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  • #1
    Usuário Avatar de Joao Baeta
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    Arrow Sobre Bicombustíveis no nosso mercado de SUV




    Povo....
    Eu criei esse tópico para debater sobre nosso 4x4 bicombustível...
    Pois estava lendo o Jornal do Brasil de hoje sobre lançamento do Malibu que vinha do Mexico e custa quase 90 mil reais (Só exemplo, Ok?)
    Há bom tempo... Eu observei a matéria do Motor Show falando que a fabricas não avisam para consumidores que o carros americanos ou mexicanos bebem álcool (E85%)...
    Na revista havia comparativo de: Captiva 2.4 X V6 X Fusion 2.5 X Jorney (Esse carro só aceita mesmo a partir de 2009)
    Melhor carro que adaptou ao nosso álcool foi Captiva 2.4 de 171cv( Mesmo motor do Malibu).... Na semama passada... Ví um Impala com placa de consulado com a versão "FlexFuel"... Ou seja E85%...
    Unica montadora de 4x4 a avisar aos consumidores: Mistubushi
    Duvida: Será que Ford Edge tenha E85%?

    E coloco uma pergunta aqui:
    Alguém já teve "coragem" de colocar álcool nos carros acima???
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  • #2
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    baeta, tem uma diferenca gritante entre usar um carro flex (sob qqr qtidade de mistura ou 100% com um ou outro) e um carro E85 (15% de alcool).

    Primeiro pq o alcool deles é metanol e nao etanol, ha poucas diferencas mas ha. Ainda que isso seja perceptivel só a longo prazo, mas há diferencas.

    Segundo pq o carro é feito para ter apenas uma proporcao simples de 15% (que é o combustivel vendido na bomba e nao misturado no tanque conforme o "zoio" do frentista - q no caso lá nos states sao os proprios condutores).

    A nossa gasola já vem originalmente 25% batizada com alcool, portanto, ja totalmente fora dos 15% do E85.

    Depois temos os desvios padroes de qualidade ehehhe que deve diminuir a gasola mais uns 10 a 15% com componentes nao contabilizados originalmente ehhehe

    Enfim, FLEX é uma coisa, E85 é outra.

  • #3
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    suvs flex

    AMIGO O E85 SE REFERE A 85% DE ETANOL E 15% DE GASOLINA, PARA
    NÃO SER NESESSARIO O USO DO TANQUINHO PARA PARTIDA A FRIO.

  • #4
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    Citação Postado originalmente por ereneu alves de oliveira Ver Post
    AMIGO O E85 SE REFERE A 85% DE ETANOL E 15% DE GASOLINA, PARA
    NÃO SER NESESSARIO O USO DO TANQUINHO PARA PARTIDA A FRIO.
    Pois é..... Tecnologia está anos luz que a nossa.....
    Sendo nós somos pioneiro em questao de motor a álcool....!!

    Estava navegando.... Que carros E85 são + economicos do que nossos....
    Veja aqui:

    http://www.fueleconomy.gov/feg/byfueltype.htm
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  • #5
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    Etanol e E85

    Caro Troller a vista, o Ereneu tem razão.
    O metanol nos EUA nunca foi utilizado em laraga escala como substituto ao gasolina nos EUA e sim como antidetonante em lugar do chumbo tetraetila, mas isso já acabou.
    O négócio lá agora é Etanol, de milho, mas etanol. Que nada tem de diferente do nosso etanol de cana.
    E quem usa E85 usa Alcool 100% numa boa. Portanto carro preparado para E85 e Flexfuel é a mesma coisa.
    Na verdade o único problema de se utilizar etanol puro em motores a gasolina eram:

    1- Partida a frio.
    2- Oxidação de componentes metálicos e degradação de plásticos e borrachas.
    3 -Taxa de compressão mais baixa (principalmente em veículos brasileiros que utilizavam gasolina de octanagem menor) o que faz com que se consuma mais álcool que o nescessário.

    Atualmente:
    1- Para a partida a frio o E85 tem a vantagem apontada pelo colega Ereneu.
    2- Na grande maioria dos automóveis de os problemas de corrosão e degradação de plásticos estão superados, as normas correspondentes estão sendo incorporadas pela indústria quase que globalmente
    3 - A taxa de compressão ajustada para veículos Flex nacionais é de até 12,8:1 (Fiesta), mas é perfeitamente possível rodar a álcool com taxas de 10:1, sendo que o ideal para nossa gasolina é em torno de 9:1.

