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Convex Datacenter
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  • #1
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    11/04/2005
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    Dicas para primeiro Off Road - Sidekick x Sportage




    Olá a todos

    SOu novato no ramo. Estou saindo do 4x2 para o 1º 4x4 na vida.... Na verdade, a minha Parati 2000, sempre foi um jipe, só ela que não sabia. Pensando nisso, reolvi agora encarar e arealidade e enfiar o pé na lama de vez.... ou melhor, aos poucos, por isso vi em 2 modelos algo meio que "transitório" entre um veículo de passeio como uma parati ( que possue conforto, espaço, agilidade na cidade e na estrada, estabilidade) e um 4x4 bem roots que encararia trilhas bem pesadadas como uma Land, um samurai ou um troller. COm essa visaão de migrar de leve, para ñão sentir tanto no início o baque da agilidade, conforto ( suspensão que balança) entre outros, mas que possa fazer trilhas, atravessar riachos e subir ladeiras de lama/pedras escorregadias e esburacadas, pensei em 2 modelos : o Sideckik ou o Sportage, os 2 em torno de 25.000 ( ano entre 95 e 97).
    Gostaria da ajuda dos mais experientes e entendidos com respeito a:

    - faz sentido ter um off road com o minimo de conforto??? ou é uma enganação?? exemplo: off road com conforto = off road de mentira, como ecosport...
    - as 2 opções que citei são realmente as mais adqueadas dentro desa visão,lembrando tambem do quesito espaço ?
    - o fato da suzuki já ter saído do brasil causa muitos transtornos ( preço dificuldade de manutenção) aos proprietários de vitaras/samurais/etc
    - poruqe quase não se fala de sidekick nos foruns suzuki ( só samurai e vitara)
    - quais as melhores versões de motor/combustivel para que ocarro tenha uma agilidade similar a um carro de passeio 1.6 na estrada e na cidade
    - e o sportage/kia... o que se dizer de uma montadora koreana. e o jipe é de verdade?? ou de mentira?

    Obrigado a todos desde já, e caso alguem tenha algum modelo a oferecer nessas condições em SP, será bem vindo

    Fefran

  • #2

    Re: Dicas para primeiro Off Road - Sidekick x Sportage

    Citação Postado originalmente por fefranco
    - faz sentido ter um off road com o minimo de conforto??? ou é uma enganação?? exemplo: off road com conforto = off road de mentira, como ecosport...
    Sim. Faz sentido. Veja uma Camper ou Vitara por exemplo. Pode-se viajar, rodar na cidade, ouvir MPB e ainda pegar uma pauleira no final de semana.

    Citação Postado originalmente por fefranco
    - as 2 opções que citei são realmente as mais adqueadas dentro desa visão,lembrando tambem do quesito espaço ?
    Samurai e Troller não tem espaço. Land tem espaço e uma performance pior que os primeiros no quesito off-road pesado (detalhes abaixo)

    Citação Postado originalmente por fefranco
    - o fato da suzuki já ter saído do brasil causa muitos transtornos ( preço dificuldade de manutenção) aos proprietários de vitaras/samurais/etc
    Não.

    Citação Postado originalmente por fefranco
    - poruqe quase não se fala de sidekick nos foruns suzuki ( só samurai e vitara)
    Entre eixos menor é mais interessante para o off-road pesado. Além do que existem bem menos desses do que os Vitaras.

    Citação Postado originalmente por fefranco
    - quais as melhores versões de motor/combustivel para que ocarro tenha uma agilidade similar a um carro de passeio 1.6 na estrada e na cidade
    Esse é o tipo de comparação que não se faz. O 1.6 do vitara é muito, mas muito bom e muito agil. Mesmo assim não tem como comparar com um AP 1.6 montado num Gol. O problema não é o motor, mas sim o jipe em si: Altura, entre-eixos, aerodinamica, direção... etc...

    Citação Postado originalmente por fefranco
    - e o sportage/kia... o que se dizer de uma montadora koreana. e o jipe é de verdade?? ou de mentira?
    É de verdade. Eu já ví muitos, com esses olhos que a terra há de comer!

