x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário
    Entrada
    24/06/2009
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0

    Dicas de navegação e pilotagem




    Olá Amigos,

    Sou novo no forum e também sou novo em Rally de regularidades.

    Participei da última prova de 2009 do MMS e agora participei da primeira temporada de 2010. Ambas na categoria Turismo Light (fiquei em 64 na primeira prova que participei e em 48 na segunda)

    Na prova de 10/04/2010 em São Pedro perdemos 7552 pontos.

    O primeiro colocado perdeu 1011 pontos

    Para quem não sabe, a categoria Turismo Light da MMS não pode usar qualquer tipo de totem, dai eu me pergunto:

    Como é possível alguém, apenas com o odometro original de fábrica, que fica na frente do piloto, com precisão de 100 metros fazer 1011 pontos ?

    Gostaria então de ouvir dos mais experientes, quais são as técnicas utilizadas de navegação e pilotagem.

    Bem, adotamos o seguinte:

    Como o meu navegador não tem odômetro, eu ficava praticamente narrando a cada 100 metros a nossa posição.

    O meu navegador me dava o caminho com certa antecedencia e me dizia a média.

    Quando ele falava para eu andar a 27km/h por hora ou 37km/h eu dava risada pois meu velocimentro só marca números redondos kkkkk

    Assim, se ele falava 27 km/h, descobri que se colocasse o carro a 35 hm/h eu chegava na referência bem próximo do tempo, considerando as paradas para curva, erosões, atoleiros, subidas...

    Mas é isto, como os experts fazem ? Como é a "intererassão" piloto/navegador ??

    Como Vocês fariam se tivesse participando da categoria light onde não é possível usar totem.

    Um abraço,

    Guilherme Teubl

  • #2
    Usuário Avatar de Rodrigo Borges
    Entrada
    29/07/2008
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    42
    Posts
    203
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GTeubl Ver Post
    Olá Amigos,

    Sou novo no forum e também sou novo em Rally de regularidades.

    Participei da última prova de 2009 do MMS e agora participei da primeira temporada de 2010. Ambas na categoria Turismo Light (fiquei em 64 na primeira prova que participei e em 48 na segunda)

    Na prova de 10/04/2010 em São Pedro perdemos 7552 pontos.

    O primeiro colocado perdeu 1011 pontos

    Para quem não sabe, a categoria Turismo Light da MMS não pode usar qualquer tipo de totem, dai eu me pergunto:

    Como é possível alguém, apenas com o odometro original de fábrica, que fica na frente do piloto, com precisão de 100 metros fazer 1011 pontos ?

    Gostaria então de ouvir dos mais experientes, quais são as técnicas utilizadas de navegação e pilotagem.

    Bem, adotamos o seguinte:

    Como o meu navegador não tem odômetro, eu ficava praticamente narrando a cada 100 metros a nossa posição.

    O meu navegador me dava o caminho com certa antecedencia e me dizia a média.

    Quando ele falava para eu andar a 27km/h por hora ou 37km/h eu dava risada pois meu velocimentro só marca números redondos kkkkk

    Assim, se ele falava 27 km/h, descobri que se colocasse o carro a 35 hm/h eu chegava na referência bem próximo do tempo, considerando as paradas para curva, erosões, atoleiros, subidas...

    Mas é isto, como os experts fazem ? Como é a "intererassão" piloto/navegador ??

    Como Vocês fariam se tivesse participando da categoria light onde não é possível usar totem.

    Um abraço,

    Guilherme Teubl
    Guilherme,

    Eu me fazia esta mesma pergunta, mas depois descobri que o pessoal usa o Palm com o programa de navegação NAV4Palm, que facilita muito a navegação. Fiz a primeira etapa da Copa Troller e sem palm consegui o oitavo lugar, mas com muito mais pontos que os sete primeiros. No MMS de São Pedro, usei o Palm pela primeira vez, muito mais fácil, porém tive um problema no trip e não deu pra conseguir muita coisa! Enfim compra um Palm e o programa, sua performance vai melhorar 50%.