    No caso do Malibu que usa um motor LE9 na versão E85 a taxa de compressão é 10,4:1 a mesma do motor LE5 que não é E85. As diferenças agora passam a ser no gerenciamento da injeção do combustível.
    A taxa de compressão dos carros americanos é maior que as utilizadas aqui para a gasolina lá tem octanagem mais alta.
    (Na verdade a taxa de compressão dos FLEX daqui é uma "média" entre a melhor taxa para nossa gasolina de baixa octanagem e o alcool que tem alta octanagem)

  • #6
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    Citação Postado originalmente por sitioband Ver Post
    Caro Troller a vista, o Ereneu tem razão.
    O metanol nos EUA nunca foi utilizado em laraga escala como substituto ao gasolina nos EUA e sim como antidetonante em lugar do chumbo tetraetila, mas isso já acabou.
    O négócio lá agora é Etanol, de milho, mas etanol. Que nada tem de diferente do nosso etanol de cana.
    E quem usa E85 usa Alcool 100% numa boa. Portanto carro preparado para E85 e Flexfuel é a mesma coisa.
    Na verdade o único problema de se utilizar etanol puro em motores a gasolina eram:

    1- Partida a frio.
    2- Oxidação de componentes metálicos e degradação de plásticos e borrachas.
    3 -Taxa de compressão mais baixa (principalmente em veículos brasileiros que utilizavam gasolina de octanagem menor) o que faz com que se consuma mais álcool que o nescessário.

    Atualmente:
    1- Para a partida a frio o E85 tem a vantagem apontada pelo colega Ereneu.
    2- Na grande maioria dos automóveis de os problemas de corrosão e degradação de plásticos estão superados, as normas correspondentes estão sendo incorporadas pela indústria quase que globalmente
    3 - A taxa de compressão ajustada para veículos Flex nacionais é de até 12,8:1 (Fiesta), mas é perfeitamente possível rodar a álcool com taxas de 10:1, sendo que o ideal para nossa gasolina é em torno de 9:1.

    No caso do Malibu que usa um motor LE9 na versão E85 a taxa de compressão é 10,4:1 a mesma do motor LE5 que não é E85. As diferenças agora passam a ser no gerenciamento da injeção do combustível.
    A taxa de compressão dos carros americanos é maior que as utilizadas aqui para a gasolina lá tem octanagem mais alta.
    (Na verdade a taxa de compressão dos FLEX daqui é uma "média" entre a melhor taxa para nossa gasolina de baixa octanagem e o alcool que tem alta octanagem)

    achei q o e85 era justamente o contrario!

    mas de qqr forma, o nosso eh teorico em qqr proporcao, la a proporcao eh pre afixada!

  • #7
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    E85

    Na verdade nos EUA é autorizada a mistura de Etanol e Gasolina em Qualquer proporção até 85% de etanol, o E85 é uma delas e a que é comercialmente mais disponível nos postos.

    Só por curiosidade o primeiro carro Flex é de 1896, projetado por niguém mais que Henry Ford!

    "In 1896, Henry Ford designed his first car, the "Quadricycle" to run on pure ethanol.[21] Then in 1908, he produced the famous Ford Model T capable of running on gasoline, ethanol or a combination of both.[21][22][23] Ford continued to advocate for ethanol as fuel even during the prohibition, but cheaper oil caused gasoline to prevail.[21]"

    http://en.wikipedia.org/wiki/Ethanol..._United_States

    Idéia boa...

  • #8
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    Quanto mair a tx de compressao... Pior é o consumo de álcool...
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  • #9
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    Tx de Compressão e Etanol

    Baeta,

    é o contrário. A taxa de compressão depende da octanagem do combustível.
    Para a nossa Gasolina a taxa de compressão boa é enre 8 e 9:1. Para a Gasolina americana 10:1 (Ford explorer V6 9,7:1). Por Isso para carro importado o Bom é a gasolina Premium da Petrobrás. (Bom mesmo!!!)
    Idealmente para o etanol a taxa de compressão deveria ser entre 13 e 15:1.
    Para ficar no meio nossos carros flex tem taxa de compressão entre 10 e 13:1. Por isso eles consomem mais que um carro a gasolina ou carro só a álcool.
    Assim até o limite de 15:1 a taxa de compressão para uso de álcool é quanto maior melhor.



    Lembrando que nossa gasolina tem essa octanagem após adição de 25% de etanol...

    L

  • #10
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    Desculpa pela ignorância, mas o que significa as siglas da tabela, MON, RON ,IAD?

  • #11
    Citação Postado originalmente por Normio Ver Post
    Desculpa pela ignorância, mas o que significa as siglas da tabela, MON, RON ,IAD?
    2x tb quero saber.

  • #12
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    Octanagem

    Olá,

    MON, RON e IAD São siglas para diferentes ìndices de octanagem de um combustível (Combustível para motores de ciclo otto - Idealizado para gasolina):

    MON - Motor Octane Number, ou Número de Octano Motor. Simula um regime severo de operação do motor, como em uma subida. Este número é determinado pelo método ASTM D 2700, através de um motor padrão fabricado pela companhia DRESSER-WAUKESHA.

    RON - Research Octane Number, ou Número de Octano Pesquisa. Simula um regime brando de operação do motor. Este número é determinado pelo método ASTM D 2699, através de um motor padrão fabricado pela companhia DRESSER-WAUKESHA.

    IAD - Índice Anti Detonante, é a média aritimética do MON e do RON: IAD=(MON+RON)/2.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Octanagem

    As legislações de diferentes países adotam como padrão ora MON, ora o RON e alguns (Brasil) o IAD portanto para comparar a octanagem da gasolina de diferentes lugares temos que saber como ela foi determinada. Ok?

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