais leve nao se aconselha a colocar heavy duty, pois raramente voce conseguiria carregar a viatura com tanto peso.
    E ainda, a viatura ficaria com aparencia de dragster alta na trazeira, entao o indicado seria a medium duty.
    3-As discovery usam um suporte (prato) de mola original de fabrica em borracha, nao sao caros no 90 da pra colocar nas quatro molas, voce pode optar por colocar somente em um lado da mola ou nos dois lados ,8 calcos dois em cada mola( foi o que eu fiz), o veiculo ficou um pouquinho mais alto 0,5 a 1,0cm e muito mais confortavel e silnciosa pois absorve melhor as irregularidades do piso.
    4-sempre soube que as Polybushes sao as melhores, mas as amarelas sao mais duras que as de borracha originais,sendo assim passam mais barulho e vibracao para dentro da cabine, tem as azuis que sao confort, se durarem como as originais talves seja uma boa opcao.

    Para voce ter maiores informacoes ,inclusive os part numbers(numero codigo da peca), e as utilizacoes com fotos do resultado te indico entrar no site da espedition exchange, e nos eua mas tem o Ho Chung, que morou em SP varios anos e fala portugues corretamente e respond sempre os seus mails.
    procura no google expedition exchange.
    e isso, espero ter ajudado.
    Abraco
    Obrigado a todos!

    Por enquanto, o meu kit está da seguinte forma:

    - Buchas: Kit completo Polybushes Performance "Vermelhas" (um conhecido me disse que fica muito bom e vale mais a pena que as Dynamics);

    - Upper Ball Joint "A" Frame: vou aproveitar e trocar (original);

    - Kit de Suspensão:

    Certezas: "Medium Duty", com amortecedores pressurizados e mantendo a altura original (sem lift);

    Dúvidas: OME ou Terrafirma (alguém usa ou conhece quem utiliza? O pessoal têm falado bem nos foruns europeus)

    Batentes da Discovery: Eu ouvi dizer que atrás se utilizam os originais da Disco I (upper rear). Se não me engano o Part é ANR2938 (se utiliza um par). Na frente, parece que se utilizam os da Disco II. Alguém poderia me confirmar?

    Lula,

    Dei uma olhada no site da Expedition...muito bom (Valeu pela dica!). Eles inclusive têm esses batentes "melhorados"...pode ser uma opção.

    Ah, vou aproveitar e colocar os flexíveis de freio da Goodridge (aço inox).

    Já encomendei as peças mais leves (buchas, flexíveis, upper ball joint). As molas e os amortecedores, devo ir buscar em Março, aproveitando uma viagem de trabalho.

    Abraço a todos,
    Bruno Amorim (brunocda@gmail.com)
    Land Rover Defender 110 SW 2002
    Subaru Outback 3.6R 2010

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