    Citação Postado originalmente por fefranco

    Obrigado a todos desde já, e caso alguem tenha algum modelo a oferecer nessas condições em SP, será bem vindo

    Fefran, uma coisa que deve tomar cuidado é com o seu conceito de off-road pesado com o conceito da maioria por aqui. Tudo que pode imaginar como punk é passeio de criança perto do que o pessoal considera como trilha.

    Considere a hipotese de ir conhecer uma trilha antes de adquirir a viatura e também rodar com alguns jipes do pessoal.

    Nunca diga: Legal, mas MEU carro eu não coloco ai!

    Enfim: Enturme-se e veja aonde está pisando... No final verá que isso é muito bom!!!!
    []´s

  • #3
    amigo,

    Vai de Vitara/ Sidekick. Já andei de Land, Troller, Cj e atualmente tenho um Samurai. A manutenção dos Suzukis não é tão cara, os Vitaras são bem confortáveis e competentes na trilha, e se você quiser pode até ter um automático!
    Já o Sportage nunca vi andan do em trilhas...
    Visite a feira de 5ª no Ibira, lá tem todas as opções.

    abs

  • #4
    Amigo,

    Literalmente ¨TRILHEI¨ o mesmo caminho. Sempre gostei de off road e por isso fazia o máximo que meus carrinhos de passeio anteriores permitiam. Obviamente isso não era nada perto das trilhas que pego hoje. Saí de um Seat Córdoba direto para o espaçoso banco de um Sidekick. Nunca, jamais em momento algum me arrependi. De lá para cá meu carro sofreu algumas adaptações, coisa que vc também fará do seu jeito.
    No meu caso, troquei o motor por um AP 2.0 (não que o original fosse fraco, mas estava no pau e achei essa a melhor opção - isso é questão de escolha pessoal). Já levantei a suspensão que hoje está com 2¨, tenho um jogo de BF Mud 31¨ para os dias de semana e cidade e um jogo de Tork 31¨ para as trilhas, enfim, vamos mudando e adaptando. O que posso lhe garantir é que é um carro excelente. Oferece conforto, robustez e agilidade. A maior distância entre-eixos (40 cm a mais que o Vitarinha) não é nenhum impeditivo para enfrentar trilhas. Esse conceito está sendo mudado por aqui graças ao meu carro, pois até agora os Sidekicks só andavam na cidade na minha região. Recentemente fiz uma trilha de grau médio a pesado junto com Vitarinhas, CJs e Samurais. A única coisa que me atrapalhou um pouco foi a falta dos Tork, que eu ainda não tinha comprado, mas outro CJ com pneus argentinos sofreu junto comigo, ou seja, não tive nenhum problema por ser mais comprido. Enfim, quanto ao Sidekick, posso te garantir que o carro é excelente, super confortável e guerreiro. Quanto à Sportage, não posso opinar por não conhecê-la, mas tenho certeza que algum dono desse jipinho vai te dar seu relato, assim como eu.
    No mais, compre seu 4x4 e seja feliz (não é um desejo, mas uma previsão!)

    [ ] - Suzukeiros

    Schwarz

  • #5
    Usuário Avatar de Periquitooffroad
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    A Sportage é um carro muito bom mas não é para trilhas, no máximo passeios Offroad. No quesito conforto e resistência vá sem medo de Vitara 5portas.

  • #6
    Uma Pajero é muito confortavel e muito boa no fora de estrada.
    Assim como suas rivais como a Grand Cherokee e outras.
    Algumas vezes um menor tamanho ajuda no desempenho off-road, ai uma Cherokee Sport, Wrangler ou similar são melhores no fora de estrada e um pouco menos confortaveis, mas muito mais que quase todos os citados.
    Sem contar que tem muito motor.
    A Sportage é muito valente e tem um nivel de conforto no minimo igual a um vitara. Mas não acompanha carro pequeno 1.6 na estrada como também o Vitara também não.
    Troller é confortavel se a limitação de tamanho (principalmente o lateral para o motorista) e falta de espaço de bagagem não incomodar. E o Diesel tem bom motor. Mas não é muito melhor no fora de estrada que um Vitara (se é que é melhor).
    Samurai é um cabrito, pula muito pelo entreixos pequeno e tem pouco motor na estrada, mas é um dos mais valentes no fora de estrada.
    A land é melhor que o Troller no fora de estrada se o maior peso não atrapalhar (tem melhor suspensão), mas para muito é bem desconfortavel e é muito rustica.

