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Convex Datacenter
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  • #1
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Band curta - adição de molas helicoidais




    Em um outro tópico (contra-mola) surgiu a discussão sobre estabilidade das bands, e o amigo Sergio fez uma sugestão que transcrevo aqui:

    Postado Originalmente por Sergioporto
    Coloca a mola helicoidal do Gol quadrado na suspensao traseira ,nao precisa nenhum suporte . Encaixa no batente do diferencial e outra lado onde batente bate .melhora 60% a estabilidade ,a minha toy é curta e entro em curvas onde muito carrinho pequeno alivia o pé mas uso tambem 33 Maxxi


    Transcrevo também a minha colocação:

    Olá Sergio,

    Outros foristas fizeram essa adaptação, o Darlan disse inclusive que as molas que antes desarqueavam se estabilizaram. Ele colocou também no eixo dianteiro, porém teve que cortar as molas.
    Me interessei por essa mudança (alguns usam mola do gol bola) mas não tinha idéia de como eram presas.
    Voce poderia postar fotos?
    Melhora a estabilidade, mas não prejudica nas trilhas?


    Como esse é um tema que me interessa, gostaria de saber da galera quem já fez essa adaptação, como é feita e se possível, fotos.

    Abraço a todos


    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #2
    Usuário Avatar de Kim
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    Na minha opinião, pensaria numa forma de colocar molas formato barril (gol GIII, corsa celta)

    Elas são progressivas.

  • #3
    Usuário Avatar de gbalero_URU
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    hola, el problema en colocar espirales por sobre los ejes es que ninguno de estos, permite hacer el recorrido total de la suspensión de la band, cuando en trilhas actúe la suspensión se sale el espiral

  • #4
    Usuário Avatar de reslima
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Na minha opinião, pensaria numa forma de colocar molas formato barril (gol GIII, corsa celta)

    Elas são progressivas.
    Se alguem se interessar, tenho duas molas novas de corsa, dessas que o Kim ta falando!
    []´s vendendo o meu peixe!

  • #5
    Usuário Avatar de maxdelta
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    Pq não tira logo o feixe de molas e coloca como o engesa e o troller, só helicoidal!

    Para o feixe não cansar, as molas tem de ter pelo menos 5 atrás e 4 na frente, recomendo o uso da traseira da band pickup que é maior e mais resistente, a ultima mola do traseiro vc inverte pra ficar um contra-feixe. Fica bom, e duro! Band confortável acho que só com suspensão pneumática!

    Outra coisa que melhora o conforto da band, e vida util dos feixes: jumelo original. Todo mundo coloca jumelão, e não sabe o mal que faz ao veículo!( a não ser que o veículo fora preparado pro um profissional, porém o aumento do jumelo tem de ser adicionado ao fato dos feixes serem aumentados tb)

    Ou põe a mola traseira do monza, mas a mola do gnv, que é mais dura!

    []s
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  • #6
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Amigo Kim,
    Obrigado pela sugestão, tenho acompanhado os seus tópicos, sua opinião é muito respeitada aqui no forum.

    Gerardo,
    Voce tem razão. Minha preocupação era com o curso da abertura da suspensão e não tinha pensado nesta limitação que voce citou. Porém estou deixando o meu jipe para trilhas leves viagens longas.

    Max,
    Minha preocução nem é tanto com o conforto e sim com a estabilidade. Sem dúvidas a opção por feixe mais longo é bastante plausível. Mas estou preparando o meu jipe com alguma restrição orçamentária e aí a adição de molas helicoidais me pareceu bem econômica, ótimo custo x benefício.

    Reslima,
    Quanto quer pelas molas?
    Elas encaixariam da mesma forma que as molas do gol (como foi citado pelo Sergio Porto)?

    Um abraço a todos, continuo aguardando fotos e opiniões de quem já fez essa adaptação.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #7
    Usuário Avatar de José Augusto
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    Não faz isso, essa mistura altera o comportamento dando impressão de estabilidade mas é exatamente o contrário, a suspensão fica sempre mais comprimida mais dura e com menor curso e sujeita a tombamentos, já foi discutido a exaustão aqui no forum, houve até caso de acidente com CJ5.

  • #8
    Usuário Avatar de reslima
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    Te mandei uma MP!!
    A mola é igual essa da foto...
    Abs...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img.jpg  

  • #9
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
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    Citação Postado originalmente por reslima Ver Post
    Te mandei uma MP!!
    A mola é igual essa da foto...
    Abs...
    Respondi a MP.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
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  • #10
    Usuário Avatar de JFPagani
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    Quando comprei a minha Band (curta capota de aço) ela tinha estas molas helicoidais junto ao feixe e estava com o curso curto e pulando muito, falei com um profissional de uma oficina de molas bem tradicional e ele aconselhou de tirar, segundo ele desta forma a suspensão dá uma falsa impressão de estabilidade e fica muito arriscado tombar, foi feito o serviço e ficou muito melhor.

  • #11
    Ops..

    Se usar mola helicoidal, é necessário utilizar um bom amortecedor também.

    Sds,
    LM

  • #12
    Usuário Avatar de maxdelta
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    A mola em questão na foto aí atrás é traseira de muitos carros, no meu samurai eu uso 4 dessas só que de monza esportivo, é mais dura, só não é mais dura do q com gnv!

    Como 90% das bands daqui(forum) são pra uso em asfalto, recomendo em vez de molas helicoidais, ou feixe de molas como o original, recomendo partir logo para o pneumático, tem algumas de caminhão são extremamente resistentes. Alguns cavalos de metal inclusive já estão saindo com suspensão pneumática, como muitos onibus de excursão q vemos por aí!

    Tem algumas adaptações pneumáticas q não necessitam de link de suspensão é algo parecido com o próprio feixe de molas, isto é só comprar o kit e pôr!

    Antes de vender a band eu estava com esta idéia. Mas como a band aki é preciosa demais decidi vender, prefiro vender a ser roubado! Vejo minha ex-band quase todo o dia!

    []s
    Baja - Ainda sem nome
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