    Abraço.
    PAJERO FULL 3.2 D 2012 BF GOODRICH 285/65 R18 AT
    ​PAJERO FULL 3D 3.8 V6 2004 BF GOODRICH 265/75 R16 MUD
    Navegador Regularidade promovido a Piloto

  • #3
    Usuário
    Entrada
    24/06/2009
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Borges Ver Post
    Guilherme,

    Eu me fazia esta mesma pergunta, mas depois descobri que o pessoal usa o Palm com o programa de navegação NAV4Palm, que facilita muito a navegação. Fiz a primeira etapa da Copa Troller e sem palm consegui o oitavo lugar, mas com muito mais pontos que os sete primeiros. No MMS de São Pedro, usei o Palm pela primeira vez, muito mais fácil, porém tive um problema no trip e não deu pra conseguir muita coisa! Enfim compra um Palm e o programa, sua performance vai melhorar 50%.

    Abraço.
    Muito obrigado pela dica, Rodrigo.

    Entrei no site da NAV4Palm e li o manual, o software parece ser muito interessante, vou seguir seu conselho no próximo evento.

    Estou pensando também em comprar um Totem, pois senão vou ficar sem voz a cada prova.... 4 horas narrando a posição de 100 em 100 metros não é fácil!

    Pelo que entendi, o ideal é saber qual é a sua posição ideal no menor tempo possível, correto ? Para que o piloto possa tentar corrigi-la o mais breve possível.

    Quando não se tem equipamento e experiência, isto ocorre a cada referencia da planilha, que nunca é onde é o PC.

    Uma coisa que eu sofri bastante com a minta Tr4 automática (grande maioria) é na subida.

    Ela não tem potência para manter certas médias daí ou eu travava na segunda com menos giros (menos desempenho e menos desgaste) ou eu travava na primeira com giro bem alto (maior desempenho e maior desgaste).

    Mas nestas duas provas que eu fiz, deu para perceber que quem ganha a prova é o navegador.... o piloto tem apenas que fazer a lição de casa, ou seja, acelerar e segurar quando o navegador mandar... é certo que às vezes a média é pauleira, mas aí, quem está escrito no Rally, é porque gosta e sabe dirigir e andar a 50 km num canavial não deveria ser um problema e sim um momento raro de prazer....

  • #4
    Usuário Avatar de lealrenato
    Entrada
    14/12/2006
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    1,255
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por GTeubl Ver Post
    Muito obrigado pela dica, Rodrigo.

    Entrei no site da NAV4Palm e li o manual, o software parece ser muito interessante, vou seguir seu conselho no próximo evento.

    Estou pensando também em comprar um Totem, pois senão vou ficar sem voz a cada prova.... 4 horas narrando a posição de 100 em 100 metros não é fácil!

    Pelo que entendi, o ideal é saber qual é a sua posição ideal no menor tempo possível, correto ? Para que o piloto possa tentar corrigi-la o mais breve possível.

    Quando não se tem equipamento e experiência, isto ocorre a cada referencia da planilha, que nunca é onde é o PC.

    Uma coisa que eu sofri bastante com a minta Tr4 automática (grande maioria) é na subida.

    Ela não tem potência para manter certas médias daí ou eu travava na segunda com menos giros (menos desempenho e menos desgaste) ou eu travava na primeira com giro bem alto (maior desempenho e maior desgaste).

