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Convex Datacenter
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  • #1

    Levantando a Ranger - Banco de dados




    Olá a todos!

    Poderíamos fazer um banco de dados de todos as rangers do fórum que foram modificadas de uma maneira simples. Medimos nossos carros e dizemos o que foi feito. Assim sabemos o que esperar com as modificações que forem feitas. O que acham?

    Coloquei a foto abaixo apenas como referência. A medida deve ser feita do chão (plano e liso) passando pelo meio da roda e indo até o inicio do paralamas, perpendicular ao chão (fazendo ângulo de 90 graus). Essa seria a medida da altura do carro como referência.

    Se o seu carro tem fender de plástico, tente medir aproximado ao de ferro por dentro



    Pra começar, a minha tem:

    Ranger 2000 4x4 V6 CD

    Paralamas dianteiro: 90cm
    Paralamas traseiro: 90cm
    Pneus: 31x10,5-15 Maxxis 750HT
    Modificações: Aperto na barra de torção para nivelar altura.

    Abs

  • #2
    Usuário Avatar de felippetti
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    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Olá a todos!

    Poderíamos fazer um banco de dados de todos as rangers do fórum que foram modificadas de uma maneira simples. Medimos nossos carros e dizemos o que foi feito. Assim sabemos o que esperar com as modificações que forem feitas. O que acham?

    Coloquei a foto abaixo apenas como referência. A medida deve ser feita do chão (plano e liso) passando pelo meio da roda e indo até o inicio do paralamas, perpendicular ao chão (fazendo ângulo de 90 graus). Essa seria a medida da altura do carro como referência.

    Se o seu carro tem fender de plástico, tente medir aproximado ao de ferro por dentro



    Pra começar, a minha tem:

    Ranger 2000 4x4 V6 CD

    Paralamas dianteiro: 90cm
    Paralamas traseiro: 90cm
    Pneus: 31x10,5-15 Maxxis 750HT
    Modificações: Aperto na barra de torção para nivelar altura.

    Abs

    gostei da iniciativa, Samukanvas!
    Mas vem a pergunta: e a distancia do chassi ao chao nao vamos considerar? Pergunto isso pq a minha tem body lift e, apesar de todo o tamanho da camionete, a altura do chassi ao solo nao modificou muita coisa...

  • #3
    Uma boa incluir sim Daí teremos a medida com e sem bodylift. A medida do paralamas é pra ter essa noção com o bodylift mesmo. É até uma dúvida que tenho. Se vc colocar a altura do chassi dará muito mais referência.

    Com isso podemos comparar as medidas e ver se nossas barras já estão cansadas, molas cansadas, algum empeno em algum lugar e tal, sacou? Isso é muito legal pra saber se tá na hora de mexer no carro.

    Ou o que esperar quando for mexer. Se vai pegar no portão de casa, se a mulher vai reclamar quando subir na caminhonete, se o pneu dará etc...

    Abs

  • #4
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
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    Mais uma ótima iniciaiva e tópico.

    Isso aí irmãozim, como tenho intuito de ficar com a minha durante um bom tempo, to correndo da New Model, vai ser de grande valia acompanhar aqui as empreitadas nas Rangelas.

    Obrigado Senhor!!!!

    You are a nice gay!!!!

    Kiss!

  • #5
    Oi tenho uma CD 2001/2002. Peguei num rolo e ela tem uma mola a mais na traseira e é bem alta perto de outras Rangers.
    Vou medir as alturas e depois posto aqui.
    Não sei qual a intenção do antigo proprietário em por um feixe de mola a mais, se era pra peso ou estética.
    Pneus e rodas de ferro originais: 235/80 aro 15.
    Será que causa algum problema?

  • #6
    Para animar o pessoal a concentrar informações, seguem alguns dados.

    Ranger CD XL 2.5 Turbo Diesel 4x4
    BL Adams de 1’, Pneus 265/75 R 16 BF AT (péssimos), por volta de 10mm na regulagem da Barra de Torção, Rancho 9000XL, Batentes da 2005
    Altura Dianteira: 90,1 cm
    Altura Traseira: 96,7 cm

    Lembro que dependendo do ano e do modelo da Ranger, o resultado das modificações pode variar, pois existem diferentes alturas disponíveis. Observações para a Ranger Argentina (barra de torção na dianteira).

    Suspensão Traseira:

    Até 2000 usava-se um lift-block entre o feixe e o eixo que tinha duas medidas disponíveis; 1,75’ ou 2,25’, se não me engano. De 2001 em diante a altura foi padronizada, utilizando-se o bloco mais alto.
    De 2008 em diante com o advento dos amortecedores externos, substitui-se o feixe mais plano em conjunto com os blocos por um feixe mais arqueado e sem os blocos.

    Suspensão Dianteira:

    Até 2004, apesar de uma grande variação de números Ford para as barras de torção, o resultado prático era bastante semelhante, sendo a regulagem das 4 cilindros um pouco mais alta (não sei o porquê). Após 2005 (frente nova) as barras foram modificadas. A Ford usou barras MUITO MACIAS em conjunto com o batente ativo. A Ranger ficou mole demais (instável a partir de 140km/h) e as barras cedem com o tempo, “afocinhando” ainda mais a Pick-up. Não sei dizer se a partir de 2006 mudaram as barras, mas as 2005 eu sei do problema. De 2008 a 2009, a Ford passou a usar um regulador da barra de torção com uma angulação diferente, levantando um pouco a frente das Pick-ups, padronizando a altura entre os modelos. A partir de 2005 também utilizaram uma barra estabilizadora mais fina na dianteira (também não sei o porquê). Nas 2010 ainda não fiz nenhuma observação.

    Nas Rangers até 2004 a utilização do batente ativo da 2005 traz benefícios como: dirigibilidade mais precisa, retorno mais rápido a altura original, não dá fim de curso, aumenta a vida útil dos pivôs, buchas e amortecedores.

    Em todas, amortecedores de qualidade como Rancho e ProComp, por exemplo, fazem MUITA diferença na dirigibilidade (aliás como em quase todos os carros).

    Levantá-las utilizando-se da regulagem da barra de torção só causa prejuízos de durabilidade das peças e da dirigibilidade. A suspensão fica sem curso de abertura. O quanto é possível levantar sem prejuízo, varia de Pick-up para Pick-up.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Levantando a Ranger - Banco de dados-resize-p1030366.jpg   Levantando a Ranger - Banco de dados-resize-p1030368.jpg   Levantando a Ranger - Banco de dados-p1030370.jpg   Levantando a Ranger - Banco de dados-p1030372.jpg   Levantando a Ranger - Banco de dados-p1030376.jpg  
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #7
    Mais algumas com os protetores Todo Terreno. Gostaria de ter rock-sliders (é assim que se escreve?), mas onde conseguir?
    Desisti, a princípio, do guincho na dianteira, por causa do peso.
    O desempenho deste pneu BF é horroroso. Que saudade dos meus Michelin.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Levantando a Ranger - Banco de dados-p1030378.jpg   Levantando a Ranger - Banco de dados-imagem-011.jpg   Levantando a Ranger - Banco de dados-imagem-012.jpg   Levantando a Ranger - Banco de dados-imagem-014.jpg   Levantando a Ranger - Banco de dados-imagem-017.jpg  
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
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  • #8
    Usuário Avatar de Deivid/silveira
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    Luizinho... por que o desempenho do BF é ruim?

  • #9
    Cara, vou responder por mim que já rodei bastante com BF no início da minha "carreira de jipeiro"

    O BF é um ótimo pneu. Tanto o at quanto o mud (versão antiga no meu caso).

    O maior defeito do AT pra mim é:

    - Quando em meia vida é barulhento demais e em alguns casos fica escamado na lateral (Tipo quando baixa muito a pressão pro carro ficar macio e tal...) e perde aquela forma quadrada que ele tem.

    - É muito ruim na chuva. Aquaplana fácil...

    Mud:

    - Gomos muito colados e pouco desempenho no barro.
    - Paredes laterais "fracas" pra andar com pressão baixa.

    De resto, como no seco, asfalto, passeios em areia e tal o pneu vai muito bem.

    Abs

  • #10
    Deivid,

    Nesta Ranger eu já usei os seguintes pneus:

    - Firestone FSR , originais, 235/75 R 15, por 10.000km;

    -Michelin LTX AT 31’, por 140.000km (um jogo e meio);

    -BF AT 265/75 R 16, desde 150.000km (atual 164.000km).

    Vou basear minha opinião neste veículo, portanto comparação direta com o Michelin. Não levarei em consideração outras Pick-ups que dirigi ou dirijo com pneus de outras marcas.

    Os BF AT tem baixa aderência no seco prejudicando a estabilidade, aumentaram em muito o espaço para frenagem, no molhado aquaplana fácil e mesmo com pouca chuva parece que não dá conta. Não senti diferença de comportamento (eu esperava que fosse melhor)na terra, no cascalho e na lama (os dois são péssimos, claro).

    Se fosse só isso eu ainda estaria feliz, mas ele transformou a Pick-up em uma carroça de tão duro que ficou. Mesmo abaixando a pressão ou aumentando a carga dos amortecedores, a suspensão não dá conta de deixar as rodas no chão. Com os Michelin as imperfeições do solo eram absorvidas, mesmo usando uma pressão bem maior, e a Pick-up não saia da trajetória.

    Acredito que a culpa seja da lateral dura, para ser resistente, mas com os Michelin nunca tive problema, nem no asfalto, buracos, terra, cascalho, lama, pedras (moderado), sequer furaram durante os 140.000km.

    Foi na onda da estética, o único ganho, e dancei (bem feito, nada deve superar a utilidade). Só não os troquei, pois não posso gastar essa grana agora.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
    Explorer XLT AT 4x4 1994

  • #11
    Usuário
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    Esse é um fator constante, pneu de boa aderência dura pouco, pneu de borracha mais dura que roda mais, tem grip pior...

    Em relação à altura, infelizmente nunca anotei esses dados da Ranger, mas com os 33" e BL lembro algo de 100 cm na frente e 104 na traseira. Porém não tenho certeza. O Walter podia medir a Ranger dele...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    O primeiro jogo de Michelin rodou 70.000km na Ranger e depois mais uns 15.000km na A-20.

    Total 85.000km, sem furos ou deformações. É pouco?

    O segundo jogo ainda tem muito o que rodar, está guardado.
    Abraço
    Ranger CD XL 2.5TD 4x4 2001 +TGV
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