Postado originalmente por
Adwilson
Olá Galera. Vou colocar meu relato aqui para registro.
Possuo uma Cherokee Sport 98 4.0 automática a gasolina. Moro em Niterói e pelo menos 1 vez na semana vou ao Rio de Janeiro. Cerca de uns 34kms.
Em um dia desses de verão, bem quente mesmo, ao sair com o carro, senti aquela patinada no momento do arranque. Desci do carro, olhei por baixo e percebi um pouco de óleo no chão. Pensei "Putz, vazando óleo, mas de onde?" Entrei no carro novamente e toquei para a Ponte. Chegando ao Rio percebi que a patinação aumentava, parei num posto e percebi uma cachoeira de óleo descendo por trás do motor. Pensei... "ferrou. Será que foi a junta do cabeçote?" Detalhe: "não entendo p.n. de mecânica". Pensando no que iria fazer, pesquisei no mestre Google sobre a patinação que havia percebido, li em algum fórum aqui, que poderia ser o óleo da caixa. Pensado no melhor dos casos, entrei em contato com um mecânico que tenho em meus contatos, expliquei-lhe a situação, ele me fez umas perguntas quanto ao nível, mede assim, agora assim, e sem ver, bateu o martelo "é o óleo da caixa. Dá um pulo aqui que vejo para vc". Eu, todo esperançoso pensei, "Ufa, ainda bem". Toquei para o mecânico. Chegando lá, ele mediu novamente o nível do óleo da caixa, viu que estava vazando óleo, pediu para que comprasse mais uns litros de óleo. Feito isso, pediu para que colocasse o óleo no reservatório e ficou analisando por onde iria começar a vazar. Os dois dutos que levam o óleo para resfriamento estavam estourados. E ele explicou o seguinte: quando o carro é ligado, a bomba de óleo começa a trabalhar, mas quando não tem óleo para que a bomba funcione adequadamente o carro começa a patinar.
Retiramos os dutos, levamos numa empresa especializada em mangueiras e afins (Conemax - tel: 21 2580-1946, email:
conemax@conemax.com.br, endereço: Rua São Cristóvão, 617 - São Cristóvão - Rio de Janeiro), onde foram colocadas luvas nos dutos metálicos.
Custos incidentes:
Preço do conserto nos dutos: R$ 120,00 (duas emendas).
Mão de obra do mecânico: R$ 300,00 ( um dia de trabalho. Tivemos que remover a frente da bicha)
Óleo da transmissão: R$ 34,20 (Comprei 4 litros), total:R$ 136,80
Total da dor de cabeça: R$ 556,80
Perceber que seu carro está andando que é uma beleza, não tem preço.
O mecânico sinalizou que o óleo da caixa deveria ser trocado, pois o mesmo está muito amarronzado. Já li nas pesquisas no google que a XJ possui dois tipo de filtro, um permanente, que pode ser limpo e outro descartável, que exige a troca.
Pergunta 1 : alguém sabe como posso identificar qual dos dois filtros é utilizado na minha? Ou só abrindo?
Pergunta 2 : alguém sabe como posso arrumar a junta FEL PRO para a troca aqui no Brasil e preço?
Espero ter contribuído com informações relevantes para alguém, pois sempre que pinta um novo problema, sempre recorro neste fórum. Muito bom.