    Mas nestas duas provas que eu fiz, deu para perceber que quem ganha a prova é o navegador.... o piloto tem apenas que fazer a lição de casa, ou seja, acelerar e segurar quando o navegador mandar... é certo que às vezes a média é pauleira, mas aí, quem está escrito no Rally, é porque gosta e sabe dirigir e andar a 50 km num canavial não deveria ser um problema e sim um momento raro de prazer....
    guilherme

    turismo light é permitido o uso de trip totem.

    apenas de gps, cronometro e palm
    RENATO LEAL & VICTOR LEAL-MEU FILHO E NAVEGADOR http://www.youtube.com/watch?v=vCauhiwTvOU
    L 200 TRITON

  • #5
    Usuário
    Entrada
    24/06/2009
    Local
    São José dos Campos/SP
    Idade
    45
    Posts
    12
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lealrenato Ver Post
    guilherme

    turismo light é permitido o uso de trip totem.

    apenas de gps, cronometro e palm
    Pois é, fica aí um dilema:

    Participar da turismo light sem o totem ou participar da turismo com o totem.

    O meu grau de experiência é para Turismo Light, mas a impressão que dá, devido à falta de precisão dos instrumentos, é que a turimos light depende muito mais do fator "sorte" do que a turismo.

    Na turismo ao menos Você sabe que está indo mal e que precisa melhorar, na turismo light, sem o palm, eu achava que estava "zerando" os PCs e não estava....

  • #6
    Usuário Avatar de lealrenato
    Entrada
    14/12/2006
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    1,255
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por GTeubl Ver Post
    Pois é, fica aí um dilema:

    Participar da turismo light sem o totem ou participar da turismo com o totem.

    O meu grau de experiência é para Turismo Light, mas a impressão que dá, devido à falta de precisão dos instrumentos, é que a turimos light depende muito mais do fator "sorte" do que a turismo.

    Na turismo ao menos Você sabe que está indo mal e que precisa melhorar, na turismo light, sem o palm, eu achava que estava "zerando" os PCs e não estava....
    guilherme

    Na turismo light vc usa muito o cronometro, gps pra ser usado como velocimetro ao lado do palm, em cima do painel.
    alem do fato de ser uma prova menor.

    eu, renato, acho que para fazer um investimento em deslocamento, combustivel, hotel, e todas as despesas inerentes a uma prova, o melhor investimento é a turismo.

    mas, se vc so vai participar de vez em quando, apenas pra desopilar o figado, fique na light.
    RENATO LEAL & VICTOR LEAL-MEU FILHO E NAVEGADOR http://www.youtube.com/watch?v=vCauhiwTvOU
    L 200 TRITON

  • #7
    Usuário Avatar de Rodrigo Borges
    Entrada
    29/07/2008
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    42
    Posts
    203
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GTeubl Ver Post
    Muito obrigado pela dica, Rodrigo.

    Entrei no site da NAV4Palm e li o manual, o software parece ser muito interessante, vou seguir seu conselho no próximo evento.

    Estou pensando também em comprar um Totem, pois senão vou ficar sem voz a cada prova.... 4 horas narrando a posição de 100 em 100 metros não é fácil!

    Pelo que entendi, o ideal é saber qual é a sua posição ideal no menor tempo possível, correto ? Para que o piloto possa tentar corrigi-la o mais breve possível.

    Quando não se tem equipamento e experiência, isto ocorre a cada referencia da planilha, que nunca é onde é o PC.

    Uma coisa que eu sofri bastante com a minta Tr4 automática (grande maioria) é na subida.

    Ela não tem potência para manter certas médias daí ou eu travava na segunda com menos giros (menos desempenho e menos desgaste) ou eu travava na primeira com giro bem alto (maior desempenho e maior desgaste).

    Mas nestas duas provas que eu fiz, deu para perceber que quem ganha a prova é o navegador.... o piloto tem apenas que fazer a lição de casa, ou seja, acelerar e segurar quando o navegador mandar... é certo que às vezes a média é pauleira, mas aí, quem está escrito no Rally, é porque gosta e sabe dirigir e andar a 50 km num canavial não deveria ser um problema e sim um momento raro de prazer....
    Guilherme,

    O esquema do Palm, é uma navegação comparada, você tem que posicionar o Palm o mais próximo possível do seu odômetro e andar comparando, "tentar seguir o odômetro do Palm", parece difícil mas não é!!

