Bom, tenho uma F-1000 ano 87 e vou tentar explicar meu drama!
A uns 2 anos ela começou a fazer um barulho estranho quando eu reduzia a marcha, fui ao mecânico depois de um tempo pq tb achava q estava mais difícil pra trocar as marchas (não sabia se era a embreagem ou a caixa de marchas). Bom, nós trocamos a embreagem (q jah estava a 15 anos no carro) e senti uma ligeira melhora nas trocas de marcha mas o barulho durante as reduzidas continuava. Depois de um mês ou dois a embreagem desregulou absurdamente, não conseguia mais engatar a ré, então levei ao mecânico novamente (outro mecânico) que regulou a embreagem e disse q quem tinha instalado a nova embreagem tinha esquecido de colocar a "contra-porca".
Depois de uns 6 meses a embreagem desregulou novamente, levei ao mecânico (outro) q a regulou denovo, e assim foi... Durante uma viagem percebi q de vez em quando a quarta arranhava e durante a mesma viagem a terceira deu uns estalos. Depois de um mês, em outra viagem, estava subindo a serra forçando a terceira e ela desengatou sozinha umas 3 vezes e a quarta continuava arranhando se eu trocasse de marcha rapidamente. Senti tb q a embreagem estava começando a desregular novamente. Eis q derrepente ela desregulou completamente ficando com o pedal quase no chão do carro. Levei ele no mecânico novamente q regulou ela (não me cobrou nada) mas ela não ficou 100% pq ele disse que poderia acabar estrangulando ela se ele regulasse mais alto! (jah está acabando a minha novela) :P
Desde então que regulei desta última vez (última terça-feira) a quarta marcha sempre arranha pra engatar. Mesmo se eu passar ela lentamente fica difícil de não arranhar!
Ufa, nunca escrevi tanto!
Desculpa ai galera ! hehehe
Então!? o q vcs acham!? A embreagem "nova" está com problema ou a caixa de marchas que está fudendo com a embreagem!
Ou as duas coisas! Quanto deve estar custando uma caixa nova pra uma F-1000 87!?
A embreagem é original, marca diabo ou recondicionada? O sincronizado da quarta marcha pode estar Fud#@* ou a embreagem não presta. Vou te dizer, a minha Ranger está com o platô quebrado e está duro para engatar as marchasquando está parada. Vou andar assim até começar a patinar o disco pois a embreagem nova custa R$ 800,00 mais a mão de obra, detalhe, a marca diabo custa R$ 1340,00!!! quase o dobro! Segunda feira vou até o Uruguai e vou ver os preços de pneus, retentores, rolamentos e embreagem lá.
Ou as duas coisas! Quanto deve estar custando uma caixa nova pra uma F-1000 87!?
Olá Lobaaato,
Não é preciso trocar a caixa de câmbio não... Você precisa apenas fazer uma revisão nela!
O que faz as marchas arranharem é o anél sincronizador gasto e a marcha que esta escapando vc tem que trocar a engrenagem dela ou as vezes ainda é possível mandar frizar essa engrenagem, o que vai resolver o problema dela escapar.
Também é de suma importancia vc trocar o óleo lubrificante, usando a especificação correta para o modelo do seu câmbio, pois se usar um óleo com outra especificação além de ficar com engates duros corre o risco de danificar as engrenagens do câmbio!