  • #7
    Usuário Avatar de Waldir Varela
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    Amigo,

    Um Vitara/Sidekick 5D é muito confortável e encara muito bem o fora de estrada. Não sei como é o Sportage nestes quesitos.
    Percebo que existe muito preconceito com o Vitara/Sidekick 5D, achando que seu tamanho não é compatível com o mundo off-road. Realmente para trilhas pesadas não é muito recomendado pela distância entre eixos (fato que pode ser compensado com uma suspensão e pneus adequados), mas no resto é muito valente.
    Um Vitara/Sidekick é quase do mesmo tamanho de um Gol (o Vitara 3D é do tamanho de um Ka).
    Eu tinha um Vitara 3D e troquei por um Vitara 5D. Eu achava o 3D nota 10, agora acho o 5D nota 1000.
    O custo da manutenção dos Suzukis não é comparavel como de um Gol ou Palio, mas com certeza é muito mais barato que muito carro nacional.

    Vai de Vitara/Sidekick que voce não vai se arrepender.

    Um Abraço,

    Waldir Varela

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Periquitooffroad
    A Sportage é um carro muito bom mas não é para trilhas, no máximo passeios Offroad. No quesito conforto e resistência vá sem medo de Vitara 5portas.
    Por que a Sportage não é boa para trilhas?

  • #9
    Usuário Avatar de LuizCabral
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    Re: Dicas para primeiro Off Road - Sidekick x Sportage

    Aqui vai minha opnião:
    Citação Postado originalmente por fefranco
    - faz sentido ter um off road com o minimo de conforto??? ou é uma enganação?? exemplo: off road com conforto = off road de mentira, como ecosport...
    cara, na minha opnião temos bons carros no mercado que dão a você um desempenho bom + conforto, mas são caros demais e extrapola o seu limite de 25 mil. Nos carros mais acessiveis conforto eh inversamente proporcional a desempenho EM TRILHA, na minha opnião.

    Citação Postado originalmente por fefranco
    - as 2 opções que citei são realmente as mais adqueadas dentro desa visão,lembrando tambem do quesito espaço ?
    olha, acho que a sportage eh um pouco mais complicada com peças, sendo que em compensação ela eh a diesel. Ai vc teria que ver se vc quer o carro mais para cidade/trilha ou pra viagem/trilha porque a sportage para viagem eh melhor por ser a diesel. EU acho o vitara bem melhor para peças. Ambas não sao muito boas de espaço. Você tem que ver tambem se vc esta se referindo ao vitara 3 ou 5 portas. O 5 portas eh mais parecido com a sportage, mas não espere uma supermala.

    Citação Postado originalmente por fefranco
    - o fato da suzuki já ter saído do brasil causa muitos transtornos ( preço dificuldade de manutenção) aos proprietários de vitaras/samurais/etc
    Olha, eu tive vitara 3p e tenho um samurai. Claro que sentimos a saida da suzuki aqui do mercado brasileiro, mas isso nao eh o fim do mundo, a concepção de montagem da suzuki eh muito boa então vc tem muitas opções de peças nacionais para substituir.

    Citação Postado originalmente por fefranco
    - poruqe quase não se fala de sidekick nos foruns suzuki ( só samurai e vitara)
    cara, existe o vitara 3p e 5p e o sidekick 3p e 5p. O sidekick eh a versão americana do vitara, com poucas mudanças, então o que se aplica pra vitara considere tambem para sidekick.

    Citação Postado originalmente por fefranco
    - quais as melhores versões de motor/combustivel para que ocarro tenha uma agilidade similar a um carro de passeio 1.6 na estrada e na cidade
    Olha, eh complicado comparar 4x4 com carro de passeio porque eh mais alto, tem pneu maior etc etc etc. Então esteja pronto pra andar mais devagar, entrar nas curvas mais devagar, etc.

    Citação Postado originalmente por fefranco
    - e o sportage/kia... o que se dizer de uma montadora koreana. e o jipe é de verdade?? ou de mentira?
    Olha, nunca andei numa sportage, mas conheço gente que tem. Eh um carro de uso misto, quem tem sabe disso. Então o uso eh mais em viagens e trilhas não muito pesadas. Jeep de mentira eh o ecosport, lembre-se disso

  • #10
    Usuário Avatar de mir000
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    Por que a Sportage não é boa para trilhas?
    Vai de Suzuki!
    O Sportage (só pelo fato de ter menos viaturas rodando, em relaçao aos zukis) é mais difícil de achar peças. Ele original aguenta viagens, estrada de terra e trilhas leves, pois seu ângulo de entrada/saída é inferior ao do vitara.
    Se quiser mais espaço, e um conforto maior vai de vitara 5p (pula menos).
    Com quase o mesmo conforto temos o vitarinha 3p que com uma preparaçãozinha encara trilhas pesadas!!!

    []s
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #11
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    Gostaria de entender tecnicamente este preconceito que existe contra a Sportage, principalmente em se comparando com Vitara. Conforme ja coloquei em outras discussões, não advogo em favor da Kia, até mesmo por que não me pagam por isto, mas todos os numeros, angulo de ataque, saida, ventral etc são muito proximos, não se justificando dizer que o Vitara é muito melhor. Se a discussão é no quesito "gosto" este sim não se discute. A Sportage a gasolina tem motor bem mais forte que a maioria dos vitaras que são 1.6. Esse motor da Sportage é o FE3, o mesmo que se usa nos Nissan, que por sua vez é venerado pela comunidade "tunning" da Nissan por sua resistencia e vastas possibilidades de veneno. Busque na web "Nissan FE3".
    O chassis é um dos melhores que existem, a suspensão não tem nada muito diferente dos eixo rigido atras e semi-eixo na frente que tem por ai.
    Peças: Faça uma comparação parte a parte e depois conta se o Vitara é mais barato de manter...
    Uma coisa que com certeza é vantagem para o Vitara são os kits já existentes (suspensão, bloqueio, etc) - realmente para o Sportage existe pouca coisa pronta, mesmo nos EUA. Já na Koreia...
    Continuo afirmando que a relação custo-beneficio da Sportage é imbativel.

  • #12
    Usuário Avatar de LuizCabral
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    Citação Postado originalmente por sportagecbp
    Gostaria de entender tecnicamente este preconceito que existe contra a Sportage, principalmente em se comparando com Vitara. Conforme ja coloquei em outras discussões, não advogo em favor da Kia, até mesmo por que não me pagam por isto, mas todos os numeros, angulo de ataque, saida, ventral etc são muito proximos, não se justificando dizer que o Vitara é muito melhor. Se a discussão é no quesito "gosto" este sim não se discute. A Sportage a gasolina tem motor bem mais forte que a maioria dos vitaras que são 1.6. Esse motor da Sportage é o FE3, o mesmo que se usa nos Nissan, que por sua vez é venerado pela comunidade "tunning" da Nissan por sua resistencia e vastas possibilidades de veneno. Busque na web "Nissan FE3".
    O chassis é um dos melhores que existem, a suspensão não tem nada muito diferente dos eixo rigido atras e semi-eixo na frente que tem por ai.
    Peças: Faça uma comparação parte a parte e depois conta se o Vitara é mais barato de manter...
    Uma coisa que com certeza é vantagem para o Vitara são os kits já existentes (suspensão, bloqueio, etc) - realmente para o Sportage existe pouca coisa pronta, mesmo nos EUA. Já na Koreia...
    Continuo afirmando que a relação custo-beneficio da Sportage é imbativel.
    Pra mim a grande vantagem que a sportage leva em relação ao vitara é o fato de ter a versão a diesel.

    Fora isso, os 2 são totalmente competitíveis.

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