    O Trip Totem facilita bastante, pois existe uma aferição a se fazer, mas com o odômetro do carro também dá, no programa do Palm tem uma configuração que você ajusta para odômetro original do carro que é menos preciso.

    Quanto ao carro automático, não seria o mais indicado para rallys, a não ser que tenha Tiptronic!! Mas tem gente que faz!!

    A diferença entre a Light e a Turismo, é poder usar o trip na Turismo, e a Turismo é mais divertida, mais atoleiros erosões, rios e um pouco mais de dificuldade! Mas com o Palm e o Nav4Palm fica mais fácil em qualquer categoria!

    Abraço.
    PAJERO FULL 3.2 D 2012 BF GOODRICH 285/65 R18 AT
    ​PAJERO FULL 3D 3.8 V6 2004 BF GOODRICH 265/75 R16 MUD
    Navegador Regularidade promovido a Piloto

  • #8
    Aproveitando o tópico,

    Qual GPS é mais indicado. Que marca, que tipo?

    Estava vendo GPS pela net, são tantos modelos que nem sei qual seria melhor.

  • #9
    Usuário Avatar de Rbastos
    Entrada
    01/10/2009
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    194
    Agradecimentos: 0
    Na minha opinião acho que os GPS da Garmin são os melhores, tem que ser um q vc consiga zerar o odometro dele de uma forma mais facil. Ano passado fiz 02 etapas do MMS, na de Itaipava corri com um Garmin Nuvi 250W e na de Campinas com um Nuvi 765T, fizemos um 3º e um 68º respectivamente. Acredito que o GPS para ser usado em provas da Light tem que ter o minimo de recursos possíveis, pois ele processa as informações mais rapido, na realidade o GPS não deixa de ser um PC e quanto mais funcionalidade mais lento ele tende a ficar. Uma outra sugestão é pegar a medida do trecho de aferição e dividir pela medida encontrada no seu odometro original, acha o coeficiente e faz os calculos pela medida fornecida na planilha. Sou piloto se falei alguma besteira por favor me corrijam.
    Rodrigo Bastos

  • #10
    Usuário Avatar de Doc Boss
    Entrada
    18/03/2008
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    60
    Posts
    140
    Agradecimento: 1
    Na minha pouca experiência nos dois recentes MMS de Salvador - Turismo Light - com uma picape AT - fiz o de 2009 com um um GPS Garmin Nuvi 710 com a tela mostrando o odômetro e o velocimetro. O odômetro evita que eu ("piloto") fique cantando a distância, e pode ser zerado pelo navegador enquanto eu zero o do carro. O velocímetro do GPS é bastante preciso (basta conferir com os radares eletrônicos das nossas avenidas) e ajuda bastante. Mas o mais importante mesmo é conferir as referências da planilha com o cronômetro (de preferência mais de um, por segurança).
    Minhas classificações não foram tão ruins, e me diverti um bocado!
    31/07 estarei lá novamente!
    Até o ano que vem compro um Trip Totem e vou p/ a Turismo
    Pajero Dakar 2014
    Pajero TR4 2010 Mec

  • #11
    é bom lembrar que não adianta nada gps, palm, trip etc, se vc for para o lado errado... ou seja, equipamento ajuda, mas é fundamental que o navegador esteja ligado na interpretação das tulipas e cante corretamente.
    TR4 2010 MT Lift 2”/Proteções/Rancho RS9000XL/Mangels Trópico/BF KM2/AVM/Totem/Garmin 60CSX
    Equiped by 4WD Brasil Powered by SFI Chips

  • #12
    Usuário
    Entrada
    23/08/2008
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    98
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por FDeotti Ver Post
    é bom lembrar que não adianta nada gps, palm, trip etc, se vc for para o lado errado... ou seja, equipamento ajuda, mas é fundamental que o navegador esteja ligado na interpretação das tulipas e cante corretamente.

    Toda razão! Se a dupla não tiver afinidade a brincadeira vira briga e o momento que deveria ser de relaxamento vira stress.

    Abraços pessoal!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade